Autor Tópico: Acesso negado no MySQL - XAMPP  (Lida 4595 vezes)

Offline troile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Acesso negado no MySQL - XAMPP
« Online: 11 de Setembro de 2016, 23:26 »
Olá pessoas, tudo bem?

Eu iniciei meus estudos em PHP e MySQL e instalei o XAMPP no meu ubuntu 14.10.
Inicialmente eu tive problemas com o Apache (precisei desinstalar o apache instalado anteriormente) e tive o mesmo problema com o MySQL (também desinstalei o antigo mysql-server, client e etc). Porém após isso ainda tenho o seguinte problema quando tento acessar o phpmyadmin:

Erro
Mensagem do MySQL: Documentação

Não pode conectar: configurações inválidas.
 A conexão para o controle do usuário, como definida nas configurações, falhou.
 O phpMyAdmin tentou se conectar ao servidor MySQL e a conxão foi recusada. Você deve checar o servidor, nome de usuário e senha no config.inc.php e se certificar que correspondam com as informações fornecidas pelo administrador do servidor MySQL.

Pela descrição eu imaginei que era a senha, porém quando entro no arquivo config.inc.php a senha está em branco e o admin como root, então não deveria entrar automaticamente? No curso que estou fazendo não ajuda muito nessa questão e estou realmente perdido (sou completamente novato nessas coisas).

Obrigado pela ajuda.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Acesso negado no MySQL - XAMPP
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2016, 01:09 »
Claro que não, bacana. A senha de root do banco de dados só é usada durante a instalação do phpMyAdmin; e mesmo assim, ela não poderia estar em branco.

Eu não entendo pq alguém usa o Xampp no Linux, quando basta mandar instalar o phpMyAdmin pelos repositórios pra ter todos os pacotes necessários...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline troile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Acesso negado no MySQL - XAMPP
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2016, 10:15 »
Obrigado pela resposta.

E eu estou iniciando meus estudos nesse assunto, realmente não entendo quase nada dessas coisas, pra mim instalar o xampp pareceu a coisa mais viável...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Acesso negado no MySQL - XAMPP
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2016, 12:30 »
Vc chegou a definir uma senha de root para o MySQL?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D