Autor Tópico: FSTAB  (Lida 2592 vezes)

Offline eacordeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
FSTAB
« Online: 11 de Novembro de 2016, 18:08 »
Meus caros,
Uso ubuntu 16.04 e precisei instalar windows em dual boot para rodar um programa que n'ao achei similar em linux.
Apos, tentei recuperar o grub e montar a particao ntfs seguindo um tutorial, mas algo deu errado e meu computador nao inicia, pois sumiram os dados do meu arquivo Fstab.
Aparece apenas isto no fstab

overlay / overlay rw 0 0
tmpfs /tmp tmpfs nosuid,nodev 0 0

Como eu posso recuperar o Fstab?

Esta e a imagem das minhas particoes pelo gparted, sendo que o ubuntu esta em sda6
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/gpart-png

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:FSTAB
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2016, 15:31 »
Se a questão do grub não estar funcionando como dual boot for apenas do fstab (o que é estranho), é algo fácil de ser corrigido.

Quando se tem um Ubuntu instalado e em seguida se instala um Windows, este último não irá alterar o Ubuntu propriamente dito, daí porque soa estranho dizer que após a instalação do Windows o fstab ficou alterado e o sistema não está dando boot, possivelmente não é isso apenas que aconteceu e sim mais alguma coisa foi modificada no sistema, mas não pelo Windows.

De toda forma, é melhor fornecer aqui no tópico informações mais adequadas à análise da questão, suba o sistema através de um live-iso (pendrive ou cdrom), execute os comandos abaixo, com o mouse copie as saídas e cole o resultado aqui no seu tópico:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(sinal de hífen mais letra ele no final dos comandos acima)

Código: [Selecionar]
sudo blkid
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:FSTAB
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2016, 16:39 »
E apenas complementando, você está olhando para o fstab errado.

Esse fstab que você mencionou e mostrou aqui no tópico **não** é o fstab do sistema instalado em disco e sim apenas o fstab do live-iso (pendrive ou cdrom) que você subiu, note que são coisas distintas.

Como subiu o sistema através de um live-iso, a partição do Ubuntu original instalado em disco estará sendo montada debaixo do diretório:

/media/username/uuid_ou_label_da_partição

O username acima é o nome real do seu usuário no sistema (pedro, maria, o que for).

Exemplo para ficar mais claro:

/media/pedro/4C0E406C0E4050DE1

se a partiçao tiver um label (=rótulo) então o label será usado ao invés do uuid, mas na essência é a mesma coisa.

Assim sendo, o fstab real que está gravado no disco rígido está em:

/media/username/uuid_ou_label_da_partição/etc/fstab

Se mandar montar a partição em que originalmente se encontra instalado o Ubuntu (no seu caso sda6), o que basta clicar no ícone correspondente, e então abrir uma janela de terminal e usar esse comando, então irá ver o conteúdo do fstab real.

cat /media/username/uuid_ou_label_da_partição/etc/fstab

Enfim, entenda que o que está gravado no disco em que o Ubuntu está realmente instalado é uma coisa e o que subiu através do live-iso é outra coisa.

Um live-iso quando faz o boot e é carregado o que ele faz é "criar" um disco virtual (imaginário) na memória RAM do computador.
Para esse disco virtual na memória RAM tudo é carregado como se fosse um disco, porque evidentemente é preciso para o sistema funcionar.
Mas isso não tem absolutamente nada a ver com o disco originalmente existente.

« Última modificação: 12 de Novembro de 2016, 16:48 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:FSTAB
« Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2016, 17:42 »
Finalmente, é bem provável que seja possível corrigir o problema usando o Boot-Repair.

Consulte esse tópico:

Boot-Repair-Ubuntu para recuperação do Grub-2

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84609.msg634662.html#msg634662


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.