Autor Tópico: problema de inicialização do ubuntu 15.10  (Lida 2603 vezes)

Offline joãobritodesouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
    • Ver perfil
problema de inicialização do ubuntu 15.10
« Online: 13 de Abril de 2016, 12:59 »
Estou com problema de inicialização do ubuntu 15.10, eu estava com dual boot(windows e ubuntu)estava dando problema de inicialização, meu computador tem uefi, já tentei varios sites, atualizar grub, entrar com dvd, pen drive bootavel, no final retirei o dual boot e estou usando o ubuntu puro como único sistema operacional do computador, qual foi minha surpresa ao iniciar o computador. Ele entra com grub rescue ou as vezes entra em inglês dizendo para colocar um cd/dvd e entrar com novo boot. No momento estou escrevendo para o site usando um pendrive bootavel.
a placa de vídeo e a seguinte:
ubuntu@ubuntu:~$ lspci | grep VGA
00:01.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Trinity [Radeon HD 7480D]
ubuntu@ubuntu:~$
tentei atualizar, mais quando atualizo a placa de video fica travando.
« Última modificação: 13 de Abril de 2016, 14:13 por joãobritodesouza »

Offline lcom23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:problema de inicialização do ubuntu 15.10
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2016, 11:55 »
Olá joão,
Porque então você não tenta outra distro do ubuntu, como o Xubuntu ou Ubuntu Mate, não custa tentar.
Mas seria bom esperar sair as versões 16.04 que deve ser agora final de abril.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

Offline joãobritodesouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
    • Ver perfil
Re:problema de inicialização do ubuntu 15.10
« Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2016, 12:33 »
Já atualizei para o ubuntu 16.04(para garantir baixei a iso e formatei todo o pc e instalei do zero). Qual a minha surpresa o erro de inicialização persiste, mais agora percebi pelo UEFI, que so da erro quando o pc não reconhece o hd, quando ele reconhece ele inicia normalmente pelo grub(e aí so por desencargo  de consciência eu entro em opções avançadas de Ubuntu e peço para corrigir dpkg (pacotes quebrados), limpar e atualizar o grub), só após isso inicio o pc. Porque ele reconhece e as vezes não o HD???? Quando vou no botão desligar e tento confirmar se o erro persiste, geralmente num cara ou coroa da erro ou não dá erro. Se eu for em reiniciar e batata erro na certa.

Offline joãobritodesouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
    • Ver perfil
Re:problema de inicialização do ubuntu 15.10
« Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2016, 09:21 »
Só para atualizar o HD que o pc reconhece hora sim hora não e o HD interno, quando reconhece ele inicia normalmente quando não reconhece tenho que tentar no botão liga e desliga varias vezes até que ele reconhece e da os três metodos de boot:

boot option #1 : AHCI PI : WDC wd500avvs-63zwbo
boot option #2: SATA: HL-DT-ST dvdram gh24nsbo
boot option #3: BUILT-In EFI shell

Quando da erro:

boot option #1: SATA; HL-Dt-ST dvdram gh24nsbo
boot option #2: BUILT-In EFI shell

O segundo não entra nem com reza brava, porque o sistema operacional está armazenado dentro do HD interno, o shell do UEFI não é o mesmo do terminal comum que usamos.