Autor Tópico: Ligar dois Monitores (Totalmente independentes*)  (Lida 6783 vezes)

Offline adshouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Ligar dois Monitores (Totalmente independentes*)
« Online: 28 de Janeiro de 2017, 20:01 »
Olá, eu gostaria de ligar dois monitores no meu Ubuntu, ou qualquer outra distribuição que eu possa utilizar. Mas não quero utilizar tela duplicada, estendida, nem nada disso. Eu quero (e sei que tem como, mas não lembro por qual meio) utilizar monitores com usuários diferentes. Exemplo: usar o meu usuário normal numa tela; e em outra uma pessoa poder usar o usuário dela, ou o usuário convidado, de forma totalmente independente, ambientes de trabalhos totalmente independentes.

(E eu sei duplicar e estender, não gaste tempo respondendo isso se essa for sua resposta.)
(Se a sua resposta for utilizar outro pc, também não precisa de responder.)

Caso alguém saiba, ficarei grato. Obrigado, até...
ASUS P5KPL-AM / Core 2 Quad Q8400 3.0GHz / 4GB DDR2-800 / Geforce 9600 GT 512MB 256 bits O.C. / 2,5TB

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ligar dois Monitores (Totalmente independentes*)
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2017, 16:29 »
Do mesmo modo que foi direto ao ponto, dispensando qualquer outra tentativa de auxílio, então farei igualmente, desde logo deixando claro que não tenho interesse no assunto, razão pela qual não irei me vincular ao tópico, por consequência não irei aprofundar a questão para poder te ajudar.

Um fórum como este não se presta a esse tipo de pergunta mais ampla, cuja resposta seria obviamente um tutorial ou um longo artigo tratando vários aspectos da matéria. Num fórum se responde à perguntas pontuais relativas à problemas pontuais. É um pouco deseducado falar dessa forma, porém como você foi direto, abre o direito de ouvir respostas também diretas, assim sendo, pelo visto, salvo engano, você é ainda muito amador na questão, pois nem o nome da coisa sabe.

O que procura caiu em desuso, não tenho visto nada recente sobre essa forma de uso de computadores, aliás, isso nunca deu muito certo mesmo, uma certa falácia de raciocínio achando que se deveria economizar hardware.

Mais diretamente o que você procura é o que se chama de multiterminal (multiseat).
Especialmente procure por "userful".

Essa ppa pode ser um bom começo (note que está há quase um ano sem atualização) "41 weeks ago):

https://launchpad.net/~ubuntu-multiseat/+archive/ubuntu/ppa

Se existir alguma pretensão profissional no assunto, então vá diretamente ao que interessa (software pago, oneroso, em dollar):

https://www.userful.com/

Coisa antiga vai achar muito, especialmente assuntos relacionados a Linux Educacional.
As boas experiências que existiram nessa área - e existiram diversas realmente muito boas -, especialmente a UFPR (Universidade Federal do Paraná), foram abandonadas e estão em absoluto desuso e sem suporte de qualquer espécie.

Se não sabe nada de nada sobre o assunto, eventualmente o Tony Ribeiro pode se interessar em te ajudar, leia também isso, há um ótimo tutorial lá:

Tutorial Multiterminal com Ubuntu 10.04 - Userful - Multiplier

http://tonyribeirosistemas.blogspot.com.br/2015/06/tutorial-multiterminal-com-ubuntu-1004.html

Isso posto, resta dizer de uma outra forma de abordar o problema, dependendo que você tenha aí de hardware: LTSP (Linux Terminal Server Project), pesquise também sobre isso.

Também novamente não concordo muito com as premissas, que novamente são baseadas em economia de hardware, mas talvez (e muito talvez mesmo) se pensarmos em reciclagem de material e assistência em comunidades economicamente muito desassistidas, então pode ser que a abordagem tenha realmente algum valor, entretanto, notando que no mundo a tendência não parece ser essa e sim o uso de estuturas computacionais "in cloud", portato, o substrato passa a ser infraestrutura de internet potente e ampla disponível e acessível.

De toda forma, como primeira abordagem, leia isso aqui que é um excelente trabalho e muito ilustrativo e, de quebra, ainda em português, com origem no Departamento de Ciência da Computação da UFBA - Universidade Federal da Bahia:

Linux Terminal Server Project – LTSP

http://homes.dcc.ufba.br/~italo/cursos/ltsp/capacitacao-ltsp-ondadigital.pdf

Com Raspberry Pi de US$ 5 dólares (embora verdade que o kit completo custe US$ 100 lá na origem em UK) fica um tanto quanto discutível e sofrida essa espécie de abordagem, mas que seja.

« Última modificação: 29 de Janeiro de 2017, 19:52 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ligar dois Monitores (Totalmente independentes*)
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2017, 21:15 »
Não era para se estender muito nisso, até porque se desconhece o escopo de sua pergunta, mas enfim, se for para simplesmente resolver um problema doméstico de compartilhamente de um computador por duas pessoas, use algo muito mais simples e sem complicações, desde que realmente tenha um computador com boa potência, com bom desempenho, o que teria que ter de qualquer forma, ainda que fosse para multiseat .

A solução pode ser pura e simplesmente usar uma máquina virtual (Virtual Box Oracle) em um monitor e a máquina real em outro.

Uma solução simples de virtualização doméstica.

Depende, claro, de alguma possibilidade concreta do hardware, ou tem um switch próprio para dois teclados, que existem no mercado, ou dependendo do BIOS eventualmente é possível usar a PS/2 e um teclado usb, com fio ou wirelles, muitas vezes, se disponível, dois teclados wireless ficam melhor ainda, sem ficar enroscando os fios pra lá e pra cá.

Do mesmo modo ligar dois monitores em uma única unidade geralmente não é problema, dependendo do hardware, usa a vga, dvi ou hdmi, enfim, o que tiver, e você já disse que sabe fazer isso, então não é problema.

Não deverá ser um grande problema implementar uma solução doméstica dessa forma, se o caso.  :)
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2017, 21:20 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline adshouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Ligar dois Monitores (Totalmente independentes*)
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2017, 14:36 »
Agradeço suas respostas (extensas), peço desculpas pela minha "arrogância" ao fazer a pergunta. Mas eu sempre obtinha as mesmas respostas procurando no Google, e essas respostas não me servem. Desde o Windows 7 eu sei como fazer a duplicação e expansão em telas múltiplas, no Ubuntu isso não foi nenhum problema para mim.

O cerne da minha questão, é fazer isso em ambientes separados, igual ao que era utilizado em uma "escola" de informática aqui da minha cidade. Sei que é feito através de um hardware, afim de baratear os custos na compra de outros computadores.

Com relação à máquina virtual, é bem interessante, essa resposta eu não achava nos demais locais pesquisados. Mas isso é algo que eu já testei também. No entanto, falta hardware (memória) à minha máquina para fazer uma boa virtualização de outro sistema, sendo que seria bem melhor rodar apenas um.

Agradeço novamente as respostas e o seu interesse em querer ajudar.
ASUS P5KPL-AM / Core 2 Quad Q8400 3.0GHz / 4GB DDR2-800 / Geforce 9600 GT 512MB 256 bits O.C. / 2,5TB

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ligar dois Monitores (Totalmente independentes*)
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2017, 18:30 »
Verifique esse link também, por incrível que pareça sugere algo extremamente simples para multiseat na versão 16.04

Multiseat with Ubuntu 16.04

http://blog.asteri.sk/?p=4

Note que ele referência, no final da página, o que usava anteriormente ainda na versão 14.04.

https://wiki.ubuntu.com/MultiseatTeam/Instructions


« Última modificação: 30 de Janeiro de 2017, 18:35 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Ligar dois Monitores (Totalmente independentes*)
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2017, 21:05 »
Olá,

Agradeço suas respostas (extensas), peço desculpas pela minha "arrogância" ao fazer a pergunta. Mas eu sempre obtinha as mesmas respostas procurando no Google, e essas respostas não me servem. Desde o Windows 7 eu sei como fazer a duplicação e expansão em telas múltiplas, no Ubuntu isso não foi nenhum problema para mim.

O cerne da minha questão, é fazer isso em ambientes separados, igual ao que era utilizado em uma "escola" de informática aqui da minha cidade. Sei que é feito através de um hardware, afim de baratear os custos na compra de outros computadores.

Com relação à máquina virtual, é bem interessante, essa resposta eu não achava nos demais locais pesquisados. Mas isso é algo que eu já testei também. No entanto, falta hardware (memória) à minha máquina para fazer uma boa virtualização de outro sistema, sendo que seria bem melhor rodar apenas um.

Agradeço novamente as respostas e o seu interesse em querer ajudar.
Amigo, desculpe-me por qualquer falta de entendimento da minha parte, mas você não quer indicações de links? Ora pois, reescrever a roda, não é útil, dia desses mesmo um usuário aqui mesmo no fórum passou por problema parecido.

No seu caso: você precisará de um switch, você está falando de multi-terminais, onde há uma vasta documentação já que o Linux Educacional era onde fazia muito disso em escolas, mas você se nega a querer links externos ou de outros tópicos. Eu estarei sempre tentando reescrever a roda, enquanto ela já roda a mil por ai afora?

Código: [Selecionar]
xrandr
Citar
Atenção: Para funcionar nos usuários convidados, é necessário adicionar esse código em /etc/skell/.profile
Atenção²: É necessário pular uma linha após o código. Caso contrário, o código não irá funcionar

E isso é o básico para se fazer

Boa sorte!

T+
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2017, 21:14 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto