Autor Tópico: Dual Boot com Win10 - Ubuntu não inicializa [RESOLVIDO]  (Lida 11810 vezes)

Offline danielbendavi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 324
    • Ver perfil
Dual Boot com Win10 - Ubuntu não inicializa [RESOLVIDO]
« Online: 08 de Agosto de 2016, 10:36 »
Olá pessoal!

Eu uso o Win 10 com o Ubuntu 15.10 em dual boot (como não consegui fazer o grub funcionar, eu apertava o F12 quando queria inicializar no Ubuntu). No entanto, semana passada recebei alguma atualização no Ubuntu que simplesmente impede o Ubuntu de inicializar - eis o que acontece:

Eu aperto F12 e aparece as oções de inicialização - o Ubuntu está ali

Se eu selecionar o Ubuntu, ele simplesmente vai para o Windows, e nada de carregar o Ubuntu.

Quais são minhas oções? Reinstalar o Ubuntu na partição do meu HD destinada a ele?

Só para constar: quando instalei ele aqui, eu separei uma parte do HD para ele, e esta parte não é reconhecida pelo Win10.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2016, 10:24 por danielbendavi »

Offline gutosoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Dual Boot com Win10 - Ubuntu não inicializa
« Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2016, 00:41 »
Bom, se você tem Windows 10 é porque sua Bios é UEFI, logo, seu Windows criou uma partição de inicialização EFI que é utilizada para inicializar o Windows. Provavelmente você instalou o ubuntu sem colocar o boot loader (grub) na mesma partição EFI do Windows que deve ser sda1 (provavelmente).
Para resolver isso basta você iniciar o live cd ou pendrive com ubuntu e executar o boot repair, abra o terminal e coloque:

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install -y boot-repair && boot-repair
Feito isso siga as intruções do boot-repair para recuperar seu grub.






Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dual Boot com Win10 - Ubuntu não inicializa
« Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2016, 02:37 »
Citar
[...] se você tem Windows 10 é porque sua Bios é UEFI, logo, seu Windows criou uma partição de inicialização EFI que é utilizada para inicializar o Windows.

Então, /gutosoni/,

Se me permite uma observação, essa afirmação não necessariamente é verdadeira.

A instalação do Windows 10 **não** requer que o setup seja UEFI, pode perfeitamente ser instalado sem nenhum problema num setup de BIOS convencional.

Assim sendo, o fato de ter instalado o Windows 10 no sistema não implica que necessariamente haja uma partição EFI.

Até pode ser mesmo que o sistema dele seja de fato UEFI, porém não se pode deduzir isso pelo simples fato de ter o Windows 10 instalado.

O caminho que você aponta pode, sim, funcionar, porém é melhor antes verificar o concreto particionamento do disco e ainda as demais informações sobre o bootloader do sistema.

Creio que o melhor caminho é instalar no live-pendrive o boot-repair da forma como você disse, porém inicialmente usar a função do Bootinfo, o qual irá gerar um relatório detalhado do disco e das partições nele contidas, o qual deverá ser subido para o pastebin dele, informando aqui no tópico a url para que se possa acessar e analisar o que de fato há lá, antes de fazer qualquer alteração.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2016, 02:39 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline gutosoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Dual Boot com Win10 - Ubuntu não inicializa
« Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2016, 19:58 »
Citar
[...] se você tem Windows 10 é porque sua Bios é UEFI, logo, seu Windows criou uma partição de inicialização EFI que é utilizada para inicializar o Windows.

Então, /gutosoni/,

Se me permite uma observação, essa afirmação não necessariamente é verdadeira.

A instalação do Windows 10 **não** requer que o setup seja UEFI, pode perfeitamente ser instalado sem nenhum problema num setup de BIOS convencional.

Assim sendo, o fato de ter instalado o Windows 10 no sistema não implica que necessariamente haja uma partição EFI.

Até pode ser mesmo que o sistema dele seja de fato UEFI, porém não se pode deduzir isso pelo simples fato de ter o Windows 10 instalado.

O caminho que você aponta pode, sim, funcionar, porém é melhor antes verificar o concreto particionamento do disco e ainda as demais informações sobre o bootloader do sistema.

