Autor Tópico: Reinstalação em Dual Boot.  (Lida 3324 vezes)

Offline guibre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Reinstalação em Dual Boot.
« Online: 31 de Outubro de 2016, 16:36 »
Boa tarde.
Tenho um Phenom X4 955 BE, com 8 GB de RAM e GPU HD 5770. Para armazenamento, tenho dois HDs da Western Digital (WD10EZEX "Blue" e WD 7500AADS "Caviar Green"). Atualmente mantenho uma instalação do Windows 7 em uma partição do HD Blue e uma do Ubuntu 14.04.3 no HD Caviar Green.
Pretendo formatar ambas as partições, de modo a reinstalar o Windows 7 na mesma partição do HD Blue e fazer uma instalação "limpa" do Ubuntu 16.04.1 na partição do HD Caviar Green. Pensei que o ideal seria fazer primeiro a nova instalação do Windows e depois a do Ubuntu, para garantir o funcionamento do Grub sem providências complexas.
Entretanto, não tenho certeza se esse procedimento é adequado. A formatação da partição na qual se encontra atualmente instalado o Ubuntu 14.04.3 e a instalação em seu lugar da versão 16.04.1 é suficiente para que o Grub funcione adequadamente depois? Há alguma contra-indicação ao procedimento?
Grato desde já,

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reinstalação em Dual Boot.
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2016, 18:50 »
Em situações normais (BIOS convencional, ou UEFI no modo Legacy e um único disco) é isso mesmo, primeiro instala o Windows e depois o Linux, pois o Windows ao se instalar sobrescreve a MBR e apagaria o que estivesse lá, daí a observância a essa ordem de instalação.

Entretanto, nesse caso de dois discos e um sistema operacional separado em cada um deles dá para fazer um pouco melhor e de tal forma que futuras reinstalações, mesmo do Windows, não atrapalhe e boot do outro sistema.

Apenas como exemplo genérico, vamos supor que a instalação se dê da seguinte forma:

Windows --> sda (disco 0)

Linux   --> sdb (disco 1)

Ao instalar o Windows ele irá gravar a MBR do disco sda (disco 0)

Ao Instalar o Linux, mande instalar o grub, que é o bootloader, em sdb (disco 1).

Na tela de instalação é a parte de baixo que se indica onde instalar o grub.



Observe a linha onde está: "device for boot loader installation" (= "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização")
Nessa linha indique /dev/sdb

Depois no setup da máquina (BIOS) coloque para que o boot se dê pelo disco 1 (sdb).

Dessa forma ficam ambos os sistemas independentes e qualquer reinstalação não mais interferirá no outro sistema instalado.

E já que vai mesmo formatar e reinstalar tudo, experimente particionar o disco do Linux em GPT, nada obstante possivelmente o setup do seu sistema seja BIOS convencional.

É isso mesmo que estou dizendo, é perfeitamente possível usar particionamento GPT em BIOS convencional.
Dessa forma, fazendo o particionamento em GPT, sai das antigas amarras da limitação de partições primárias e necessidade de criar partições estendidas. No GPT é tudo primária e muito mais fácil de alterar o particionamento quando por qualquer razão se quiser.
Tenho usado aqui com muito bons resultados.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2016, 19:05 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reinstalação em Dual Boot.
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2016, 19:11 »
Observo agora que você disse ter no sistema uma gpu (=placa de video) ATI/Radecon HD 5770.

Há um contexto recente na questão da gpu ATI/Radeon e versão 16.04 do Ubuntu, não há suporte do fabricante para o driver proprietário, havendo contudo um driver experimental.

Aqui há uma contextualização inicial no post #1:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120102.msg659644.html#msg659644

Em seguida veja esse tópico e nele especialmente o post #9 do /nomade/:

Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,119532.msg659008.html#msg659008

Por depois, esse excelente tutorial do colega /Sampayu/:

Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120620.0.html

« Última modificação: 31 de Outubro de 2016, 19:13 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline guibre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:Reinstalação em Dual Boot.
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2016, 20:40 »
Em situações normais (BIOS convencional, ou UEFI no modo Legacy e um único disco) é isso mesmo, primeiro instala o Windows e depois o Linux, pois o Windows ao se instalar sobrescreve a MBR e apagaria o que estivesse lá, daí a observância a essa ordem de instalação.
Entretanto, nesse caso de dois discos e um sistema operacional separado em cada um deles dá para fazer um pouco melhor e de tal forma que futuras reinstalações, mesmo do Windows, não atrapalhe e boot do outro sistema.
Apenas como exemplo genérico, vamos supor que a instalação se dê da seguinte forma:
Windows --> sda (disco 0)
Linux   --> sdb (disco 1)
Ao instalar o Windows ele irá gravar a MBR do disco sda (disco 0)
Ao Instalar o Linux, mande instalar o grub, que é o bootloader, em sdb (disco 1).
Na tela de instalação é a parte de baixo que se indica onde instalar o grub.

Observe a linha onde está: "device for boot loader installation" (= "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização")
Nessa linha indique /dev/sdb
Depois no setup da máquina (BIOS) coloque para que o boot se dê pelo disco 1 (sdb).
Dessa forma ficam ambos os sistemas independentes e qualquer reinstalação não mais interferirá no outro sistema instalado.
E já que vai mesmo formatar e reinstalar tudo, experimente particionar o disco do Linux em GPT, nada obstante possivelmente o setup do seu sistema seja BIOS convencional.
É isso mesmo que estou dizendo, é perfeitamente possível usar particionamento GPT em BIOS convencional.
Dessa forma, fazendo o particionamento em GPT, sai das antigas amarras da limitação de partições primárias e necessidade de criar partições estendidas. No GPT é tudo primária e muito mais fácil de alterar o particionamento quando por qualquer razão se quiser.
Tenho usado aqui com muito bons resultados.

Primeiramente, agradeço pela resposta.
Não sabia da possibilidade de separar as instalações da maneira descrita. Pelo que entendi, futura reinstalação do Windows, nesse caso, não geraria supressão do Grub desde que feita a mudança na Bios, correto?
Entretanto, constatei outro detalhe aqui, que talvez você ou outro usuário possa esclarecer, mesmo não sendo sobre o Linux. O HD Blue, no qual está a partição atual do Windows, foi comprado anos depois da aquisição da CPU. Ou seja, eu usava somente o WD Caviar Green, com o Windows 7 instalado nele. Quando comecei a usar o WD Blue, instalei o Seven nele também, de modo a manter, por algum tempo, dual boot de Windows. Quando fui instalar o Ubuntu 14.04.3, formatei a partição do Windows no WD Caviar Green em Ext4 após diminuir o seu tamanho, além de fracioná-la para o swap. Entretanto, a partição de Boot do Windows ficou nesse Caviar Green, e sequer há como selecionar o Blue para ter preferência de boot na Bios. Isso influencia de alguma maneira no procedimento sugerido?
Quanto a partição em GPT, não estou familiarizado com o processo. Além disso, a maior partição do Caviar Green, em NTFS, destina-se ao armazenamento de arquivos. Isso tem alguma relevância em relação ao GPT?

Observo agora que você disse ter no sistema uma gpu (=placa de video) ATI/Radecon HD 5770.
Há um contexto recente na questão da gpu ATI/Radeon e versão 16.04 do Ubuntu, não há suporte do fabricante para o driver proprietário, havendo contudo um driver experimental.
Aqui há uma contextualização inicial no post #1:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120102.msg659644.html#msg659644
Em seguida veja esse tópico e nele especialmente o post #9 do /nomade/:
Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,119532.msg659008.html#msg659008
Por depois, esse excelente tutorial do colega /Sampayu/:
Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120620.0.html

Eu havia lido o primeiro tópico citado, mas não busquei informação atualizada a respeito. Analisando melhor o caso, acho mais prudente não instalar o 16.04.1 por ora, tendo em vista inclusive o fato de que minha GPU é bem antiga e talvez não se adaptasse a solução apontada pelo usuário "nomade".
Muito obrigado!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reinstalação em Dual Boot.
« Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2016, 12:28 »
Citar
[...] Pelo que entendi, futura reinstalação do Windows, nesse caso, não geraria supressão do Grub desde que feita a mudança na Bios, correto?

Exato, ficam separados e independentes.
Por hipótese, se reinstala o Windows ou faz uma nova instalação com uma nova versão dele, no Linux basta atualizar o grub fazendo:

sudo update-grub

A ideia central é que haja a separação, cada sistema operacional no seu disco e o disco onde esteja o grub seja colocado no BIOS com o disco de inicialização, é simplesmente isso.

Citar
[...] Além disso, a maior partição do Caviar Green, em NTFS, destina-se ao armazenamento de arquivos. Isso tem alguma relevância em relação ao GPT?

Nenhuma interferência desde que seja uma partição somente mesmo para armazenamento de arquivos, isto é, independente do sistema operacional.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.