Autor Tópico: Backup do sistema  (Lida 6501 vezes)

Offline Álamo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Backup do sistema
« Online: 24 de Novembro de 2016, 21:11 »
Boa noite comunidade!

Sou usuário novo do Linux, pretendo fazer backup do sistema usando o programa Back in Time. Minha dúvida é sobre qual versão deste programa que devo instalar: KDE ou Gnome? Meu SO é  Lubuntu 15.04 (é "Lubuntu", não "Ubuntu"!).
Agradeço se alguém puder me orientar.
 :)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Backup do sistema
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2016, 02:07 »
Sou usuário novo do Linux, pretendo fazer backup do sistema usando o programa Back in Time. Minha dúvida é sobre qual versão deste programa que devo instalar: KDE ou Gnome? Meu SO é  Lubuntu 15.04 (é "Lubuntu", não "Ubuntu"!).

Primeira questão muito importante: o Lubuntu 15.04 está descontinuado, obsoleto, fora de linha, não há mais suporte e atualização para ele.

Instale uma versão LTS (=Long Term Support=suporte de longo prazo) atual, 5 anos, que é a 14.04.5 ou a 16.04.1, cujo suporte vai até 2019 e 2021 respectivamente.

Na identificação numérica das versões os dois primeiros números referem-se ao ano, os dois últimos ao mês, assim, 14.04 é lançamento de abril de 2014, e então 15.10 é lançamento em outubro de 2015 e assim por diante. O terceiro e último número, quando existe, refere-se ao release.

Versões LTS são suportadas por 5 anos, versões  chamadas Regular (=Provisória) são suportadas por 9 meses.

A versão 14.04.5 é mais estável, já se encontra bastante consolidada. A versão 16.04.1 é mais recente, evidentemente ainda apresenta alguns problemas naturais da evolução e sedimentação de um sistema operacional. Há até mesmo a versão 16.10, porém essa é transitória e "novidadeira e experimental", portanto, muito mais sujeita a problemas, já que seu objetivo é exatamente a experimentação.

Para entender melhor o calendário geral de validade e suporte de todas as versões

Ubuntu releases calendar

https://wiki.ubuntu.com/Releases

Complementarmente também esse:

https://wiki.ubuntu.com/LTS

Por depois, já com a nova instalação do Lubuntu e voltando a questão do Back In Time, se for para usar ele mesmo penso ser melhor a interface do Gnome, pois irá descaracterizar menos o Lubuntu, baixando um número menor de pacotes.

Veja que o Back In Time é apenas uma interface gráfica (GUI), pois o trabalho mesmo quem faz é o rsync por debaixo da capa.

« Última modificação: 25 de Novembro de 2016, 02:10 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Álamo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Backup do sistema
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2016, 00:14 »
Simplesmente incrível este forum do Ubuntu!

Confesso que quando instalei o Linux (Lubuntu), fiquei meio desconfiado, pelo fato de ser um SO "gratuito". O que me encorajou foram os inúmeros depoimentos favoráveis espalhados pela internet.

Agora, de forma alguma abra mão do "Pinguim". Para completar, tem este magnífico forum de ajuda, esclarecendo detalhadamente as dúvidas dos usuários do Ubuntu.

Amigo, muito obrigado por responder minha pergunta e pelos esclarecimentos adicionais. Vou mudar então para a versão 16.04.1, embora seja menos estável que a 14.04.5, mas terá suporte por mais tempo, de acordo com sua explicação.

Falei em usar o Back in Time pois foi o único programa de bakup de sistema que encontrei na Central de Programas do Lubuntu. Mas, se acaso souber de outro que seja mais indicado para iniciantes no Lubuntu, favor me indicar.

Valeu!!!

 :D

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re:Backup do sistema
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2016, 10:16 »
O Back in time funciona muito bem, outra opção é deja-dup que inclusive já vem instalado nativamente no ubuntu.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Backup do sistema
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2016, 08:53 »
Se quiser uma suíte de backup verdadeira e completa, informe-se sobre o Bacula (www.Bacula.com).

É gratuito, OpenSource, tem opção de suporte técnico pago, e é totalmente compatível com Ubuntu, assim como qualquer outra distribuição moderna. Também é compatível com Windows, podendo fazer até backup agendado de estações de trabalho.

Enviado do meu smartphone.

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Álamo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Backup do sistema
« Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2016, 22:31 »
Obrigado Zekkerj e Rockwave pelas sugestões de programas alternativos ao Back in Time!

 :)


Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Backup do sistema
« Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2016, 18:57 »
Boa noite comunidade!

Sou usuário novo do Linux, pretendo fazer backup do sistema usando o programa Back in Time. Minha dúvida é sobre qual versão deste programa que devo instalar: KDE ou Gnome? Meu SO é  Lubuntu 15.04 (é "Lubuntu", não "Ubuntu"!).
Agradeço se alguém puder me orientar.
 :)

Estou acompanhando seu post e fiquei curioso com sua intenção. Vc poderia me explicar qual o tipo de backup que vc deseja? Backup de sistema? O que vc entende por sistema?

Pergunto isso, pois nem sempre o backup de que nós precisamos é realmente o backup que fazemos.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Álamo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Backup do sistema
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2016, 00:33 »
Boa noite "selvaking"!

Quando falo em backup do sistema, estou me referindo ao Sistema Operacional e, no caso deste post, ao Linux.

Na verdade, já consigo fazer este tipo de backup no Windows, pois o programa é nativo do SO (Sistema Operacional) da Microsoft. Porém, no SO Linux desconhecia como proceder, pois no Lubuntu este tipo de aplicativo não vem incluído. Daí, pesquisei na Central de Programas do Lubuntu e encontrei o Back in Time, versões KDE e Gnome. Neste post, aconselharam-me a usar a versão Gnome.

Para mim, que sou curioso em informática e estou sempre experimentando "melhorias", o backup do sistema é muito importante quando de repente o HD "pifa" ou o "boot" por algum motivo deixa de funcionar (ainda não aprendi a recuperar boot corrompido).

Nestes casos, tendo o backup do SO fica bem menos trabalhoso sua reinstalação, uma vez que este backup irá conter, além do SO propriamente dito, as atualizações e os programas adicionais instalados.

Sugestões serão bem-vindas!

:D

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:Backup do sistema
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2016, 10:10 »
Instale uma versão LTS (=Long Term Support=suporte de longo prazo) atual, 5 anos, que é a 14.04.5 ou a 16.04.1, cujo suporte vai até 2019 e 2021 respectivamente.
A versão 14.04.5 é mais estável, já se encontra bastante consolidada. A versão 16.04.1 é mais recente, evidentemente ainda apresenta alguns problemas naturais da evolução e sedimentação de um sistema operacional.
Por depois, já com a nova instalação do Lubuntu e voltando a questão do Back In Time, se for para usar ele mesmo penso ser melhor a interface do Gnome, pois irá descaracterizar menos o Lubuntu, baixando um número menor de pacotes.
Veja que o Back In Time é apenas uma interface gráfica (GUI), pois o trabalho mesmo quem faz é o rsync por debaixo da capa.


Amigo Alamo, benvindo!
Destaco acima as orientações do Prof.druidaobelix, para começares certo.
Faço constar que só faço backup da pasta pessoal utilizando a ferramenta nativa "Backup", na versão 14.04.5-Gnome, salvando em unidade portatil USB externa (Expansion-Seagate).
Até!
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Offline Álamo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Backup do sistema
« Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2016, 23:08 »
Instale uma versão LTS (=Long Term Support=suporte de longo prazo) atual, 5 anos, que é a 14.04.5 ou a 16.04.1, cujo suporte vai até 2019 e 2021 respectivamente.
A versão 14.04.5 é mais estável, já se encontra bastante consolidada. A versão 16.04.1 é mais recente, evidentemente ainda apresenta alguns problemas naturais da evolução e sedimentação de um sistema operacional.
Por depois, já com a nova instalação do Lubuntu e voltando a questão do Back In Time, se for para usar ele mesmo penso ser melhor a interface do Gnome, pois irá descaracterizar menos o Lubuntu, baixando um número menor de pacotes.
Veja que o Back In Time é apenas uma interface gráfica (GUI), pois o trabalho mesmo quem faz é o rsync por debaixo da capa.


Amigo Alamo, benvindo!
Destaco acima as orientações do Prof.druidaobelix, para começares certo.
Faço constar que só faço backup da pasta pessoal utilizando a ferramenta nativa "Backup", na versão 14.04.5-Gnome, salvando em unidade portatil USB externa (Expansion-Seagate).
Até!

Obrigado amigo pelas recomendações!

Algumas dúvidas:

- O que você chama de "pasta pessoal"? É a pasta de "Dados" ou "Meus Documentos", contendo os arquivos "pessoais"?
- A versão 14.04.5-Gnome já vem com a ferramenta nativa "Backup", segundo sua informação. É a versão 14.04.5 do Ubuntu e do Lubuntu também? Pergunto isto porque faço uso do Lubuntu, pois a configuração atual de meu PC não "aguenta" o Ubuntu.
- Estou provisoriamente no Lubuntu 15.10 e em breve mudarei para o Lubuntu 16.04.1 que, apesar de estar menos consolidada que a 14.04.5, terá suporte por mais tempo. A versão 16.04.1 tem dado muitos "problemas"? Na minha escolha pelo novo, em desenvolvimento, no lugar do antigo, já consolidado, irei experimentar muitos contratempos?

Atualmente, faço o backup de "Dados" no Dropbox. O do Sistema Operacional Linux (do SO Windows já sei como proceder), estou aprendendo e aprofundando neste post. Assim que o fizer, irei salvá-lo em um pen drive.

 ;)

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:Backup do sistema
« Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2016, 11:47 »
A "pasta pessoal" (/home) no Ubuntu é "meus documentos".
Até!
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.