Autor Tópico: Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD  (Lida 73213 vezes)

Offline allanvigiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #15 Online: 17 de Janeiro de 2017, 21:37 »
Sou meio novo no Linux e estou com esse problema que você relatou. Meu notebook é exatamente igual ao seu, mas estou usando o Ubuntu Studio (com kernel 4.4.0-31-lowlatency). Você pode me ajudar!?

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #16 Online: 17 de Janeiro de 2017, 22:10 »
Sou meio novo no Linux e estou com esse problema que você relatou. Meu notebook é exatamente igual ao seu, mas estou usando o Ubuntu Studio (com kernel 4.4.0-31-lowlatency). Você pode me ajudar!?

Oi, Allan, qual o problema que está ocorrendo?

Bom, vou me adiantar à sua resposta, pois talvez o que eu suspeito que seja a sua dúvida seja realmente a sua dúvida: você está receoso porque meu tutorial diz para instalar o kernel generic, porém o Ubuntu Studio que você está usando veio com o kernel lowlatency? Se a sua dúvida for mesmo essa, no seu caso é recomendável usar mesmo o kernel lowlatency.

Caso o seu sistema seja de 64 bits, os três pacotes que você precisa baixar e instalar são estes:

Caso seu sistema seja de 32 bits, os três pacotes que você precisa baixar e instalar são estes:
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline allanvigiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #17 Online: 17 de Janeiro de 2017, 23:06 »
Sou meio novo no Linux e estou com esse problema que você relatou. Meu notebook é exatamente igual ao seu, mas estou usando o Ubuntu Studio (com kernel 4.4.0-31-lowlatency). Você pode me ajudar!?

Oi, Allan, qual o problema que está ocorrendo?

Bom, vou me adiantar à sua resposta, pois talvez o que eu suspeito que seja a sua dúvida seja realmente a sua dúvida: você está receoso porque meu tutorial diz para instalar o kernel generic, porém o Ubuntu Studio que você está usando veio com o kernel lowlatency? Se a sua dúvida for mesmo essa, no seu caso é recomendável usar mesmo o kernel lowlatency.

Caso o seu sistema seja de 64 bits, os três pacotes que você precisa baixar e instalar são estes:

Caso seu sistema seja de 32 bits, os três pacotes que você precisa baixar e instalar são estes:

Era esse mesmo o problema!!! Funcionou bem (aparentemente)! Vou continuar testando! Muito obrigado!

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #18 Online: 17 de Janeiro de 2017, 23:14 »
Sou meio novo no Linux e estou com esse problema que você relatou. Meu notebook é exatamente igual ao seu, mas estou usando o Ubuntu Studio (com kernel 4.4.0-31-lowlatency). Você pode me ajudar!?

Oi, Allan, qual o problema que está ocorrendo?

Bom, vou me adiantar à sua resposta, pois talvez o que eu suspeito que seja a sua dúvida seja realmente a sua dúvida: você está receoso porque meu tutorial diz para instalar o kernel generic, porém o Ubuntu Studio que você está usando veio com o kernel lowlatency? Se a sua dúvida for mesmo essa, no seu caso é recomendável usar mesmo o kernel lowlatency.

Caso o seu sistema seja de 64 bits, os três pacotes que você precisa baixar e instalar são estes:

Caso seu sistema seja de 32 bits, os três pacotes que você precisa baixar e instalar são estes:

Era esse mesmo o problema!!! Funcionou bem (aparentemente)! Vou continuar testando! Muito obrigado!

Bacana.  ;) De nada.  :D
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #19 Online: 20 de Janeiro de 2017, 03:24 »
Era esse mesmo o problema!!! Funcionou bem (aparentemente)! Vou continuar testando! Muito obrigado!

Allan, percebi que o tutorial estava desatualizado: estou há cerca de 2 meses testando o kernel estável 4.7.10 e não tenho tido problema nenhum. Enfim: aproveitei para atualizar o tutorial com os links para download e instalação do kernel estável versão 4.7.10. Também incluí no tutorial os links necessários aos usuários que utilizam kernel de baixa latência, como é o seu caso. :)

PS: sempre que eu me enveredo por um kernel estável mais recente e constato que, mesmo após algumas semanas de uso, esse kernel mais novo não está dando problema, eu volto aqui e atualizo o tutorial.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline mk45gti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #20 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 19:45 »
Obrigado! Já estava desistindo de usar Ubuntu no Inspiron-5548  8)

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #21 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 21:07 »
Obrigado! Já estava desistindo de usar Ubuntu no Inspiron-5548  8)

De nada, rs.  ;D
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline mcaldeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #22 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 21:43 »
Primeiramente eu preciso te agradecer, já estava morrendo de raiva. Eu tinha instalado o Ubuntu Mate 16.04 no meu notebook Asus. Adorei o Mate, mas o note travava direto. Achei que era culpa do Mate. Formatei o HD e instalei o Ubuntu. Continuou travando feio. Ontem eu criei coragem e segui suas dicas, ficou show de bola!. Muito obrigado mesmo.
Agora vem a dúvida: tenho num outro pc com o debian 8.7 e ele também está congelando de vez em quando. A sua dica de atualização do Kernel dá certo no debian?
Ao digitar o comando uname -ir eu obtenho:
3.16.0-4-686-pae unknown
Ele é genérico ou lowlatency?
Grande abraço.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #23 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 02:38 »
Primeiramente eu preciso te agradecer, já estava morrendo de raiva. Eu tinha instalado o Ubuntu Mate 16.04 no meu notebook Asus. Adorei o Mate, mas o note travava direto. Achei que era culpa do Mate. Formatei o HD e instalei o Ubuntu. Continuou travando feio. Ontem eu criei coragem e segui suas dicas, ficou show de bola!. Muito obrigado mesmo.
Agora vem a dúvida: tenho num outro pc com o debian 8.7 e ele também está congelando de vez em quando. A sua dica de atualização do Kernel dá certo no debian?
Ao digitar o comando uname -ir eu obtenho:
3.16.0-4-686-pae unknown
Ele é genérico ou lowlatency?
Grande abraço.

Oi, de nada. :)

Olha, eu troquei o Debian pelo Ubuntu há mais de dez anos, portanto o que eu sabia de Debian hoje em dia pode não corresponder mais à realidade. Enfim: não garanto que os comandos que vou postar aqui funcionarão no seu Debian atual.

Bom, vamos lá: primeiramente, percebi que o kernel do seu Debian é PAE. Um kernel PAE só deve ser usado em computador que tenha processador de 32 bits e mais de 4 GB de RAM, pois a finalidade do kernel PAE é justamente tentar fazer com que o sistema operacional (que terá de ser de 32 bits) consiga gerenciar mais de 4 GB de RAM (algo que no mundo Windows de 32 bits não ocorre). Em outras palavras: o kernel PAE é um kernel de 32 bits que é usado para "emular" um sistema de 64 bits em um computador de 32 bits. Digo: em tese, somente sistemas de 64 bits conseguem gerenciar mais de 4 GB de RAM, porém com um kernel PAE o Linux de 32 bits consegue gerenciar mais de 4 GB de RAM ( um kernel PAE permite que um sistema operacional Linux de 32 bits gerencie até 64 GB de RAM).

Seu computador usa processador de 32 bits (portanto está com Debian de 32 bits) e, além disso, tem mais de 4 GB de RAM? Se seu computador atende as duas condições, então está correto ele estar com um kernel PAE. No entanto, caso seu computador não atenda a ao menos uma das duas condições, o kernel não deverá ser PAE. Digo: se o processador for de 64 bits, ou caso seu computador tenha 4 GB de RAM ou menos, substitua o kernel PAE por um que não seja PAE. Explicando melhor: caso o seu computador possua processador de 32 bits e 4 GB (ou menos) de RAM, instale um kernel de 32 bits que não seja PAE. E, caso seu computador tenha processador de 64 bits (neste caso pouco importa a quantidade de RAM), instale um kernel de 64 bits.

Para verificar se o processador do seu computador é de 32 bits ou de 64 bits, execute este comando, no terminal:

Código: [Selecionar]
lscpu
Caso o resultado mostre algo assim (destaquei em azul as partes que interessam):

Citar
Arquitetura:           x86_64
Modo(s) operacional da CPU:32-bit, 64-bit
...então o processador do seu computador é mesmo de 64 bits.

Caso apareça algo como "x86_32" ou somente "32-bit" lá em "Modo(s) operacional da CPU:", então o processador realmente é de 32 bits.

Seu Debian talvez não tenha o comando lscpu. Em tal caso, execute este outro comando:

Código: [Selecionar]
cat /proc/cpuinfo |grep -i 'core id'...e verifique o maior número de id (os números poderão se repetir, no resultado, mas o que importa é que você veja qual dos números é o maior). Se no resultado do comando o maior número de "core id" for maior que 0 (zero), como p.ex. 1, 2, 3..., então seu computador possui processador de 64 bits. Mas caso o "core id" seja somente 0 (zero), então seu computador possui processador de 32 bits.

