Autor Tópico: Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD  (Lida 73217 vezes)

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube

Notas preliminares:
i) A abreviatura GPU significa Graphics Processing Unit, que significa "Unidade de Processamento Gráfico". Trata-se de uma expressão genérica: pode referir-se a uma placa de vídeo PCI, ou a uma placa de vídeo AGP, ou a uma placa de vídeo ISA, ou a uma placa de vídeo PCI Express, ou referir-se a algum chip gráfico instalado diretamente na placa-mãe (motherboard) do seu computador, ou mesmo referir-se a um pequeno circuito integrado, de processamento gráfico, que se encontre embutido no processador (CPU) do seu computador. Muitos dos recentes processadores da Intel possuem uma GPU embutida.
ii) O computador que possui duas ou mais GPU é denominado "computador híbrido" ou "computador com gráficos híbridos". Os computadores híbridos geralmente têm uma GPU Intel no processador, mas além disso têm uma GPU (da marca AMD/ATI ou então da marca Nvidia) instalada na placa-mãe, o que pode ser ou um chip de uma GPU onboard ou então uma placa GPU conectada a algum slot da placa-mãe.
iii) Utilizarei a palavra *Ubuntu para me referir a todas as (ou a qualquer uma das) versões do sistema operacional suportado pela empresa Canonical: Ubuntu, XUbuntu, KUbuntu etc.
iv) O kernel é o núcleo do Linux. Sem o kernel, não existe sistema operacional. Durante o boot (a inicialização do sistema operacional), o kernel Linux inicializa diversos módulos do kernel (abreviadamente chamados de módulos). Os módulos do kernel são essencialmente pequenos arquivos com extensão .ko (abreviatura de kernel object, que significa "objeto do kernel"). Os módulos que são ligados ao kernel complementam o kernel, tornando-o capaz de executar mais funções. Atualmente, muitos drivers de dispositivo são módulos do kernel: esses drivers são vinculados ao kernel durante o boot, de modo que cada dispositivo do seu computador encontre o driver necessário para poder funcionar (cada driver possibilita a interação de um dispositivo com o kernel Linux).


A quem este pequeno tutorial pode interessar:
Este tutorial provavelmente interessará a quem possua computador com ao menos uma GPU da fabricante AMD e esteja se deparando com um cenário no qual o *Ubuntu "congela" durante o processamento de gráficos 3D. Esse tipo de problema tem sido bastante recorrente em computadores híbridos em que a GPU embutida no processador é da fabricante Intel mas a GPU externa é da fabricante AMD.

O lançamento dos *Ubuntu 16.04, por exemplo, trouxe muitas novidades, inclusive a ausência de suporte dos kernels versão 4.4.X ao driver gráfico proprietário fglrx, desenvolvido pela AMD.  Por causa disso, nos *Ubuntu 16.04 iniciais (versão 16.04.1) o proprietário de um computador que possua ao menos uma GPU da AMD terá de utilizar um destes dois drivers gráficos de código aberto: amdgpu e radeon. Esses drivers são automaticamente instalados e ativados quando você instala o *Ubuntu 16.04 num computador que possua alguma GPU da AMD: durante o boot, o kernel Linux automaticamente identifica qual GPU AMD seu computador possui e então seleciona o módulo que deve ser inicializado (o kernel inicializa somente um dos dois drivers: ou o driver radeon, que foi desenvolvido para alguns modelos de GPU da AMD, ou então o driver amdgpu, que foi desenvolvido para os demais modelos). No meu notebook, por exemplo (um Dell Inspiron 5548 com XUbuntu 16.04 de 64 bits), o módulo em execução é o arquivo amdgpu.ko.


O problema:
Embora o *Ubuntu 16.04.1 venha com kernel versão 4.4.X, que não dá suporte ao driver fglrx (o que nos obriga a usar o módulo amdgpu/radeon, automaticamente instalado pelo *Ubuntu 16.04.1), os kernels das séries 4.4.X e 4.5.X possuem um bug que faz com que o driver amdgpu/radeon seja inicializado de maneira errada: o kernel acaba apontando para um ponteiro inválido (porque não foi ainda criado) e daí surge um kernel panic ("pânico do kernel") que provoca o completo travamento / congelamento do sistema operacional, e aí o jeito é desligar o computador "no dedo" (pressionando o botão power / "liga-desliga").

Inclusive, há tópicos relacionados a este assunto em que usuários indicam ativar a função nomodeset, no GRUB. No entanto, isso é contraindicado porque tornará o desempenho gráfico em 3D extremamente lento, além de geralmente inutilizar as saídas HDMI. Há também quem proponha adicionar os drivers amdgpu e radeon à blacklist ("lista negra" de módulos do kernel), o que fará com que esses drivers não sejam inicializados pelo kernel, mas isso também é contraindicado porque o driver fglrx não funciona com esses kernels mais novos. Consequentemente, se o usuário desativar aqueles dois drivers o sistema operacional ficará sem driver para a GPU da AMD, o que resultará em "tela preta" e impossibilidade de usar o computador, além de que o problema não está nos drivers amdgpu/radeon, mas sim nos kernels 4.4.X e 4.5.X.

Alguns benchmarks (testes de desempenho) realizados com 5 diferentes GPU da AMD, para comparar a diferença de desempenho gráfico entre o *Ubuntu 14.04 com driver fglrx e o *Ubuntu 16.04 com driver amdgpu/radeon, indicaram que no uso cotidiano da interface gráfica do Linux os drivers amdgpu/radeon apresentaram desempenho superior ao do driver fglrx (fonte: http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu-1604-amd&num=2), portanto não fique triste por ter de usar um driver de código aberto no lugar do driver proprietário. ;)


A solução:
A solução recomendada para acabar com os congelamentos / travamentos / kernel panics consiste em instalar um kernel estável¹ da série 4.6.X ou posterior, pois os kernels dessas séries não possuem esse bug. Neste tutorial, explicarei como instalar o kernel 4.14.14 (versão posterior à 4.6.X) , que é o que eu utilizo desde 15/12/2017 e recomendo por atualmente ser a mais recente versão estável do kernel Linux que eu já testei por várias semanas, no meu próprio computador, sem detectar problema nenhum. Além disso, neste tutorial eu também explico como instalar o kernel 4.7.10, já que ele é superestável e eu o usei por 14 meses, sem vivenciar problema nenhum. Se o kernel 4.14.14 não ajudar você, experimente o kernel 4.7.10.

IMPORTANTE: SEU SISTEMA TRAVA/CONGELA ANTES QUE VOCÊ POSSA USAR ESTE TUTORIAL? Então primeiro desabilite o KMS (e depois volte para cá). ;)

Passo-a-passo para instalação do kernel 4.7.14:

1) O primeiro passo consiste em executar o supercomando abaixo. Esse supercomando² automaticamente identificará a arquitetura do seu sistema operacional (32 bits ou 64 bits) e o tipo de kernel atualmente utilizado pelo seu sistema (generic/"genérico" ou lowlatency/"baixa latência") e, com base nessas duas informações, obterá os arquivos do kernel 4.14.14 apropriados para seu computador e os instalarão, e em seguida reiniciará o seu computador, portanto não se assuste quando seu computador reiniciar. ;D Enfim: abra uma janela do emulador de terminal do shell e execute este supercomando:

Código: [Selecionar]
if [ `uname -a |grep -io generic` = "generic" ]; then meukernel=generic; else meukernel=lowlatency; fi; wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.14.14/linux-headers-4.14.14-041414_4.14.14-041414.201801201219_all.deb -O /tmp/41414all.deb; if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then sudo wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.14.14/linux-headers-4.14.14-041414-`echo $meukernel`_4.14.14-041414.201801201219_amd64.deb -O /tmp/41414headers.deb; sudo wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.14.14/linux-image-4.14.14-041414-`echo $meukernel`_4.14.14-041414.201801201219_amd64.deb -O /tmp/41414image.deb; else sudo wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.14.14/linux-headers-4.14.14-041414-`echo $meukernel`_4.14.14-041414.201801201219_i386.deb -O /tmp/41414headers.deb; sudo wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.14.14/linux-image-4.14.14-041414-`echo $meukernel`_4.14.14-041414.201801201219_i386.deb -O /tmp/41414image.deb; fi; sudo dpkg -i /tmp/41414*.deb; sudo update-grub ; sudo telinit 6
2) Agora que seu computador obteve e instalou o kernel 4.14.14, atualizou o GRUB (gerenciador de boot do Linux) e reiniciou o sistema, é hora de executar o comando abaixo para confirmar que seu sistema está executando o kernel 4.14.14:
Código: [Selecionar]
uname -r
Caso o resultado do comando acima inicie com 4.14.14, parabéns: seu sistema está executando o kernel versão 4.14.14 e o GRUB está inicializando esse kernel por padrão. 8)

