Autor Tópico: Problema com o pendrive bootavel  (Lida 9185 vezes)

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Problema com o pendrive bootavel
« Online: 03 de Dezembro de 2016, 04:33 »
Instalei conforme muitos tutoriais ensinam fazer para usar o pendrive para colocar o ubuntu ao lado do win 10. Foi tudo certo, e eu jà havia feito isso outras vezes,mas  com esse novo notebook que peguei pra colocar o Ubuntu nao. Sou usuario e nao tecnico, e sou leigo.

Conforme este outro topico,( http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121097.msg664951.html#msg664951 ) no final das contas nao consegui resolver, porem consegui ver e ter novamente o win, mas tenho que ficar numa escolha, ou o ubuntu ou o win, pois quando aparece a tela de opçao do dual, pra entrar no ubuntu ou win, e escolho win, ele dà erro, mas quando escolho Ubuntu, entra normalmente.

Entao, mediante a ajuda no outro topico descobrimos que na bios, faltava eu voltar o BOOT MODE para UEFI.

Quando eu entrei pela primeira vez na bios desse notebook Lenovo ideapad 500, a bios estava assim:

BOOT MODE : UEFI
FAST BOOT: ATIVADO
USB BOOT: ATIVADO
PXE BOOT TO LAN: ATIVADO

Procurei na net como faria pra deixar a bios pra usar o pendrive bootavel e instalar o ubuntu nessa maquina ao lado do win.

Entao deixei assim:

BOOT MODE : LEGACY SUPPORT T
FAST BOOT: DESATIVADO
USB BOOT: ATIVADO
PXE BOOT TO LAN: ATIVADO

e instalei normalmente o ubuntu pelo pendrive, e foi tudo maravilha...

mas como eu tenho que compartilhar os arquivos do win 10 para o ubuntu e vice e versa, procurei tutoriais que me ajudassem nisso, e iniciei um deles, que fazia isso ( https://www.youtube.com/watch?v=PipbcLMaHWo   ).

No tutorial tinha uma parte que dizia pra ir pro win e fazer tal configuraçao, nessa hora tentei ir ,desligando meu notebook, e reiniciando, porem quando eu optei pra entrar no win ( o ubuntu està como preferencial) me apareceu o erro numa tela preta: https://youtu.be/UUlUJCYAZak  ( video).

Segui orientaçoes de um colaborador no outro topico, e instalei isso:

sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair && sudo apt-get update
sudo apt-get install -y boot-repair && boot-repair

Que veio uma pré-soluçao que mostrava que a bios precisava voltar o BOOT MODE para UEFI, e realmente tinha esquecido desse detalhe e fiz isso, e o win voltou, mas o dual boot nao entra, e consequentemente eu nao posso entrar no ubuntu, somente se fizer a segunda opçao da configuraçao da bios, mas aì vem o erro da tela preta se escolho o win pra entrar.

Portanto, preciso que me auxiliem em resolver isso, e deixar funcionando tanto o ubuntu como o Win, acredito que esteja facil de se resolver, mas devido a fatal de conhecimento, nao enxergo o que està diante de meu nariz!! :o

agradeço..no aguardo...





Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Problema com o pendrive bootavel
« Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2016, 11:02 »
Ou seja, primeiro você quer resolver a inicialização entre os dois sistemas e que os dois fiquem aparecendo na tela do Grub certo?

Se for isso, aqui mesmo no fórum tem um excelente tutorial >>> Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI  e GRUB <<<

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Problema com o pendrive bootavel
« Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2016, 11:13 »
ok, vou verificar esse link, eu agradeço!!! caso nao seja a minha soluçao, eu volto! :D

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Problema com o pendrive bootavel
« Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2016, 11:17 »
Ou seja, primeiro você quer resolver a inicialização entre os dois sistemas e que os dois fiquem aparecendo na tela do Grub certo?

Se for isso, aqui mesmo no fórum tem um excelente tutorial >>> Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI  e GRUB <<<

T+

mas o meu grub é: grub versao 2.02 beta 2   e nao me parece que tem là algo igual, ou serve mesmo o caso do grub 2 naquele tutorial?