Pelo menos na época em que eu usava o Debian, os kernels por padrão eram "generic": para obter um kernel 'lowlatency" era necessário baixar o código fonte (source) do kernel e então construir os pacotes DEB dele usando uma linha de comando assim:

Código: [Selecionar]
make -j4 deb-pkg LOCALVERSION=-lowlatency KDEB_PKGVERSION=$(make kernelversion)-1
Exemplo de comandos que poderiam ser usados para construir um kernel de 64 bits (amd64), versão 4.2:

1. Baixar os pacotes necessários para construir o kernel:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install build-essential fakeroot build-dep linux libncurses5-dev libncursesw5-dev linux-source-4.2 -y2. Descompactar o código fonte do kernel 4.2:
Código: [Selecionar]
tar -xaf /usr/src/linux-source-4.2.tar.xz3. Acessar a pasta dentro da qual o código fonte foi descompactado,  e daí criar dentro dela o arquivo oculto .config, contendo uma cópia das configurações de inicialização do kernel atualmente em uso no sistema do seu computador:
Código: [Selecionar]
cd /usr/src/linux-source-4.2 ; cp /boot/config-`uname -r` .config4. Inicialize a interface de préconfiguração do código fonte que será compilado:
Código: [Selecionar]
make menuconfig5. Dentro da interface do menuconfig, habilite a opção preempt e também habilite timers 1000Hz
6. Execute este comando para compilar o código fonte construindo os pacotes DEB:
Código: [Selecionar]
make -j4 deb-pkg LOCALVERSION=-lowlatency KDEB_PKGVERSION=$(make kernelversion)-17. "Subir" 1 nível de diretório e então instalar os pacotes DEB:
Código: [Selecionar]
cd .. ; dpkg -i linux-*.deb8. Atualizar o GRUB e reiniciar o sistema operacional:
Código: [Selecionar]
sudo update-grub ; sudo telinit 6
Repetindo: não garanto que esse procedimento funcione, mas era assim que era feito, antigamente (há mais de 1 década).

Para usar um kernel mais novo, eu no seu lugar instalaria o Debian stretch (Debian 9), que de acordo com esta página utiliza o kernerl versão 4.9.0. Grave um Live CD do Debian stretch num DVD (ou num pendrive, usando o programa UNetBootIn) e teste esse Live CD no seu computador, para ver como esse kernel se comporta com o hardware desse seu computador. Se tudo funcionar bem, aí você migra para o Debian stretch. Embora seja uma versão "testing", o stretch atualmente está em estado "frozen", o que significa que ele já está praticamente estável (após cerca de 3 anos de desenvolvimento... Ufaaaaaaaa...). ;D

Alternativamente, você pode instalar o Ubuntu nesse outro computador que está com Debian. Uma das razões por que cansei do Debian é que os desenvolvedores são tão "neuróticos" com estabilidade que muitos drivers e kernels de versão mais recente não ficam disponíveis na versão stable / estável. Daí ou você instala uma versão "testing" do Debian, ou então vai para uma distro mais flexível como é o caso da Ubuntu.

Caso queira usar uma versão "peso leve" do Ubuntu, instale o XUbuntu 16.04. É excelente, eu recomendo bastante.

Há tutoriais na Internet dizendo para instalar o kernel do Ubuntu no Debian, porém isso não deve ser feito, já que na prática você estaria transformando seu Debian em um Ubuntu, além de correr o risco de "quebrar" sua distro (ou parte dela), em razão de alguns patches e módulos do kernel Debian poderem não funcionar no kernel Ubuntu.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #24 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 18:28 »
O repositório jessie-backports também tem o Kernel 4.9, assim não precisa atualizar para a versão testing. Basta adicionar a linha (por exemplo) deb http://ftp.br.debian.org/debian/ jessie-backports main no sources.list e instalar o kernel correspondente: linux-image-4.9.0-0.bpo.1-686-pae ou linux-image-4.9.0-0.bpo.1-686. Agora, se for mudar para 64 bits é melhor reinstalar/formatar.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #25 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 22:12 »
O repositório jessie-backports também tem o Kernel 4.9, assim não precisa atualizar para a versão testing. Basta adicionar a linha (por exemplo) deb http://ftp.br.debian.org/debian/ jessie-backports main no sources.list e instalar o kernel correspondente: linux-image-4.9.0-0.bpo.1-686-pae ou linux-image-4.9.0-0.bpo.1-686. Agora, se for mudar para 64 bits é melhor reinstalar/formatar.

Valeu, Anderson, dei uma espiada em https://packages.debian.org/jessie-backports/kernel/ e você tem toda razão, o kernel 4.9 foi "backportado" para o Jessie. Obrigado por essa informação. :)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline mcaldeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #26 Online: 09 de MAR?O de 2017, 21:59 »
Citar
Bom, vamos lá: primeiramente, percebi que o kernel do seu Debian é PAE. Um kernel PAE só deve ser usado em computador que tenha processador de 32 bits e mais de 4 GB de RAM, pois a finalidade do kernel PAE é justamente tentar fazer com que o sistema operacional (que terá de ser de 32 bits) consiga gerenciar mais de 4 GB de RAM (algo que no mundo Windows de 32 bits não ocorre).

