Autor Tópico: Programa para clonagem de partição  (Lida 1890 vezes)

Offline restorecomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Programa para clonagem de partição
« Online: 11 de Abril de 2016, 18:24 »


Tenho um hd externo que esta com problema no sistema de arquivos e não esta abrindo no sistema windows, só no ubuntu, quando vou retirar os arquivos para salvar em outro lugar para fazer a reparação do sistema do HD, as vezes dar um erro e não permite salvar e tenho que recomeçar tudo de novo.

 

Existe algum programa no ubuntu ou comando para fazer uma clonagem da partição do hd externo?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Programa para clonagem de partição
« Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2016, 12:16 »
De forma nativa o dd faz uma cópia binária, bit a bit, entretanto, aja com cautela, estude bem o seu funcionamento pois um direcionamento errado do destino pode destruir completamente o conteúdo do disco destino sobrescrevendo o que lá houver, mas de resto o seu uso é bastante fácil e a eficácia é enorme. O dd é um clássico do Linux. Uma outra opção é usar o clonezilla.

Note que não estou dizendo que isso irá resolver a questão, mesmo porque você não explicitou muito bem o que está ocorrendo aí. Não dá para entender o real problema somente a partir da descrição que você fez.
Em condições normais nada disso deveria ser necessário, não deveria ser necessário clonar uma partição, pois se trata apenas de copiar arquivos de um hd externo para um outro lugar, então a função de cópia normal do Linux deveria ser suficiente, portanto, se o caso, esclareça melhor a questão para que se possa prestar alguma ajuda mais específica.
« Última modificação: 12 de Abril de 2016, 12:18 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.