Autor Tópico: [Dúvida] Atualização do Ubuntu 16.10 para 17.04  (Lida 3786 vezes)

Offline MarcosDias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
[Dúvida] Atualização do Ubuntu 16.10 para 17.04
« Online: 04 de Janeiro de 2017, 19:12 »
Boa tarde...

Atualizei hoje com sucesso meu Ubuntu em meu notebook, no qual estava  com a versão 16.10 para a versão 17.04.
Porém, ao iniciar o sistema ele mostra no canto esquerda a marca d'água a versão 17.04. Agora quando entro no sistema e vou em SOBRE ESTE COMPUTADOR, nos detalhes mostram ainda que está na versão 16.10.

Alguém sabe como posso reparar isso? Segue o print do meu problema.


Desde já obrigado pela ajuda...


Offline MarcosDias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:[Dúvida] Atualização do Ubuntu 16.10 para 17.04
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2017, 20:01 »
Não sei se isso ajuda, mas digitando o comando no termina: cat /etc/lsb-release

obtive esse resultado:

DISTRIB_ID=Ubuntu
DISTRIB_RELEASE=17.04
DISTRIB_CODENAME=zesty
DISTRIB_DESCRIPTION="Ubuntu Zesty Zapus (development branch)"

Quer dizer que realmente atualizou o sistema, e porque no DETALHE do sistema mostra que está em outra versão?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:[Dúvida] Atualização do Ubuntu 16.10 para 17.04
« Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2017, 00:50 »
Então, "MarcosDias",

Acontece que o Ubuntu 17.04 Zesty Zapus é ainda uma versão **em desenvolvimento**, uma versão "beta" (no caso é ainda uma alpha) como usualmente se diz, vale dizer, sequer foi lançada ainda.

É exatamente isso que está dizendo o resultado do comando que você postou lá no post #1:

DISTRIB_DESCRIPTION="Ubuntu Zesty Zapus (development branch)"

O lançamento dessa versão ocorrerá em abril de 2017, que é exatamente o significado da referência 17.04.

Na identificação numérica das versões os dois primeiros números referem-se ao ano, os dois últimos ao mês, assim, 14.04 é lançamento de abril de 2014, e então 16.10 é lançamento em outubro de 2016 e assim por diante. O terceiro e último número, quando existe, refere-se ao release.

A versão 14.04.5 é mais estável, já se encontra bastante consolidada. A versão 16.04.1 é mais recente, evidentemente ainda apresenta alguns problemas naturais da evolução e sedimentação de um sistema operacional. Há até mesmo a versão 16.10, porém essa é transitória e "novidadeira e experimental", portanto, muito mais sujeita a problemas, já que seu objetivo é exatamente a experimentação. A versão 17.04, como dito, sequer foi lançada ainda.

Para entender melhor o calendário geral de validade e suporte de todas as versões

Ubuntu releases calendar

https://wiki.ubuntu.com/Releases

Complementarmente também esse:

https://wiki.ubuntu.com/LTS

Evidentemente que em se tratando de uma versão **em desenvolvimento**, obviamente não há suporte e os eventuais erros, falhas ou problemas são decorrentes exatamente desse estado de desenvolvimento.

« Última modificação: 05 de Janeiro de 2017, 15:21 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline MarcosDias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:[Dúvida] Atualização do Ubuntu 16.10 para 17.04
« Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2017, 11:30 »
Então, "MarcosDias",

Acontece que o Ubuntu 17.04 Zesty Zapus é ainda uma versão **em desenvolvimento**, uma versão "beta" (no caso é ainda uma alpha) como usualmente se diz, vale dizer, sequer foi lançada ainda.

É exatamente isso que está dizendo o resultado do comando que você postou lá no post #1:

DISTRIB_DESCRIPTION="Ubuntu Zesty Zapus (development branch)"

O lançamento dessa versão ocorrerá em abril de 2017, que é exatamente o significado da referência 17.04.

Na identificação numérica das versões os dois primeiros números referem-se ao ano, os dois últimos ao mês, assim, 14.04 é lançamento de abril de 2014, e então 16.10 é lançamento em outubro de 2016 e assim por diante. O terceiro e último número, quando existe, refere-se ao release.

A versão 14.04.5 é mais estável, já se encontra bastante consolidada. A versão 16.04.1 é mais recente, evidentemente ainda apresenta alguns problemas naturais da evolução e sedimentação de um sistema operacional. Há até mesmo a versão 16.10, porém essa é transitória e "novidadeira e experimental", portanto, muito mais sujeita a problemas, já que seu objetivo é exatamente a experimentação. A versão 17.04, como dito, sequer foi lançada ainda.

Para entender melhor o calendário geral de validade e suporte de todas as versões

Ubuntu releases calendar

https://wiki.ubuntu.com/Releases

Complementarmente também esse:

https://wiki.ubuntu.com/LTS

Evidentemente que em se tratando de uma versão **em desenvolvimento**, obviamente não há suporte e evidentemente os eventuais erros, falhas ou problemas são decorrentes exatamente desse estado de desenvolvimento.

Eu reparei isso quando digitei esse comando.
Detalhe é que usava a versão 16.10 tranquilamente, sem nenhum infortúnio. Ontem quando liguei meu note, recebi uma mensagem na tela que tinha uma nova versão pra ser atualizada.

*DETALHE: É que aqui no meu note está desabilitada a função de receber notificação de atualizações de Pré-lançamento.

Simplesmente não sei porque me notificaram dessa atualização, e sempre vem com um EULA explicando a atualização (em inglês) e nela não tinha nada escrito que era destinado à desenvolvimento.

Pois bem, agora não adianta nada... Consegui resolver o problema, irei testar aqui essa distro e esperar até Abril para uma nova atualização finalizando o desenvolvimento desta distro.