Autor Tópico: Partições desorganizadas  (Lida 2954 vezes)

Offline personalcomputer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Partições desorganizadas
« Online: 20 de Maio de 2016, 10:28 »
Olá, pessoal!

Eu tentei instalar várias vezes o Ubuntu e colocar o dual boot, com isso, acabei desorganizando todo o meu HD.

Utilizo pouco o Windows, só uso para rodar softwares da universidade que não tem para Linux. O que me faz pensar que deixei muito espaço para a partição do Windowns em vão.  :-\
Para o Ubuntu, aloquei muita memória para o swap e pouca para a home.
Deixei uma partição NTFS para troca de dados entre os sistemas operacionais.

Eu queria deixar o mais organizado possível: diminuir a partição do Windows, aumentar a de dados, diminuir a de swap e aumentar a home. Como faço isso? E teria outra partição que eu deveria aumentar/diminuir?

Meu HD está assim:

Offline willyleles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • hueheueh br
    • Ver perfil
Re:Partições desorganizadas
« Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2016, 22:24 »
com um live-cd voce pode usar o gparted mesmo, que é bem intuitivo de mexer... só tenha em mente que qualquer coisa pode dar errado, ent tenha backup na nuvem ou em hd externo...
Swap é facil, o Gparted vai pedir pra vc demontá-la. Depois você exclui e recria com menos espaço.
Reduzir o tamanho da partição do win vc até pode, mas tem chance de vc perder os dados. Eu já fiz, e antes me recomendaram usar o Auslogic disc Defrag pra desfragmentar com otimização, assim você junta os pedaços e organiza eles proximo ao centro do disco. Nesse caso (que eu me lembre, pq faz uns 4 anos isso) você desmonta a partição, redimensiona, e remonta.
É o mesmo processo com a /home.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Partições desorganizadas
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2016, 01:11 »
Antes de mais nada, nem pensar em redimensionar partições sem que haja um backup externo seguro e confiável dos seus arquivos pessoais, que são fotos, vídeos, textos autorais, enfim, tudo aquilo que não pode ser obtido por outros meios. Seja prudente, só o backup salva, o resto é tentativa.

Isso posto, use a ferramenta do próprio Windows, o utilitário de Gerenciamento de Disco do Windows (diskmgmt.msc) para alterar o tamanho das partições Windows, é mais coerente e seguro. Aqui também se aplica o princípio de que o sistema operacional que criou as partições é que deve cuidar delas, ou no popular, "quem pariu Mateus que o embale".

Antes de fazer isso, use o scandisk (que mudou de nome, agora é checkdisk, mas tanto faz porque a interface é gráfica), em Computador/Propriedades/Ferramentas para fazer uma correção de eventuais erros lógicos. Vai precisar reiniciar etc e tal.

Em seguida, no mesmo quadro, use a ferramenta de desfragmentação do disco.

Agora sim pode usar o utilitário de gerenciamento de disco diskmgmt para alterar o tamanho das partições Windows, apenas não altere as partições de serviço dele (winretools, image, efi), principalmente não mexa na partição efi, que é onde está o bootloader do sistema.

Agora suba o sistema através de um live-iso (pendrive ou cdrom) do Ubuntu e use o Gparted para aproveitar os espaços criados e redimensionar o que quiser das partições Linux.

As partições precisam estar desmontadas para se poder alterar (aquela chave "trancada" que aparece no gparted quando está montada) e os espaços precisam ser contíguos para que se possa aproveitá-los.

Note que o Linux lê e escreve nas partições ntfs (do Windows) normalmente, como em qualquer partição, então não há necessidade de uma "área de troca", como se fazia muito antigamente, quando o elemento comum era partição fat, então se criava uma com essa específica finalidade. Isso não existe mais faz muito tempo. Para o Linux não existe mais esse problema, nada obstante o Windows continua apenas lendo suas próprias partições.

« Última modificação: 21 de Maio de 2016, 01:29 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.