Autor Tópico: mp3gain removido no 16.04 - falha no easymp3gain-gtk/qt  (Lida 5404 vezes)

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
mp3gain removido no 16.04 - falha no easymp3gain-gtk/qt
« Online: 08 de Novembro de 2016, 10:39 »
Olá,

Bem, primeiro venho a moderação, pois o tópico está em uma área de suporte, mas como sei da falta do aplicativo nos repositórios oficiais, não se trata de um pedido de suporte, mas sim de um relato de BUG, com isso, o tópico esta a disposição da moderação, já que eu mesmo não posso denunciar a um moderador peço avaliação.

Agora vamos a história:

Faço serviços de edição, gravação de áudios para clientes e ao abrir o easymp3gain-gtk no Xubuntu 16.04.1 não funcionou, ou seja, ele não analisa e nem da o ganho:


Há relatos no fórum oficial:
Citar
Mp3gain faltando em repositórios 16.04?

    Têm tentado trabalhar em ter um método simples para novatos para instalar o Ubuntu Studio 16.04 para streaming de rádio, mas atingiu um problema. Só fui a tempo inteiro no Linux por alguns anos. Não tenho certeza de onde ir em seguida

    Tem todos os aplicativos essenciais instalados - principalmente idjc e skype - mas idjc tem um bug estranho de não querer reproduzir mp3 se ele está faltando uma marca APE. Mp3gain na linha de comando tem sido o meu método para obter as tags mp3 fixo.

    Studio tem opções de gui para os novatos, então eu fui para easymp3gain-qt. Fiquei surpreso ao descobrir que, embora ele instalado, ele não obtém a dependência mp3gain e simplesmente não funciona. Também tentei a versão gtk apenas no caso, mas nenhuma sorte com isso também. Ambas as versões também instalam o pacote easymp3gain-data

    Se fosse apenas para o meu uso, eu tentaria compilar mp3gain de origem, mas estou tentando tornar mais fácil para alguns amigos interessados ​​em mudar de janelas.

    estou esquecendo de algo? O pacote mp3gain foi ignorado? Ou há um pacote alternativo ou aplicativo gui que pode resolver isso?
Tradução livre de: >>mp3gain missing from 16.04 repositories ?

Ai esta a descrição do que foi postado na imagem acima, que é do meu easymp3gain-gtk. Só continuo fazendo as edições, pois como alguns aqui que já me conhecem a mais tempo, o "Creto" jamais tem apenas uma instalação no HD. (Agora entendem o porque?) Dai, tenho o Kubuntu 14.04.5 em outra partição.

Claro que eu poderia adicionar o repo do 14.04 no 16.04 e instalar o >>mp3gain do repo do 14.04, mas...

Dai a pergunta, o que está acontecendo com o Ubuntu? Ou Linux em geral? E fica o apelo que há no fórum oficial:
Citar
I also have installed this from the 14.04 repo. Please bring it back as a standard package!

Although for now I have just found there is this user ppa you could add to install it and a couple of other removed audio bits.
https://launchpad.net/~flexiondotorg...e
___________________________________
Tradução Livre:
    Eu igualmente instalei este do repo 14.04. Por favor, traga de volta como um pacote padrão!

    Embora por enquanto eu acabei de encontrar lá é este ppa de usuário que você poderia adicionar para instalá-lo e um par de outros bits de áudio removido.
    https://launchpad.net/~flexiondotorg...e/ubuntu/audio

    Última edição por kazakore; 27 de junho de 2016 em 8:12.

Muito obrigado pela atenção e ressalto, só não posto o BUG porque meu inglês é horrível.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:mp3gain removido no 16.04 - falha no easymp3gain-gtk/qt
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2016, 18:08 »
O último link aí do post inicial, que é da ppa, está quebrado: Error: Page not found

Creio que o correto seja isso:

Audio Stuff

https://launchpad.net/~flexiondotorg/+archive/ubuntu/audio
« Última modificação: 08 de Novembro de 2016, 18:12 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:mp3gain removido no 16.04 - falha no easymp3gain-gtk/qt
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2016, 18:37 »
Então, /Creto/,

Não entendo nada disso, apenas acho, salvo engano, que não é exatamente um bug, é apenas um pacote que não está mais nos repositórios.

Antes estava, agora não está mais, é um ciclo de vida bastante natural e muito comum mesmo dos softwares.

Se for na origem vai ver que o desenvolvedor parece não se interessar mais por isso, vez que o último news que tem lá é de 2009 (não pesquisei extensivamente, pode até ser que haja um outro website), ou então ele apenas foi para uma outra praia (tem um link vendendo no iTunes da Apple por US$ 2,99, não sei se é realmente o mesmo, o nome é o mesmo, mas parece que lá também não funciona).

http://mp3gain.sourceforge.net/index.php

Devemos notar que o Ubuntu apenas disponibiliza seus repositórios, quem mantém os pacotes são os próprios desenvolvedores e não há nada que a equipe do Ubuntu possa fazer à respeito disso.

