Autor Tópico: Ubuntu 16.04 em PC antigo!  (Lida 57723 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 em PC antigo!
« Resposta #15 Online: 23 de Maio de 2016, 05:35 »
Calma pessoal, vocês andam meio estressados rsrss

Eu disse um PC bom, não um top de linha.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 em PC antigo!
« Resposta #16 Online: 23 de Maio de 2016, 09:47 »
Calma pessoal, vocês andam meio estressados rsrss

Eu disse um PC bom, não um top de linha.

Sem stress :)

Uma máquina boa seria um I5 que era o que o mercado tava vendendo o que, pra minhas necessidades, já era um top.

São escolhas que o Linux nos permite. Dificilmente essa minha máquina rodaria no Windows novo. Roda a contento pras minhas necessidades e economizei dinheiro.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 em PC antigo!
« Resposta #17 Online: 23 de Maio de 2016, 11:24 »
Vou abrir um parenteses

E AMD galera?

Eu usei intel durante muito tempo preterindo a AMD, mas após a Linha FX eu dei uma chance que me fez dar uma olhada em retrospectiva e até montei para clientes com orçamento menos generoso, máquinas com Semprom e Athlon já pra soquete AM3 e não fiquei decepcionado não.

Tive uma experiência muito satisfatória com o Ubuntu em ambiente LXDE na linha Athlon 64 3200+ soquete 939 de 2Ghz... que é single core. É proporcional a um Intel Celeron 430 (pra quem não é familiarizado a linha da AMD).

Vejo todo mundo baseando a experiencia em Intel...

fecha parenteses

Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 em PC antigo!
« Resposta #18 Online: 23 de Maio de 2016, 11:41 »
Vou abrir um parenteses

E AMD galera?

Eu usei intel durante muito tempo preterindo a AMD, mas após a Linha FX eu dei uma chance que me fez dar uma olhada em retrospectiva e até montei para clientes com orçamento menos generoso, máquinas com Semprom e Athlon já pra soquete AM3 e não fiquei decepcionado não.

Tive uma experiência muito satisfatória com o Ubuntu em ambiente LXDE na linha Athlon 64 3200+ soquete 939 de 2Ghz... que é single core. É proporcional a um Intel Celeron 430 (pra quem não é familiarizado a linha da AMD).

Vejo todo mundo baseando a experiencia em Intel...

fecha parenteses

No mercado tá bem complicado achar AMDs (que eu gostava muito). Não escolhi porque não achei.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 em PC antigo!
« Resposta #19 Online: 23 de Maio de 2016, 16:02 »
Por que não comprar um computador bom? ;D

A intenção era testar em um PC antigo mesmo. Pra ver como seu desempenho ficaria.  Mas como digo no artigo, também testei em PC moderno.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 em PC antigo!
« Resposta #20 Online: 23 de Maio de 2016, 16:18 »
Vou abrir um parenteses

E AMD galera?

Eu usei intel durante muito tempo preterindo a AMD, mas após a Linha FX eu dei uma chance que me fez dar uma olhada em retrospectiva e até montei para clientes com orçamento menos generoso, máquinas com Semprom e Athlon já pra soquete AM3 e não fiquei decepcionado não.

Tive uma experiência muito satisfatória com o Ubuntu em ambiente LXDE na linha Athlon 64 3200+ soquete 939 de 2Ghz... que é single core. É proporcional a um Intel Celeron 430 (pra quem não é familiarizado a linha da AMD).

Vejo todo mundo baseando a experiencia em Intel...

fecha parenteses

Ué nomade, o teste foi num AMD. Deveria ser em dois AMDs, mas na outra máquina com vídeo onboard o Ubuntu não quis funcionar bem mesmo.  Testei no meu A10 7850k, fica muito rápido. Para um A10, que se equivale ao Core i3 da Intel, ficou ótimo. Mas não se compara em rodar um Mate, XFCE ou LXDE.  O Unity é pesado mesmo.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 em PC antigo!
« Resposta #21 Online: 23 de Maio de 2016, 16:36 »
Ué nomade, o teste foi num AMD. Deveria ser em dois AMDs, mas na outra máquina com vídeo onboard o Ubuntu não quis funcionar bem mesmo.  Testei no meu A10 7850k, fica muito rápido. Para um A10, que se equivale ao Core i3 da Intel, ficou ótimo. Mas não se compara em rodar um Mate, XFCE ou LXDE.  O Unity é pesado mesmo.

Ah sim, desculpe Bro, teve o seu Sempron!!!!

mas eu tava me referindo ao resto da galera...
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re:Ubuntu 16.04 em PC antigo!
« Resposta #22 Online: 29 de Maio de 2016, 10:09 »
galactus, mais um excelente tópico. Você me motivou a reviver o netbook da minha esposa.

É um atom com 2GB RAM. Bem fraquinho mesmo. Tem o Ubuntu instalado, mas trava tanto que ela se cansou de usar.

