Autor Tópico: Load error enquanto dando boot  (Lida 5684 vezes)

Offline leoperassoli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Load error enquanto dando boot
« Online: 14 de Agosto de 2016, 18:25 »
Como consertar o erro para terminar o boot e formatar o pc

Booting...
     Load error - Load error - Load error - Load error - Load error - _
« Última modificação: 14 de Agosto de 2016, 18:31 por leoperassoli »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Load error enquanto dando boot
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2016, 21:31 »
Como consertar o erro para terminar o boot e formatar o pc

Booting...
     Load error - Load error - Load error - Load error - Load error - _

Não ficou claro o que você estava fazendo ou pretendia fazer.
É muito pouca informação para quem está do lado de cá, sem saber nada de nada do seu computador, do que pretendia instalar, sem estar **vendo** o seu computador, enfim, como dito, nada de nada.   :(

Melhora a informação, quem sabe se possa ajudá-lo.

1) O que é seu computador?
cpu, ram, motherboard, gpu. Marca e modelo, se existirem, podem ajudar.

2) Versão e ambiente do Ubuntu?

3) Contextualize o problema.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, 22:07 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline leoperassoli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Load error enquanto dando boot
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2016, 13:41 »
Desculpe pela falta de informações. :(
Estou tentando formatar um pc antigo de uma pessoa que infelizmente não sabe informar agora as especificações do computador. Poderei fornecer essas imagens mais tarde quando eu voltar para a casa dela.
O erro é esse: http://imgur.com/Y5tOu3Y
Tentei colocar a versão 14.04.4 64 bits. Imagino que esse deva ser o erro pois o computador é relativamente velho e lento. Baixei a versão 32 e vou tentar formatar hoje de novo.
Caso aconteça esse erro novamente volto com mais informações
Obrigado <3

Offline gutosoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Load error enquanto dando boot
« Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2016, 00:00 »
Desculpe pela falta de informações. :(
Estou tentando formatar um pc antigo de uma pessoa que infelizmente não sabe informar agora as especificações do computador. Poderei fornecer essas imagens mais tarde quando eu voltar para a casa dela.
O erro é esse: http://imgur.com/Y5tOu3Y
Tentei colocar a versão 14.04.4 64 bits. Imagino que esse deva ser o erro pois o computador é relativamente velho e lento. Baixei a versão 32 e vou tentar formatar hoje de novo.
Caso aconteça esse erro novamente volto com mais informações
Obrigado <3
Está parecendo ISO mal gravada. Se o PC é antigo, não instale uma distro pesada, prefira uma mais leve com interface XFCE, LXDE ou Mate.

Offline leoperassoli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Load error enquanto dando boot
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2016, 13:08 »
http://kalunga.com.br/prod/computador-omni-100-5010br-athlon-ll-20ghz-2gb-320gb-hp/921067 Esse é o modelo do computador.
Desconfio que não seja ISO mal gravada pois usei no meu computador e funcionou.
Não estou conseguindo baixar LXDE no momento, o site dá erro.  No site do XFCE eu também não acho o lugar para baixar.
Na hora de usar o programa para passar o ISO no pendrive eu seleciono Ubuntu como a opção?
Desculpem por eu ser tão leigo   :P

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Load error enquanto dando boot
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2016, 20:23 »
Baixe a confira os md5sum por aqui, tem tudo:

https://help.ubuntu.com/community/UbuntuHashes

Note que conferir o md5sum do arquivo .iso baixado é mandatório, imprescindível, a imensa maioria dos erros advém daí.

Entretanto, se tiver Linux em algum outro computador acessível, dá para ir um passo adiante e conferir também a gravação feita no live-pendrive.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 20:25 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline leoperassoli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Load error enquanto dando boot
« Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2016, 20:38 »
Desculpe amigo, mas vc poderia me explicar melhor? Sou muito leigo nesse assunto  :(
Muito obrigado

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Load error enquanto dando boot
« Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2016, 20:54 »
[...], mas vc poderia me explicar melhor? Sou muito leigo nesse assunto  :(

Então, /leoperassoli/,

Dé uma ideia do cenário que você tem aí.
Tem um Windows instalado? Tem um Linux em algum outro computador?
Baixou o arquivo .iso do site que indiquei?
Sabe conferir o md5sum de um arquivo?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline leoperassoli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Load error enquanto dando boot
« Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2016, 23:02 »
É um pc que já tem windows instalado, mas eu quero deixar só o Linux pra ver se fica mais rápido.
O meu computador tem Linux.
Baixei o Ubuntu para 32 bit do site que vc mandou sim.
Não sei não, nem sei o que é md5sum.
Obrigado pela paciência  :)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Load error enquanto dando boot
« Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2016, 23:40 »
Numa transmissão de arquivos via internet (principalmente) ou até mesmo numa cópia de arquivos de um dispositivo para outro (de um pendrive para um disco e vice-versa) ou de um computador para outro numa rede doméstica, podem ocorrer erros de transmissão que comprometem a cópia obtida.

Conferir o md5sum nada mais é que usar um algoritmo num programa de computador que irá verificar a integridade da cópia obtida, isto é, se a cópia obtida é igual ao original do qual se copiou o arquivo.

De uma forma bem simples verifique esse artigo na Wikipédia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Md5sum

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Load error enquanto dando boot
« Resposta #10 Online: 18 de Agosto de 2016, 23:47 »
É um pc que já tem windows instalado, mas eu quero deixar só o Linux pra ver se fica mais rápido.
O meu computador tem Linux.

Se você já tem um computador que possui um Linux instalado então ficará mais fácil fazer todas as verificações.

Naquela página do Ubuntu que lhe passei irá observar que para cada arquivo .iso, isto é, para cada versão e release há um arquivo contendo o md5sum correspondente e que serve extamente para a comparação pretendida.

Supondo, por exemplo, que você baixou a versão 14.04.5 na arquitetura 32-bit, então daquela página no arquivo MD5SUMS que lá se encontra ira observar a seguinte informação:

22616fb5b597deb059d18606e7ad78bb *ubuntu-14.04.5-desktop-i386.iso

Esse longo número aí acima é o md5sum do arquivo que originalmente se encontra hospedado naquele servidor.

Confira aqui o conteúdo do arquivo MD5SUMS para a versão 14.04 (trusty) do Ubuntu:

http://releases.ubuntu.com/trusty/MD5SUMS

Note que para cada arquivo .iso dessa versão há um md5sum correspodente para que possa ser feita a comparação.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 23:49 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Load error enquanto dando boot
« Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2016, 00:08 »
Conferir o hash do iso baixado através do md5sum

Aqui estou supondo que você baixou o arquivo .iso no computador que já tem o Linux instalado.
Isso porque o Linux já vem com o programa md5sum nativamente instalado.

Ao baixar o .iso do site de download do Ubuntu é mandatório, imprescindível mesmo que se confira o hash através do md5sum, pois a maior parte dos erros vêm disso.

Como fazer isso?

No terminal digite:


Código: [Selecionar]
md5sum nome_do_arquivo_iso_baixado.iso

exemplo:

md5sum ubuntu-14.04.5-desktop-i386.iso

Vamos supor que tenha baixado o arquivo .iso dentro da pasta (=diretório) Downloads;

Então inicialment entre dentro do diretório (supondo que você esteja na home):

cd Downloads

Estando dentro da pasta você pode usar o recurso da tecla Tab para completar o nome do arquivo, ou seja, no prompt da janela do terminal comece digitando o comando md5sum e o início do nome do arquivo, por exemplo, md5sum ubun (as primeiras letras da palavra ubuntu isso e aquilo que é o nome completo do arquivo) e acione a tecla Tab que o sistema completa automaticamente o restante do nome, o que auxilia a evitar erros de digitação.

Bem, tendo executado esse comando você irá obter um longo número conhecido como 'hash', que serve para verificar a integridade do arquivo.

Como antes mencionado, um exemplo de número hash (esse número irá variar conforme seja o específico arquivo .iso baixado, aqui é apenas um exemplo):

22616fb5b597deb059d18606e7ad78bb ubuntu-14.04.5-desktop-i386.iso

Usando o botão direito do mouse marque e copie esse número obtido na janela do terminal.

Isso posto, abra o seu navegador da internet e acesse a seguinte página:

https://help.ubuntu.com/community/UbuntuHashes

Compare o número obtido na janela do terminal com o número correspondente ao arquivo .iso descrito nessa página acima.

Para fazer isso de uma forma muito fácil você pode, estando na página, acionar as teclas Ctrl mais tecla F pelo que irá abrir um campo na parte inferior esquerda do navedor "Find in page" (ou Localizar nesta página).
Cole nesse campo que se abriu o número hash obtido na janela do terminal e a comparação será imediata.
Se nada aparecer então o seu arquivo .iso está com defeito e deverá ser feito um novo download.

