Autor Tópico: Pegadinha no Ubuntu  (Lida 4601 vezes)

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Pegadinha no Ubuntu
« Online: 19 de Novembro de 2016, 19:50 »
Amigos,
Lendo o livro "Redes e Servidores Linux-Guia Prático, Carlos Morimoto, 2006", na página 179, encontrei o comentário abaixo:
"No caso do Ubuntu, existe uma pegadinha. A maioria dos pacotes, incluindo quase todos os pacotes para servidores estão concentrados no "Universe", um repositório extra que vem desabilitado por padrão. Antes de mais nada, você precisa editar o arquivo "/etc/apt/sources.list", descomentando a linha referente ao Universe e rodar o "apt-get update"".
Esta pegadinha citada está valendo em 2016?
Antecipadamente, obrigado.
Até.
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Pegadinha no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2016, 23:02 »
Meu caro, acho que você mesmo pode verificar isso procurando no dash por "programas e atualizações", ou então indo até as configurações de sistema e acessando o painel em questão.
Na aba "Aplicativos Ubuntu" você pode verificar quais repositórios estão ativos. No meu caso, tenho todos, exceto o de código fonte, como você pode ver a seguir.


Se eu bem me lembro, o Universe veio desativado no meu. Mas é literalmente a primeira coisa que eu faço quando instalo o Ubuntu: acionar os repositórios extras e depois via terminal executo o apt-get update.
Se você ainda não alterou o seu, pode ver se vem ou não por padrão desativado.
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:Pegadinha no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2016, 12:27 »
Se você ainda não alterou o seu, pode ver se vem ou não por padrão desativado.

Amigo Ed, muito ilustrativa sua resposta. Gostei!
Seguindo Central de Programas > Editar > Canais de Software > Aplicativos Ubuntu, verifiquei estar como a sua configuração. O ítem "Aplicativos livres de código aberto mantidos pela comunidade (universe)" está marcado, por default, indicando não ser mais necessário desmarcar o comentário em etc/apt/sources.list, como em 2006. Atualmente, 2016 - creio agora que - quem faz este trabalho é a própria Central de Programas do Ubuntu. Ou não?

Para conhecimento, olha o que diz o etc/apt/sources.list: "## N.B. O software deste repositório é TOTALMENTE DESATIVADO pelo Ubuntu  equipe. Além disso, observe que o software no universo NÃO receberá revisão ou atualizações da equipe de segurança do Ubuntu."

Obrigado e até.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2016, 14:46 por Mario Limão »
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Pegadinha no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2016, 22:30 »
Citar
Atualmente, 2016 - creio agora que - quem faz este trabalho é a própria Central de Programas do Ubuntu. Ou não?
Vou te contar da minha experiência. Eu era usuário Ubuntu lá atrás, quando o sistema ainda estava na sua oitava versão. Daí, fiquei um bom tempo sem utilizar e só voltei agora, mas lembro-me de ter adquirido esse hábito de ativar o repositório por influência de um amigo. Agora repensando tal costume, vejo que pode ser uma decisão imprópria pra quem ainda não sabe lidar com o sistema. Eu mesmo me dei mal diversas vezes por ter instalado algum programa que veio do repositório. Mas como formatar era fácil, era o que eu fazia quando a coisa ficava bastante bagunçada.
Dessa vez estou tentando ser um pouco mais "responsável" e seu tópico me fez pensar no assunto e refletir sobre a maneira como eu lidava com o Ubuntu no passado.
Mas sim, acho que já é habilitado por padrão. Ao menos nas nossas versões, entendo que tal repositório não seja tão crítico assim.

Claro, posso estar falando abobrinha.  :o
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:Pegadinha no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2016, 11:50 »
Citar
Atualmente, 2016 - creio agora que - quem faz este trabalho é a própria Central de Programas do Ubuntu. Ou não?
Vou te contar da minha experiência. Eu era usuário Ubuntu lá atrás, quando o sistema ainda estava na sua oitava versão ...  e seu tópico me fez pensar no assunto e refletir ... Mas sim, acho que já é habilitado por padrão.

Amigo Ed,
Tua experiência é pertinente e muito enriquecedora para todos nós, pois mostra como o Ubuntu evoluiu, e qual atitude o usuário "da antiga" deve tomar quando retorna - colocar-se como principiante - afinal, o mundo de hoje muda a cada seis meses, não é mesmo?
Parabéns, bem-vindo e obrigado.
Até!
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Offline Ricardo Lima Vieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:Pegadinha no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2016, 08:28 »
Oi edbucker.

Observando a imagem da janela de aplicativos que você postou, observei que o tamanho das letras é menor que o tamanho padrão. Como você fez para obter esse efeito? Interessou-me, pois acho o tamanho padrão das letras um tanto exagerado.


Na aba "Aplicativos Ubuntu" você pode verificar quais repositórios estão ativos. No meu caso, tenho todos, exceto o de código fonte, como você pode ver a seguir.



Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Pegadinha no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2016, 11:20 »
Oi Ricardo, tudo bem?

Cara, não tem magia. Eu uso um aplicativo chamado Unity Tweak Central pra dar leves ajustes no visual.
Chegando em casa eu faço um tutorialzinho pra mostrar onde fica o ajuste de tamanho das fontes, se interessar. Mas creio que você mesmo pode instalar o programa e fazer isso facilmente.

Um abraço
Oi edbucker.

Observando a imagem da janela de aplicativos que você postou, observei que o tamanho das letras é menor que o tamanho padrão. Como você fez para obter esse efeito? Interessou-me, pois acho o tamanho padrão das letras um tanto exagerado.


Na aba "Aplicativos Ubuntu" você pode verificar quais repositórios estão ativos. No meu caso, tenho todos, exceto o de código fonte, como você pode ver a seguir.




Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Pegadinha no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2016, 11:33 »
Aliás, reformulando minha resposta, Ricardo. O nome do aplicativo é Unity Tweak Tool. Ferramenta de ajustes do Unity, em português. Não me recordo se esta disponível nos softwares Ubuntu, mas você encontra facilmente no Google.
O ajuste de texto que eu fiz não foi no tamanho das fontes, e sim no escalonamento. Se não me engano, por padrão as fontes do sistema vêm em 11pt. Minha escala foi reduzida pra 0.75, ou algo próximo, significando que é 1/4 menor do que o padrão.
Mas te recomendo não mexer no tamanho da fonte e sim nessa escala.

Enviado do meu smartphone ASUS ZenFone 2.

Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline Ricardo Lima Vieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:Pegadinha no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2016, 11:36 »
Ok, edbucker. Aceitarei com prazer sua ajuda. Fiquei muito interessado nessa configuração das letras. A propósito, ela mexe no sistema todo, incluindo menus, caixas de diálogo de programas como o Writer?

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Pegadinha no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2016, 16:20 »
Ok, edbucker. Aceitarei com prazer sua ajuda. Fiquei muito interessado nessa configuração das letras. A propósito, ela mexe no sistema todo, incluindo menus, caixas de diálogo de programas como o Writer?

Meu caríssimo, pra não desvirtuar mais este, vou abrir um novo tópico com um tutorial sobre o tweak logo logo. Deixe-me só resolver umas pendências aqui. Mais tarde vai estar aqui na área de iniciantes.

Um abraço
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]