Se o comando acima informar que seu sistema Linux continua, por padrão, executando um kernel cuja versão é posterior à do kernel que você instalou com ajuda deste tutorial, leia este post para aprender a definir temporariamente o kernel deste tutorial como sendo o kernel que deverá ser usado pelo seu sistema. Após seu sistema executar ("boot" / inicializar) o kernel que foi instalado com auxílio deste tutorial, execute os testes explicados no item 3 deste tutorial para verificar se o kernel que você instalou resolveu seu problema. Se o tal kernel não resolveu o problema, ok: basta reiniciar o computador que o sistema voltará a usar o kernel padrão, ao invés de usar o kernel que você instalou manualmente seguindo este tutorial...

...mas, caso o kernel instalado com ajuda deste tutorial resolva o seu problema, então leia este outro post para saber como fazer para definir esse "kernel bom" como sendo o kernel padrão do seu sistema (kernel padrão = kernel que o seu sistema sempre inicializará, automaticamente). ;)

3) Depois que você conseguir inicializar o Linux com o kernel que você instalou com ajuda deste tutorial, retorne ao emulador de terminal do shell e execute o comando abaixo:
Código: [Selecionar]
DRI_PRIME=1 glxgears
Esse comando executa um programa que testa o processamento gráfico 3D. Se as engrenagens surgirem e ficarem girando, e se mesmo assim seu sistema não "congelar", eis aí uma confirmação de que o bug não está mais presente. Mas você pode fazer outros testes: deixe as engrenagens girando lá e, enquanto isso, execute algum jogo que use gráficos em 3D, ou algum descanso de tela (alguma proteção de tela) que use gráficos em 3D. Observe o comportamento do seu computador e repare que o desempenho gráfico melhorou significativamente.

CASO VOCÊ PREFIRA INSTALAR O KERNEL 4.7.10...

...então não execute o supercomando do item 1 e, no lugar dele, execute este supercomando:

Código: [Selecionar]
if [ `uname -a |grep -io generic` = "generic" ]; then meukernel=generic; else meukernel=lowlatency; fi; wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.7.10/linux-headers-4.7.10-040710_4.7.10-040710.201610220847_all.deb -O /tmp/4710all.deb; if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then sudo wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.7.10/linux-headers-4.7.10-040710-`echo $meukernel`_4.7.10-040710.201610220847_amd64.deb -O /tmp/4710headers.deb; sudo wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.7.10/linux-image-4.7.10-040710-`echo $meukernel`_4.7.10-040710.201610220847_amd64.deb -O /tmp/4710image.deb; else sudo wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.7.10/linux-headers-4.7.10-040710-`echo $meukernel`_4.7.10-040710.201610220847_i386.deb -O /tmp/4710headers.deb; sudo wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.7.10/linux-image-4.7.10-040710-`echo $meukernel`_4.7.10-040710.201610220847_i386.deb -O /tmp/4710image.deb; fi; sudo dpkg -i /tmp/4710*.deb; sudo update-grub ; sudo telinit 6
...e, após seu computador reiniciar, execute as orientações dos itens 2 e 3;)

Quando você se convencer de que está livre do bug, feche a janela do emulador de terminal e retome sua rotina. 8)


COMO DESINSTALAR O KERNEL:
IMPORTANTE: seu sistema precisa ter ao menos um kernel instalado. Conforme explicado lá no início do tutorial, o kernel é o núcleo do sistema. Portanto, caso você desinstale todos os kernels do seu sistema, não haverá mais sistema operacional! Enfim: certifique-se de deixar ao menos um kernel instalado, para você poder continuar conseguindo inicializar o Linux do seu computador.
Caso queira ver quais são todos os kernels atualmente instalados em seu sistema, execute este comando, no terminal do shell:
Código: [Selecionar]
ls -lx /lib/modules/
Ok: agora que o aviso foi dado, caso queira desinstalar um dos (ou mais) kernels que você instalou com ajuda deste tutorial, retorne ao terminal do shell e execute o(s) comando(s) abaixo, conforme sua necessidade:

D1) Para desinstalar o kernel versão 4.7.10, execute este comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge linux-*-4.7.10* -y
D2) Para desinstalar o kernel versão 4.14.14, execute este comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge linux-*-4.14.14* -y
D3) Regra geral, para desinstalar um kernel qualquer, da versão A.B.C, execute este comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge linux-*-A.B.C* -y
...sendo que, no comando acima (mencionado no item D3), você obviamente deverá substituir as letras A, B e C pelos respectivos algarismos que compõem o número de versão do kernel que você deseja desinstalar.

Restou alguma dúvida? Publique um comentário neste tópico.  :D


Notas de rodapé:

¹ Por kernel estável da série 4.6.X entenda isto: qualquer kernel do repositório Mainline cuja numeração de versão inicie com 4.6 e não possua o texto rc (abreviação de release candidate ou "candidato ao lançamento", que significa que o kernel não é estável mas está em fase final de testes para o próximo lançamento). De acordo com o repositório Mainline, os kernels estáveis da versão 4.6 são estes: 4.6.7, 4.6.6, 4.6.5, 4.6.4, 4.6.3-yakkety, 4.6.2-yakkety, 4.6.1-yakkety e 4.6-yakkety.

² Um supercomando é uma concatenação (combinação) de vários comandos do shell em uma única linha de comando. Embora sejam "compridos", os supercomandos têm a vantagem de fazer "tudo de uma vez", deste modo economizando a execução de comandos individualmente, ao longo de diversas etapas que eventualmente podem acabar sendo cansativas. Um supercomando também é útil para automatizar algumas tarefas, e esse é o caso do supercomando utilizado neste tutorial: ele automaticamente identifica a arquitetura do seu sistema operacional e o tipo de kernel padrão em uso pelo seu sistema para, a partir daí, definir qual deverá ser o tipo e a arquitetura do kernel a ser obtido e instalado. ;)
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2018, 01:11 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2016, 19:51 »
Grande mestre Sucupira!

Obrigado pelo tutorial!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
O que fazer caso seu sistema esteja congelando antes mesmo de chegar ao login.
« Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2016, 20:00 »
Seu sistema está congelando e travando tanto que você mal consegue chegar à interface gráfica, muito menos ler e executar todas as etapas do tutorial acima?

Palma, palma: não criemos cânico. É como diria a propaganda: Existem mil maneiras de se preparar Neston. No mundo Linux as coisas não são assim tão diferentes: há diferentes maneiras de se contornar esse problema. Uma delas consiste em temporariamente ativar a opção nomodeset, dentro do arquivo de configuração do GRUB (o gerenciador de boot do Linux), de modo que o seu Linux inicialize o kernel sem KMS. Isso impedirá que o bug do kernel seja "executado". O desempenho gráfico ficará péssimo, mas você conseguirá usar seu Linux e aplicar as instruções do tutorial. ;)

Eis o passo-a-passo para contornar temporariamente o problema dos travamentos que lhe impedem o acesso ao seu sistema:

i) Desligue seu computador.
ii) Ligue-o novamente e então pressione a tecla Esc (Escape) para fazer o menu do GRUB aparecer.
iii) Pressione a tecla E para entrar no editor dinâmico do GRUB.
iv) Use as teclas de seta direcional para deslocar o ponteiro do editor até onde se lê splash $vt_handoff e daí insira o texto nomodeset entre aquelas duas palavras, de modo que no fim das contas o texto fique assim (observe que há um espaço entre cada par de palavras):
splash nomodeset $vt_handoff
v) Pressione a tecla F10 (ou a combinação de teclas Ctrl X) para inicializar o Linux com essa alteração que você fez.

Pronto! O Linux será inicializado com o KMS desativado. KMS significa Kernel Mode Setting, que significa algo como "modo de configuração definido pelo kernel". O KMS vem ativado por padrão, e, quando ativado, faz com que o kernel automaticamente detecte os dispositivos presentes no computador e inicialize os módulos que contenham os drivers respectivamente necessários. Ao instruir o GRUB a inicializar o kernel do Linux com a opção nomodeset, você desabilita o KMS e deste modo instrui o kernel a não inicializar o driver amdgpu/radeon, daí o kernel passa a usar um driver VGA padrão que é tão, tãããão limitado que não executará nenhuma instrução capaz de ocasionar o "congelamento" do sistema.

Agora que o seu sistema está estável, siga as instruções do tutorial para verificar qual é a arquitetura do seu sistema (32 bits ou 64 bits), o tipo de kernel (genérico ou de baixa latência), baixar (fazer download) dos três pacotes .DEB do kernel sugerido pelo tutorial e instalar esses pacotes. Quando você reiniciar o computador, a opção nomodeset será perdida e o novo kernel será automaticamente inicializado com o KMS ativado. Como nesse novo kernel o KMS não dá problema com o driver amdgpu/radeon, seu sistema ficará estável e você poderá usufruir dos recursos 2D e 3D da sua GPU AMD. :)
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2017, 03:19 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2016, 20:13 »
Grande mestre Sucupira!

Obrigado pelo tutorial!

De nada. Espero que seja útil a muitos usuários *Ubuntu. :)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline murilolobato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #4 Online: 01 de Setembro de 2016, 11:40 »
Olá! Esta é minha primeira publicação neste fórum!

Eu tenho um notebook da Dell, um inspiron 5548 i7 (5ªg), 16GB, AMD R7 M265 + Intel HD Graphics 5500). E tenho vários problemas ao utilizar linux nele.

Eu estou utilizando linux mint 17.3 atualmente, apenas instalei e saí usando. Percebi que estou usando o driver open source, até aí tudo bem. Pois eu não jogo e não faço nenhuma tarefa graficamente pesada no ambiente Linux Mint 17.3, mas fico chateado ao rolar por uma página com muitas imagens no google chrome e a rolagem ficar travada. Mas tudo bem...

Esta semana, baixei e instalei o linux mint 18, Com o linux mint 18, eu constatei que ao abaixar a tampa do notebook,  e depois eu tentar abrir a tampa o computador liga e trava na tela de digitar a minha senha. Dei uma pesquisada na internet, inclusive nos comentários da página do mint 18, e parece que o problema está relacionado com a placa gráfica amd.

1 - Será que se eu instalar o linux mint 18, e instalar esse kernel mais novo, meu problema vai se resolver?
2 - Se eu continuar no mint 17.3, o que é melhor? Deixar o driver como está, ou selecionar o fglrx? (Eu percebo que ao escolher fgrlx, não muda muita coisa no google chrome, e se prestar muita atenção a tela fica com uns pontilhados estranhos no explorador de arquivos)

Obrigado desde já :)

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2016, 12:32 »
Olá! Esta é minha primeira publicação neste fórum!

Eu tenho um notebook da Dell, um inspiron 5548 i7 (5ªg), 16GB, AMD R7 M265 + Intel HD Graphics 5500). E tenho vários problemas ao utilizar linux nele.

Eu estou utilizando linux mint 17.3 atualmente, apenas instalei e saí usando. Percebi que estou usando o driver open source, até aí tudo bem. Pois eu não jogo e não faço nenhuma tarefa graficamente pesada no ambiente Linux Mint 17.3, mas fico chateado ao rolar por uma página com muitas imagens no google chrome e a rolagem ficar travada. Mas tudo bem...

Esta semana, baixei e instalei o linux mint 18, Com o linux mint 18, eu constatei que ao abaixar a tampa do notebook,  e depois eu tentar abrir a tampa o computador liga e trava na tela de digitar a minha senha. Dei uma pesquisada na internet, inclusive nos comentários da página do mint 18, e parece que o problema está relacionado com a placa gráfica amd.

1 - Será que se eu instalar o linux mint 18, e instalar esse kernel mais novo, meu problema vai se resolver?
2 - Se eu continuar no mint 17.3, o que é melhor? Deixar o driver como está, ou selecionar o fglrx? (Eu percebo que ao escolher fgrlx, não muda muita coisa no google chrome, e se prestar muita atenção a tela fica com uns pontilhados estranhos no explorador de arquivos)

Obrigado desde já :)

Oi, Murilo. Meu notebook é exatamente o mesmo que o seu.