Deixe-me explicar melhor: estou usando uma distribuição chamada Emmabuntüs, baseada no Debian 8.5 XFCE (voltado para máquinas antigas). Eu tinha um Ubuntu 16.04 instalado aqui antes, mas o HD deu pau e aí eu pequei o HD que estava com esse sistema, o Emmabuntüs, num Semiprom que tinha apenas 1Gb de memória e coloquei no Dual Core, 1,6 GHz com com 2Gb de memória e funcionou! Nunca vi isso: o sistema está funcionando redondo. Ele tinha travado uma ou duas vezes, mas não travou mais. Ele roda como se tivesse sido instalado nele próprio. Acho que não vou mexer, aquela máxima, "time que está ganhando a gente não mexe", ainda mais que uso ele para trabalhar.  :)
De qualquer forma, a sua dica foi muito útil para o meu notebook. Obrigado mais uma vez.

Offline luciannoaramalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #27 Online: 20 de MAR?O de 2017, 15:56 »
Boa tarde, senhores.

Gostaria de uma ajuda. Em junho de 2015, adquiri o notebook Dell Inspiron 5548 com Ubuntu 14.04 LTS (de fábrica), placa gráfica intel/amd radeon r7 m265... nunca havia dado problemas, mas desde dezembro de 2016 começaram os travamentos... não sei se houve atualização de kernel, xorg etc que possa ter iniciado estes travamentos... pensei q fosse hardware, mas li em alguns lugares falando de driver...
O estranho é que este travamento só acontece quando a placa selecionada no Catalyst é a Intel e não a AMD. Noto também que quando seleciono a placa AMD, a temperatura da CPU aumenta, enquanto ao utilizar a Intel, não há grande mudanças.

Desde já agradeço.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #28 Online: 25 de MAR?O de 2017, 03:12 »
Boa tarde, senhores.

Gostaria de uma ajuda. Em junho de 2015, adquiri o notebook Dell Inspiron 5548 com Ubuntu 14.04 LTS (de fábrica), placa gráfica intel/amd radeon r7 m265... nunca havia dado problemas, mas desde dezembro de 2016 começaram os travamentos... não sei se houve atualização de kernel, xorg etc que possa ter iniciado estes travamentos... pensei q fosse hardware, mas li em alguns lugares falando de driver...
O estranho é que este travamento só acontece quando a placa selecionada no Catalyst é a Intel e não a AMD. Noto também que quando seleciono a placa AMD, a temperatura da CPU aumenta, enquanto ao utilizar a Intel, não há grande mudanças.

Desde já agradeço.

Atualmente, você tem duas opções:

1) Instalar o *Ubuntu 16.04 "Xenial Xerus" e atualizar o kernel para a versão 4.7.10, como atualmente explicado neste tutorial; ou
2) Instalar o *Ubuntu 16.10 "Yakkety Yak", que já vem com um kernel mais recente (versão 4.8, se não me engano).

Parece que a AMD está desenvolvendo a próxima versão do driver proprietário fglrx, mas no seu Ubuntu 14.04 não há suporte nem para o próximo fglrx nem para o driver open source. Se os travamentos estão ocorrendo, você realmente precisa atualizar esse sistema aí.
« Última modificação: 20 de Abril de 2017, 17:00 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
« Resposta #29 Online: 25 de MAR?O de 2017, 03:13 »
Deixe-me explicar melhor: estou usando uma distribuição chamada Emmabuntüs, baseada no Debian 8.5 XFCE (voltado para máquinas antigas). Eu tinha um Ubuntu 16.04 instalado aqui antes, mas o HD deu pau e aí eu pequei o HD que estava com esse sistema, o Emmabuntüs, num Semiprom que tinha apenas 1Gb de memória e coloquei no Dual Core, 1,6 GHz com com 2Gb de memória e funcionou! Nunca vi isso: o sistema está funcionando redondo. Ele tinha travado uma ou duas vezes, mas não travou mais. Ele roda como se tivesse sido instalado nele próprio. Acho que não vou mexer, aquela máxima, "time que está ganhando a gente não mexe", ainda mais que uso ele para trabalhar.  :)
De qualquer forma, a sua dica foi muito útil para o meu notebook. Obrigado mais uma vez.

Bacana.  :) De nada.
« Última modificação: 20 de Abril de 2017, 17:02 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")