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Problema com o pendrive bootavel
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2016, 14:34 »
Caro attorresi,

mas o meu grub é: grub versao 2.02 beta 2   e nao me parece que tem là algo igual, ou serve mesmo o caso do grub 2 naquele tutorial?
O título já lhe responde Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI  e GRUB
Citar
Segunda parte : Recuperar GRUB 2 EFI

1- Live CD/DVD ou USB

Tanto no CD/DVD quanto no Pendrive de instalação aparecem duas opções de boot.
Dê o boot com o DVD ou USB de instalação do Ubuntu escolhendo o boot UEFI.
(...)

T+

A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o pendrive bootavel
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2016, 15:16 »
Veja, /attorresi/,


O que está vindo errado desde o outro tópico é querer misturar UEFI com Legacy. Isso não existe, não pode, não funciona.

Seu sistema é UEFI, tudo deve ser feito em UEFI, inclusive gravar o pendrive que permitirá uma nova instalação.

O W10 já veio instalado em UEFI, depois você chaveou no setup para Legacy e instalou o Ubuntu, consequentemente não funcionou inicializar o boot do Win e quando vai lá é volta para UEFI, claro que não funciona o boot do Ubuntu, pois são estruturas diferentes.

No modo UEFI existe uma partição de boot do tipo EFI.
Essa partição EFI é para onde deve ser direcionado o boot do Ubuntu quando da instalação. Lá já existe o bootloader antes instalado pelo Windows e agora você irá aproveitar essa mesma partição para lá também colocar o bootloader do Ubuntu, que é o grub.

« Última modificação: 03 de Dezembro de 2016, 15:30 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o pendrive bootavel
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2016, 15:23 »
Antes de prosseguir, note que esse seu notebook possui uma partição especial de recuperação (creio ter visto em sda8, a confirmar), que é para repor o sistema como vem de fábrica, reinstalando o Windows do zero.

Como junto com o notebook não veio disco de instalação, então tome cuidado para que essa partição não seja alterada e nada seja gravado nela, pois se alterar ou apagar essa partição ficará sem o recurso de reinstalação original de fábrica.

Convém consultar o manual do produto, pois é possível que haja uma forma de gerar um disco de recuperação, o que sempre é bom fazer.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o pendrive bootavel
« Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2016, 15:25 »
Prefira refazer a reinstalação do Ubuntu optando pela forma manual.
Lembre-se que o bootloader do Ubuntu deve ser direcionado para a partição EFI, (e não MBR, e não sda), que é a linha que aparece na parte inferior da tela de instalação.

O grub manda instalar em /dev/sda? --> efi

sda? possivelvemente será sda1 ou sda2, questão de ver, use o fdisk para verificar isso.

Será indicado na parte inferior do quadro de instalação, onde está perguntando onde instalar o bootloader.

No quadro de instalação é onde consta:

"Device for boot loader installation:"

Em português deve estar como:

"Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização"

exatamente nessa linha deve ser indicado o /dev/sda? que corresponde à partição efi

« Última modificação: 03 de Dezembro de 2016, 15:34 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o pendrive bootavel
« Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2016, 15:52 »
Citar
mas o meu grub é: grub versao 2.02 beta 2  [...]

Essa questão do grub dizer ser "beta 2" não tem nada a ver, não importa, é esse mesmo que está vigente.

Eles vão ficar dizendo ser "beta" mais uma eternidade, isso neste caso é apenas uma bobagem retórica, sem importância.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline elycarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Problema com o pendrive bootavel
« Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2016, 16:53 »
Olá. Eu passei por um problema parecido e vou deixar abaixo os passos que eu usei para resolver o problema.

1- CRIAR UM PENDRIVE BOOTÁVEL COM UBUNTU (pode ser kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, Ubuntu mate, etc).
Eu usei o RUFUS https://rufus.akeo.ie/?locale=pt_BR para criar o pendrive no windows, mas existem outras opções.
Existem vários tutoriais por ai que ensinam a criar um pendrive no windows e no linux.
Independente do programa que você vai usar, é importante observar a opção de gravar como UEFI.

2- CONFIGURAR A BIOS.
Entre no setup da bios (dependo do seu computador, basta apertar F2, DEL ou DELETE enquanto inicia).
Dentro da BIOS vá até a opção de BOOT, deixe marcado UEFI e desabilite o secure boot.
Mude a sequência de boot para iniciar pelo pendrive. No meu caso, pendrive aparece como "USB HDD".
As telas, nomes e menus da BIOS, variam de um computador para outro.

