Autor Tópico: Problema com o pendrive bootavel  (Lida 9185 vezes)

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Problema com o pendrive bootavel
« Online: 03 de Dezembro de 2016, 04:33 »
Instalei conforme muitos tutoriais ensinam fazer para usar o pendrive para colocar o ubuntu ao lado do win 10. Foi tudo certo, e eu jà havia feito isso outras vezes,mas  com esse novo notebook que peguei pra colocar o Ubuntu nao. Sou usuario e nao tecnico, e sou leigo.

Conforme este outro topico,( http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121097.msg664951.html#msg664951 ) no final das contas nao consegui resolver, porem consegui ver e ter novamente o win, mas tenho que ficar numa escolha, ou o ubuntu ou o win, pois quando aparece a tela de opçao do dual, pra entrar no ubuntu ou win, e escolho win, ele dà erro, mas quando escolho Ubuntu, entra normalmente.

Entao, mediante a ajuda no outro topico descobrimos que na bios, faltava eu voltar o BOOT MODE para UEFI.

Quando eu entrei pela primeira vez na bios desse notebook Lenovo ideapad 500, a bios estava assim:

BOOT MODE : UEFI
FAST BOOT: ATIVADO
USB BOOT: ATIVADO
PXE BOOT TO LAN: ATIVADO

Procurei na net como faria pra deixar a bios pra usar o pendrive bootavel e instalar o ubuntu nessa maquina ao lado do win.

Entao deixei assim:

BOOT MODE : LEGACY SUPPORT T
FAST BOOT: DESATIVADO
USB BOOT: ATIVADO
PXE BOOT TO LAN: ATIVADO

e instalei normalmente o ubuntu pelo pendrive, e foi tudo maravilha...

mas como eu tenho que compartilhar os arquivos do win 10 para o ubuntu e vice e versa, procurei tutoriais que me ajudassem nisso, e iniciei um deles, que fazia isso ( https://www.youtube.com/watch?v=PipbcLMaHWo   ).

No tutorial tinha uma parte que dizia pra ir pro win e fazer tal configuraçao, nessa hora tentei ir ,desligando meu notebook, e reiniciando, porem quando eu optei pra entrar no win ( o ubuntu està como preferencial) me apareceu o erro numa tela preta: https://youtu.be/UUlUJCYAZak  ( video).