Autor Tópico: Conexão Wireless Intermitente (RTL8188CE -conecta e desconecta constantemente)  (Lida 11219 vezes)

Offline Daltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Tô chegando lá !!!
    • Ver perfil
    • Meu site
Prezados,

Meu notebook roda o Ubuntu 16.04 LTS.
Minha placa é Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8188CE 802.11b/g/n WiFi Adapter (rev 01)
O kernel é o 4.4.0-38-generic

Aleatoriamente o wireless se desconecta da rede e logo depois conecta novamente...

O sinal do wireless não cai, pois outros equipamentos ficam conectados permanentemente.

Aparentemente, não existe nenhuma causa para isso, mas pelo que ví, na internet, existe uma certa incompatibilidade com o driver da Realtek.

Eu tentei várias sugestões que existem na net e outras que estão listadas aqui no forum e nenhuma delas funcionou... ou seja a conexão continua instável.

Entretanto encontrei um artigo, ao meu ver, bastante sério que promete acabar com essa instabilidade... entretanto meu pouco conhecimento sobre o linux deixou-me "inseguro".

Gostaria, se possível que algum colega pudesse analisar tal procedimento e dizer-me se posso seguir ou não nesta nova tentativa...

O procedimento está descrito no site https://recordnotfound.com/rtl8188ce-linux-driver-FreedomBen-31446# e, pelo que entendi, diz suportar o drive correto (RTL8188CE), no ubuntu 16.04 com o kernel 4.4.X (que é o meu...)

Mas, as instruções de como fazer os passos para a instalação, automática, semi-automática ou manual...  para mim estão em "hebráico" pois o autor presume que todos os leitores sejam "experts" no LINUX ... (e eu estou muito longe disso).

Além disso, depois dele falar sobre os vários tipos de instalação, é citado que o driver que será instalado seria o RTL8192CE, que é o mesmo que eu tenho hoje instalado...  e continuando o artigo, parece-me, que dá algumas dicas para otimizar a qualidade do sinal wireless...

Imagino que, se eu já tenho o drive instalado, eu não poderia partir diretamente para estes ajustes finais ???  (também pode ser o caso que ele tenha modificado este mesmo driver e ai o meu não funcionaria, será ???)

Alguma alma caridosa para me auxiliar nesta tarefa ?

SDS

Daltro
 
« Última modificação: 15 de Outubro de 2016, 11:28 por Daltro »

Offline jonatanrader

  • DavidCrifeAJ
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re:Conexão Wireless Intermitente (conecta e desconecta constantemente)
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2016, 12:08 »
Olá Daltro, ao dar o comando lspci no terminal, as placas de rede aparecem, poste o resultado aqui.
Seu sistema esta atualizado, utilize apt-get update, e também apt-get upgrade. verifique o atualizador de programas do Ubuntu.
Poste o resultado do ifconfig também.
grato

Offline Daltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Tô chegando lá !!!
    • Ver perfil
    • Meu site
Re:Conexão Wireless Intermitente (conecta e desconecta constantemente)
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2016, 12:57 »
Olá Jonatanrader,

O resultado do lspci é o seguinte:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 (rev 04)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 04)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 1 (rev b4)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 2 (rev b4)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 3 (rev b4)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 (rev 04)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation HM65 Express Chipset Family LPC Controller (rev 04)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family 6 port SATA AHCI Controller (rev 04)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family SMBus Controller (rev 04)
02:00.0 Network controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8188CE 802.11b/g/n WiFi Adapter (rev 01)
03:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101/2/6E PCI Express Fast/Gigabit Ethernet controller (rev 02)

Sim, o sistema e todos os driver's estão atualizados...

O resultado do comando ifconfig é: 

enp3s0    Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:e0:4c:71:13:e0 
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:65536  Métrica:1
          pacotes RX:11525 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:11525 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1
          RX bytes:1030196 (1.0 MB) TX bytes:1030196 (1.0 MB)

wlp2s0    Link encap:Ethernet  Endereço de HW 94:db:c9:50:0a:a2 
          inet end.: 192.168.0.118  Bcast:192.168.0.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::c282:8ffb:ea6b:bb72/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:59470 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:50926 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:41570679 (41.5 MB) TX bytes:8885457 (8.8 MB)



Entretanto, já é público e comprovado que existe um problema no driver... a internet está lotada de comentários sobre a RTL8188CE com Ubuntu ...
Parece-me que o kernel e o driver "não são muito amigos"...
Porém, nesse artigo que postei, o autor PARECE que resolveu o problema...
Mas não consigo seguir os passos pois não tenho o conhecimento necessário para tal... por isso pedi para que fosse analisado o procedimento...
Pelo que entendi, o autor desenvolveu um novo driver... que atende a RTL8188CE, o kernel e a versão 16.04 LTS... o que seria compatível com meu sistema...

SDS
Daltro
 

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Conexão Wireless Intermitente (conecta e desconecta constantemente)
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2016, 14:17 »
Então, /Daltro/,

Também é interessante trazer algumas informações sobre a conexão, especialmente a quantificação objetiva da qualidade da conexão.

Como você usa a versão 16.04, então para tanto os seguintes comandos podem ser úteis, evidentemente utilizados quando a conexão está ativa:

Código: [Selecionar]
nmcli d show
Código: [Selecionar]
nmcli d wifi
Esse último é especialmente importante pois traz um dado numérico quanto à qualidade da conexão.

Adicione ainda:

Código: [Selecionar]
sudo lshw -C network
Código: [Selecionar]
iwconfig
« Última modificação: 06 de Outubro de 2016, 15:12 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Daltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Tô chegando lá !!!
    • Ver perfil
    • Meu site
Re:Conexão Wireless Intermitente (conecta e desconecta constantemente)
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2016, 19:38 »
Vamos lá...

- O resultado do comando mncli d show foi o seguinte:

GENERAL.DISPOSITIVO:                    wlp2s0
GENERAL.TIPO:                           wifi
GENERAL.ENDEREÇO-HW:                    94:DB:C9:50:0A:A2
GENERAL.MTU:                            0
GENERAL.ESTADO:                         100 (conectado)
GENERAL.CONEXÃO:                        Oke Apart Hotel
GENERAL.CAMINHO CON:                    /org/freedesktop/NetworkManager/ActiveConnection/0
IP4.ENDEREÇO[1]:                        192.168.0.122/24
IP4.MÁQUINA:                            192.168.0.1
IP4.ROTA[1]:                            dst = 169.254.0.0/16, nh = 0.0.0.0, mt = 1000
IP4.DNS[1]:                             186.17.17.17
IP4.DNS[2]:                             186.16.16.16
IP6.ENDEREÇO[1]:                        fe80::c282:8ffb:ea6b:bb72/64
IP6.MÁQUINA:                           

GENERAL.DISPOSITIVO:                    0C:E7:25:52:56:6A
GENERAL.TIPO:                           bt
GENERAL.ENDEREÇO-HW:                    0C:E7:25:52:56:6A
GENERAL.MTU:                            0
GENERAL.ESTADO:                         30 (desconectado)
GENERAL.CONEXÃO:                        --
GENERAL.CAMINHO CON:                    --

GENERAL.DISPOSITIVO:                    enp3s0
GENERAL.TIPO:                           ethernet
GENERAL.ENDEREÇO-HW:                    00:E0:4C:71:13:E0
GENERAL.MTU:                            1500
GENERAL.ESTADO:                         20 (não disponível)
GENERAL.CONEXÃO:                        --
GENERAL.CAMINHO CON:                    --
WIRED-PROPERTIES.PROVEDOR:              desligado

GENERAL.DISPOSITIVO:                    lo
GENERAL.TIPO:                           loopback
GENERAL.ENDEREÇO-HW:                    00:00:00:00:00:00
GENERAL.MTU:                            65536
GENERAL.ESTADO:                         10 (não gerenciável)
GENERAL.CONEXÃO:                        --
GENERAL.CAMINHO CON:                    --
IP4.ENDEREÇO[1]:                        127.0.0.1/8
IP4.MÁQUINA:                           
IP6.ENDEREÇO[1]:                        ::1/128
IP6.MÁQUINA: 