Este fórum é do Ubuntu, por isto provavelmente a maioria dos usuários usa Ubuntu. Deve haver alguns usuários de Mint no meio, mas acredito que eles sejam minoria: eu mesmo uso o XUbuntu 16.04 e o tutorial aí em cima eu fiz voltado para os usuários de *Ubuntu (Ubuntu, XUbuntu, KUbuntu etc.). Por conta disso, eu não sei lhe dizer como será o comportamento do Mint. Mas, pelo (pouco) que sei a respeito do Mint, ele é baseado no Ubuntu, então o kernel dele deve ser o mesmo do Ubuntu. Se for isso mesmo, instale o kernel acima indicado no tutorial e então reinicie o computador. Se o Mint de fato usa os kernels do Ubuntu, então esse kernel que você instalar entrará em ação e eliminará o bug que provoca travamentos na sua GPU AMD.

Eu não sei qual é a versão do kernel que o Mint 17.3 utiliza, mas se ele funciona com o driver proprietário fglrx então ele tem um desempenho 3D ligeiramente melhor que os drivers amdgpu/radeon, porém nos processamentos "leves" (2D) ele tem desempenho pior. Ali no tutorial mesmo eu cito um teste de desempenho que constatou que a última versão do Ubuntu (14.04) cujo kernel ainda era compatível com o driver fglrx está com um desempenho geral (principalmente em gráficos 2D) inferior ao do Ubuntu 16.04 com drivers amdgpu/radeon. Então, seguindo essa lógica, e considerando que você não usa o computador para jogos 3D pesados, eu não vejo vantagem em você usar o Mint 17.3 com driver fglrx - um driver que a AMD inclusive já anunciou que não vai mais desenvolver (está atualmente obsoleto).

Partindo da premissa de que o Mint usa o kernel do Ubuntu, eu instalaria o Mint 18 e em seguida me basearia no tutorial para instalar o kernel acima indicado. Creio que isso resolverá seu problema e deixará seu computador bem atualizado.

Se não fizer questão de usar o Mint, eu instalaria o XUbuntu 16.04 de 64 bits e em seguida atualizaria o kernel, como explicado no tutorial acima. O XUbuntu é excelente e extremamente leve, seu notebook vai ficar com um desempenho ótimo.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2017, 02:54 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Chacal_Zica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2016, 14:04 »
Muito Obrigado .

Tenho um notebook Dell com Placa amd , estava travando muito e a performa do sistema muita lento.

Depois do Tutorial a performa mudou da água para vinho.

Venho aqui para agradecer e parabenizar pelo ótimo tutorial .

Grato.

Papagaio que acompanha João-de-Barro se enrola
Vira ajudante de pedreiro. 

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2016, 00:08 »
Muito Obrigado .

Tenho um notebook Dell com Placa amd , estava travando muito e a performa do sistema muita lento.

Depois do Tutorial a performa mudou da água para vinho.

Venho aqui para agradecer e parabenizar pelo ótimo tutorial .

Grato.

Papagaio que acompanha João-de-Barro se enrola
Vira ajudante de pedreiro.

Que satisfação saber que o tutorial está livrando os linuxistas dessa dor de cabeça com dispositivos da AMD. Bacana.  :D
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2016, 01:00 »
Alguém já conseguiu fazer funcionar o amdgpu-pro no Ubuntu 16.10?

Consegui resolver o problema de instalação substituindo a linha 69 do amdgpu-pro-install por essa
Código: [Selecionar]
echo ${dir}${etc}${dir}${sourceparts}/amdgpu-pro.liste criando o diretório "sourceparts" dentro do diretório "etc" manualmente antes de rodar a instalação

Agora quando reinicio tenho problemas. O driver não é reconhecido corretamente... acho que é por causa do kernel 4.8, pois quando eu inicio com o Kernel 4.4 ele funciona.

Não seria um problema ficar usando esse Kernel, mas com ele meu adaptador wireless não funciona, kkkkkkkkkkk

Tô pensando em fazer downgrade para o 4.7 pra ver se funciona...

Alguém já testou com o 16.10?
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2016, 01:36 »
Alguém já conseguiu fazer funcionar o amdgpu-pro no Ubuntu 16.10?

Consegui resolver o problema de instalação substituindo a linha 69 do amdgpu-pro-install por essa
Código: [Selecionar]
echo ${dir}${etc}${dir}${sourceparts}/amdgpu-pro.liste criando o diretório "sourceparts" dentro do diretório "etc" manualmente antes de rodar a instalação

Agora quando reinicio tenho problemas. O driver não é reconhecido corretamente... acho que é por causa do kernel 4.8, pois quando eu inicio com o Kernel 4.4 ele funciona.