Creio que o melhor caminho é instalar no live-pendrive o boot-repair da forma como você disse, porém inicialmente usar a função do Bootinfo, o qual irá gerar um relatório detalhado do disco e das partições nele contidas, o qual deverá ser subido para o pastebin dele, informando aqui no tópico a url para que se possa acessar e analisar o que de fato há lá, antes de fazer qualquer alteração.
Você tem razão, me precipitei ao escrever isso. Quando terminei de escrever eu ia corrigir exatamente isso, mas fiquei com preguiça de editar.
Eu parti da ideia de que ele tinha feito uma atualização do Win 8 ou comprado PC novo (nova licença).
Independente dele ser ou não UEFI, o boot-repair da conta desse erro. Flw!

Offline danielbendavi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 324
    • Ver perfil
Re:Dual Boot com Win10 - Ubuntu não inicializa
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2016, 11:48 »
Bom dia pessoal! Só agora tive tempo de ver a ajuda de vocês, e estou aqui fazendo um pen drive botável do 16.04.1.

Como eu disse antes, eu entrava do Ubuntu via F12, e então selecionava o Ubuntu para inicializar o note. No entanto, mesmo que eu siga este caminhi, e selecione o Ubuntu, o mesmo não carrega e automaticamente abre o Windows.

Vamos ver se eu consigo aqui!

Offline danielbendavi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 324
    • Ver perfil
Re:Dual Boot com Win10 - Ubuntu não inicializa
« Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2016, 18:44 »
Entao, passei o boot repair e deu isso

http://paste2.org/IX38VA7C

O que faco, passo o boot repair e vejo se consigo?

Offline danielbendavi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 324
    • Ver perfil
Re:Dual Boot com Win10 - Ubuntu não inicializa
« Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2016, 18:52 »
Uma pergunta: eu coloquei aqui para instalar o Ubuntu, e ele detectou a minha versão anterior (15.10) instalado ao lado do win10. Me ofereceu 3 opções:

Atualizar o 15.10 para o 16.04 é manter documentos.

Apagar o 15.10 e reinstalar (apagando tudo o que tinha no 15.10)

Apagar disco e reinstalar o Ubuntu.

No caso de eu selecionar a primeira ou segunda opção, isso recuperaria meu Ubuntu, sem apagar o Win10? Lembrando que como não conseguir arrumar o grub antes, eu ligava automaticamente no Windows OU, no caso de usar o Ubuntu, eu precisava apertar F12 e então selecionar qual sistema carregar.

Offline gutosoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Dual Boot com Win10 - Ubuntu não inicializa
« Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2016, 19:14 »
Uma pergunta: eu coloquei aqui para instalar o Ubuntu, e ele detectou a minha versão anterior (15.10) instalado ao lado do win10. Me ofereceu 3 opções:

Atualizar o 15.10 para o 16.04 é manter documentos.

Apagar o 15.10 e reinstalar (apagando tudo o que tinha no 15.10)

Apagar disco e reinstalar o Ubuntu.

No caso de eu selecionar a primeira ou segunda opção, isso recuperaria meu Ubuntu, sem apagar o Win10? Lembrando que como não conseguir arrumar o grub antes, eu ligava automaticamente no Windows OU, no caso de usar o Ubuntu, eu precisava apertar F12 e então selecionar qual sistema carregar.
Olá Daniel
Você tem que escolher a opção recomendada do boot-repair e seguir as etapas descritas, ele vai mandar você executar alguns comandos no terminal.

Como eu supus você atualizou do Windows 8, a sua partição sda2 é que inicializa o Windows 10. Quando for fazer uma instalação de alguma distro recomendo seguir o modo manual (avançado), faça 3 partições: Raiz ( / ); Swap e /home . Você pode deixar 50 Gb para raiz; 2Gb para Swap e o restante para /home e por último o carregador de inicialização na partição sda2 (EFI do WIndows).  Dessa forma seu grub será detectado e não vai ter mais esse problema.

Caso queira manter o ubuntu que já está instalado aconselho a utilizar o boot-repair para corrigir esse problema. Depois logue no sistema e atualize para versão 16.04. Ou escolha atualizar para 16.04 e manter documentos.

Offline danielbendavi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 324
    • Ver perfil
Re:Dual Boot com Win10 - Ubuntu não inicializa
« Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2016, 19:20 »
Ola amigo! Então, eu posso tranquilamente, via pen-boot, mandar instalar o 16.04 encima do 15.10? Se fizer isso, ele não vai apagar o Win 10, certo?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dual Boot com Win10 - Ubuntu não inicializa
« Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2016, 15:38 »
Então, /leoperassoli/,

Se bem entendi, você desistiu de tão somente recuperar o boot do sistema instalado e está instalando a nova versão 16.04.

Use a forma **manual** de instalação, onde você pode claramente escolher onde instalar o novo Ubuntu.

O disco e partições aí existente são essas:

Drive: sda ______________________________________________
Disk /dev/sda: 465.8 GiB, 500107862016 bytes, 976773168 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes
Disklabel type: gpt

Partition  Boot  Start Sector    End Sector  # of Sectors  Id System

/dev/sda1                   1   976,773,167   976,773,167  ee GPT


GUID Partition Table detected.

Partition  Attrs   Start Sector    End Sector  # of Sectors System
/dev/sda1      R          2,048       821,247       819,200 Windows Recovery Environment (Windows)
/dev/sda2               821,248     1,435,647       614,400 EFI System partition
/dev/sda3             1,435,648     1,697,791       262,144 Microsoft Reserved Partition (Windows)
/dev/sda4             1,697,792   901,060,607   899,362,816 Data partition (Windows/Linux)
/dev/sda5      R    943,003,648   943,720,447       716,800 Windows Recovery Environment (Windows)
/dev/sda6      R    943,720,448   976,773,119    33,052,672 Windows Recovery Environment (Windows)
/dev/sda7           901,060,608   912,779,263    11,718,656 Swap partition (Linux)
/dev/sda8           912,779,264   943,003,647    30,224,384 Data partition (Linux)


Assim sendo, a nova instalação precisa ser direcionado para ocorrer em sda8, qualquer outra coisa vai estragar e/ou destruir o seu Windows.

Naquela tela inicial da instalação que pergunta onde instalar o grub (bootloader), você deve direcionar para que seja instalado em /dev/sda2, que é a partição EFI.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline danielbendavi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 324
    • Ver perfil
Re:Dual Boot com Win10 - Ubuntu não inicializa
« Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2016, 17:04 »
Eu ainda não tive tempo de mexer esta semana, mas vou recuperar o grub sim. Minha questão era se ao selecionar instalar o 16.04 via pen, se automaticamente ele ocuparia o espaço então já usado pelo 15.10.


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dual Boot com Win10 - Ubuntu não inicializa
« Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2016, 18:02 »
Eu ainda não tive tempo de mexer esta semana, mas vou recuperar o grub sim. Minha questão era se ao selecionar instalar o 16.04 via pen, se automaticamente ele ocuparia o espaço então já usado pelo 15.10.

Note que o caminho natural é mesmo migrar para uma outra versão do Ubuntu instalada, mesmo porque o suporte para a versão 15.10 já se encerrou, não há mais manutenção.

Se for possível e conveniente, sempre é melhor uma instalação "limpa" (=clean), uma instalação nova, embora não haja impedimento absoluto que se faça um upgrade a partir da versão já existente, porém tem a desvantagem de carregar consigo eventuais dificuldades da instalação anterior.

Agora é ir para qualquer uma das duas versões LTS (suporte de longo prazo) ativas, que são a 14.04.5, bastante testada e estável ou ainda a mais recente 16.04.1, recém lançada e, por isso, amadurecendo.

Na identificação numérica das versões os dois primeiros números referem-se ao ano, os dois últimos ao mês, assim, 14.04 é lançamento de abril de 2014, e então 15.10 é lançamento em outubro de 2015 e assim por diante. O terceiro e último número, quando existe, refere-se ao release.

Versões LTS são suportadas por 5 anos, versões  chamadas Regular (=Provisória) são suportadas por 9 meses.

Para entender melhor o calendário geral de validade e suporte de todas as versões

Ubuntu releases calendar

https://wiki.ubuntu.com/Releases

Complementarmente também esse:

https://wiki.ubuntu.com/LTS
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline danielbendavi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 324
    • Ver perfil
Re:Dual Boot com Win10 - Ubuntu não inicializa [RESOLVIDO]
« Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2016, 10:25 »
Pessoal, obrigado mesmo pela ajuda! Só gostaria de perguntar qual o comando para atualizar o 15.10 para o 16.04.

Valeu mesmo!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dual Boot com Win10 - Ubuntu não inicializa [RESOLVIDO]
« Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2016, 11:29 »
[...]qual o comando para atualizar o 15.10 para o 16.04.

Se for fazer uma atualização "não limpa", migrando de uma versão para outra, use o comando:

Código: [Selecionar]
do-release-upgrade
Mas, graficamente, se simplesmente clicar no Atualizador de Programas, também irá executar.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.