Vou testar o Lubuntu 16.04 versão 32 bits e ver como fica. Também utilizarei a dica do sistema de arquivos, procurar ver qual se encaixa melhor: JFS ou XFS. 
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Xsnake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 em PC antigo!
« Resposta #23 Online: 08 de Agosto de 2016, 20:39 »
Final de semana recebi a notificação do Ubuntu sugerindo para atualizar o Ubuntu para o 16.04, nao achei que teria tanto problema com ele, então descrevo abaixo os problemas e a configuração do meu notebook:
Problemas: Lentidão e sem som.

Configuração:
Marca:CCE
Modelo:Ultra Thin U25
Processador: Intel  Celeron 847 1.1Ghz 32 Bits
Memoria ram: 2GB DDR3
Mais detalhes
http://www.cce.com.br/Produtos/Detalhes/notebookultrathinu25

Obs.:Com a atualização de hoje deu uma melhorada, mas ainda acho que pode ser mais rápido do que o Ubuntu 14.04 que tinha antes.

Atualização do post.:
19 de agosto.
No Ubuntu 16.04 apesar de ter demonstrado lentidão maior e o ubuntu 14.04 também ter demonstrado uma lentidão(menos pior)
descobri que a causa era de ter instalado o Ubuntu na versão gnome o que me parece que realmente pesa bem mais na maquina, quando fui instalar novamente o 14.04 não era mais o Gnome e rodava liso, sugiro então aos que instalarem em algum pc antigo, não instalem a versão Gnome.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2016, 14:55 por Xsnake »

Offline lcom23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 em PC antigo!
« Resposta #24 Online: 13 de Agosto de 2016, 21:31 »
@galactus,
Vlw pelo tópico e pelos seus testes que você fez.
Mostra que o Ubuntu ainda é uma ótima opção para novos usuários, apesar de não usar mais o Unity, uso o Ubuntu Mate 16.04 que para minha máquina roda muito bem.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 em PC antigo!
« Resposta #25 Online: 01 de Outubro de 2016, 17:46 »
Tava relendo a descrição do Galactus e fiquei saudoso, pensando no antigo som de inicialização do Ubuntu ... era bem mais legal.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Ubuntu 16.04 em PC antigo!
« Resposta #26 Online: 01 de Outubro de 2016, 17:56 »
Tava relendo a descrição do Galactus e fiquei saudoso, pensando no antigo som de inicialização do Ubuntu ... era bem mais legal.
Eu tinha ele guardado em algum lugar e não achei mais, mas você me deu uma ideia nomade vou já meter meu 10.04 no VBox e pegar esse som para colocar nos Xubuntus 14.04.5 e 16.04.1

Valeu a ideia!!!

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Sávio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 em PC antigo!
« Resposta #27 Online: 12 de Outubro de 2016, 20:19 »
Meu notebook Toshiba de 2001 começou com o Windows XP, depois de muitas atualizações começou a ficar lento e travando sempre. Foi aí que instalei o Ubuntu/Unity, depois da primeira atualização do Ubuntu também começou a travar e passei para o Gnome sem as firulas, e por último agora com o Ubuntu 16.04 tive que utilizar o Mate que é mais leve. Para e-mail e internet está ótimo, espero que nas próximas atualizações esse note continue firme. Um notebook de 15 anos é bem velhinho.

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 em PC antigo!
« Resposta #28 Online: 13 de Outubro de 2016, 11:17 »
O site oficial do Ubuntu é claro quanto aos requisitos mínimos necesários à instalação do Ubuntu 16.04 padrão (Unity):
E sabemos que essa especificação mínima nominal está sendo generosa, pois o Ubuntu, como sistema operacional moderno e com vastos recursos que é, para rodar de verdade é adequado a partir de máquinas da família de processadores Core i, composta pelos processadores chips i3, i5 e i7, preferenciamente pelo menos a partir da 2ª geração Sandy Bridge e no mínimo 4 GB RAM.
Não tendo a máquina na especificação correta, não fique "sofrendo" com baixo desempenho ...

Obrigado! Mais claro e específico, impossível.  Continuo no 14.04.5, sem "sofrer", até uma nova máquina, pós crise. Abs.
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Offline kenshiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 em PC antigo!
« Resposta #29 Online: 13 de Outubro de 2016, 17:15 »
Esse tipo de tópico mostra bem a principal vantagem (ao meu ver) do Linux - Versatilidade

estava com um netbook LG X110 meio parado lá com windows dele já naquelas precisando ser formatado.. instalei ano passado o kubuntu e pronto! e semana passada botei o Lubuntu 16.04, cara roda bem tranquilo

Só de curiosidade, segue o hardware

Processador Intel Atom N270 1.6GHz
Placa de vídeo: Intel GMA 950 (até 256MB VRAM, compartilhado)
Memória 1GB DDR2 RAM (667MHz) (soldado)
Disco rígido 160GBGB 5400 RPM SATA Hard Drive

resultado: esse net ficou como "micro" para meu filho ver peppa  ;D , a dona patroa leva p ver filmes e emails em viagens... assim economizamos um dim dim e até pq não dizer contribuímos para a sociedade não comprando algo e sim usando algo que já temos em casa, e assim não descartando algo ainda utilizável..