Autor Tópico: Instalação de impressora na rede  (Lida 4968 vezes)

Offline Darnley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Instalação de impressora na rede
« Online: 20 de Novembro de 2016, 18:52 »
Ola,

Estou precisando de uma ajuda.

Eu tenho um modem F@ST 4310 e tem a função de print server, onde conectamos a impressora USB nele e podemos utilizar ela estando na rede local.
No Windows isso funciona muito bem, visto que, quando coloco o URL (http://192.168.1.1:631/printers/Impressora) ele reconhece normalmente e funciona.

Eu segui o seguinte tutorial para instalar no Windows: https://www.youtube.com/watch?v=SYOne1uGTRg

Não sei fazer a mesma instalação no Ubuntu. Alguém poderia me ajudar nisso?

Offline joãobritodesouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
    • Ver perfil
Re:Instalação de impressora na rede
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2016, 12:57 »
Caro Darnley,
Primeiro: Você não especificou qual a marca da sua impressora e qual linux você está usando???
Segundo: Você faz o procedimento sugerido pelo video.
Terceiro: Vá em "pesquisar em seu computador" digite "impressora", depois adicionar impressora os passos seguintes são semelhantes ao windows inclusive no endereço ip que deve escrever http://192.168.1.1:631/printers/"nome da sua impressora" não esquecendo que você não pode por o drive cd/dvd, deve seguir o passo fabricante e modelo. Depois de instalado faça um teste de impressão para ver se funciona.
Quarto: Se não funcionar e por falta de alguns pacotes(supondo que seja hp(Seria hplip, hp-config, etc.)
Boa Sorte

Offline Darnley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Instalação de impressora na rede
« Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2016, 19:32 »
Olá, joãobritodesouza!

Peço desculpas pela falta de algumas informações.

Estou utilizando o Linux Mint Cinnamon 18 e uma impressora HP Photosmart C4680 ligada a um Print Server do meu roteador.
O roteador me dá o endereço http://192.168.1.1:631/printers/Impressora para poder acessar ela. O problema é que eu adiciono no sistema e não consigo imprimir, apresentando erros de conexão com a impressora.

Offline joãobritodesouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
    • Ver perfil
Re:Instalação de impressora na rede
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2016, 13:02 »
Darnley
Tente entrar no navegador firefox 192.168.1.1:631 ou localhost:631 vá em printer e veja se a impressora está instalada. Senão vá em Administration - add printer. Se continuar dando erro e por falta de pacotes.

Offline joãobritodesouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
    • Ver perfil
Re:Instalação de impressora na rede
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2016, 13:13 »
INSTALAR IMPRESSORA VIA TERMINAL

sh (Nome do Hplip).run

PACOTES NECESSARIOS PARA INSTALAR IMPRESSORA

Foi-se o tempo em que as impressoras suportadas eram pouquíssimas e sua configuração realizada exclusivamente pelo navegador. Afinal, ninguém levou muito a sério o vaticínio de L. Torvalds onde "homens serão homens e escreverão seus próprios drivers de dispositivos".

Como no Brasil "masculinidade" não vincula-se à habilidade em programação, levou-se bons 10 anos para o problema ser resolvido de forma adequada (sorte nossa), e ninguém deixou de ser homem por causa disso (sorte das mulheres)!...

Hoje o usuário conta com o recurso de "detecção automática" e, havendo o driver apropriado, está configurado. O trabalho resume-se em baixar os pacotes necessários e depois espetar a impressora na porta respectiva, preferencialmente a usb.

Mas que fique bem claro: não há milagres. Continuamos a depender de drivers de terceiros para pô-las a funcionar. Os passos a seguir vão ajudá-lo em mais de 90% dos casos, mas haverá aqueles em que terá de arregaçar as mangas e correr atrás da solução.

Espero que você não esteja neste pequeno grupo. Mas se estiver obtendo sucesso, escreva um trabalho para o VOL. Ajudará outros na mesma situação.
Pacotes necessários
A primeira coisa a fazer é instalar os pacotes necessários. Usarei como gerenciador padrão o apt-get/Synaptic, pois é o que uso em minha distro. Você deverá saber como fazê-lo segundo o procedimento adotado pela sua e isto não será abordado aqui. Qualquer dúvida, faça uma pesquisa no VOL.

Também não garanto que os nomes dos pacotes sejam idênticos nos distintos "sabores" de Linux. A equivalência entre eles correrá também por sua conta.

Quando vou instalar uma impressora, confiro se estes pacotes estão instalados. Como não sei qual deles contêm o driver de que preciso, vamos cobrir todas as possibilidades:
cups
cups-bsd
cups-client
cups-common
cups-driver-gutenprint
foomatic-db
foomatic-db-engine
foomatic-db-gutenprint
foomatic-filters
ghostscript-cups
hpijs
hplip
hplip-cups
hplip-data
hpijs
hpijs-ppds
openprinting-ppds
pxljr
python-cups
python-cupshelpers
libgnomeprint (para gnome)
libgnomeprintui (para gnome)
printer-applet (para KDE)

Os pacotes abaixo farão o "trabalho sujo" para você. Instalá-los é fundamental:
system-config-printer-common
system-config-printer-udev
system-config-printer-gnome (opcional, para gnome)
system-config-printer-kde (opcional, para KDE)

O pacote que permite detecção automática de sua impressora. Instalá-lo é sinônimo quase certo de sucesso:
hal-cups-utils

Para a impressão direta em pdf, substituindo qualquer impressora, o pacote abaixo é uma mão na roda:
cups-pdf

Se você necessita imprimir muitos documentos por dia, salve-os neste formato a mande-os para serem impressos pelos destinatários. Além de muito mais prático, quebra aquele galho quando sua impressora "teima" (?) em não funcionar.

Pacotes Adicionais

dbus
dbus-dbg
dbus-doc
Libcrypto e todas dependências
Libusb e todas dependências
libtool e todas dependências
libnestnmp (libnet-snmp-perl)
sane-devel
xsane

abrindo dois TERMINAIS UM COM HPLIP E OUTRO RODANDO

digitar como usuário comum
 hp-plugin -i -g.
 Não está instalando o plugin como antes.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalação de impressora na rede
« Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2016, 15:42 »
Então, /Darnley/,

Essa específica impressora possui suporte full (completo), a única coisa necessária é baixar o programa hplip e instalar, é um script muito semelhante ao que se faz no Windows, basta ir dando enter que ele faz tudo sozinho.

http://hplipopensource.com/hplip-web/models/photosmart/photosmart_c4600_series.html

Nesse link veja lá do lado esquerdo superior "Download"

http://hplipopensource.com/hplip-web/gethplip.html

HP Linux Imaging and Printing

Version: 3.16.10

Na página de download acima escolha o primeiro botão "Download HPLIP" que irá baixar um pacote de extensão .run

hplip-3.16.10.run

Supondo que tenha baixado para a pasta Downloads do seu sistema, entre nela e execute o programa.

Torne o programa baixado executável, o que pode ser feito clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone correspondente, aba Permissões e marcar "Executar - Permitir execução do arquivo como um programa".

Se quiser fazer tudo através de uma janela de terminal (teclas Ctrl Alt T acionadas simultaneamente):

Entre dentro da pasta Downloads onde foi baixado o arquivo:

Código: [Selecionar]
cd ~/Downloads
Dê premissão de execução:

Código: [Selecionar]
sudo chmod +x hplip-3.16.10.run
Agora execute o script:

Código: [Selecionar]
sudo ./hplip-3.16.10.run
(note que é um . (ponto) uma barra deitada para a direita mais o nome do arquivo, tudo precedido do sudo)

Daí em diante, na prática, é só aceitar as opções padrão.

Isso instala o driver e tudo o que é necessário localmente para a impressora funcionar, incluindo colocar um ícone na barra de tarefas.

Ligada num cabo usb, tudo testado e funcionando localmente, esse é o primeiro passo antes de colocar a impressora em rede.

« Última modificação: 24 de Novembro de 2016, 15:47 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.