Se tudo estiver ok, então agora faça a criação do live-iso, isto é, do pendrive bootável usando a ferramenta própria.

« Última modificação: 19 de Agosto de 2016, 00:10 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Load error enquanto dando boot
« Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2016, 00:18 »
E se for num computador que só tem Windows?

Se baixou usando um Windows, então precisa ter nele um programa executável que faça essa conferência, que é o md5sum.exe ou md5.exe

Existe muito material sobre isso na internet, ou seja, como estando no Windows conferir o md5 de um arquivo, então vou mencionar apenas um (mas pode usar o Google e achará mais alguns milhares):

Como gerar e checar hashs MD5

http://www.mundodoshackers.com.br/como-gerar-e-checar-hashs-md5

Como consta lá nesse link, o arquivo pode ser baixado a partir desse endereço:

etree.org/cgi-bin/counter.cgi/software/md5sum.exe

Também pode baixar a partir desse site:

http://www.fourmilab.ch/md5/md5.zip

Nesse caso é um pacote .zip, é só descompactar no sistema comercial e usar o md5.exe que está lá ambutido.

Não deixe de fazer essa verificação, pois como já explicado, em 90% dos casos o erro é esse, o arquivo .iso corrompido. E sempre que copiar de um lugar para outro (por exemplo, de um disco para outro disco, de um computador seu para um outro computador seu em rede dentro de casa, de um pendrive para um disco, de um disco para um pendrive), verifique novamente a cópia, pois já vi várias e várias vezes erros dessa espécie por falha de transmissão mesmo dento de casa (ou do trabalho).

Se ainda assim e apesar disso não conseguir verificar o md5, esclareça exatamente em qual ponto não está indo e reporte sempre qualquer mensagem de erro que obtenha, pois só assim poderemos te ajudar.

Vamos nos concentrar nessa questão, agora vamos manter o foco no md5, depois que isso estiver realmente resolvido damos o próximo passo.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Load error enquanto dando boot
« Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2016, 00:23 »
Baixou um arquivo .iso num computador e depois copiou para outro computador?

Confira novamente o md5sum da cópia do arquivo de um computador para outro, ainda que numa rede doméstica.

Baixou num computador, copiou para um pendrive, levou para outro computador e copiou nele?

Confira novamente o md5sum da nova cópia obtida.

Tenha cuidado com isso, pois a cada vez que se faz uma cópia de um arquivo há uma possibilidade de erro.

Um pendrive pode ter badsectors (setores ruins), um disco rígido pode ter badsectors, falhas de transmissão existem e por aí vai.

É absolutamente necessário ter total certeza que tem em mãos um arquivo íntegro, igual àquele existente no servidor Ubuntu.

Só assim uma instalação terá sucesso e chegará a bom termo.

Essa é a primeira e inafastável condição.

 
« Última modificação: 19 de Agosto de 2016, 00:24 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Load error enquanto dando boot
« Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2016, 02:13 »
Uma observação importante, /leoperassoli/,

Segundo o link que você postou seu computador é um HP Omni 100-5010BR Athlon ll 2.0ghz 2gb hd 320gb.
O processador é um AMD Athlon II 170u.

O Ubuntu padrão (=Unity) **não** é adequado para essa máquina, ela não atende aos requisitos mínimos para a instalação.

Uma simples observação da pontuação obtida no benchmark revela modestos 623 pontos e o indicativo de uma cpu com apenas um core.
Confira aqui:

http://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=AMD+Athlon+II+170u

O Ubuntu padrão, com o ambiente gráfico Unity, é um sistema operacional moderno e complexo, com enormes recursos gráficos, que como todo sistema operacional moderno pede máquina moderna e potente, pelo menos um Intel i5 ou equivalente para que funcione bem, não foi feito para máquinas antigas e com pouco poder de processamento.

É melhor optar por algum dos "sabores" da família Ubuntu, que seja mais leve, sem o que ou não vai instalar ou se instalar o sistema ficará se arrastando, com desempenho ruim.

Opte por instalar o Lubuntu ou o Xubuntu, melhor adequados a esse equipamento.

-----------------------------

Vamos guardar como referência para eventuais consultas:
Uma especificação melhor elaborada dessa máquina e direta do fabricante pode ser encontrada aqui:

http://h20564.www2.hp.com/hpsc/doc/public/display?docId=c02571699
« Última modificação: 19 de Agosto de 2016, 02:24 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.