3- INSTALAÇÃO.
Inicie o pc pelo pendrive, escolha instalar o ubuntu e quando chegar em "tipo de instalação", escolha "opção avançada".
Na tela seguinte crie as partições para o linux (tem vários tutoriais de como fazer isso) e embaixo onde está escrito "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização", escolha a partição de boot do windows, que normalmente, é a que tem mais ou menos 300mb.
http://cdn.makeuseof.com/wp-content/uploads/2013/05/dual_ubuntu_efi_partitions.jpg?004f0d
Prossiga com a instalação até o final e reinicie o pc.

4- COMANDOS NO WINDOWS.
Se depois de instalar e reiniciar, não abrir o grub e ir direto para o windows, faça o seguinte:
Abra o menu iniciar, digite "prompt de comando", quando aparecer o ícone do prompt, clique com o botão direito do mouse e escolha "abrir como administrador".
Na tela do prompt, digite o seguinte comando: bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grubx64.efi
Depois, reinicie e já deve aparecer o grub.

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Problema com o pendrive bootavel
« Resposta #10 Online: 03 de Dezembro de 2016, 17:15 »
Veja, /attorresi/,


O que está vindo errado desde o outro tópico é querer misturar UEFI com Legacy. Isso não existe, não pode, não funciona.

Seu sistema é UEFI, tudo deve ser feito em UEFI, inclusive gravar o pendrive que permitirá uma nova instalação.

O W10 já veio instalado em UEFI, depois você chaveou no setup para Legacy e instalou o Ubuntu, consequentemente não funcionou inicializar o boot do Win e quando vai lá é volta para UEFI, claro que não funciona o boot do Ubuntu, pois são estruturas diferentes.

No modo UEFI existe uma partição de boot do tipo EFI.
Essa partição EFI é para onde deve ser direcionado o boot do Ubuntu quando da instalação. Lá já existe o bootloader antes instalado pelo Windows e agora você irá aproveitar essa mesma partição para lá também colocar o bootloader do Ubuntu, que é o grub.

Muito obrigado pela resposta, e acredito ser esse problema que relatou mesmo, mas como fazer isso agora? sou LEIGO, portanto se eu nao pegar uma passo a passo, nao consigo seguir.

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Problema com o pendrive bootavel
« Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2016, 17:26 »
Olá. Eu passei por um problema parecido e vou deixar abaixo os passos que eu usei para resolver o problema.

1- CRIAR UM PENDRIVE BOOTÁVEL COM UBUNTU (pode ser kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, Ubuntu mate, etc).
Eu usei o RUFUS https://rufus.akeo.ie/?locale=pt_BR para criar o pendrive no windows, mas existem outras opções.
Existem vários tutoriais por ai que ensinam a criar um pendrive no windows e no linux.
Independente do programa que você vai usar, é importante observar a opção de gravar como UEFI.

2- CONFIGURAR A BIOS.
Entre no setup da bios (dependo do seu computador, basta apertar F2, DEL ou DELETE enquanto inicia).
Dentro da BIOS vá até a opção de BOOT, deixe marcado UEFI e desabilite o secure boot.
Mude a sequência de boot para iniciar pelo pendrive. No meu caso, pendrive aparece como "USB HDD".
As telas, nomes e menus da BIOS, variam de um computador para outro.

3- INSTALAÇÃO.
Inicie o pc pelo pendrive, escolha instalar o ubuntu e quando chegar em "tipo de instalação", escolha "opção avançada".
Na tela seguinte crie as partições para o linux (tem vários tutoriais de como fazer isso) e embaixo onde está escrito "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização", escolha a partição de boot do windows, que normalmente, é a que tem mais ou menos 300mb.
http://cdn.makeuseof.com/wp-content/uploads/2013/05/dual_ubuntu_efi_partitions.jpg?004f0d
Prossiga com a instalação até o final e reinicie o pc.

