Autor Tópico: Modo: Suspender quando inativo por...  (Lida 5580 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Modo: Suspender quando inativo por...
« Online: 04 de Junho de 2016, 13:31 »
Pessoal, se possível me tirem essa dúvida.

Recentemente postei aqui sobre meu interesse em adquirir um monitor grande + teclado e mouse para fazer uso mais produtivo do meu notebook, uma vez que de um modo geral não gosto de notebooks (tela pequena, teclado apertado etc). Pois bem, deu tudo certo, estou com uma excelente tela e tal... Agora gostaria de saber o seguinte:

Como faço para que nas configurações de Energia ao selecionar Suspender quando inativo por 5 minutos, ou seja, quando quero sair do sistema, assim que eu voltar, eu não tenha que abrir a tampa do micro e clicar no teclado para o sistema saia do modo suspensão? Como faço para clicar no teclado externo, por exemplo, em alguma tecla específica? Em outras palavras; não quero abrir a tampa do notebook para que o sistema saia do modo suspensão.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Modo: Suspender quando inativo por...
« Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2016, 00:05 »
Em Configurações/Energia, talvez deixando:

Suspender quando inativo por --> Não fazer nada

Quando a tampa estiver fechada --> Não fazer nada

Pode ser que deixando apenas a segunda opção funcione de forma satisfatória, pois aquele primeira você pode colocar para um lapso de tempo um pouco mais largo, assim de fato economizando energia quando a paralisação for grande, questão de testar.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Modo: Suspender quando inativo por...
« Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2016, 21:33 »
Em Configurações/Energia, talvez deixando:

Suspender quando inativo por --> Não fazer nada

Quando a tampa estiver fechada --> Não fazer nada

Pode ser que deixando apenas a segunda opção funcione de forma satisfatória, pois aquele primeira você pode colocar para um lapso de tempo um pouco mais largo, assim de fato economizando energia quando a paralisação for grande, questão de testar.

Bem, mas se eu fizer isso, o computador não desligará não é isso?!  ??? Ou seja, quero deixar em modo "inativo" ou seja, stand by(?!) já que não estarei usando o micro, porém, quando eu sentar no birô quero só teclar algo e ele voltar, sem a necessidade de abrir a tampa.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Modo: Suspender quando inativo por...
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2016, 22:10 »
Há tempos que estou para complementar a resposta deste tópico e acabo nunca lembrando, mas vamos lá, resolver isso de vez.

Uso também um notebook conectado via hdmi a um monitor de 23", HD 1920 x 1080 e usando o Ubuntu 16.04, liga o notebook, espera carregar, a imagem fica apenas no monitor grande, abaixo a tampa do note e ainda está configurado para entrar em estado de espera após algum tempo sem uso, quando então apaga tudo, desliga tudo e para voltar basta clicar no botão direito do mouse.

Está configurado da seguinte forma:

Configurações:

Brilho & bloqueio

Escurecer tela para economiza energia (assinalado, padrão, não alterei)

Desligar a tela quando inativo por: 5 minutos

Bloquear  --> desligado

Bloquear tela depois de: Desligar a tela (que obviamente está sem funçao, dado o anterior desligado)

Solicitar minha senha ao voltar do mode de espera --> desmarcado

Energia

Na sequência abaixo, considere a ordem Usando bateria / Ligado na tomada, correspondente às opções que aparecem no quadro respectivo.

Suspender quando inativo por:  Não suspender / 5 minutos

Quando a energia estiver criticamente bvaixa --> nada assinalado

Quando a tampa estiver fechada: Suspender / Não fazer nada

Mostrar estado da bateria na barra do menu --> Quando a bateria estiver presente

Como está quase sempre na tomada, normalmente aparece na parte inferior a mensagem:

Carregando - completamente carregada

Não preciso abrir a tampa do monitor para fazer volta do estado de suspensão, basta ativar clicando à esmo (até porque a tela está apagada) o botão direito do mouse e a tela retorna para o monitor 23". Tem funcionado bem.

Nessa máquina especificamente é uma cpu i5 com placa gráfica Intel integrada, ou seja, é tudo Intel, exceto a controladora network/ethernet que é Realtek, mas o restante é Intel.

« Última modificação: 10 de Julho de 2016, 22:24 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline wvagner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Modo: Suspender quando inativo por...
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2017, 21:34 »
Obrigado por compartilhar! Sua resposta evitou a necessidade da minha pergunta. Abraço