Não seria um problema ficar usando esse Kernel, mas com ele meu adaptador wireless não funciona, kkkkkkkkkkk

Tô pensando em fazer downgrade para o 4.7 pra ver se funciona...

Alguém já testou com o 16.10?

Nunca instalei o 16.10, mas testei o kernel 4.8 no 16.04 e deu uns problemas de driver, por isto no tutorial estou mantendo a sugestão de usar o kernel que está funcionando direitinho com os drivers (inclusive o amdgpu e o radeon). Como você está no 16.10 e tendo problema com o kernel 4.8, acho que é uma boa testar o kernel indicado no tutorial.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2017, 02:54 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2016, 12:34 »
Alguém já conseguiu fazer funcionar o amdgpu-pro no Ubuntu 16.10?

Consegui resolver o problema de instalação substituindo a linha 69 do amdgpu-pro-install por essa
Código: [Selecionar]
echo ${dir}${etc}${dir}${sourceparts}/amdgpu-pro.liste criando o diretório "sourceparts" dentro do diretório "etc" manualmente antes de rodar a instalação

Agora quando reinicio tenho problemas. O driver não é reconhecido corretamente... acho que é por causa do kernel 4.8, pois quando eu inicio com o Kernel 4.4 ele funciona.

Não seria um problema ficar usando esse Kernel, mas com ele meu adaptador wireless não funciona, kkkkkkkkkkk

Tô pensando em fazer downgrade para o 4.7 pra ver se funciona...

Alguém já testou com o 16.10?

Nunca instalei o 16.10, mas testei o kernel 4.8 no 16.04 e deu uns problemas de driver, por isto no tutorial estou mantendo a sugestão de usar o kernel 4.7.4, que está funcionando direitinho com os drivers (inclusive o amdgpu e o radeon). Como você está no 16.10 e tendo problema com o kernel 4.8, acho que é uma boa testar o kernel 4.7.4.

Não rapaz, acho que você não me entendeu.
Creio que você fez esse tutorial baseado no uso do driver open source.

Eu estou usando o driver proprietário. AMDGPU-PRO

Como você falou a respeito do funcionamento do driver AMDGPU open com Kernel 4.8, eu resolvi ampliar a questão para o driver proprietário, pois o problema existe com ele também, sacou? Se não eu teria que abrir outro tópico e isso seria redundante. Creio que dá pra lidar com os dois problemas aqui.

Eu vou testar um path para o amdgpu-pro que encontrei, mas só vai funcionar com o Kernel 4.6.7.
Assim que eu testar, postarei o resultado.

Abraços

Obs.: usar o driver open não me interessa no momento pela falta de suporte ao Vulkan
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2016, 15:07 »
Não funciona

É Downgrade pro 16.04 pra poder usar o Vulkan... e só com Kernel 4.4 o AMDGPU-PRO funcionou aqui.

Depois quando eu estiver com mais tempo, tento novamente no Ubuntu 16.10

Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2016, 03:56 »
Não funciona

É Downgrade pro 16.04 pra poder usar o Vulkan... e só com Kernel 4.4 o AMDGPU-PRO funcionou aqui.

Depois quando eu estiver com mais tempo, tento novamente no Ubuntu 16.10

Realmente eu não havia reparado que você estava se referindo ao amdgpu proprietário. É, não testei esse driver. A lógica do tutorial foi realmente a de instalar um kernel estável mais recente para que o driver amdgpu open-source funcionasse. Como no seu caso o dispositivo precisa do amdgpu-pro, realmente o negócio é usar um kernel compatível (que, pelo que você relatou, é só o 4.4).  :(
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline boinaverde22

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #13 Online: 25 de Dezembro de 2016, 14:14 »
Muito obrigado, mestre Sucupira, a ajuda valeu mesmo!!!!! acabei de reiniciar e está tudo BEM!!! Dá gosto de usar!!!! Valeu!!!!

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2016, 01:01 »
Muito obrigado, mestre Sucupira, a ajuda valeu mesmo!!!!! acabei de reiniciar e está tudo BEM!!! Dá gosto de usar!!!! Valeu!!!!

Tudo de volta à normalidade? Assim que é bom, rs. De nada.  Missão cumprida. :) Feliz 2017. ;D
Yuri Sucupira ("Sampayu")