4- COMANDOS NO WINDOWS.
Se depois de instalar e reiniciar, não abrir o grub e ir direto para o windows, faça o seguinte:
Abra o menu iniciar, digite "prompt de comando", quando aparecer o ícone do prompt, clique com o botão direito do mouse e escolha "abrir como administrador".
Na tela do prompt, digite o seguinte comando: bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grubx64.efi
Depois, reinicie e já deve aparecer o grub.

Muito obrigado plea ajuda... veja... no topico 2 vc  diz " Mude a sequência de boot para iniciar pelo pendrive  " no meu nao tem a opcao de subir ou descer alterando a ordem, somente ativar ou desativar, e foi isso minha dificuldade, pois eu ja fiz isso antes, mas neste notebook nao tem essa opcao de alterar a ordem.

Lembrar que o Ubuntu esta' instalado, porem somente funciona o grub, quando eu coloc em legacy, pois como o amigo acima disse, eu fiz em legacy e teria que fazer em UEFI.

entao se coloco em UEFI, ele entra direto no win, se coloco em Legacy ele entre o grub, e somente o ubuntu funciona, pois o win da' erro em uma tela preta falando que o win nao pode ser dectado, fiz um video e coloquei o link aqui no topico!!!

to perdidao!!! rsss

NOTA: SE FOR FAZER ALGO PLEO UBUNTU, TEREI QUE MUDAR A BIOS PARA LEGACY, J'A' QUE ELE FUNCIONA SOMENTE ASSIM COMO EXPLICADO ACIMA.

Offline elycarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Problema com o pendrive bootavel
« Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2016, 18:04 »
Já tentou reinstalar o ubuntu pelo modo UEFI?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o pendrive bootavel
« Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2016, 18:06 »
Veja, attorresi,

Apenas esqueça a instalação que você fez antes do Ubuntu, não vai funcionar.
Precisa reinstalar o Ubuntu agora da forma correta.

Deixe o setup no modo UEFI e comece gravando um novo live-iso (pendrive ou cdrom) a partir do Windows, usando um software apropriado para isso, como o Rufus.

https://rufus.akeo.ie/

Depois inicie pelo live-iso  e refaça a instalação, apenas atentando para usar o modo manual e, como dito antes, direcione o bootloader para a partição EFI.

Vou ver se acho aqui a tela de instalação para poder ilustar melhor, mas é algo muito simples.











É nessa tela, lá na linha inferior que você indica a partição EFI.

Ou seja, **não** faça como está na segunda tela em questão, usei essa apenas para mostrar qual é a tela que se faz a indicação da partição EFI.

Observe essa terceira e quarta imagens que acabei de postar (ainda não é o exemplo perfeito, porque está sendo feito em máquina virtual), mas veja lá onde está /dev/sda1  tipo efi na terceira imagem e um outro exemplo como /dev/sda2 --> tipo efi na quarta imagem (Windows Boot Manager), essa é a partição EFI (a formatação dela é sempre em FAT)

Apenas atente que na parte inferior onde está "Device for boot loader installation:" precisa indicar a partição efi.
Se a partição EFI for, por exemplo, sda2, então lá irá indicar para gravar o bootloader (grub) em /dev/sda2


Lembre-se de baixar o Ubuntu 64-bit, pois UEFI não irá funcionar com 32-bit.

==============
Editando:

Finalmente encontei um exemplo perfeito, veja a quinta imagem, é exatamente assim que você precisa fazer.

Observe que no quadro (lá embaixo) "Device for boot loader installation:" está indicada exatamente a partição EFI.
Observe que, no caso do exemplo, a partição /dev/sda2 corresponde à partição do tipo efi.
O bootloader do Ubuntu, o grub, deve ser gravado exatamente dentro dessa partição.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2016, 19:12 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Problema com o pendrive bootavel
« Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2016, 05:43 »
Oi druidaobelix,

Segue teu tutorial e agora foi com sucesso, percebi os dois pontos importantes que tinha falado, que uma era do bios e a outra era do manager boot.

mas uma pergunta final....  vc falou pra configurar e deixar desativado o secure boot, tenho que voltar ela como ativado? ou posso deixar assim mesmo, desativado?

Agradeço o tempo tempo dedicado a ajudar, e agradeço a todos os outros que colaboraram também!!!!!!!!! Um otimo domingo pra todos!

 :D