Autor Tópico: Formatação sem a perda de dados.  (Lida 2063 vezes)

Offline MarcosUbuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Formatação sem a perda de dados.
« Online: 15 de Julho de 2016, 13:45 »
 Olá galera!

 Bom, é o seguinte. Possuo ubuntu 14.04, instalado em um HD  de 500GB. E  Ruindows 7 instalado num HD de 40GB.
  Eu gostaria de formatar o Ubuntu e o Ruindows, porém não possuo HD externo e muito menos espaço para backup. Em uma das partições do Ubuntu tem espaço de sobra, porem não consigo alterar o volume, pois o mesmo está montado pelo sistema, ou seja, precisaria dessa partição para salvar os arquivos durante a formatação.

 Resumindo: Preciso de um espaço neste HD de 500GB (ubuntu) para salvar todo o backup desde o ubuntu até o Windows. Após formatação eu retornaria os arquivos no devido lugar.
 OBS: Eu pretendo colocar o HD 40GB como UBUNTU e o HD 500GB para o Windows. Por isso o motivo da formatação.
 Alguma dica?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Formatação sem a perda de dados.
« Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2016, 23:19 »
Na verdade isso é bastante fácil de ser feito, entretanto, formatar disco, instalar sistema, alterar partição e coisas semelhantes sem um backup externo evidentemente não é recomendável, sempre haverá um risco inerente, nem que seja um simples momento de distração e fazer um bobagem qualquer. Assim, se for possível, salve o que houver de arquivos pessoais (fotos, vídeos, documentos autorais, etc, enfim arquivos únicos e insubstítuíves) nem que seja usando um serviço online, "in cloud", "nas nuvens" como se diz modernamente, tal como o Driver do Google, o OneDrive da Microsoft e exitem vários outros gratuitos no mercado, até mesmo um pendrive "grandão' é melhor que nada, embora pendrive não seja midia recomendável para backup pela própria fragilidade da midia.

Isso posto, se ainda assim quiser fazer é por sua conta e risco, apenas alerto que se alguma coisa der errado não insista agravando o erro, principalmente não sobrescreva nada no disco e se pode tentar recuperar os arquivos perdidos através do Testdisk, que é bastante eficiente nisso, porém o essencial é não sobrescrever no disco.

Vamos adiante, a opção mais fácil e mais prática é simplesmente subir o sistema por um live-iso (pendrive ou cdrom)

Ao subir o live-iso se o disco estiver montado em razão de swap, desligue a partição swap

Código: [Selecionar]
sudo swapoff -a

Você diz que no hd onde se encontra o Ubuntu há bastante espaço, pois bem, use o gparted para redimensionar a partição onde atualmente se encontra o Ubuntu, reduzindo-a e criando ao lado uma outra partição para onde possa copiar os arquivos, enfim, a partir daí são várias as possibilidades, dependendo do espaço livre realmente existente, como por exemplo, criar uma partição ext4 para os arquivos pessoais do Ubuntu e um outro espaço para ser criada uma partição ntfs pelo Windows.

Apenas observe a seguinte regra geral: criar ou alterar partição no Ubuntu se faz com o gparted; criar ou alterar partição no Windows se faz com o software próprio dele, com o aplicativo gerenciador de disco próprio dele, enfim, cada sistema deve usar seu próprio gerenciador disco, não tente criar ou redimensionar partição ntfs usando ferramenta do Linux, não vai dar certo, use o utilitário de Gerenciamento de Disco do Windows (diskmgmt.msc).

Uma observação final: desligue o serviço de hibernação do Windows antes de fazer quaisquer alterações.
« Última modificação: 15 de Julho de 2016, 23:24 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.