Autor Tópico: Atualização do ubuntu em pen-drive (NÃO É LIVE-CD)  (Lida 3447 vezes)

Offline vargas-pa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Atualização do ubuntu em pen-drive (NÃO É LIVE-CD)
« Online: 22 de Junho de 2016, 11:12 »
Olá... Fiquei alguns anos distante do UBUNTU em razão do uso de alguns aplicativos no mestrado que requeriam o SO windows...
Resolvi voltar agora, instalei no meu note mas também instalei em um pen-drive, para carregar o SO sempre comigo... Já tinha feito isso quando usava o ubuntu em 2005... Agora comprei um Kingston 3.0 de 128 gb... todavia, ao contrário de anos atrás achei que o ubuntu ficou bem lento, eu imaginava que ficaria mais rápido em razão do USB 3.0 e taxa de transmissão melhor... Substitui pela versão de 32 bits e melhorou um pouco, além de melhorar a compatibilidade com mais máquinas...

Todavia, li em um forum que com o SO instalado no pendrive eu não poderia atualizá-lo a não ser que desligasse o HD... mas não dava maiores explicações, apenas a recomendação... agora estava tentando instalar o chrome, everpad e outros aplicativos e em todos aparecia a mensagem "E: Impossível encontrar o pacote (aplicativo que estava tentando instalar)"... Li no forum que um apt-get upgrade poderia resolver... Toquei-lhe o comando e junto com o enter lembrei da recomendação "não atualize o so quando instalado em um pen drive"  :D

Gostaria de saber:
1 ) Alguém pode me explicar porque não posso atualizar o so quando ele roda a partir do pen-drive? E o que vai acontecer agora que utilizei o comando, ele vai interferir no HD principal ao invés do pen-drive?
2) Será que não conseguir instalar praticamente nenhum app tem a ver com ele estar rodando no pendrive? (esqueci de falar, só consigo instalar via terminal, os pacotes .deb rodados a partir da central de aplicativos não instalam de jeito nenhum)

Offline vargas-pa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Atualização do ubuntu em pen-drive (NÃO É LIVE-CD)
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2016, 12:39 »
Está há horas atualizando... será que é isso que ocorre quando atualiza o sistema pelo pendrive??? fica infinitamente atualizando???  :P :P :P

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Atualização do ubuntu em pen-drive (NÃO É LIVE-CD)
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2016, 11:10 »
Olá @vargas-pa,
Eu tenho um pendrive com o Kubuntu instalado, que realmente é uma instalação completa.
Eu posso atualizá-lo normalmente, pois ele é uma partição Ext4 com os arquivos necessários pra subir um sistema de 32bits.
Normalmente não se faz a instalação assim, o que se faz é criar uma partição no pendrive com a imagem ISO em conjunto com uma segunda particao para "persistência de dados".
Nesse modelo realmente não se deve tentar atualizar o sistema pois senão corrompe a imagem.

Sobre meu pendrive, atualizei recentemente para o Kubuntu 14.04, precisei forçar um pouco para o boot funcionar mas no fim consegui deixar o Grub do jeito que eu queria.
Como o HD do meu note pifou, tenho usado direto o pendrive em casa. Estou notando uma lentidão forte no acesso a algumas pastas, principalmente as relacionadas ao "apt". Talvez eu tenha que melhorar as configurações de cache e/ou ramdisks.

Enviado de meu SM-G316M usando Tapatalk

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D