Também se nota que a questão é mais ou menos antiga, já de meados de 2015 era mencionada, como se vê aqui:

Substítuto para o Mp3gain no Debian Jessie [RESOLVIDO]

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Debian/Substituto-para-o-Mp3gain-no-Debian-Jessie

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:mp3gain removido no 16.04 - falha no easymp3gain-gtk/qt
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2016, 21:34 »
Sim, caro druidaobelix foi um app que saiu do repo, eu também não sei como age o relato de BUG também serve para fazer pedido de pacotes em outras distros como a mageia por exemplo.

É os devs não ligam muito mas esse é um software que é uma mão na roda

Obrigado por sua opinião Druida!

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:mp3gain removido no 16.04 - falha no easymp3gain-gtk/qt
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2016, 23:11 »
[...]foi um app que saiu do repo, eu também não sei como age o relato de BUG também serve para fazer pedido de pacotes[...]

Bem, voltando à questão, como disse, penso que não se trata de um bug, que é tipicamente um erro, e sim de uma questão.

O mecanismo de manutenção dos pacotes permite duas modalidades, a saber: "filing a bug" (apresentar um bug) e "asking a question" (fazer uma pergunta).
Penso que nesse caso se está diante da segunda modalidade.

Particularmente esses mecanismo de "asking a question" deve ser usado com muito critério e modicidade, e certamente para assuntos de grande relevância, vez que irá tomar tempo de pessoas que são rotineiramente muito ocupadas, das quais não devemos tomar tempo e desviar de seu trabalho principal sem um bom motivo.

Entretanto, como você disse que usa tal pacote para atividade profissional concreta, então talvez seja mesmo o caso de usar o mecanismo disponível.

Circunstancialmente esse pacote é mantido por gente que fala português, então já que é assim, preferi notificar usando o idioma português mesmo.

Os mantenedores originais (usualmente do Debian) são Fabrizio Regalli e Simon McVittie, porém notifica também um grupo de pessoas que falam o idioma português:

http://packages.ubuntu.com/trusty/mp3gain

São também notificados:

Alexsandro Cardoso Carvalho
Jaime Pereira
Jorge Araujo
Marcos Gomes
Patrick
Ricardo Camargo

A notificação está feita, vamos ver se obtemos alguma resposta satisfatória.

Confira aqui:

Ausência do pacote mp3gain no repositório Xenial

https://answers.launchpad.net/ubuntu/+source/mp3gain/+question/403903



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline cviniciusm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:mp3gain removido no 16.04 - falha no easymp3gain-gtk/qt
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2016, 15:15 »
Olá,

Já tem essa pergunta/assunto anteriormente em 01/03/2016, informando que o mp3gain foi abandonado e sugerindo o python-rgain. É a questão #287316.

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:mp3gain removido no 16.04 - falha no easymp3gain-gtk/qt
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2016, 17:08 »
Já tem essa pergunta/assunto anteriormente em 01/03/2016, informando que o mp3gain foi abandonado e sugerindo o python-rgain. É a questão #287316.

Excelente contribuição, /cviniciusm/, excelente, esclarecedora e definitiva.

De fato agora está absolutamente clara a remoção do pacote da base Debian e, por conseguinte, dos repositórios Ubuntu, já que envolve questões de segurança.

will it be available in ubuntu 16/ Xenial Xerus

https://answers.launchpad.net/ubuntu/+source/mp3gain/+question/287316

Debian Bug report logs - #761847
RM: mp3gain -- ROM; dead upstream, probably insecure


https://bugs.debian.org/cgi-bin/bugreport.cgi?bug=761847

Creio que essa seja a resposta defitiniva ao presente tópico.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2016, 17:17 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:mp3gain removido no 16.04 - falha no easymp3gain-gtk/qt
« Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2016, 17:16 »
Olá,

Já tem essa pergunta/assunto anteriormente em 01/03/2016, informando que o mp3gain foi abandonado e sugerindo o python-rgain. É a questão #287316.

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk
Sim, mas dai terá que ser reescrito o pacote easymp3gain-gtk e easymp3gain-qt pois o mesmo depende de mp3gain é esse o caso amigos, não a falta de um pacote, ou reescrever e reempacotar o .DEB, isso eu mesmo com um pouco de "Tico-e-Teco" sendo reduzidos a pó, faço..

Vou dar uma comparação: "Dizem que instalar o Slackware Linux, Gentoo não é para os leigos, ora pois, eles depois de instalados e configurados (pelo menos o Slackware) funciona tudo, nada muda de nome, nada falta.
- Na carruagem que os ditos Linux práticos "Out of box", daqui mais algum tempo será um malabarismo incrível manter um out of box destes funcionais.
Código: [Selecionar]
creto1@creto1-desktop:~$ apt-cache depends easymp3gain-qt
easymp3gain-qt
  Depende: easymp3gain-data
  Depende: mp3gain
  Depende: libc6
  Depende: libqt4pas5
  Depende: libx11-6
  Recomenda: vorbisgain
  Conflita: easymp3gain-qt:i386
creto1@creto1-desktop:~$


Deu para entender o ponto?

T+
« Última modificação: 09 de Novembro de 2016, 17:21 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:mp3gain removido no 16.04 - falha no easymp3gain-gtk/qt
« Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2016, 17:22 »
Então, /Creto/,

Até onde sei (e sei nada desse assunto) esses dois outros pacotes são interfaces gráficas (easymp3gain-gtk easymp3gain-qt) ou componentes que trabalham ou trabalhavam sobre o motor que é o mp3gain.

Claro que sem o motor mp3gain, que é o principal, pouco importa a interface gráfica.
Talvez ela ainda seja útil se instalar o mp3gain a partir da ppa mencionada, questão de ver.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline cviniciusm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:mp3gain removido no 16.04 - falha no easymp3gain-gtk/qt
« Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2016, 18:58 »
Olá,

Se pesquisar por "easymp3gain-gtk useless without mp3gain", bug 1514240, no Ubuntu Launchpad, verá que é datado de 08/11/2015, ou seja, já faz um ano que esse problema foi amplamente discutido.

Sua pergunta: "o que está acontecendo com o Ubuntu ? Ou Linux em geral ? E fica o apelo que há no fórum oficial"

Tem várias respostas, uma delas é: procure outras alternativas.

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:mp3gain removido no 16.04 - falha no easymp3gain-gtk/qt
« Resposta #10 Online: 09 de Novembro de 2016, 20:06 »
Se pesquisar por "easymp3gain-gtk useless without mp3gain", bug 1514240, no Ubuntu Launchpad, verá que é datado de 08/11/2015, ou seja, já faz um ano que esse problema foi amplamente discutido.

Excelente de novo, /cviniciusm/, questão resolvida, já dei baixa e assinalei solved lá na questão 403903 do answers.launchpad.net. retro mencionada no post #4.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:mp3gain removido no 16.04 - falha no easymp3gain-gtk/qt
« Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2016, 01:46 »
Primeiro vou lhe responder "prestimoso" druidaobelix":

Então, /Creto/,

(...)
Talvez ela ainda seja útil se instalar o mp3gain a partir da ppa mencionada, questão de ver.
Mas antes..., um pouco de história:

- Não sei se lembra (eu sim) entramos para cá quase juntos eu em março/2011, você em abril certo?!
- Então se fizer uma força lembrará que eu tenho tics nervosos só de ouvir falar em PPAs, sim uso um ou outro (http://www.stoq.com.br/) por questões "profissionais", algum outro, mas não gosto deles, não recomendo-os em momento algum e, mais tic-tics só de ouvir falar neles, neura mesmo, amante de um apt install package_vinda_do_repo>

Olá,

Se pesquisar por "easymp3gain-gtk useless without mp3gain", bug 1514240, no Ubuntu Launchpad, verá que é datado de 08/11/2015, ou seja, já faz um ano que esse problema foi amplamente discutido.

Sua pergunta: "o que está acontecendo com o Ubuntu ? Ou Linux em geral ? E fica o apelo que há no fórum oficial"

Tem várias respostas, uma delas é: procure outras alternativas.

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk

Procuro sim outras alternativas, mas uso o ubuntu, do mesmo jeito que uso as outras alternativas meu caro amigo, por exemplo até 2019 eu terei o easymp3gain-qt funcional no kubuntu 14.04.5/6... até onde ele chegar. Como também tenho o easymp3gain no PCLinuxOS, Slackware 14.1, Mageia.

Não leve a mal, criticar construtivamente pela sobrevivência de um software livre não é mal e, é o que faço, tanto aqui, como na Mageia, PCLOS etc., etc. ;)
Código: [Selecionar]
[bigwolf@localhost ~]$ lsb_release -a
LSB Version: lsb-3.1-amd64:lsb-3.1-noarch:*
Distributor ID: PCLinuxOS
Description: PCLinuxOS
Release: 2016
Codename: PCLinuxOS
[bigwolf@localhost ~]$ apt-cache policy easymp3gain
easymp3gain:
  Instalado: 0.5.0-2pclos2013
  Candidato: 0.5.0-2pclos2013
  Tabela de Versão:
 *** 0.5.0-2pclos2013 0
        500 http://ftp.nluug.nl pclinuxos/64bit/x86_64 pkglist
        100 RPM Database
[bigwolf@localhost ~]$


E como disse quando dá até dou sugestões de empacotamentos, só não lanço pacotes em launchpad, Bug hunters, porque de verdade, quando empacoto o tal bichinho, faço ele em pt_BR control .spec, e tudo mais só dai se vê que eles não aceitariam o tal pacote_do_bichin aqui né?

Desculpe as brincadeiras mas nesse caso só brincando mesmo

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto