Autor Tópico: Ubuntu 16.04 LTS + Oracle VM VirtualBox 5.1.6 + Extension Pack 5.1.6  (Lida 3407 vezes)

Offline Daltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Tô chegando lá !!!
    • Ver perfil
    • Meu site
Bom dia a todos,

Meu hardware é esse :  Notebook Microboard I5 + 12Mb RAM + 1T HD (com duas partições) + SO Ubuntu 16.04 LTS .

Instalei o Virtualbox com o respectivo Extension Pack com uma maquina virtual Windows 7 Profissional.

O detalhe é que apesar de ter seguido os passos sugeridos em vários pontos da internet eu não consigo acesso às portas USB !

Na configuração da máquina virtual está habilitada a USB 2.0 e na configuração do hardware virtual existem todos os drivers do acesso USB, mas não reconhece nem um pen drive...
Já está funcionando o compartilhamento de pastas com o Ubuntu (Via Samba), a internet, a máquina está super rápida... mas não acessa a USB.

Eu já segui algumas das sugestões feitas aqui no forum, mas nada aconteceu...  te um tópico que diz que tem que acessar a administração, criar grupo, fazer não sei o que mais... mas eu (como sou novato no linux) não consegui achar esse mapa das pedras...

Alguém teria ideia do porque  as portas USB não funcionam na máquina virtual ? 

SDS
Daltro
 
« Última modificação: 23 de Setembro de 2016, 12:04 por Daltro »

Offline Daltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Tô chegando lá !!!
    • Ver perfil
    • Meu site
Re:Ubuntu 16.04 LTS + Oracle VM VirtualBox 5.1.6 + Extension Pack 5.1.6
« Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2016, 12:03 »
Puxa !!!  acabei de postar e achei a solução....

Segui os passos do seguinte site : http://sejalivre.org/habilitando-o-suporte-a-usb-no-virtualbox/

Ou seja, depois de instalar o extension pack dei o seguinte comando pelo terminal:


sudo usermod NOME -a -G vboxusers

NOME = seu usuário

Valeu !!!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 LTS + Oracle VM VirtualBox 5.1.6 + Extension Pack 5.1.6
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2016, 12:38 »
Puxa !!!  acabei de postar e achei a solução....

Ótimo que tenha encontrado rapidamente a solução e observo que fez o compartilhamento de pasta através do 'samba', como dito no post inicial, o que evidentemente funciona, porém esse compartilhamento não precisa necessariamente ser feito dessa forma, utilizando um recurso de rede mais geral, pode ser feito de forma semelhante ao que fez na solução da usb.

Normalmente se faz no hospedeiro (=host) um diretório (=pasta) específico para esse tipo de compartilhamento, a qual geralmente é denominado de uma forma bem simples de "share" (sem as aspas) e colocada em /home/username (username é o seu nome real de usuário), mas na verdade isso não é realmente necessário, pois pode usar qualquer pasta já existente ou ainda aquelas que são padrão do sistema.

Escolhido o diretório, deixando assinalado nas configurações da máquina virtual que é para compartilhar a pasta e também deixando assinalado que é para fazer a montagem automática é criado pela própria VirtualBox o grupo vboxsf o qual será usado para o compartilhamento.

A pasta compartilhada será automaticamente montada no sistema guest (=visitante, isto é, a própria máquina virtual) dentro de /media/sf_share

Como essa pasta está dentro da área do administrador (=root), então é necessário dar permissão ao usuário para que possa utilizá-la.

Código: [Selecionar]
sudo adduser username vboxsf
novamente "username" acima substitui pelo nome real do usuário.

O que se está fazendo é apenas no sistema guest incluir o usuário "username" no grupo vboxsf

Verifique se o usuário "username" está de fato dentro do grupo vboxsf fazendo:

Código: [Selecionar]
id username
Deve aparecer algo semelhante a isso:

uid=1000(user) gid=1000(user) grupos=1000(user),4(adm),24(cdrom),27(sudo),30(dip),46(plugdev),108(lpadmin),124(sambashare),999(vboxsf)

Reinicie a máquina virtual.

A pasta sf_share estará disponível dentro do seu gerenciador de arquivos (=nautilus), bastando um click nela para ter acesso aos arquivos, que no sistema hospedeiro corresponde ao que contém a pasta share (ou qualquer outra escolhida).





« Última modificação: 23 de Setembro de 2016, 18:27 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.