Autor Tópico: Arquivos do Samba? (Partição)  (Lida 11859 vezes)

Offline Joerbeth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Arquivos do Samba? (Partição)
« Online: 16 de Dezembro de 2016, 15:17 »
Boa tarde pessoal, tudo bem?

a situação é a seguinte:

Eu tinha um server de arquivos samba com muitos arquivos, ai foi excluida todas as partições e intalado o windows, bom, começou a tentativa para recuperar esses arquivos; usei o Mini Tool do Windows, e consegui ver todas as partições, inclusive há que estava montada no linux com supostamente os arquivos, ai restaurei esses arquivos, mais o programa ele não coloca com os nomes originais, ele tras: file1, file2, file3, etc., tornando não dificil mais trabalhoso para colocar, criar pasta por pasta, ai usei o textdisk, consigo olhar todas as partições, e quando eu coloco para restaurar a excluida pelo WRITE, não tras quando inicio o windows?, ai eu tenho o hire´s boot, mostrou uma partição a mesma do windows como unmount, parei ai, vem as perguntas:


1-atráves de uma outra maquina coom ubuntu instalado, e coloca esse hd com escravo, fica melhor de salvar essa partição e ou arquivos?, se sim, como?

2-seria melhor eu formatar o hd por completo e tentar recuperar essas pastas e arquivos?, se sim, como?

3-Se alguém tiver uma ideia para me ajudar, por favor agradeço

Obs.: O GetDataFotr (do windows), pode atá trazer os os nomes originais, mais não recupera nem 50%

Grato

Joerbeth

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Arquivos do Samba? (Partição)
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2016, 15:28 »
Pq as partições foram excluídas?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Joerbeth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Arquivos do Samba? (Partição)
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2016, 16:01 »
puro vacilo meu brother

Offline Joerbeth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Arquivos do Samba? (Partição)
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2016, 16:01 »
alguém pode me dar uma ideia uma ajuda??

grato

Joerbeth

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Arquivos do Samba? (Partição)
« Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2016, 09:20 »
Citar
1-atráves de uma outra maquina coom ubuntu instalado, e coloca esse hd com escravo, fica melhor de salvar essa partição e ou arquivos?, se sim, como?
Sim, está é  a maneira correta de recuperar dados. Como? Abra a maquina, remova os 4 parafusos que fixam o hd, remova os cabos, abra a maquina onde vai ser feita a recuperação e instale o hd nela.

Citar
2-seria melhor eu formatar o hd por completo e tentar recuperar essas pastas e arquivos?, se sim, como?
Nunca. Quanto mais mexer no disco, mais vai perder dados.

Os nomes de arquivos, ficam num índice na trilha 1 do hd. Quando apagou  as trilhas 0 e 1 foram Apagadas.

Os dados num disco formatado continuam intactos, mas seus nomes não, daí sua dificuldade em conseguir o que deseja.

Bons estudos.

Offline Joerbeth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Arquivos do Samba? (Partição)
« Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2016, 11:38 »
bom dia amados

1-sem comentários!

2-estou sim estudando, analisando, e quando eu tenho duvidas, coisas que não sei, pergunto aqui, visto que nem me recordo o tempo em que coloquei e se coloquei algo aqui, mais se por ventura ainda tiver alguém por aqui a me dar aluma dica , agradeço e muito.

Obrigado a todos

Joerbeth

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Arquivos do Samba? (Partição)
« Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2016, 14:49 »
Uma coisa que não ficou clara pra mim: você tinha esses dados em uma partição separada, ou ficava tudo numa partição só?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Joerbeth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Arquivos do Samba? (Partição)
« Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2016, 11:23 »
bom dia queridos

Bom, demorei um pouco para responder, pois estava instalando o ubuntu em uma maquina e configurando, e hd havia dado defeito tive que providenciar um as pressas..

espetei o hd em questão (partição excluida),  e encontrou 3 partições: sdb1, sdb2, sdb3 , uma swap, outra boot acredito, uma deu para montar, mais não teinha arquivos nela, dai, estou rodando nesse momento o testdisk, já encontrou muitas partições, após encontra-las, lembro que tem uma delas pois já havia rodando antes o testdisk, que tem o nome de um arquivo: "servidor nbdl" esse era o nome do compartilhamento que aparecia no windows, só não se se essa é a partição que contem os arquivos? pois listando não vejo eles, e as outras partições não abrem, pois acredito que são de inicialização do linux ou algo assim

Bom, quando acabar aqui o testdisk, eu tenho que adicionar a partição que acredito ser  a que contem os arquivos? com write??? lembro que fiz esse procidimento no windows e não  tinha gravado?!

Eu tenho que fazer de outra forma pessal?

obrigado a todos

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Arquivos do Samba? (Partição)
« Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2016, 11:26 »
Evite escrever nessas partições, tanto quanto possível. Cada escrita feita diminui a chance de você recuperar seus arquivos.
Procure montar com as opções "ro,noatime", pra minimizar as alterações.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Joerbeth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Arquivos do Samba? (Partição)
« Resposta #9 Online: 18 de Dezembro de 2016, 11:32 »

Offline Joerbeth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Arquivos do Samba? (Partição)
« Resposta #10 Online: 18 de Dezembro de 2016, 11:49 »
zekkerj , obrigado

tive lendo e essa opção melhora de desempenho do disco atraves do fstab ok?

bom, não fiz isso e ja esta terminando o testdisk, após isso, devo gravar a partição correto?

agora que pude perceber, é que não monta todas de uma vez ne?

tem que rodar toda vez|?

e caso ocorra de não gravar a partição com write?

desculpem o monte de perguntas e duvidas

Grato a todos

Joerbeth

Não sei se poe colocar o skype aqui e caso possa, se alguém puder me fale para tentar me ajudar, estou muito preocupado com isso.

Tambem não sei se posso falar assim aqui sobre, se for o caso, dando tudo certo de acordo com as dicas, não querendo forçar alguém a me passar dicas mais eu passo dar uma gratifiação ok?

desculpem a todos

Offline Joerbeth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Arquivos do Samba? (Partição)
« Resposta #11 Online: 18 de Dezembro de 2016, 11:51 »
mais uma coisa por enquanto, esse comando: "extundelete" ele copia todos os dados de uma partição independente que seja? é bom usar ele se for o caso?

Grato,

Joerbeth

Offline Joerbeth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Arquivos do Samba? (Partição)
« Resposta #12 Online: 18 de Dezembro de 2016, 13:18 »
pessoa, a tela seguinte:




quando fui tentar gravar a tabela que acho que seria a de arquivos, embora em tenha visto em todas as pastas e não localizado, o testdisk as vezes sai de uma tela e volta pro inicio do Analyse, e com isso, tive que colocar pra rodar de novo?!

As telas estão anexadas, quem puder me dar uma luz, agradeço muito

Obs: a unidade que eu acredito ser a de arquivos, não necessariamente serja  a montada de arquivos correto?. se não, como identifica, visto que não vejo esses arquivos? ou somente depois de montar? ???

grato

Joerbeth

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Arquivos do Samba? (Partição)
« Resposta #13 Online: 18 de Dezembro de 2016, 13:27 »
Nesse tópico aqui há algumas considerações que no passado fiz sobre o uso do Testdisk:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117071.msg644760.html#msg644760

Sobretudo não grave nada no disco, o que só agravará o problema.
O inimigo mortal da recuperação de arquivos é sobrescrever o disco onde estavam os arquivos.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Arquivos do Samba? (Partição)
« Resposta #14 Online: 18 de Dezembro de 2016, 13:34 »
Não grave nada, evite instalar novos programas, se possível faça tudo o que necessitar a partir de um live-iso (live-pendrive ou live-dvdroom, o que tiver disponível), ou como parece ser o seu caso, já instalou o disco num outro sistema, o que é bom.

Ao recuperar os arquivos procure copiá-los para um dispositivo diferente daquele de origem, por exemplo, para um pendrive e não para o próprio disco.

Se os arquivos a serem recuperados forem realmente muito importantes e valiosos considere recorrer à ajuda profissional, pessoal especializado que possui expertise e as ferramentas apropriadas para executar tal tarefa.

Caso você não tenha experiência nisso e os arquivos de fato sejam muito importantes, no mínimo considere a possibilidade de adquirir um software pago de  bom desempenho e de uso mais amigável tal qual o R-Studio (creio que custa 80 dólares na versão mono usuário).

http://www.r-studio.com
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.