Autor Tópico: Atualização da BIOS  (Lida 5817 vezes)

Offline Matheus Lima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Atualização da BIOS
« Online: 17 de Outubro de 2016, 21:39 »
Opa, beleza.

Estou tentando atualizar a BIOS do meu PC, encontrei um tutorial (link no final) mas não funciona. Segui todos os passos, quando chega a hora de executar o arquivo .exe simplesmente não roda. Tenho como retorno a mensagem "test.".

http://raelcunha.com/2015/12/23/atualizando-a-bios-com-ubuntu/

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Atualização da BIOS
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2016, 22:34 »
Estou tentando atualizar a BIOS do meu PC, encontrei um tutorial (link no final) mas não funciona. Segui todos os passos, quando chega a hora de executar o arquivo .exe simplesmente não roda. Tenho como retorno a mensagem "test.".


1) Qual o tamanho do pendrive que está usando para montar o FreeDOS bootável?

2) Qual é o exato nome do arquivo que você baixou?

(responda com base no que está de fato no seu computador, não no site)

3) Qual é o SHA1 dele?

(aplique e calcule sobre o arquivo que realmente está no seu computador)

Em resumo, entre na pasta onde se encontra o arquivo baixado e usado para fazer o pendrive freeDOS (vamos supor que esteja no diretório Downloads) calcule o SHA1 copie a saída e cole o resultado completo (a linha inteira da saída) aqui no seu tópico:

cd ~/Downloads/

sha1sum nome_do_arquivo_baixado.bz2
« Última modificação: 17 de Outubro de 2016, 23:10 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Atualização da BIOS
« Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2016, 01:07 »
Enquanto é tempo, complementarmente veja esse tópico, nele especialmente o post #8 e as observações de cautela quanto a atualização de BIOS.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120016.msg659169.html#msg659169

O assunto lá é outro, mas no que diz respeito à atualização de BIOS as observações lá existentes continuam plenamente válidas.

Tenha absoluta certeza que o arquivo binário .exe que irá atualizar o BIOS de sua máquina corresponde mesmo ao seu computador, marca e modelo.

Independentemente de qualquer coisa, ao copiar o arquivo binário .exe baixado referente ao BIOS a atualizar, confira o md5sum do arquivo no seu disco, mas também ao fazer uma cópia do disco para o pendrive, confirna **no pendrive** a integridade da cópia, pois pode dar o azar de pegar um badsector no pendrive e arrumar uma grande confusão.

Assim sendo, precisa ter certeza que o .exe que copiou para o pendrive corresponde exatamente ao .exe que baixou e está no disco rígido, pelo menos isso.
Claro que se o fornecedor do .exe forneceu um md5 para o arquivo, tanto melhor.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Matheus Lima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Atualização da BIOS
« Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2016, 20:50 »
Estou tentando atualizar a BIOS do meu PC, encontrei um tutorial (link no final) mas não funciona. Segui todos os passos, quando chega a hora de executar o arquivo .exe simplesmente não roda. Tenho como retorno a mensagem "test.".


1) Qual o tamanho do pendrive que está usando para montar o FreeDOS bootável?

2) Qual é o exato nome do arquivo que você baixou?

(responda com base no que está de fato no seu computador, não no site)

3) Qual é o SHA1 dele?

(aplique e calcule sobre o arquivo que realmente está no seu computador)

Em resumo, entre na pasta onde se encontra o arquivo baixado e usado para fazer o pendrive freeDOS (vamos supor que esteja no diretório Downloads) calcule o SHA1 copie a saída e cole o resultado completo (a linha inteira da saída) aqui no seu tópico:

cd ~/Downloads/

sha1sum nome_do_arquivo_baixado.bz2

Opa, segue as respostas das tuas perguntas.

1) Estou usando um pendrive de 4GB;
2)FreeDOS-1.1-memstick-2-2048M.img.bz2;
3)187ce046066b7a70039a46d7c3a24dd52a8dc049  FreeDOS-1.1-memstick-2-2048M.img.bz2

Sobre sua outra observação, estou sim com o arquivo certo para meu PC (obtido diretamente do site da Dell).
md5 (arquivo no pendrive): c54d23c3e585f33064a10519e590d1e5
md5 (site da Dell):                  c54d23c3e585f33064a10519e590d1e5
http://www.dell.com/support/home/br/pt/brbsdt1/Drivers/DriversDetails?driverId=XM6VN&fileId=3368841049&osCode=WT64A&productCode=inspiron-15r-se-7520&languageCode=bp&categoryId=BI

Li o tópico que mecionaste, e estou bem ciente das observações contidas nele. Estou com problemas pois é a primeira vez que estou realizando o processo no Ubuntu.
Desde já, obrigado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Atualização da BIOS
« Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2016, 18:09 »
Essa é uma questão relevante e está mesmo faltando um bom e esclarecedor debate mais atualizado sobre esse tema que possa nos tornar up-to-date no assunto.

É interessante se o Fórum, enquanto coletividade, puder de fato contribuir neste importante tópico.

Algumas questões iniciais que penso seja necessário esclarecer: pela página da Dell que você referencia ali no link post#3 e considerando a data da última atualização desse BIOS (versão A11, 13 mai 2014), quer me parecer que esse computador seja relativamente recente, posterior a 2013 e talvez já tenha embarcado setup do tipo UEFI.

Normalmente setup do tipo UEFI já possui nele próprio uma forma de atualização, não necessitando de qualquer sistema operacional para efetuar tal tarefa.

Assim sendo, por favor, confirme o tipo do setup, se BIOS convencional ou se UEFI.

Numa primeira abordagem, normalmente a ferramenta para a atualização do BIOS no caso de equipamentos Dell está disponível no pacote firmware-addon-dell, neste momento na versão 2.2.9-0ubuntu2

"The firmware-addon-dell package provides plugins to firmware-tools which enable BIOS updates for Dell system, plus pulls in standard inventory modules applicable to most Dell systems."


A primeira questão é se esse pacote de fato serve para setup mais modernos do tipo UEFI.

Indo na página do launchpad correspondente se verifica que há atualizações recentes, incluindo versão não apenas para o Xenial Xerus (16.04) como também para o Yakkety Yak (16.10) e incrivelmente em desenvolvimento para o Zesty Zapus, que será a próxima versão do Ubuntu, o que demonstra atualidade, e lá consta como mantenedor "Ubuntu Developers", o que é também um bom indicativo.

https://launchpad.net/ubuntu/+source/firmware-addon-dell

Se alguém aqui no Fórum puder adicionar alguma informação relevante sobre esse pacote e sua atualidade para computadores Dell com setup do tipo UEFI a informação é de muito relevante interesse.

« Última modificação: 22 de Outubro de 2016, 03:33 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Atualização da BIOS
« Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2016, 22:56 »
Então, /Matheus Lima/,

Adicionalmente, veja se essa biblioteca está funcionando corretamente para o seu equipamento:

Código: [Selecionar]
sudo apt install libsmbios-bin
uma vez instalado, faça e traga o resultado para:

Código: [Selecionar]
sudo getSystemId
« Última modificação: 22 de Outubro de 2016, 02:44 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Matheus Lima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Atualização da BIOS
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2016, 21:50 »
Então, /Matheus Lima/,

Adicionalmente, veja se essa biblioteca está funcionando corretamente para o seu equipamento:

Código: [Selecionar]
sudo apt install libsmbios-bin
uma vez instalado, faça e traga o resultado para:

Código: [Selecionar]
sudo getSystemId

Opa, segue o que foi pedido:
Código: [Selecionar]
Libsmbios version:      2.3.0
Product Name:           Inspiron 7520
Vendor:                 Dell Inc.
BIOS Version:           A07
System ID:              0x0572
Service Tag:            FTG63V1
Express Service Code:   34432412941
Asset Tag:              Not Specified
Property Ownership Tag:

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Atualização da BIOS
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2016, 22:56 »
Analisando a questão, a conclusao a que cheguei é que o pacote firmware-addon-dell está obsoleto, ao menos para Ubuntu.


Ha um arquivo README.Debian no pacote cujo conteudo eh esse:


Citar
------------------------

firmware-addon-dell for Ubuntu
------------------------------

This package can be used to locate and install Dell's firmware updates.

To take advantage of it, you need to add the following line to your
/etc/apt/sources.list:

 deb http://linux.dell.com/repo cross-distro dell-firmware

Install its GPG key:

 sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 5E3D7775

Then you can install available firmware by running:

 sudo apt-get install $(bootstrap_firmware -a)

 -- Stefano Rivera <stefanor@ubuntu.com>  Sat, 10 Jul 2010 18:19:11 +0200

------------------------

Se entrar na raiz do endereço indicado para a sources.list parece simplesmente não haver nada lá que realmente possa promover a atualização de firmware e especialmente do BIOS a partir de uma perspectiva do Ubuntu.

No repositório parece ainda existir alguma funcionalidade ligada apenas a servidores Red Hat Enterprise Linux e SUSE Linux Enterprise Server, nada além.

Tudo indica que a ideia inicial da Dell para tratar dessa questão no Linux foi abandonada, não seguiu adiante a pretensão de automatizar a atualização de firmware por esse método.

« Última modificação: 24 de Outubro de 2016, 00:54 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Atualização da BIOS
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2016, 23:00 »
Então, /Matheus Lima/,

Esse notebook é um Inspiron 15R SE 7520

A versão original do firmware parece ser: "Data do BIOS 03/10/2012", o que é um período de fronteira para os novos tipos de firmware.


O setup dessa máquina é ainda do tipo convencional BIOS ou já é do tipo mais moderno UEFI?
« Última modificação: 23 de Outubro de 2016, 23:04 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Matheus Lima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Atualização da BIOS
« Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2016, 00:21 »
Então, /Matheus Lima/,

Esse notebook é um Inspiron 15R SE 7520

A versão original do firmware parece ser: "Data do BIOS 03/10/2012", o que é um período de fronteira para os novos tipos de firmware.


O setup dessa máquina é ainda do tipo convencional BIOS ou já é do tipo mais moderno UEFI?

Boa pergunta. Fui até a setup do PC, e na aba Boot tenho as opções "Legacy" e "UEFI". Atualmente está selecionada a Legacy. Não sei se isso ajuda, eu tinha tirado uma foto mas não consegui adiciona-la aqui.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Atualização da BIOS
« Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2016, 00:31 »
Citar
Fui até a setup do PC, e na aba Boot tenho as opções "Legacy" e "UEFI". Atualmente está selecionada a Legacy. Não sei se isso ajuda, eu tinha tirado uma foto mas não consegui adiciona-la aqui.


Se no setup há alguma menção à UEFI, então é UEFI.

Para aprender como anexar uma imagem em miniatura ao tópico (porque há limite nas regras do Fórum) através de um servidor de imagens externo, veja esse tópico e nele especialmente o post #2 do colega /Creto/:

Anexar uma imagem ao tópico.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117916.msg649065.html#msg649065

http://imgur.com

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Atualização da BIOS
« Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2016, 16:53 »
Como antes já dito, nos setups do tipo UEFI é frequente existir embarcado forma própria de atualização do firmware, sem que dependa de qualquer sistema operacional, é um módulo próprio para upgrade.

Não sei dizer se concretamente se aplica a esse específico modelo ou a quais modelos da Dell, mas a forma geral é algo assim:

Faça o download do arquivo .exe apropriado no website da Dell;

Grave esse arquivo .exe num pendrive (USB drive);

Faça a inseção do pendrive e o reboot do computador;

Assim que o logo da Dell aparecer pressione F12 para entrar em algo que pode estar denominado como "One-time Boot Menu". "Boot menu" ou algo semelhante.

Nesse menu é selecionar Bios Flash Update (o nome referido também pode não ser exatamente esse, porém algo nesse linha).

Se essa entrada não aparecer, então é bem provável que o setup dessa máquina não possuia embarcado o módulo para upgrade.

Caso a entrada apareça do módulo de upgrade apareça, então é localizar o arquivo .exe no pendrive e iniciar o processo de upgrade.

« Última modificação: 24 de Outubro de 2016, 20:33 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.