Autor Tópico: Tem como deixar o Lubuntu mais leve ainda?  (Lida 16893 vezes)

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Tem como deixar o Lubuntu mais leve ainda?
« Online: 13 de Julho de 2016, 19:18 »
Olá a todos,

Bem, como tem muita experiência espalhada pelo fórum espero que vá surgir aqui algumas sugestões para meu problema, que é mais com a máquina de que com o sistema.

Vamos lá, o PC que o Lubuntu esta rodando é esse abaixo:
Código: [Selecionar]
pcreto@pcreto-P4M266A-8235:~$ sudo lshw -short
[sudo] senha para pcreto:
Caminho do hardware  Dispositivo  Classe      Descrição
=========================================================
                                  system      PROD00000000
/0                                bus         Motherboard
/0/0                              processor   Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 1.70GHz
/0/0/0                            memory      8KiB Cache L1
/0/0/1                            memory      256KiB Cache L2
/0/1                              memory      1475MiB Memória do sistema
/0/100                            bridge      P4M266 Host Bridge
/0/100/1                          bridge      VT8633 [Apollo Pro266 AGP]
/0/100/1/0                        display     VT8375 [ProSavage8 KM266/KL266]
/0/100/10                         bus         VT82xx/62xx UHCI USB 1.1 Controlle
/0/100/10/1          usb2         bus         UHCI Host Controller
/0/100/10.1                       bus         VT82xx/62xx UHCI USB 1.1 Controlle
/0/100/10.1/1        usb3         bus         UHCI Host Controller
/0/100/10.1/1/2                   printer     USB MFP
/0/100/10.2                       bus         VT82xx/62xx UHCI USB 1.1 Controlle
/0/100/10.2/1        usb4         bus         UHCI Host Controller
/0/100/10.3                       bus         USB 2.0
/0/100/10.3/1        usb1         bus         EHCI Host Controller
/0/100/11                         bridge      VT8235 ISA Bridge
/0/100/11.1                       storage     VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/
/0/100/11.5                       multimedia  VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Cont
/0/100/12            enp0s18      network     VT6102/VT6103 [Rhine-II]
/0/2                 scsi0        storage     
/0/2/0.0.0           /dev/sda     disk        40GB SAMSUNG SP0411N
/0/2/0.0.0/1         /dev/sda1    volume      13GiB volume EXT4
/0/2/0.0.0/2         /dev/sda2    volume      23GiB Extended partition
/0/2/0.0.0/2/5       /dev/sda5    volume      1908MiB Linux swap / Solaris parti
/0/2/0.0.0/2/6       /dev/sda6    volume      21GiB Linux filesystem partition
/0/3                 scsi1        storage     
/0/3/0.0.0           /dev/cdrom   disk        CD/DVDW SH-S182F
pcreto@pcreto-P4M266A-8235:~$

E mesmo com o Lubuntu (16.04) ele está com muitos travamentos, além de eu ter notado que em alguns sites eu não consigo acessar links com o FF ou chromium. Ando precisando desse PC para algumas tarefas do cotidiano estas tarefas ainda enm me atreci a executar pois são muitas duvidas (ainda mais quando a tempo em questão).

Então a duvida maior é tem como deixar o Lubuntu ou essa instalação mais leve, por exemplo usando um outro ambiente gráfico? (openbox, windowmaker, etc.)

Bem, sei também que existe um tópico falando disso >> aqui mas lá se vai 3 anos e ressucitá-lo não seria a melhor forma.

Desde já agradeço as sugestões.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Tem como deixar o Lubuntu mais leve ainda?
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2016, 17:05 »
Nossa creto, a coisa tá feia mesmo!

Tem como ficar mais leve sim.  Você pode fazer um Netinstall e instalar o Lubuntu-Core:  https://help.ubuntu.com/community/Lubuntu/Documentation/MinimalInstall

Não dá par usar ext4 nesta máquina!   Tem que usar JFS! No máximo ext3!   

JFS com CFQ no sistema de arquivos! Só com isso você vai ver uma melhora sensível no sistema.  Troca aí logo o escalonador do disco, de deadline para cfq. Já vai sentir uma melhora considerável.

Tem que sair do Systemd!   Não funciona o Lubuntu 14.04? 

Detalhe, se for reinstalar o sistema com JFS, se for manter o 16.04, pode usar o JFS no raiz sem uma partição de boot em sistema de arquivos diferente.  Se for o 14.04, use ext3 no /boot e o jfs no raiz. É que o 14.04 tem um BUG com o JFS na hora do boot, pode não dar boot ou dar erro.

Mais leve que isso você pode tentar o Debian 7 com LXDE.  Mesma coisa no sistema de arquivos!

Mais leve que o Debian 7? Puppy Linux. Usa JWM como gerenciador de janelas.  http://puppylinux.com/

Feito para máquinas jurássicas, tem duas versões agora, uma baseada no Ubuntu e outra no Slackware. Que seria sua outra alternativa, usar Slackware ou  uma distro baseada nele como o Slacko Puppy, Vector Linux ou  Zenwalk.

De qualquer maneira, seja lá qual for a distro, este processador, P4 1.7GHz, não consegue acompanhar a internet de hoje!  Qualquer página mais pesada e ele já vai ficar em 100%. 

Tente usar o Opera, é mais leve que Chromium e Firefox.  Sei que existem outros navegadores ditos "leves", mas não abrem um monte de coisas e muitas vezes travam numa determinada página.

Não tem como conseguir uma placa de vídeo OffBoard não? Qualquer coisa ia ser melhor que essa Via.  Até uma FX 5200/5500. Já ajudaria horrores.




 
 



Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Qwertyc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Tem como deixar o Lubuntu mais leve ainda?
« Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2016, 18:36 »
Creto,o Slackware é uma boa opção pois na hora de instalar da pra deixar o sistema bem leve,e vocẽ pode usar o fluxbox como interface grafica.
« Última modificação: 15 de Julho de 2016, 18:39 por Qwertyc »

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Tem como deixar o Lubuntu mais leve ainda?
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2016, 09:26 »
Olá a todos,


Nossa creto, a coisa tá feia mesmo!
@galactus sim a coisa apertou mesmo e tive que me desfazer do meu note (Dell Inspiron i5) e esse PC literalmente foi montado de peças em sucata aqui em casa, peças que clientes deixam.

(...)
Não dá par usar ext4 nesta máquina!   Tem que usar JFS! No máximo ext3!   

JFS com CFQ no sistema de arquivos! Só com isso você vai ver uma melhora sensível no sistema.  Troca aí logo o escalonador do disco, de deadline para cfq. Já vai sentir uma melhora considerável.
Mas aqui mora uma duvida: Vou poder trocar nessa mesma instalação sem riscos (kkkk sei que isso não existe)

Tem que sair do Systemd!   Não funciona o Lubuntu 14.04? 
Systemd a grande coisa que pelo que li até hoje nem o próprio DEV que fez essa "coisa" sabe explicar para que serve.

Detalhe, se for reinstalar o sistema com JFS, se for manter o 16.04, pode usar o JFS no raiz sem uma partição de boot em sistema de arquivos diferente.  Se for o 14.04, use ext3 no /boot e o jfs no raiz. É que o 14.04 tem um BUG com o JFS na hora do boot, pode não dar boot ou dar erro.

Mais leve que isso você pode tentar o Debian 7 com LXDE.  Mesma coisa no sistema de arquivos!

Mais leve que o Debian 7? Puppy Linux. Usa JWM como gerenciador de janelas.  http://puppylinux.com/

Feito para máquinas jurássicas, tem duas versões agora, uma baseada no Ubuntu e outra no Slackware. Que seria sua outra alternativa, usar Slackware ou  uma distro baseada nele como o Slacko Puppy, Vector Linux ou  Zenwalk.

De qualquer maneira, seja lá qual for a distro, este processador, P4 1.7GHz, não consegue acompanhar a internet de hoje!  Qualquer página mais pesada e ele já vai ficar em 100%. 

Tente usar o Opera, é mais leve que Chromium e Firefox.  Sei que existem outros navegadores ditos "leves", mas não abrem um monte de coisas e muitas vezes travam numa determinada página.

Não tem como conseguir uma placa de vídeo OffBoard não? Qualquer coisa ia ser melhor que essa Via.  Até uma FX 5200/5500. Já ajudaria horrores.


E respondendo também ao amigo:
Creto,o Slackware é uma boa opção pois na hora de instalar da pra deixar o sistema bem leve,e vocẽ pode usar o fluxbox como interface grafica.

Tenho sim uma mídia do Slackware e dentre um e outro acho o mais prático para essa máquina, mas se eu voltar ao Slack (ele estava instalado também no meu Dell) vou ficar com um pouco de raiva:

- Dos bócós na WWW dizendo: Tu tá usando Slack, é velho, apps velhos e pior ainda, dizendo é inseguro.

Isso me dá tanta raiva que as vezes choro, de tanto rir kkkkkk.

Enfim, obrigado pelas sugestões galatus e Qwertyc, vou tentar as dicas do mestre galactus se o conhecimento não deixar eu conseguir, mais um lcavalheiro irá nascer no ubuntuforum kkkkk, quem dera um dia ter conhecimento sobre o Linux como vcs.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Tem como deixar o Lubuntu mais leve ainda?
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2016, 10:08 »
Só seguir meu tutorial de acelerar o sistema sem compilações para trocar o escalonador do disco de deadline para cfq.  Não tem risco!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2