Enquete

Como instalar programas no Ubuntu 14.04?

Ocorreu um erro ao carregar pacote
0 (0%)
Gerenciador de arquivos compactados
1 (100%)

Votos Totais: 1

Autor Tópico: Instalação de Progamas  (Lida 5032 vezes)

Offline Piquai

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Instalação de Progamas
« Online: 23 de Maio de 2016, 16:57 »
Salve galera! Estou tentando instalar o Corel sem sucesso. Sempre o "Gerenciador de arquivos compactados" me informa a mensagem: "Ocorreu um erro ao carregar pacote". Além desse programa tbm está ocorrendo o mesmo com instalação de outros programas. Pecisando muitos instalar alguns programas...

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Instalação de Progamas
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2016, 17:29 »
Corel não tem suporte nativo à Linux.

Explique melhor como você está tentando instalar o aplicativo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Piquai

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Instalação de Progamas
« Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2016, 09:37 »
Na verdade naum sei quase nada no universo Linux. Estou tentando instalar alguns programas q eu costumava usar no Windows como Corel, CyberScript e outros. Entedi errado ou há programas q n poderei usar no Ubuntu?
Estava tentando instalar de forma convencional - clicando no instalador do programa e tal. Depois dei uma pesquisada no google e tentei instalar de acordo com alguns tutoriais.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Instalação de Progamas
« Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2016, 14:35 »
Era o que eu imaginava.

No Linux você preferencialmente deve usar a central de programas que funciona mais ou menos como as lojas de aplicativos te smartphones (na verdade quem inventou este modelo que você usa no Android ou IOS foi o Linux).

Caso não encontre na Central você pode procurar arquivos com extensão Deb que são os instaladores do Ubuntu.

Também há como instalar acrescentando uma  nova fonte à Central de Programas chamado PPA.

Por último dá sim pra instalar alguns programas do Windows no Linux através de um aplicativo chamado Wine mas tenha o entendimento que nem todos funcionarão.  Assim, você deve dar preferência a softwares nativos. São diferentes mas muitos são capazes das operações que você deseja.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Instalação de Progamas
« Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2016, 14:38 »
Para o Corel Draw existe uma alternativa nativa no GNU/Linux denominada Inkscape. Grande diferença deste para aquele, é que no Inkscape você terá que fazer na unha coisas que no Corel são automatizadas.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Piquai

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Instalação de Progamas
« Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2016, 20:35 »
Certo. Mas como vou saber qual arquivo com extensão Deb procurar? E onde? É na Central tbm?

E como faço pra acrescentar uma nova fonte PPA à Central de Programas? Galera, só lembrando q vcs tem q falar literalmente pra leigo aprender. Passo a passo.

Ah, esse aplicativo Wine tentei instalar com ajuda de um amigo. Mas pelo q me parece naum chegamos ao êxito final.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Instalação de Progamas
« Resposta #6 Online: 26 de Maio de 2016, 07:18 »
Na Central de Programas você não se preocupa com extensão. Coloca o nome e mandarinstalar que o programa faz tudo.  Dê preferência a estes aplicativos na Central.

Em relação ao PPA quando você precisar terá as instruções. São normalmente 3 comandos no terminal.

Aconselho a esquecer Wine. É uma quebra galho e nem sempre funciona. Tente as alternativas nativas do Linux. Se qualquer programa para Windows for fundamental pra sua vida profissional, use dual boot.
« Última modificação: 26 de Maio de 2016, 07:20 por agente100gelo »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson