Autor Tópico: Wireless lento e instável - Ubuntu 14.04 pré-instalado Dell Latitude 3470  (Lida 15809 vezes)

Offline victorgama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Olá pessoal,

Sou novo aqui no fórum.  Depois de experimentar o Ubuntu por algum tempo, decidi-me migrar em definitivo para ele, comprando uma máquina nova com o sistema pré-instalado, a fim de não enfrentar problemas com hardware.

Infelizmente, logo ao estrear o computador, a  conexão wireless passou a apresentar instabilidade  e lentidão, o que nunca aconteceu e não tem acontecido com os demais aparelhos conectados. No cabo segue perfeita.

A máquina é um notebook Dell Latitude 3470, que vem com com uma placa wireless Dell Wireless 1820 802 AC + Bluetooth 4.0, 2.4 & 5.0 GHz, 2x2.  No Ubuntu, ela é reconhecida como Qualcomm  Atheros DW1820b. Estou usando a  versão do  Ubuntu 14.04 pré-instalada e com os drivers que já vieram de fábrica.

O suporte da Dell não atende Ubuntu e como solução ofereceu a troca da placa. Se não for possível solucionar, penso em devolver o notebook.  Alguém poderia me ajudar?

Abaixo segue algumas infos obtidas no terminal.
Muito obrigado,
Victor

Código: [Selecionar]
*-network               
       descrição: Interface sem fio
       produto: QCA6174 802.11ac Wireless Network Adapter
       fabricante: Qualcomm Atheros
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:01:00.0
       nome lógico: wlan0
       versão: 32
       serial: 68:14:01:a6:47:4d
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuração: broadcast=yes driver=ath10k_pci driverversion=3.19.0-64-generic firmware=WLAN.RM.2.0-00088-QCARMSWPZ-1 ip=192.168.0.18 latency=0 link=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11abgn
       recursos: irq:127 memória:d1000000-d11fffff
  *-network
       descrição: Ethernet interface
       produto: RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller
       fabricante: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:02:00.0
       nome lógico: eth0
       versão: 0c
       serial: f4:8e:38:e3:b7:65
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress msix vpd bus_master cap_list ethernet physical
       configuração: broadcast=yes driver=r8169 latency=0 multicast=yes
       recursos: irq:126 porta de E/S:e000(tamanho=256) memória:d1204000-d1204fff memória:d1200000-d1203fff

Código: [Selecionar]
lo        no wireless extensions.

wlan0     IEEE 802.11abgn  ESSID:"net virtua201 fatima" 
          Mode:Managed  Frequency:2.452 GHz  Access Point: 84:A4:23:A0:39:CA   
          Bit Rate=1 Mb/s   Tx-Power=20 dBm   
          Retry short limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Power Management:on
          Link Quality=70/70  Signal level=-23 dBm 
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:5887  Invalid misc:188   Missed beacon:0

eth0      no wireless extensions.

Código: [Selecionar]
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW f4:8e:38:e3:b7:65 
          endereço inet6: fe80::f68e:38ff:fee3:b765/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:18293 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:17699 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:16166733 (16.1 MB) TX bytes:2452461 (2.4 MB)

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:65536  Métrica:1
          pacotes RX:9666 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:9666 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:1262590 (1.2 MB) TX bytes:1262590 (1.2 MB)

wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW 68:14:01:a6:47:4d 
          inet end.: 192.168.0.18  Bcast:192.168.0.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: 2804:14d:5ce1:9733::b/128 Escopo:Global
          endereço inet6: 2804:14d:5ce1:9733:6a14:1ff:fea6:474d/64 Escopo:Global
          endereço inet6: 2804:14d:5ce1:9733:4190:bb86:b2bf:b3e4/64 Escopo:Global
          endereço inet6: fe80::6a14:1ff:fea6:474d/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:172990 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:157897 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:242751862 (242.7 MB) TX bytes:15845479 (15.8 MB)


Código: [Selecionar]
1: dell-wifi: Wireless LAN
Soft blocked: no
Hard blocked: no
2: phy0: Wireless LAN
Soft blocked: no
Hard blocked: no

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Wireless lento e instável - Ubuntu 14.04 pré-instalado Dell Latitude 3470
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2016, 15:57 »
Qual é o seu roteador e a que distância você está trabalhando dele?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline victorgama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Wireless lento e instável - Ubuntu 14.04 pré-instalado Dell Latitude 3470
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2016, 16:01 »
É um roteador da NET Virtua, provedora de minha internet. A conexão apresenta  uma leve melhora se coloco o notebook ao seu lado, mas  continua instável e lenta. No local onde uso normalmente, um outro laptop funciona sem problemas.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Wireless lento e instável - Ubuntu 14.04 pré-instalado Dell Latitude 3470
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2016, 16:53 »
Os roteadores das operadoras, via de regra, são ruins, mas deveria melhorar mais, quando trabalhando perto.
Citar
wlan0     IEEE 802.11abgn  ESSID:"net virtua201 fatima"
          Mode:Managed  Frequency:2.452 GHz  Access Point: 84:A4:23:A0:39:CA   
          Bit Rate=1 Mb/s   Tx-Power=20 dBm   
          Retry short limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Power Management:on
          Link Quality=70/70  Signal level=-23 dBm
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:5887  Invalid misc:188   Missed beacon:0
Essa saída indica que está havendo muita interferência no sinal.
Tem muitas redes Wifi por perto?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline victorgama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Wireless lento e instável - Ubuntu 14.04 pré-instalado Dell Latitude 3470
« Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2016, 16:56 »
É um roteador da NET Virtua, provedora de minha internet. A conexão apresenta  uma leve melhora se coloco o notebook ao seu lado, mas  continua instável e lenta. No local onde uso normalmente, um outro laptop funciona sem problemas.

Fiz alguns testes com o youtube. Vídeos em alta  definição  chegam a carregar mais rápido quando mais próximos do roteador, e chegam a parar quando longe. Parece que há algo relacionado a distância do roteador mesmo. Ainda assim quando estou perto do roteador não alcanço a velocidade de quando estou conectado por cabo, e as vezes a conexão é interrompida.  O que poderia  ser?
Obrigado

Offline victorgama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Wireless lento e instável - Ubuntu 14.04 pré-instalado Dell Latitude 3470
« Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2016, 16:56 »
Os roteadores das operadoras, via de regra, são ruins, mas deveria melhorar mais, quando trabalhando perto.
Citar
wlan0     IEEE 802.11abgn  ESSID:"net virtua201 fatima"
          Mode:Managed  Frequency:2.452 GHz  Access Point: 84:A4:23:A0:39:CA   
          Bit Rate=1 Mb/s   Tx-Power=20 dBm   
          Retry short limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Power Management:on
          Link Quality=70/70  Signal level=-23 dBm
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:5887  Invalid misc:188   Missed beacon:0

Essa saída indica que está havendo muita interferência no sinal.
Tem muitas redes Wifi por perto?

Sim, muitas!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Wireless lento e instável - Ubuntu 14.04 pré-instalado Dell Latitude 3470
« Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2016, 17:54 »
É um motivo pra problemas. Sugestão... use o aplicativo "Wifi Analiser", para Android, e veja se há algum canal que esteja menos congestionado.
No momento, parece que seu roteador está usando o canal 9 (2452MHz); você pode escolher entre o canal 1 e o 11.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline victorgama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Wireless lento e instável - Ubuntu 14.04 pré-instalado Dell Latitude 3470
« Resposta #7 Online: 05 de Julho de 2016, 19:40 »
Alterei o canal para 11 e tirei a seleção de banda de "automático" para B/G (2.5mhz).  Isto fez com  que a rede melhorasse um pouco; contudo continua oscilando a velocidade e as vezes as paginas nao carregam (mas com menos frequencia que antes).

Agora, não havia opção para trabalhar apenas em banda N, que é suportado pela minha placa e que acredito que melhoria a força da conexão. Haveria alguma forma, ou comando do terminal para verificar isto e forçar ativar este modo?

Muito obrigado pela ajuda, já me deixou um pouco mais aliviado.

Abraço

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Wireless lento e instável - Ubuntu 14.04 pré-instalado Dell Latitude 3470
« Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2016, 20:38 »
Alterei o canal para 11 e tirei a seleção de banda de "automático" para B/G (2.5mhz).  Isto fez com  que a rede melhorasse um pouco; contudo continua oscilando a velocidade e as vezes as paginas nao carregam (mas com menos frequencia que antes).

Agora, não havia opção para trabalhar apenas em banda N, que é suportado pela minha placa e que acredito que melhoria a força da conexão. Haveria alguma forma, ou comando do terminal para verificar isto e forçar ativar este modo?

Muito obrigado pela ajuda, já me deixou um pouco mais aliviado.

Abraço

Como eu disse antes... os modems WiFi das operadoras são todos ruins. Uma forma de melhorar seria desativar a função WiFi dele e usar um roteador seu.
O que eu te recomendo é usar qualquer opção que ofereça o padrão N, desde que o modem seja compatível. Se não for, vale mais a pena investir no seu próprio roteador WiFi mesmo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Wireless lento e instável - Ubuntu 14.04 pré-instalado Dell Latitude 3470
« Resposta #9 Online: 05 de Julho de 2016, 21:39 »
Se me permitem "palpitar", assim não dá, comprar um computador da Dell com o Ubuntu pré-instalado há a "obrigação" de que tudo funcione muito "pianinho", realmente sem nenhuma dificuldade.

Penso que precisa fazer mesmo como o /zekkerj/ disse:

1) Arrume um roteador decente (para uso doméstico é algo que custa barato), altere o modem da Net pra o modo bridge e veja se a conexão wireless vai para um padrão bastante bom;

2) Monte um live-iso (pendrive ou cdrom) com a versão 16.04 do Ubuntu e faça o teste de qualidade da conexão;

3) Experimente com o kernel 4.6 e também avalie a qualidade da conexão.

Se ainda assim não ficou excelente a conexão wireless, então enquanto é tempo, devolva o equipamento para que troquem a placa, pelo menos é o que eu faria. A Dell é a melhor referência que se pode ter para montar PC com Linux embarcado e fugir dos problemas de hardware incompatível, então tendo usado esse caminho de aquisição, que é o melhor e mais seguro, há a obrigação de que o equipamento realmente funcione tudo muito bem.


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Wireless lento e instável - Ubuntu 14.04 pré-instalado Dell Latitude 3470
« Resposta #10 Online: 06 de Julho de 2016, 01:49 »
Voltando no tópico, já houve aqui no Fórum registro de dificuldade com essa específica placa wireless da Qualcomm QCA6174, num notebook montado pela Dell, originalmente com Windows que o usuário apagou integralmente e instalou Ubuntu, no que naquele caso a wireless simplesmente não funcionava. Na época, pelo que então vi, a questão estava relacionada ao firmware do dispositivo.

Naquele caso, no dmesg da instalação aparecia (era um Dell Inspiron 15 5000 Series com Ubuntu 14.04):

ath10k_pci 0000:02:00.0: cloul not fetvh firmwere file 'ath10k/QCA6174/hm3.0/firmware-5.bin': -2

No caso presente do notebook do /victorgama/, diferentemente, como já foi montado e instalado Ubuntu de fábrica diretamente pelo pessoal da Dell, certamente contornaram o problema com a solução provisoriamente disponível (um workaround).

Há um tópico tratando especificamente dessa questão:


Qualcomm Atheros wireless card [168c:003e] (rev 32) not supported

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux-firmware/+bug/1520343?comments=all

Basicamente a questão é que houve um novo release da placa wireless e ainda não havia um novo firmware para essa nova revisão, então o kernel não localizava o firmware e a solução era copiar o firmware da revisão anterior para o diretório onde o kernel esperava encontrar e, assim, a placa passava a funcionar, embora certamente não em toda a sua potencialidade, na essência a questão é essa.

No tópico acima mencionado o workaround consta no post #22.

Entretanto, pela que lá consta, posteriormente (em 17/03/2016) a solução definitiva veio com a introdução do kernel 4.5.0 (atualmente já deve estar também incorporado no kernel 4.6), mencionado da seguinte forma:

WARNING: You need at least kernel 4.5.0 for the following new fix to work, else refer to the old method described in post #22

Assim sendo, o que suponho é que o pessoal da Dell que montou o notebook do /victorgama/ usando o Ubuntu 14.04 é bem possível que tenham usado aquele workaround, já que essa versão, a 14.04, trabalha com uma série menor do kernel (série 3) que não contempla a atualização do firmware.

Isso posto, o que eu faria, para testar a hipótese, seria manter a instalação original do Ubuntu feita pela Dell (até para ter um comparativo posterior), abrir uma partição adicional no disco e nessa nova partição instalar em dual boot o Ubuntu 16.04, verificar a configuração da wireless com o kernel 4.2 e, em seguida, instalar o kernel 4.6 nele. Concretamente tenho aqui uma instalação da 16.04 rodando sob o kernel 4.6 e está funcionando muito bem.

:~$ cat /etc/lsb-release
DISTRIB_ID=Ubuntu
DISTRIB_RELEASE=16.04
DISTRIB_CODENAME=xenial
DISTRIB_DESCRIPTION="Ubuntu 16.04 LTS"
:~$

:~$ uname -srv
Linux 4.6.0-040600-generic #201606100558 SMP Fri Jun 10 10:01:15 UTC 2016
:~$

Essa solução não invalida aquela questão inicial que é sair do modem da Net passando-o para bridge e colocar um roteador decente em dhcp, pois de uma forma ou de outra essa providência, por si só, também irá contribuir para a melhoria da qualidade da conexão.

Acho que é isso.


« Última modificação: 06 de Julho de 2016, 02:55 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Wireless lento e instável - Ubuntu 14.04 pré-instalado Dell Latitude 3470
« Resposta #11 Online: 06 de Julho de 2016, 10:16 »
Pra registro, também tenho um notebook Dell com Ubuntu pré-instalado e funciona muito bem aqui em casa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline victorgama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Wireless lento e instável - Ubuntu 14.04 pré-instalado Dell Latitude 3470
« Resposta #12 Online: 06 de Julho de 2016, 10:36 »
zekkerj e druidaobelix, muito obrigado pelo suporte!

Eu havia feito as modificações na banda e canal no próprio Ubuntu, mas elas não se mantém ao reiniciar o sistema. Vou investir em melhorar minha rede interna, mas considerando que ela não é a principal responsável pelo mal funcionamento do meu wireless já que outros dispositivos a acessam muito bem. Eu apenas consigo usar o wireless sem me aborrecer se estiver com o notebook ao lado do roteador.

Também seguindo as recomendações, testei a 16.04 pelo live USB e a instalei, mas o wireless sequer foi reconhecido. Instalei o kernel 4.62 e o problema continou. Fiz então os procedimentos descritos no link que você postou, e também não funcionou.

Sou ignorante, ainda, em linux, e  não sei mais como  proceder. Infelizmente a Dell me vendeu um sistema na gambiarra e vou conversar com eles sobre uma possível solução, que pode ser que a troca da placa, principalmente se for de outro modelo. Ainda ficarei na expectativa que versões futuras do Ubuntu rodem bem neste notebook, caso eu siga com ele.

Muito obrigado pessoal! Se ainda tiverem soluções, por favor avisem.

Abraço,
Victor

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Wireless lento e instável - Ubuntu 14.04 pré-instalado Dell Latitude 3470
« Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2016, 13:18 »
zekkerj e druidaobelix, muito obrigado pelo suporte!

Eu havia feito as modificações na banda e canal no próprio Ubuntu, mas elas não se mantém ao reiniciar o sistema. Vou investir em melhorar minha rede interna, mas considerando que ela não é a principal responsável pelo mal funcionamento do meu wireless já que outros dispositivos a acessam muito bem. Eu apenas consigo usar o wireless sem me aborrecer se estiver com o notebook ao lado do roteador.
Essas alterações devem ser feitas no roteador, não no Ubuntu.
E sinto te informar, mas esse é sim o seu principal  problema. Você apenas não havia sentido ainda, mas é reclamação constante em outros fóruns.
Citar
Sou ignorante, ainda, em linux, e  não sei mais como  proceder. Infelizmente a Dell me vendeu um sistema na gambiarra e vou conversar com eles sobre uma possível solução, que pode ser que a troca da placa, principalmente se for de outro modelo. Ainda ficarei na expectativa que versões futuras do Ubuntu rodem bem neste notebook, caso eu siga com ele.

Muito obrigado pessoal! Se ainda tiverem soluções, por favor avisem.

Abraço,
Victor
Como eu disse, eu também tenho um note Dell (Inspirion) e não tenho absolutamente nenhum problema com ele.
Reforço a dica de parar de usar o Wifi do modem da Net, esse aparelho não presta.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
ue n
« Resposta #14 Online: 06 de Julho de 2016, 15:25 »
Também seguindo as recomendações, testei a 16.04 pelo live USB e a instalei, mas o wireless sequer foi reconhecido. Instalei o kernel 4.62 e o problema continou. Fiz então os procedimentos descritos no link que você postou, e também não funcionou.

Que não iria reconhecer a placa wireless na versão 16.04 padrão era esperado, porque essa versão usa o kernel 4.2 e depois atualiza para o 4.4 e, como dito lá naquele link mencionado, a correção só veio na versão 4.5 do kernel.

Entretanto, curioso, imaginava que usando o kernel da série 4.6 fosse ao menos reconhecer sem necessidade de nenhum ajuste adicional, já que se o novo firmware está incorporado ao kernel 4.5, possivelmente também já está na versão seguinte.

Você diz que testou com a 4.6.2, mas como fez isso?
Normalmente num live-pendrive não é possível instalar uma nova versão de kernel, pois após a instalação é gerada uma nova entrada no grub e então é necessário reiniciar o sistema para de fato utilizar o novo kernel instalado.
Fez isso? Verificou se realmente estava usando o kernel novo fazendo o comando [ uname -a ] ?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.