Autor Tópico: Todo o disco unallocated  (Lida 6968 vezes)

Offline Tiago_DMM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Todo o disco unallocated
« Online: 12 de Abril de 2016, 14:07 »
Boa tarde pessoal,

Ando às voltas para tentar solucionar este problema mas não encontro solução nenhuma. A minha questão é a seguinte:

Tinha/tenho instalado o windows 10 no meu disco. Como quero entrar no mundo do linux, aventurei-me a experimentar/instalar pois já não é a primeira vez que o faço, tendo começado por criar as devidas partições de raiz/swap e home. Com isto, tinha 3 partições no windows (a principal, a de recovery e uma de system reserved). Quando fui para criar as partiçoes no ubuntu através do liveCD  usando o gparted, dava-me o erro que não poderia ter mais do que quatro partições primárias. Com isto voltei a entrar no windows e eliminei a partiçoes de recovery e system reserved para aí sim ter só uma partição para o windows e para me ser possível criar as restantes 3 para o ubuntu.

Ao fazer isso, quando entrei novamente no gparted ao criar a primeira partição dava-me logo um erro que nao poderia ter mais do que uma partição primária, o que achei estranho. Após várias tentativas e vários testes consegui piorar a situação. Li algures para criar uma partition table, e ao fazê-lo fiquei com o disco totalmente como unallocated. Ao reiniciar o pc este já nem entra sequer para o windows.
Já tentei instalar o testdisk mas também não estou a conseguir, é possivel instalar usando LiveCD?

Haverá maneira de eu reverter esta situação sem perder dados?

Obrigado
« Última modificação: 12 de Abril de 2016, 14:21 por Tiago_DMM »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Todo o disco unallocated
« Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2016, 15:45 »
Citar
Haverá maneira de eu reverter esta situação sem perder dados?

Aparentemente, a julgar pelo seu descritivo, não há reversão.

Se existem dados importantes a serem salvos, não agrave a situação sobrescrevendo no disco, preserve a situação atual antes de mais nada até conseguir recuperar os seus arquivos pessoais. O caminho para recuperação dos arquivos é mesmo o testdisk.

Se o caso, procure aqui no fórum por testdisk. No passado, nesse tópico, fiz algums considerações sobre o uso do Testdisk, talvez lhe seja útil:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117071.msg644760.html#msg644760

Recuperados os seus arquivos pessoais aí podemos tratar da instalação do Ubuntu propriamente dita.




« Última modificação: 12 de Abril de 2016, 16:32 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Todo o disco unallocated
« Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2016, 16:37 »
Citar
Já tentei instalar o testdisk mas também não estou a conseguir, é possivel instalar usando LiveCD

Sim. Dê boot com o live cd do Ubuntu. Instale o testdisk no live cd.

Localize as partiçoes no se hd e passe para um back up.

Quando removeu a partição "reserved" apagou as entradas do efi, o que tornou seu disco inacessível.

Após fazer o back up, use o dvd do windows (crie um) e use a opção "reparar o sistema"

Deve ter tudo de volta

Offline Tiago_DMM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Todo o disco unallocated
« Resposta #3 Online: 12 de Abril de 2016, 17:59 »
Citar
Haverá maneira de eu reverter esta situação sem perder dados?

Aparentemente, a julgar pelo seu descritivo, não há reversão.

Se existem dados importantes a serem salvos, não agrave a situação sobrescrevendo no disco, preserve a situação atual antes de mais nada até conseguir recuperar os seus arquivos pessoais. O caminho para recuperação dos arquivos é mesmo o testdisk.

Se o caso, procure aqui no fórum por testdisk. No passado, nesse tópico, fiz algums considerações sobre o uso do Testdisk, talvez lhe seja útil:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117071.msg644760.html#msg644760

Recuperados os seus arquivos pessoais aí podemos tratar da instalação do Ubuntu propriamente dita.

Já consegui instalar o testdisk e estou neste momento a corrê-lo. Estou aqui numa parte que me pede o tipo de tabela de partição e tem as seguintes opções:

Intel, EFI GPT, Humax, Mac, None, Sun e Xbox. Qual devo escolher?

Obrigado

Offline Tiago_DMM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Todo o disco unallocated
« Resposta #4 Online: 12 de Abril de 2016, 18:01 »
Citar
Já tentei instalar o testdisk mas também não estou a conseguir, é possivel instalar usando LiveCD

Sim. Dê boot com o live cd do Ubuntu. Instale o testdisk no live cd.

Localize as partiçoes no se hd e passe para um back up.

Quando removeu a partição "reserved" apagou as entradas do efi, o que tornou seu disco inacessível.

Após fazer o back up, use o dvd do windows (crie um) e use a opção "reparar o sistema"

Deve ter tudo de volta

Não tinha visto a sua resposta, desde já obrigado.
Não será possivel resolver tudo através do testdisk? Quando removi a partição reserved reiniciei o pc e ele entrava normalmente para o windows, daí pensar que não esteja aí o problema.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Todo o disco unallocated
« Resposta #5 Online: 12 de Abril de 2016, 18:58 »
Citar
Não será possivel resolver tudo através do testdisk?

O importante é recuperar os arquivos pessoais, coisas realmente únicas e que não podem ser tidas por outros meios, coisas como fotos pessoais, documentos autorais e por aí vai. O testdisk serve para isso.

