Autor Tópico: [Resolvido] Certificado Digital em Token Giesecke & Devrient  (Lida 6390 vezes)

Offline lfelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
[Resolvido] Certificado Digital em Token Giesecke & Devrient
« Online: 18 de Maio de 2016, 19:57 »
Pessoal, boa noite!

Possuo um certificado digital A3, em um token Giesecke & Devrient, que funcionava perfeitamente quando eu estava rodando o Ubuntu 14.04.

Quando atualizei para o 16.04, foi-se o reconhecimento do meu certificado digital.

Tentei repetir os processos feitos anteriormente, mas agora o Ubuntu diz que alguns pacotes que antigamente eram suportados, hoje não são mais (por exemplo, Libwxbase2.8 e Libwxgtk2.8).

Já pesquisei bastante por aí, mas não consigo nenhuma informação com base no novo Ubuntu.

O artigo mais recente que achei é o seguinte: https://www.vivaolinux.com.br/dica/Fazendo-o-Processo-Judicial-Eletronico-PJe-funcionar-no-Linux

Entretanto, não consigo localizar o driver PKCS11 ali referido.

Por acaso alguém já enfrentou essa dificuldade e tem alguma sugestão?

Obrigado!!
« Última modificação: 31 de Maio de 2016, 13:19 por lfelipe »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Certificado Digital em Token Giesecke & Devrient
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2016, 16:48 »
Meu certificado A3-Certisign-OAB também deixou de funcionar no 16.04 tanto notebook quanto no desktop.
Em ambos tentei um tutorial que ensinava a utilizar os arquivos debs antigos. No desktop funcionou. No notebook quebrou o sistema.

Depois de um breve período sem maiores problemas com estes certificados no Ubuntu voltamos anos no tempo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline lfelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Certificado Digital em Token Giesecke & Devrient
« Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2016, 20:35 »
Pois é agente100gelo.

O meu é A3 da OAB também, e rodava beleza no 14.04.

Com a atualização pro 16.04, não funcionou de jeito nenhum. Já tentei diversos tutoriais pra versões antigas do Ubuntu, mas toda vez dá algum erro de pacote que deixou de ser suportado.

Offline coutogilson

  • GIlson Couto
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Certificado Digital em Token Giesecke & Devrient
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2016, 17:03 »
Meu certificado digital é da Valid Certificadora (Token Giesecke & Devrient A3). Consigo utilizá-lo perfeitamente no Ubuntu 16.04, por exemplo no site da Receita Federal ou assinando Libreoffice.
Os drivers eu consigo no site da Valid Certificadora (http://www.validcertificadora.com.br/SafeSignLinux).
O meu problema é com o sistema da Justiça elaborado pelo CNJ, o PJE, que é baseado em JavaScript. Inclusive a recomendação dos tribunais é utilizar o Firefox antigo (versão 41 para baixo) e não pode atualizar o Java para última versão (versão 9), que já extingue o NPAPI.
Advogado e amante de tecnologia.

Offline lfelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Certificado Digital em Token Giesecke & Devrient
« Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2016, 13:19 »
Consegui resolver a questão, seguindo as instruções disponíveis no tópico (http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,120123.0.html).

Obrigado pessoal!!