Autor Tópico: Drivers de vídeo  (Lida 7441 vezes)

Offline marcusadriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Drivers de vídeo
« Online: 10 de MAR?O de 2016, 14:08 »
Galera, instalei o Ubuntu no meu notebook Dell Inspiron 5558, porém não estou conseguindo usar a placa de vídeo (nVidia 920M) e o consumo de bateria está um pouco alto. Alguém sabe alguma solução.

Minhas configs:
Ubuntu 14.04.4 LTS
i7 5500U 2,4Ghz
8 GB DDR3 Single Channel
Placa Gráfica NVIDIA 4GB 920M

Modelo: Dell Inspiron 15 5558

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Drivers de vídeo
« Resposta #1 Online: 24 de MAR?O de 2016, 23:22 »
O Driver que começou a dar suporte a essa placa de vídeo no Linux foi o 346.35. No entanto você terá que colocar o driver livre na lista negra para o proprietário funcionar, isso no Ubuntu 14.04, o tutorial - por sua conta e risco - com mais de um ano de idade é este:

http://ubuntuhandbook.org/index.php/2015/01/install-nvidia-346-35-ubuntu-1404/

Lembrando que no site da Nvidia o Driver mais novo é o 361! Então se quiser usar o driver mais novo tem que procurar outro tutorial ou seguir as instruções da Nvidia quanto a sua instalação.  Como você está usando o Ubuntu 14.04 muito provavelmente para usar o driver mais novo só com um PPA.

Aqui no Xubuntu 15.10 que eu uso, tenho a opção do 346 e 352 de maneira oficial. Mas com versões mais novas do  Mesa e  do Xorg.

Eu não instalei o driver da Nvidia, meu Notebook tem placa híbrida Intel/Nvidia. Como uso muito a saída hdmi dele, e funciona tudo direitinho com os drivers livres, preferi deixar como está.

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline rraveiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Também estou com problemas de placas de vídeo
« Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2016, 10:40 »
Pessoal instalei o Ubuntu em dual boot com meu windows 10 pois quero passar a conhece-lo melhor e quem sabe usa-lo como sistema principal, já que sempre fui fã do linux. Mas não consigo instalar os driver corretos de vídeo. Instalei a versão 14.04 LTS e ele fica muito lento e com a ventoinha sempre ligada no máximo, pesquisei em alguns lugares e disseram que pode ser problema no driver de vídeo, pois bem, instalei a versão mais nova no site da amd para ubuntu 14.04 "AMD Radeon Software Crimson Edition 15.12 Proprietary Ubuntu 14.04 x86_64 Video Driver for Graphics Accelerators". Mas quando termina a instalação, depois do reinicio dá problema gráfico e não entra mais no ubuntu.

Meu note é um Dell Inspiron 7520 que tem placa comutável também, além da Radeon tem um intel graphics hd 4000. Mas creio que eles não estão funcionando corretamente.