Autor Tópico: Eu 'sinto' que cometi um erro: sistema somente leitura... [Lubuntu 16 - Xenial]  (Lida 4817 vezes)

Offline Drakhan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Então, estava eu instalando um programas e pá...de repente eu vou baixar o Skype e me aparece isso:

============================================================================
não pôde ser salvo porque o disco, a pasta ou o arquivo estão protegidos contra escrita.

Ative a escrita e tente de novo ou salve em um outro local.
=============================================================================

Até ai beleza, deixei pra la, ai fui excluir um arquivo e me rola isso:

===============================================================================================
Minecraft.jar: Não é possível criar o arquivo de informações da lixeira: Sistema de arquivos somente para leitura
===============================================================================================

Ai eu comecei a 'fuçar' e descobri que TODOS os arquivos que eu tento baixar, copiar ou excluir aparecem um erro parecido e não me deixam fazer nenhuma operação... e então alguem sabe como desfazer isso?
PS. Não reiniciei o PC ainda pois não sei se ele vai ligar de novo, com tantos erros :-\

---
Editado pela moderação, regras:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html
« Última modificação: 22 de Junho de 2016, 10:49 por irtigor »
PINKIE IS MAGIC! YAY!

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:Eu 'sinto' que fiz uma cagada muito grande... [Lubuntu 16 - Xenial]
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2016, 12:28 »
Olá, certo tempo atrás me aconteceu o mesmo fato de não conseguir modificar arquivos. Por fim resolvi formatar já que não havia encontrado uma solução, porém, dei uma pesquisada e talvez posso te ajudar. Já vou avisando que sou novo no Linux, portanto meu conhecimento não é vasto, caso algum membro com mais experiencia veja algum erro meu durante o tópico me avise. E também caso mais alguém queira ajudar seria bom.

Como você disse há problemas de permissões, coloque esse comando no terminal: ls -la

Ali será mostrado as permissões, copie e cole aqui no fórum o que aparecer no terminal para que possa ser analisado.



Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Eu 'sinto' que cometi um erro: sistema somente leitura... [Lubuntu 16 - Xenial]
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2016, 22:13 »
Olá Drakhan,
Tem pouca informação pra gente te ajudar...
A gente precisaria saber o que vc estava fazendo, e se houve ou não algum erro no acesso ao disco.

Pra registro, a maioria das distribuições monta o sistema de arquivos raiz com a opção "errors=remount-ro", que significa que se, a qualquer momento, o sistema perceber inconsistência no sistema de arquivos raiz, ele será remontado em modo R/O para verificação. Mas tem tantas formas do erro aparecer, que não tem nem como te indicar um "quando isso acontecer, faz isso ou faz aquilo".

Mas, a esta altura do campeonato, o melhor que você pode fazer é satisfazer nossa curiosidade e dizer o que aconteceu quando vc finalmente tomou coragem e reiniciou o sistema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Eu 'sinto' que cometi um erro: sistema somente leitura... [Lubuntu 16 - Xenial]
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2016, 17:59 »
Se o sistema está UP, mostre ao fórum a saída desses comandos abaixo, para que o mesmo comece a entender o seu problema:


Código: [Selecionar]
sudo lshw -short

Código: [Selecionar]
ls -l
Entendendo:
Citar
    4 = Permissão de Leitura(r)
    2 = Permissão de Escrita (w)
    1 = Permissão de Execução (x)
    7 = Permissão de Leitura (r) + Permissão de Escrita (w) + Permissão de Execução (x)

Agora uma recomendação de leitura quanto a permissões no Linux:
Lendo as permissões dos arquivos Linux

Espero estar sendo útil de alguma forma.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto