Autor Tópico: Clonar para um HD SSD  (Lida 4787 vezes)

Offline costamarques

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Clonar para um HD SSD
« Online: 10 de Outubro de 2016, 14:26 »
Ola meus amigos, primeiro gostaria de dizer que é um prazer estar aqui neste fórum! é muito importante que lugares assim existam.

Bom vamos lá!

Estou com Ubuntu 16.04 instalado redondo em meu notebook, porém recentemente senti que apesar dele ser um Core i5 com 8 GB de memória RAM, o mesmo está com o desempenho um pouco comprometido, sinto que o HD dele(1TB 5200RPM) esta segurando a sua capacidade, devido a isso decidi comprar um HD SSD de 250 GB(o olho da cara rs).

Como a minha instalação está muito redonda com toda a minha SDK para desenvolvimento, bem como aplicativos bancários temas e etc, gostaria de poder clocar este HD de 1TB para esse SSD de 250 GB, sei que fisicamente seria impossível, porém desses 1TB eu utilizo apenas 140 GB então será que existiria um método para que eu clone esse disco?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Clonar para um HD SSD
« Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2016, 01:00 »
Para melhor avaliar seria bom ter mais alguma informação sobre qual é o concreto particionamento existente no seu sistema (só Linux, dual boot com Windows, quantas e quais partições), bem como o tipo do filesystem e ainda se o setup é do tipo BIOS convencional ou se já é UEFI.

Ainda o concreto SSD pode possuir particularidades, no sentido de ser realmente um "puro" SSD ou um SSD híbrido, com gerenciamento por firmware próprio.

De toda forma, raciocinando em abstrato e supondo que Linux seja o sistema único em uma única partição, da forma convencional, o hd de origem possui 1TB dos quais apenas cerca de 140GB utilizados e o hd de destino, do tipo SSD, possui 250GB.

Um caminho pode ser utilizar o GParted para redimensionar o hd de origem para uma medida igual ou menor que o hd de destino. Não deverá existir maior dificuldade em fazer isso.

Daí em diante passa a ser uma clonagem simples que pode ser feito, por exemplo, através do Clonezilla ou ainda pelo método tradicional que é usando o dd, um clássico do Linux.

Se o caso, o GParted pode ser usado novamente para então aumentar a partição de destino.

Há alguns tópicos aqui no Fórum tratando de assunto similar ou correlato e que pode ser útil, como por exemplo:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,106904.msg590560.html#msg590560

Também aqui há um artigo que embora antigo e, por isso, deva ser visto com cuidado, isto é, não tomado literalmente, mas que pode ajudar a ter uma visão inicial do uso co Clonezilla.

https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Clonezilla-Gerando-e-restaurando-backups-completos-Parte-I/

Nada obstante, como dito, o dd é um clássico do Linux e resolve qualquer questão.


================

Independentemente de quaisquer soluções, claro que sempre estaremos supondo que você possui um backup externo realmente confiável dos seus arquivos pessoais, que são aqueles documentos únicos tais como fotos, vídeos, textos autorais, códigos de programação, enfim, tudo aquilo que não pode ser recuperado por outro meio, pois sistema operacional e programas instalados podem dar trabalho para recompor, mas sempre é possível, já os documentos pessoais de fonte única, esses não tem jeito.

A título de precaução, leia, por exemplo, esse tópico:

Disco externo foi apagado devido ao clonezilla

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115759.msg638313.html#msg638313

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.