O resutado do nmcli d wifi foi o seguinte:

*  SSID                MODO   CANAL  TAXA       SINAL  BARRAS  SEGURANÇA
*  Oke Apart Hotel     Infra  3      54 Mbit/s  100    ▂▄▆█    WPA2     
   Oke Apart Hotel     Infra  2      54 Mbit/s  60     ▂▄▆_    WPA1 WPA2
   Oke Apart Hotel     Infra  3      54 Mbit/s  47     ▂▄__    WPA1 WPA2
   Oke Apart Hotel     Infra  3      54 Mbit/s  34     ▂▄__    WPA1 WPA2
   ADMINISTRACION OKE  Infra  7      54 Mbit/s  34     ▂▄__    WPA2     
   olgaorzuzar         Infra  11     54 Mbit/s  30     ▂___    WPA1 WPA2

- O resultado do comando lshw -C network

 *-network               
       descrição: Interface sem fio
       produto: RTL8188CE 802.11b/g/n WiFi Adapter
       fabricante: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:02:00.0
       nome lógico: wlp2s0
       versão: 01
       serial: 94:db:c9:50:0a:a2
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuração: broadcast=yes driver=rtl8192ce driverversion=4.4.0-38-generic firmware=N/A ip=192.168.0.122 latency=0 link=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11bgn
       recursos: irq:17 porta de E/S:e000(tamanho=256) memória:f7c00000-f7c03fff
  *-network
       descrição: Ethernet interface
       produto: RTL8101/2/6E PCI Express Fast/Gigabit Ethernet controller
       fabricante: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:03:00.0
       nome lógico: enp3s0
       versão: 02
       serial: 00:e0:4c:71:13:e0
       tamanho: 10Mbit/s
       capacidade: 100Mbit/s
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress msix vpd bus_master cap_list rom ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuração: autonegotiation=on broadcast=yes driver=r8169 driverversion=2.3LK-NAPI duplex=half latency=0 link=no multicast=yes port=MII speed=10Mbit/s
       recursos: irq:24 porta de E/S:d000(tamanho=256) memória:f0010000-f0010fff memória:f0000000-f000ffff memória:dfa00000-dfa1ffff

- e finalmente o resultado do comando iwconfig:

lo        no wireless extensions.

enp3s0    no wireless extensions.

wlp2s0    IEEE 802.11bgn  ESSID:"Oke Apart Hotel" 
          Mode:Managed  Frequency:2.422 GHz  Access Point: 04:8D:39:25:2F:CA   
          Bit Rate=72.2 Mb/s   Tx-Power=20 dBm   
          Retry short limit:7   RTS thr=2347 B   Fragment thr:off
          Power Management:off
          Link Quality=70/70  Signal level=-20 dBm 
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:0  Invalid misc:566   Missed beacon:0


E ?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Conexão Wireless Intermitente (conecta e desconecta constantemente)
« Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2016, 13:46 »
Pois então, /Daltro/,


Não tenho acompanhado de forma próxima esse questão da placa RTL8188CE e, por consequência, não sei dizer o estado da arte quanto ao assunto. entretanto, lembro-me que de fato ela vinha sendo problemática em alguns aspectos há um tempo atrás.

Possivelmente o /zekkerj/ poderá avaliar e opinar de uma forma mais efetiva, vez que acompanha essas questões diariamente e por certo estará mais atualizado quanto a essa específica placa.

Quanto ao artigo e link correspondente que menciona,essa proposta é bastante interessante do ponto de vista da curiosidade técnica.

Se bem entendi, o que o /FreedomBen/ propõe é mesmo um outro driver que não o padrão que vem no kernel Linux para tais e quais modelos, especialmente para a RTL8188CE e RTL8192CE.

A CRDA (Central Regulatory Domain Agent) é a implementação no kernel do Linux que corresponde aos procedimentos que regulam como o kernel trabalha com dispositivos wireless segundo a regulação normativa existente.

Ao se falar em dispositivos e conexões wireless se está implicitamente tratando do espectro de radiofreqüências, que é um elemento da natureza, um recurso naturalmente limitado e, por isso, sujeito à regulação legal.

Existe no mundo e em todos os países uma enorme quantidade de normas que regulam essas coisas, vez que é necessária a coexistência dos mais variados dispositivos usando o espectro de radiofrequência (televisão, rádio, celular, radar, computadores e por aí vai) e uma enormidade de aparelhos sendo usados simultaneamente, interferindo uns nos outros.

A tecnologia para melhorar a qualidade de um sinal é variada, podendo se atuar no transmissor e/ou no receptor do sinal, aumentando potência, usando um tipo diferente de antena, usando amplificadores, repetidores, enfim, há muita coisa nesse sentido.

O que o repositório do /FreedomBen/ propõe é atuar na placa wireless, através do seu respectivo driver que é o que faz ela funcionar, na prática contornando eventuais restrições de potência que existam.

Certamente é algo possível de ser feito, vez que uma cláusula no kernel (CRDA) estabelece esses normativos, entretanto, se vai ou não de fato funcionar e melhorar a qualidade do sinal, só mesmo o caso concreto para avaliar, até porque um sinal pode estar ruim por inúmeras razões, tais como qualidade do modem/roteador, antenas, interferência de sinal na vizinhança, bloqueios físicos, até mesmo um dia chuvoso interfere na qualidade do sinal.

Adicionalmente há o aspecto normativo, pode não ser legal fazer essa alteração se a modificação resultar em valores além daqueles estabelecidos pelos textos legais. No mundo a agência reguladora mais conhecida é a US FCC; no Brasil temos a Anatel e a questão é regulada, dentre outros, pela Resolução nº 506, de 1º de julho de 2008.

No ubuntu há o arquivo /etc/default/crda no qual se pode definir a que região pertence o sistema instalado, porém usualmente o campo REGDOMAIN= vem em branco, sem qualquer indicação expressa.

A implementação do novo driver não parece ser difícil, veja que, em princípio, é fornecido um script que está no tópico "Automatic Installation". Apenas se essa forma falhar é que ele entra em procedimentos adicionais que é o "Semi-Automatic Installation (DKMS) e finalmente "Manual Installation".

Os repositório com os fontes e tudo o mais está de fato em:

https://github.com/FreedomBen/rtl8188ce-linux-driver

Visto assim de forma mais ampla, sai o driver padrão que vem com o kernel (que ele chama de stock drivers) e é substituído por essa novo driver oferecido no repositório.

Entretanto, considerando as informações que você postou resultante dos comandos executados, no seu sistema aparentemente apenas **não há** problemas de qualidade do sinal, não há nenhum indicativo de que isso esteja sendo de fato um problema.

Os indicadores da conexão apontam para uma qualidade ótima do sinal, o que faz pensar se aumentando o dBm da Tx-Power realmente resolverá o problema. entretanto, por não ter uma placa dessa referência, não conheço na prática essa solução, portanto, não tenho como dizer, a priori, se realmente funcionará ou não.

Caso a intermitência esteja sendo realmente um problema (seria interessante quantificar essas quedas), antes de partir para essa solução proposta no repositório, tentaria alguns outros caminhos.

O problema que você relata é intermitência na conexão, do tipo desliga e religa sozinha, porém, quando conectado qual é a qualidade da navegação? Consegue navegar de forma fluída pelas páginas ou não? Ao fazer o download de um arquivo isso ocorre normalmente ou não?

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Conexão Wireless Intermitente (conecta e desconecta constantemente)
« Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2016, 13:55 »
Revendo a questão aqui no Fórum quanto à rtl8188ce, recordo-me da participação no seguinte tópico, onde algums indicações foram feitas:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,116969.15.html

Creio que seria interessante rever o que lá se encontra.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Conexão Wireless Intermitente (conecta e desconecta constantemente)
« Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2016, 14:13 »
Adicionalmente, ainda revendo o assunto, observo existir também uma outra proposta de alteração do driver para a rtl8188ce, que se encontra aqui:

https://github.com/lwfinger/rtlwifi_new

Nesse caso a proposta é compilar o novo driver e instalar no sistema.

