Autor Tópico: Compartilhamento windows no linux com permissões dif. para pastas e subpastas  (Lida 3711 vezes)

Offline fabrizzio777

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil

Salve galera,

Preciso de uma ajuda que para alguns de vocês com certeza será algo simples de resolver.

Meu Cenário:
Montei em um server Linux um compartilhamento do Windows que vai para o seguinte caminho: \\SRV01\PASTA1. Este compartilhamento foi adicionado no arquivo /etc/fstab para subir na inicialização do sistema conforme abaixo:

#compartilhamento windows
//SRV01/PASTA1   /mnt/SHARE   cifs   gid=0,file_mode=0644,dir_mode=0770,credentials=/root/.smbcredentials,iocharset=utf8,uid=0 ,file_mode=0644,dir_mode=0770 0 0

Até aqui tudo funcionando bem, contudo:

Meu problema:
Quando o compartilhamento e montado na inicialização do sistema, preciso que a pasta montada no linux /SHARE fique com permissão 0770 e todos os seus subdiretórios fiquem com permissão 0755

Resumindo: como faço para configurar no arquivo fstab toda essa lógica de permissões diferentes para diretório e subdiretórios? Visto que o diretório principal que foi montado no Linux (/mnt/SHARE) terá permissão diferente dos subdiretórios dele?

Da maneira como está configurado hoje quando é montado o /mnt/SHARE tanto o diretório SHARE quanto seus subdiretórios ficam com permissão 0770

CONFIGURAÇÕES DO SERVER:
------------------------------------------------
System hostname   SrvLinux005 (127.0.1.1)
Operating system   Ubuntu Linux 16.04.1
Kernel and CPU   Linux 4.4.0-36-generic on x86_64
Processor information   Intel(R) Xeon(R) CPU E5-1603 v3 @ 2.80GHz, 2 cores
System uptime   287 Days 12 hours, 50 minutes
Running processes   216
CPU load averages   0.07 (1 min) 0.02 (5 mins) 0.00 (15 mins)
CPU usage   0% user, 1% kernel, 0% IO, 100% idle
Real memory   470.87 MB used, 1.95 GB total
Virtual memory   0 bytes used, 2 GB total
Local disk space   4.57 GB used, 17.58 GB total
Package updates   2 package updates are available

Desde já agradeço.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Compartilhamento windows no linux com permissões dif. para pastas e subpastas
« Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2016, 12:48 »
Até onde me lembro, quando você tem um ponto de montagem, as permissões do ponto de montagem valem para ele e para os arquivos imediatamente abaixo. A partir daí, valem as permissões definidas pelo sistema de arquivos montado e as opções de montagem.

Assim, bastaria a pasta /mnt/SHARE ter permissão 0770, e vc usar a opção "umask=xxxx" no fstab pra definir as permissões lá dentro, uma vez que é um sistema de arquivos não-nativo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fabrizzio777

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Compartilhamento windows no linux com permissões dif. para pastas e subpastas
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2016, 12:56 »
zekkerj Obrigado pela resposta e ajuda.

Perdoe minha ignorância, mais estou começando no linux. Quando vc me orientou usar a opção "umask=xxxx". Como ficaria isso no meu arquivo Fstab? Poderia me mostrar um exemplo com base no que eu coloquei?

Desde já obg.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Compartilhamento windows no linux com permissões dif. para pastas e subpastas
« Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2016, 13:42 »
Ficaria algo como abaixo:

//SRV01/PASTA1   /mnt/SHARE   cifs   gid=0,file_mode=0644,dir_mode=0770,credentials=/root/.smbcredentials,iocharset=utf8,uid=0 ,file_mode=0644,dir_mode=0770,umask=0755 0 0

Observe, no entanto, que como se trata de uma máscara de bits, pode ser que as permissões resultantes sejam menores que as especificadas. Nesse caso, seria preciso ver se há algum outro parâmetro que sirva pra forçar permissões adicionais.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fabrizzio777

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Compartilhamento windows no linux com permissões dif. para pastas e subpastas
« Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2016, 10:52 »
Caro zekkerj,

Desculpe a demora em responder, funcionou muito bem suas instruções. Agradeço de coração pela ajuda.

Um grande abraço.