Autor Tópico: Problemas com o Geany e dicas de IDE C/C++  (Lida 2397 vezes)

Offline Ssk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Problemas com o Geany e dicas de IDE C/C++
« Online: 13 de Agosto de 2016, 19:53 »
Eu comecei a programar agora(por causa da faculdade), ou seja, sou um iniciante... No laboratório do curso o programa utilizado para escrever as sources e compilar é o Geany, o mesmo qual eu baixei no meu computador pessoal, a princípio estava tudo certo, consigo escrever os códigos normalmente e executá-los pelo programa com o F5.

Mas quando eu abro o executável fora do Geany ele não abre, ou seja, não funciona, alguém sabe o por que?

Além disso será que alguém poderia me recomendar algum IDE de C/C++ bom para o Ubuntu?

Agarwaen

  • Visitante
Re:Problemas com o Geany e dicas de IDE C/C++
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2016, 00:08 »

Bom, vamos lá. Primeiramente: em linux os arquivos executáveis não possuem extensão (diferentemente do windows, por exemplo, que usa a .exe). Para rodar um arquivo executável faça o seguinte: abra o terminal e navegue até o diretório do arquivo que desejas executar e digite o seguinte:
./nome_do_arquivo_executavel
Onde "nome_do_arquivo_executavel" é o nome do arquivo que tu queres rodar.
Quanto a IDE, eu sinceramente não vejo necessidade em utilizar uma IDE para C/C++, mas, caso tu realmente queiras, vejo o NetBeans e o Eclipse como boas opções. Eu prefiro usar o próprio Geany para editar um código um pouco longo, salvar em algum diretório, compilar e executar manualmente pelo terminal. Para outras ocasiões eu utilizo o gedit mesmo.

Espero ter ajudado.