Todo o resto é desnecessário e pode ser reinstalado, tudo o que faz parte de um sistema operacional e aplicativos podem novamente ser instalados, é apenas uma questão de um pouco mais ou um pouco menos de tempo, mas essencialmente tudo o mais é facilmente reposto, basta reinstalar.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Tiago_DMM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Todo o disco unallocated
« Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2016, 13:47 »
Citar
Não será possivel resolver tudo através do testdisk?

O importante é recuperar os arquivos pessoais, coisas realmente únicas e que não podem ser tidas por outros meios, coisas como fotos pessoais, documentos autorais e por aí vai. O testdisk serve para isso.

Todo o resto é desnecessário e pode ser reinstalado, tudo o que faz parte de um sistema operacional e aplicativos podem novamente ser instalados, é apenas uma questão de um pouco mais ou um pouco menos de tempo, mas essencialmente tudo o mais é facilmente reposto, basta reinstalar.

Certo, completamente de acordo. Ainda estou a tentar recuperar os dados primeiro. Mas usando o testdisk que opção das acima indicadas devo escolher? Pergunto isto pois não quero piorar mais as coisas :D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Todo o disco unallocated
« Resposta #7 Online: 13 de Abril de 2016, 14:10 »
É difícil analisar sem estar "vendo" de fato o problema, mas parece que seu disco, pelo relato que você fez do tipo de modificação implementada, parece que está sob a forma efi gpt.

Entretanto, note que o Testdisk não irá, por si só, implementar nenhuma mudança no disco pesquisado, ou seja, você consegue extrair os arquivos, recuperar seus arquivos pessoais, sem alterar nada no disco. Apenas o que não deve fazer é copiar os arquivos para o mesmo disco, copie para um outro disco externo (ou um pendrive), como já havia alertado naquele link que lhe passei.

Tendo feito uma opção e a recuperação de um ou mais arquivos, verifique sua real integridade, se estiverem íntegros é porque a opção escolhida é a certa, caso contrário escolha outra, como dito, o testdisk, em si, não altera nada no disco desde que você não use o próprio disco como destino para os arquivos que pretende salvar.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Tiago_DMM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Todo o disco unallocated
« Resposta #8 Online: 13 de Abril de 2016, 14:29 »
Para tentar explicar melhor eu agora tenho o meu disco assim:


image upload no size limit

Caso não entre pelo liveCD o PC quando ligo fica todo preto sem avançar para lado nenhum. Eu tinha/tenho o windows 10 instalado. Antes do disco ter ficado nesse estado eu tinha a partição toda para o Windows 10 como NTFS.
Ao fazer o tal procedimento na partition table isso ficou assim como mostra a imagem :s
« Última modificação: 13 de Abril de 2016, 14:31 por Tiago_DMM »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Todo o disco unallocated
« Resposta #9 Online: 13 de Abril de 2016, 16:48 »
Subindo o sistema a partir de live-iso, numa janela de terminal execute, um de cada vez, os comandos:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(sinal de hífen mais letra ele no final dos comandos acima)

Poste aqui no tópico o resultado dos comandos acima.

Esses comandos, executados dessa forma, não modificam nada no disco, apenas irão listar o tipo e o que há de partições, se houver.

P.S.(17:05):

Faltou dizer: lá no gparted, dê um duplo click onde aparece o dispositivo "unallocated" e veja que tipo de informação aparece.
Igualmente informe aqui o resultado.

« Última modificação: 14 de Abril de 2016, 17:37 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Tiago_DMM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Todo o disco unallocated
« Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2016, 07:43 »
Subindo o sistema a partir de live-iso, numa janela de terminal execute, um de cada vez, os comandos:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(sinal de hífen mais letra ele no final dos comandos acima)

Poste aqui no tópico o resultado dos comandos acima.

Esses comandos, executados dessa forma, não modificam nada no disco, apenas irão listar o tipo e o que há de partições, se houver.

P.S.(17:05):

Faltou dizer: lá no gparted, dê um duplo click onde aparece o dispositivo "unallocated" e veja que tipo de informação aparece.
Igualmente informe aqui o resultado.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ubuntu@ubuntu:~$ sudo fdisk -l

Disk /dev/sda: 500.1 GB, 500107862016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 60801 cylinders, total 976773168 sectors
Units = sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disk identifier: 0x0004e2c7

   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

ubuntu@ubuntu:~$ sudo parted -l

Model: ATA TOSHIBA MK5055GS (scsi)
Disk /dev/sda: 500GB
Sector size (logical/physical): 512B/512B
Partition Table: msdos

Number  Start  End  Size  Type  File system  Flags


Warning: Unable to open /dev/sr0 read-write (Read-only file system).  /dev/sr0
has been opened read-only.
Model: Optiarc DVD RW AD-7580S (scsi)
Disk /dev/sr0: 1070MB
Sector size (logical/physical): 2048B/2048B
Partition Table: mac

Number  Start   End     Size    File system  Name   Flags
 1      8192B   24.6kB  16.4kB               Apple
 2      53.8MB  63.1MB  9306kB               EFI
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quanto à informação também já tinha lido pra ver o erro que diz lá mas no meu nãi diz nada:


image hosting without account

« Última modificação: 16 de Abril de 2016, 07:46 por Tiago_DMM »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Todo o disco unallocated
« Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2016, 16:26 »
Citar
Quanto à informação também já tinha lido pra ver o erro que diz lá mas no meu nãi diz nada:

É, de fato os comandos e tampouco a tela de aviso não ajudaram em nada.

Então, depois de recuperar seus arquivos pessoais com o Testdisk é fazer como o Tota disse acima, "use o dvd do windows (crie um) e use a opção "reparar o sistema"

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.