Autor Tópico: Deletar Autorun  (Lida 3178 vezes)

Offline thiagotxai

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Deletar Autorun
« Online: 09 de Outubro de 2016, 23:00 »
Querido(a)s,
Imagino que este tópico já apareceu por aqui. Mas estou com meus três HDs exernos e pendrivers infectados pelo maldito AutoRun. Alguém teria uma dica de como proceder para retirar definitivamente este invasor?
Grato por qualquer dica!
Abraços

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Deletar Autorun
« Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2016, 00:56 »
Mas isso aí do autorun.inf infectado é um vírus de Windows, não é?

Até consegue eliminar, mas o jeito certo não é esse.

Quem usa Windows necessariamente precisa ter um bom antivírus instalado e permanentemente atualizado.

Funciona muito bem, se adquirir uma licença, por exemplo, do Norton Internet Security (ou Kaspersky, dentre outros) é muitíssimo improvável que você volte a ter algum problema com vírus ou qualquer espécie de contaminação no Windows.

Não resolve usar o Linux e ir "na unha" eliminar os vírus no sistema Windows, pois se não tiver um antivirus instalado e atuando no Windows, quando for usar novamente o Windows estará de novo sujeito à contaminação, o que inevitavelmente irá ocorrer se não tiver a proteção adequada e correta de um bom antivírus.

Assim sendo, usar Linux para eliminar vírus no Windows e não instalar um antivírus no Windows vira algo muito próximo a enxugar gelo, não é racional.

De toda forma, tendo em conta as ressalvas acima, querendo, e como um primeiro passo (desnecessário, porque seu antivírus Windows também consegue fazer isso com muito menos trabalho para você), pode instalar e usar o Clamav.

O Clamav não limpa, apenas irá indicar as contaminações. A limpeza tem que ser feita "na unha" mesmo.

Leia especialmente o post #445 desse tópico, estão lá instruções muito claras quanto a instalar e usar o Clamav:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,168.msg650372.html#msg650372

« Última modificação: 10 de Outubro de 2016, 01:09 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline thiagotxai

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Deletar Autorun
« Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2016, 08:04 »
Ola Druida Belix,
Valeu! Meu computador roda com Ubuntu, mas meus HDs externos estão contaminados com autorun, provavelmente pegos quando adentraram num windows. Um deles ja veio com autorun de fabrica creio.
Enfim, usai aqui o ClamTk que nem detectou o autorun.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Deletar Autorun
« Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2016, 09:12 »
Apague o arquivo "Autoexec.inf" na raiz do HD/pendrive, crie uma pasta com esse mesmo nome. Pronto, esse HD/pendrive não conseguirá mais espalhar qualquer vírus de "autorun".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Deletar Autorun
« Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2016, 01:06 »
[...]  Meu computador roda com Ubuntu, mas meus HDs externos estão contaminados com autorun, provavelmente pegos quando adentraram num windows. Um deles ja veio com autorun de fabrica creio.
Enfim, usai aqui o ClamTk que nem detectou o autorun.


Pois bem, então seu sistema é exclusivamente Linux, não há dual boot com Windows.

Para que se possa entender melhor a questão, você disse que o Clamav varreu o(s) disco(s) e não indicou contaminação pelo autorun.

Assim sendo e considerando que você não tem Windows instalado, só para entender, quais são as evidências de que o(s) disco(s) estão de fato contaminados?

O que é que aparece ou acontece que o faz crer que estejam contaminados?

Esclareça esse aspecto, por favor.

 
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.