Código: [Selecionar]
sudo apt install -y git build-essential
Código: [Selecionar]
git clone https://github.com/lwfinger/rtlwifi_new.git
Código: [Selecionar]
cd rtlwifi_new
Código: [Selecionar]
make
Código: [Selecionar]
sudo make install
Observo, entretanto, na descrição do readme.md a seguinte afirmação:

"Added March 16, 2016: All branches of this repo now support the ant_sel module option for rtl8723be. In addition, patches to implement this feature have been submitted to the linux-wireless repo. If accepted, they should appear in kernel 4.7; however, they will be backported to kernels 4.0 and newer when they reach mainline."

Bem, se de fato as alterações foram aceitas no kernel, como o próprio texto diz, talvez já estejam incorporadas ao kernel 4.7, quiçá no 4.8 ainda não concluído.

Instalar (e desinstalar) uma versão mais nova do kernel a partir de um binário .deb é algo muito simples e rápido de se fazer, não há contra-indicações, é facilmente reversível, talvez seja o caso de experimentar isso antes.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Daltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Tô chegando lá !!!
    • Ver perfil
    • Meu site
Re:Conexão Wireless Intermitente (conecta e desconecta constantemente)
« Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2016, 17:35 »
Olá Druidaobelix,

Bem, a navegação é normal... a qualidade do sinal como você mesmo pode perceber é excelente...   tenho um sinal com uma intensidade de 100% e uma qualidade de 70% , isso conforme dados fornecidos pela placa nas funções wireless_link_qual_perc e wireless_link_qual.
O download aparentemente é normal tbm...  pois assisto vários filmes via netflix sem problemas.
Quanto a quantificação das quedas, estavam em +/- 1 a cada hora (como eu disse, desconecta e conecta em 30 segundos no máximo)...
Entretanto eu segui algumas instruções e um post daqui do forum http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=105280.0 e estas quedas diminuíram muito. Acredito que agora estejam em 1 a cada 3 ou 4 horas...
Eu diria até que é preciosismo da minha parte... mas como estou sem fazer nada (+ um desempregado do Brasil), então...

Quanto as alterações a serem feitas no roteador, infelizmente não tenho acesso a ele... pois moro em um "apart hotel" então isso fica a cargo da administração o que eu tenho é um repetidor em meu apto, por isso o sinal é 100%.

Quanto a proposta do github....  rtwifi_new, é essa que estou usando atualmente !

SDS
Daltro
 

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Conexão Wireless Intermitente (conecta e desconecta constantemente)
« Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2016, 18:41 »
Citar
[...] talvez já estejam incorporadas ao kernel 4.7, quiçá no 4.8 ainda não concluído.

Só corrigindo o que erroneamente disse agora há pouco: o kernel versão 4.8 está pronto e acabado e, aliás, ontem, 06/outubro, foi a data de "congelamento" do kernel para a versão 16.10 do Ubuntu, ou seja, da forma como está é o que sairá com a versão.

Como disse, só para corrigir, pois havia passado a informação errada.  :)

Como é algo muito fácil de ser feito (e desfeito) e parece que você tem disposição para testes, o que é bom, instale aí a versão 4.8 e veja o que acontece. Se necessário faço o detalhamento de como fazer.


« Última modificação: 07 de Outubro de 2016, 18:46 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Daltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Tô chegando lá !!!
    • Ver perfil
    • Meu site
Re:Conexão Wireless Intermitente (conecta e desconecta constantemente)
« Resposta #10 Online: 07 de Outubro de 2016, 18:49 »
Vamos lá...

Pode fazer o tutorial de como fazer isso ?

SDS

Daltro

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Conexão Wireless Intermitente (conecta e desconecta constantemente)
« Resposta #11 Online: 07 de Outubro de 2016, 19:16 »
É bem simples, precisa baixar os .deb do kernel 4.8 correspondente ao seu sistema, que suponho seja 64-bit.

Mais diretamente, pode usar o wget para isso.

Entre, por exemplo, na pasta Downloads do sistema e faça:

Código: [Selecionar]
cd Downloads

Código: [Selecionar]
wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.8/linux-headers-4.8.0-040800_4.8.0-040800.201610022031_all.deb

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.8/linux-headers-4.8.0-040800-generic_4.8.0-040800.201610022031_amd64.deb

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.8/linux-image-4.8.0-040800-generic_4.8.0-040800.201610022031_amd64.deb

sudo dpkg -i *.deb


Reinicie o sistema.

Isso irá criar uma nova entrada no menu do grub, aquela tela inicial do sistema, relativa a esse novo kernel instalado.

Ao iniciar o sistema basta escolher essa nova entrada e seu sistema estará operando com a versão 4.8 do kernel.

Se quiser verificar a versão instalada:

Código: [Selecionar]
uname -a
Observe então o comportamento da conexão, vamos ver o que acontece.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Conexão Wireless Intermitente (conecta e desconecta constantemente)
« Resposta #12 Online: 07 de Outubro de 2016, 19:21 »
Desinstalando uma versão de kernel através do gerenciador de pacotes Synaptic

Para desinstalar é igualmente muito fácil e há várias formas, mas prefiro sempre fazer através do gerenciador de pacotes Synaptic, é bastante prático e de vez em quando ainda uso para seletivamente limpar os kernels mais antigos.

Instale, caso já não o tenha, fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo apt install synaptic
Vai criar um ícone normalmente no Dash e basta acionar por lá.

Com o programa aberto, na lente de pesquisa do Synaptic digite o início do número da versão do kernel (ex: 4.8.0).

Na relação aparece com um sinal verde o que está instalado.

Basta clicar na linha correspondente e com o botão direito do mouse mande desinstalar completamente.

Observe toda a lista resultante pois na verdade precisa mandar desinstar os headers e a images.

É realmente muito simples.

Evidentemente, quando for desinstalar uma dada versão de kernel, precisa subir o sistema escolhendo no menu do Grub uma versão distinta daquela que se quer desinstalar.

Por exemplo, se quero desinstalar a versão 4.8, então subo o sistema usando a versão 4.4 e aí então uso o Synaptic.

Sempre que quiser atualizar o menu do grub, basta fazer:

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
« Última modificação: 07 de Outubro de 2016, 19:26 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Daltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Tô chegando lá !!!
    • Ver perfil
    • Meu site
Re:Conexão Wireless Intermitente (conecta e desconecta constantemente)
« Resposta #13 Online: 08 de Outubro de 2016, 20:26 »
Oi Druidaobelix,

Fiz agora o que pediste, e a resposta para o comando uname -a foi o seguinte:

- Linux microboard 4.8.0-040800-generic #201610022031 SMP Mon Oct 3 00:32:57 UTC 2016 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux

Mas, não teve GRU...  entrou já com a nova "cara"

Vou verificar o que acontece com o novo kernel e a placa wireless...

Eu gravei um arquivo com as mensagens de boot, mas como enviar ?  :o

SDS
Daltro

« Última modificação: 08 de Outubro de 2016, 20:56 por Daltro »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Conexão Wireless Intermitente (conecta e desconecta constantemente)
« Resposta #14 Online: 08 de Outubro de 2016, 21:18 »
Mas, não teve GRU...  entrou já com a nova "cara"

Se seu sistema inicia direto, sem apresentar o menu do Grub, que eh onde se faz a escolha do sistema operacional que ira carregar, entao eh possivel fazer com que apareca acionando a tecla SHIFT durante o boot.

De uma forma permanente eh alterar o arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/grub
Deixe comentada essa linha:

Citar
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0

Salvar e sair

Agora atualize o grub:

Código: [Selecionar]
sudo update-grub


(nota: provisoriamente sem acentuacao por aqui, testando a versao 16.10 num live-iso)

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.