Autor Tópico: Instalação: Ubuntu Live USB  (Lida 3828 vezes)

Offline Wrenchman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Instalação: Ubuntu Live USB
« Online: 25 de Janeiro de 2017, 20:09 »
Oi seguinte, pesquisei mas não achei pois a maioria é baseado no Windows,

então alguém sabe como fazer um Live USB a partir do Ubuntu, mais especificamente a partir de um Live USB

isto é > eu estou sem HD, só consigo acessar o computador com o meu Ubuntu Live USB, agora quero criar um outro Ubuntu Live USB, usando Ubuntu Live como base.

Calma gente, uma de cada vez!!!

Obrigado,
NMFD

Offline lynxmedeiros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re:Instalação: Ubuntu Live USB
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2017, 16:02 »
@Whenchman,

Você entra no Dash e digita Criador de Discos de Inicialização.
É um ótimo programa para fazer um Pendrive de Boot do Ubuntu.
Se por acaso ao abrir o programa ele não reconhecer o Pendrive, então é preciso montar o Pendrive.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2017, 16:09 por lynxmedeiros »
Machine Dell:OptiPlex 7010 / Intel Core i5@ 3.20GHz / 4 Gb Ram
Graphics: Card: Intel Xeon E3-1200 Core processor Graphics Controller
Linux User  #616349

Offline Wrenchman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Instalação: Ubuntu Live USB
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2017, 16:08 »
Só mais uma coisa que veio a mente, será que eu podia instalar o Ubuntu num pendrive, desse jeito > quando o velho live USB me perguntar se eu quero testar ou instalar > se eu clicar no instalar, posso instalar Ubuntu num pendrive, meu é de 4GB é pequeno demais?

mas voltando para o live USB, formatei ele no ext4 mas ele não deixou gravar, então vou voltar para fat32.

me diga uma coisa > se eu copiar (copy /paste) todo pendrive live USB para um novo pendrive, isso vai funcionar?

Obrigado,
NMFD

edit: onde fica dash, não tem Criador de Discos de Inicialização. pelo menos não achei.

edit 2 , Perdão é porque meu é TRY ubuntu ingles , o nome é "Startup Disk Creator (usb-creator-gtk)"

edit 3 , Nao sei como proceder com o Criador de Discos de Inicialização, tenho que baixar o iso só?
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2017, 16:16 por Wrenchman »

Offline lynxmedeiros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re:Instalação: Ubuntu Live USB
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2017, 16:14 »
Citar
Só mais uma coisa que veio a mente, será que eu podia instalar o Ubuntu num pendrive, desse jeito > quando o velho live USB me perguntar se eu quero testar ou instalar > se eu clicar no instalar, posso instalar Ubuntu num pendrive, meu é de 4GB é pequeno demais?
Em um Pendrive de 4 Gb não tem como instalar o Ubuntu,  teria que ser num Pendrive de 16 Gb de espaço.

Citar
mas voltando para o live USB, formatei ele no ext4 mas ele não deixou gravar, então vou voltar para fat32.
Você precisa formatar o Pendrive em Ext4.

Citar
me diga uma coisa > se eu copiar (copy /paste) todo pendrive live USB para um novo pendrive, isso vai funcionar?
Eu nunca fiz esse procedimento.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2017, 16:16 por lynxmedeiros »
Machine Dell:OptiPlex 7010 / Intel Core i5@ 3.20GHz / 4 Gb Ram
Graphics: Card: Intel Xeon E3-1200 Core processor Graphics Controller
Linux User  #616349

Offline lynxmedeiros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re:Instalação: Ubuntu Live USB
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2017, 16:17 »
Citar
Startup Disk Creator (usb-creator-gtk)"

Isso em inglês está escrito dessa maneira.
Machine Dell:OptiPlex 7010 / Intel Core i5@ 3.20GHz / 4 Gb Ram
Graphics: Card: Intel Xeon E3-1200 Core processor Graphics Controller
Linux User  #616349

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalação: Ubuntu Live USB
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2017, 16:31 »
me diga uma coisa > se eu copiar (copy /paste) todo pendrive live USB para um novo pendrive, isso vai funcionar?

Não funciona dessa forma, usando apenas copy/paste, pois isso não permite criar um pendrive bootável.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalação: Ubuntu Live USB
« Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2017, 16:47 »
Então, "Wrenchman",

Pelo que entendi você já tem um live-pendrive, isto é, um pendrive no qual está gravada uma imagem .iso do Ubuntu e que é bootável, permitindo subir o sistema para experimentar(try) ou instalar (install). Para não confundir as coisas, vamos chamar isso de live-iso (pendrive ou cdrom), o que é diferente de um Ubuntu (ou qualquer Linux) realmente **instalado** num pendrive.

É perfeitamente possível instalar um sistema operacional Ubuntu num pendrive, bastando que ele tenha o tamanho adequado, como já explicado pelo "lynxmedeiros" no post anterior, algo como 16GB fica bom. Se só tiver um pendrive de 4GB possivelmente ainda dará para instalar nele um Lubuntu, que é um "sabor"/versão muito simplificada do Ubuntu, mas totalmente bom e funcional (sou fá do Lubuntu, mas faz tempo que não faço isso, não sei realmente se ainda dá com 4GB, mas precisa usar a versão 14.04 e não a 16.04).

Considere, para efeitos de raciocínio, que o pendrive no qual será *instalado* o sistema operacional é, para todos os efeitos, um disco como qualquer outro, não há distinção prática.

Então, em resumo, funciona assim:

1) um pendrive live-iso, que é bootável, isto é, uma imagem .iso gravada nele;

2) um segundo pendrive onde se irá realmente *instalar* o sistema.

Um live-iso (pendrive ou cdrom) é uma imagem .iso gravada nele de forma fixa, isto é, não permite as atualizações e manutenções ordinárias do sistema, não se trata de um sistema realmente instalado.

Um disco qualquer (o que inclui um pendrive) com um sistema operacional Ubuntu instalado permitirá as atualizações e manutenções regulares, além de permitir instalar de forma definitiva outros programas e suas atualizações, além de armazenar arquivos pessoais do usuário.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.