Autor Tópico: Remover ou inativar Grub 2  (Lida 6314 vezes)

Offline goulartte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Remover ou inativar Grub 2
« Online: 06 de Setembro de 2016, 18:04 »

Pessoal, me desculpem, não possuo conhecimentos avançados dos sistemas e tampouco dos termos técnicos a serem empregados. Espero que entendam o meu problema e me ajudem.

Instalei o Ubuntu 16.04 em um HD externo no modo persistente, com o objetivo de utilizá-lo em qualquer computador via USB. Utilizei meu notebook Samsumg com Win10 para o serviço. Acontece que o instalador do Linux instalou o Grub na máquina que utilizei, não deixando ligar o Win10  sem que o HD externo com o Linux esteja espetado na USB.
Percebi que na instalação do Linux o sistema mudou na bios do notebook os nomes do boot, onde dava boot em primeira ordem pela USB e segunda pelo Win10, o instador renomeou a USB para Ubuntu e, caso o HD externo Ubuntu não esteja espetado, o Grub não avança pra segunda opção, que é o Win10.
Quando ligo o notbook sem o HD externo aparece a seguinte tela:

GRU GRUB version 2.02”beta2-36ubuntu3.2

Minimal BASH-like line editing is supported. For the first word, TAB list possible command completions. Anywhere else TAB list possible device or file completions.

Grub>
Possible command are:

   . [acpi authenticate background_color  background_image badram boot break cat chainloader clear configfile continue cutmem dump echo exit export extract_entries_configfile extract_entries_source false fwsetup gettext halt help initrd initrdefi insmod keystatus linux linuxefi list_envload_env loadfontloopback ls
   lsefi lsefimmap lsefisystab lsfonts lsmod lssal menuentry net_add_addr net_add_dns net_add_route net_bootp net_del_addr net_del_dns net_del_route net_get_dhcp_optionnet_ipv6_autoconf net_ls_addr net_ls_cards net_ls_dns net_ls_routes net_nslookup normal normal_exit password_pbkdf2 reboot return rmmod save_env search search.file search.fs_label search.fs_uuid set setparams shift sleep source submenu terminal_input terminal_output test true unset zfs-bootfs zfsinfo zfskey.


Assim, como remover ou inativar o Grub para deixar meu notbook como era antes, ou seja, deixando o boot original da máquina gerenciar a porta USB (como primeira opção) e depois o Win10 (na segunda opção) automaticamente?

Será preciso renomear na bios a opção de boot de Ubuntu para USB novamente? Como fazer?

Encontrei alguns artigos sobre remover o Grub usando o CD de instalação do Windows ou pendrive bootável. Não possuo nenhum dos dois. Há maneiras de fazer o procedimento usando o pendrive bootável do Linux?

Ps.: quanto ao meu HD externo não funcionou em outra máquina. Em outra ocasião verifico como fazer a instalação correta.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Remover ou inativar Grub 2
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2016, 02:52 »
[...] Encontrei alguns artigos sobre remover o Grub usando o CD de instalação do Windows ou pendrive bootável. Não possuo nenhum dos dois. Há maneiras de fazer o procedimento usando o pendrive bootável do Linux?

Refazer o bootloader do Windows é um procedimento do Windows, de fato são necessárias as ferramentas do Windows.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline shedrink

  • Formado em Letras e músico underground
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
    • Aberratorium - Lar de Aberrações
Re:Remover ou inativar Grub 2
« Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2017, 08:50 »
[...] Encontrei alguns artigos sobre remover o Grub usando o CD de instalação do Windows ou pendrive bootável. Não possuo nenhum dos dois. Há maneiras de fazer o procedimento usando o pendrive bootável do Linux?

Refazer o bootloader do Windows é um procedimento do Windows, de fato são necessárias as ferramentas do Windows.

e se eu tiver esse problema no linux? Uso ubuntu studio, estou querendo instalar pelo pendrive o elementary mas não consigo dar boot no pendrive pois dá essa mensagem de edição "minimal bash-lie..."

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Remover ou inativar Grub 2
« Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2017, 14:17 »
Então, "shedrink",

A questão que você coloca não tem similaridade com este tópico, são coisas totalmente diferentes.

No seu caso aparentemente há um Linux instalado e o grub, que é o bootloader, está dando uma mensagem de erro ao iniciar, que você não mencionou de forma completa, mas talvez seja essa:

Minimal BASH-like line editing is supported. For the first word, TAB lists possible command completions. Anywhere else TAB lists possible device or file completions.

Se for esse mesmo o caso, o modo mais fácil de reparar isso é usando a ferramenta Boot-Repair.

Inicie o sistema através de um live-iso (pendrive ou cdrom) e instale o boot-repair.

Para instalar consulte esse tópico, use os código que há lá:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84609.msg634662.html#msg634662

Em princípio é o caso de usar o botão "Recommended repair (repair most frequent problems)"

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Remover ou inativar Grub 2
« Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2017, 14:48 »
Instalei o Ubuntu 16.04 em um HD externo no modo persistente, com o objetivo de utilizá-lo em qualquer computador via USB. Utilizei meu notebook Samsumg com Win10 para o serviço. Acontece que o instalador do Linux instalou o Grub na máquina que utilizei, não deixando ligar o Win10  sem que o HD externo com o Linux esteja espetado na USB.
Vc cometeu um pequeno erro. Seu notebook Samsung com o RWindows 10, certamente já usa o HD com particionamento GPT, Só assim é possível usar o modo BIOS UEFI (Leia sobre isso, se vc não sabe o que é GPT ou UEFI). Instalando o Ubuntu nesta configuração, ele instala o GRUB-EFI e coloca alguns arquivos de boot na partição EFI. Essa partição EFI é consultada pela BIOS UEFI para ter conhecimento de quantos SO bootáveis existem na máquina. Se vc for no SETUP da máquina e selecionar como 1ª opção de boot o Win 10 e remover ou desabilitar o UBUNTU da sua outra opção de boot já é o suficiente pra ele não bootar, e sim, o Win10. Para remove-lo basta apagar a pasta /EFI/ubuntu da partição EFI.

Percebi que na instalação do Linux o sistema mudou na bios do notebook os nomes do boot, onde dava boot em primeira ordem pela USB e segunda pelo Win10, o instador renomeou a USB para Ubuntu e, caso o HD externo Ubuntu não esteja espetado, o Grub não avança pra segunda opção, que é o Win10.
Quando ligo o notbook sem o HD externo aparece a seguinte tela:

GRU GRUB version 2.02”beta2-36ubuntu3.2

Minimal BASH-like line editing is supported. For the first word, TAB list possible command completions. Anywhere else TAB list possible device or file completions.

Grub>
Possible command are:

   . [acpi authenticate background_color  background_image badram boot break cat chainloader clear configfile continue cutmem dump echo exit export extract_entries_configfile extract_entries_source false fwsetup gettext halt help initrd initrdefi insmod keystatus linux linuxefi list_envload_env loadfontloopback ls
   lsefi lsefimmap lsefisystab lsfonts lsmod lssal menuentry net_add_addr net_add_dns net_add_route net_bootp net_del_addr net_del_dns net_del_route net_get_dhcp_optionnet_ipv6_autoconf net_ls_addr net_ls_cards net_ls_dns net_ls_routes net_nslookup normal normal_exit password_pbkdf2 reboot return rmmod save_env search search.file search.fs_label search.fs_uuid set setparams shift sleep source submenu terminal_input terminal_output test true unset zfs-bootfs zfsinfo zfskey.


Assim, como remover ou inativar o Grub para deixar meu notbook como era antes, ou seja, deixando o boot original da máquina gerenciar a porta USB (como primeira opção) e depois o Win10 (na segunda opção) automaticamente?
Após remover a pasta /EFI/ubuntu ele não vai mais aparecer como opçao na BIOS UEFI. E o Ubuntu pra funcionar neste HD externo em QQ máquina, o HD externo tem que ser particionado no modo MSDOS para que o Ubuntu instalado fique no modo legacy

Será preciso renomear na bios a opção de boot de Ubuntu para USB novamente? Como fazer?
Somente removendo a pasta que expliquei acima já volta tudo ao normal.
Encontrei alguns artigos sobre remover o Grub usando o CD de instalação do Windows ou pendrive bootável. Não possuo nenhum dos dois. Há maneiras de fazer o procedimento usando o pendrive bootável do Linux?

Ps.: quanto ao meu HD externo não funcionou em outra máquina. Em outra ocasião verifico como fazer a instalação correta.
Na internet o que se encontra de remover o GRUB é em relação ao GRUB legacy.

Coloca algumas informações pra que a gente possa ter uma noçao real do seu sistema.
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049