Autor Tópico: Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!  (Lida 11295 vezes)

Offline Luís Eduardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Boa noite! Comecei a usar o ubuntu tem poucos dias, de repente surgiu uma opção de atualização informando mais ou menos que era para melhora de questões de segurança ou coisa do tipo, mas quando o PC foi reiniciado nem o mouse nem o teclado estão mais respondendo aos comandos. Observe-se que é somente no PC que tem Linux, no entanto funcionam em outro normalmente. O que posso fazer?

Offline Luís Eduardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 01:59 »
Complementando, só vi agora algumas dicas de como postar as dúvidas aqui no fórum. Então algumas informações complementares é que estou usando  o Ubuntu 12.04 LTS em um Dell Inspiron 3647-D25.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 03:47 »
[...] Observe-se que é somente no PC que tem Linux, no entanto funcionam em outro normalmente.[...]

Não entendi muito bem o que quis dizer com a frase destacada acima.

De toda forma, se o problema ocorreu após a atualização, experimente subir o sistema escolhendo o kernel imediatamente anterior em que tudo funcionava, lá no menu do grub, que é a tela inicial de boot do sistema.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Luís Eduardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 09:50 »
"[...] Observe-se que é somente no PC que tem Linux, no entanto funcionam em outro normalmente.[...]

Não entendi muito bem o que quis dizer com a frase destacada acima."

Quando disse "Observe-se[...]" na citação destacada, quis dizer que mouse e teclado não funcionam somente no Pc que fiz a atualização, se colocá-los em outro aparelho estão OK. Outro mouse não funciona no computador com problema. Enfim, agradeço pela resposta, só que não tenho ideia de como executar as instruções acima, já que não tenho como realizar nenhum comando no PC, agora por exemplo estou em outra maquina.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 14:29 »
[...] só que não tenho ideia de como executar as instruções acima, já que não tenho como realizar nenhum comando no PC, agora por exemplo estou em outra maquina.

OK, agora entendi a frase antes mencionada.

Curioso e interessante isso, parece que estamos diante de um paradoxo.  :)

Se não tenho teclado e mouse, como posso corrigir isso ou aquilo?

Veja se o sistema consegue subir normalmente usando um live-iso (pendrive ou cdrom) e se nesse caso o mouse e teclado funcionam no live-iso.

Se funcionar talvez se possa usar o chroot para modificar alguma configuração.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 14:36 »
Apenas para deixar mais claro, antes de mais nada verifique se o teclado está funcionando no setup da máquina (BIOS), pois lá é antes de qualquer sistema operacional e tem que estar funcionando, deverá ser possível com ele navegar dentre as opções, enfim, teclado funcionando no setup.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 14:45 »
Complementando, uma outra opção, bastante fácil também, é fazer o boot usando um pendrive com o SuperGrub2Disk, nele seleciona o kernel que quer subir.
Essa é fácil de fazer.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Luís Eduardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #7 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 11:36 »
Bem, obrigado pelas respostas! Acabei tendo que ligar para o suporte da Dell, verificou-se que não tinha problema com o mouse ou teclado, era simplesmente uma incompatibilidade entre sistema e estes! Me enviaram uma nova versão do ubuntu para baixar (16.04 LTS), só que com quase nenhuma instrução dizendo assim:
"BAIXAR LINUX
http://www.ubuntu.com/download/ubuntu/download
salvar na area de trabalho
consiga pen drive de 8 gb
save o o equivo no pen drive
desligue maqiuna com pen drive
ligue o equpamento e paerte varias vezes f12
relatacao de boot selecione usb
click 2 vezes e siga o passo a passo do assistente"
Blz, não entendi o que ele disse com "relatação de boot" tendo em vista que quando aperto F12 aparece uma tela com "UEFI OS", BIOS Setup", etc. Tentando buscar tutoriais por aqui, não consegui entender muito essa parte. Ele diz que eu selecione "usb" e alguns tutoriais também! Só que não aparece essa opção! Tem como me dizer como devo proceder nessa parte de boot?

Offline Luís Eduardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #8 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 11:53 »
Outro problema é que nos tutoriais é ensinado como fazer a mudança de Winsdows para Linux por exemplo, o que não é o meu caso! Quero sair de uma versão Ubuntu para outra! Lembrando só tenho como mexer no teclado quando entra nessa tela que tem "UEFI OS, etc." pq se iniciar o linux não consigo mais fazer nada por causa do mouse e teclado que não respondem!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #9 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 13:05 »
Não há segredo nessas instruções passadas pela Dell, na essência apenas estão dizendo para gravar um live-pendrive com a versão 16.04 do Ubuntu, em seguida subir o sistema pelo live-pendrive e então instalar no disco.

O problema é que para fazer isso precisa de um teclado e mouse, portanto, caso nesse computador só tenha esse Ubuntu 14.04 instalado, novamente estamos diante do paradoxo. Se tiver um segundo sistema operacional instalado e funcional, então faça por ele, caso contrário, penso que vá precisar de um outro computador para com ele gravar o live-pendrive e fazer todo o processo.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Luís Eduardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #10 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 15:26 »
Ah, acho que não tinha dito, mas já baixei a versão do linux indicada e passei para o pendrive através de outro computador, justamente o que estou usando agora. O interessante é que mesmo plugando o pendrive no computador que está com o problema (que só tem o sistema Linux 12.04 LTS) e após fazer o comando com o F12, a tela que aparece não me dá referência à entrada usb ou à algum dispositivo de pendrive eventualmente plugado. Poderia tentar gravando através de um DVD em vez de live- pendrive? Ou ainda não teria como eu dai fazer uma restauração para o sistema na forma como veio de fábrica (que funcionava mouse e teclado) para assim, depois disso fazer uma atualização ou não caso queira? 

Enfim, acho que já estou com algum tempo sem usar o PC, agradeço ao druidaobelix por estar sendo solicito com minhas dúvidas, mas, como mesmo disse parece estarmos diante de um paradoxo, pior pra mim que não tenho o conhecimento técnico, pior  também  que a Dell diz que não é responsabilidade dela ajudar na instalação de sistema.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 15:36 por Luís Eduardo »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #11 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 15:35 »
Ah, acho que não tinha dito, mas já baixei a versão do linux indicada e passei para o pendrive através de outro computador, justamente o que estou usando agora. O interessante é que mesmo plugando o pendrive no computador que está com o problema (que só tem o sistema Linux 12.04 LTS) e após fazer o comando com o F12, a tela que aparece não me dá referência à entrada usb ou à algum dispositivo de pendrive eventualmente plugado.

Fiquei com a impressão, salvo engano, que você **não** criou um live-pendrive bootável e sim apenas copiou o iso para dentro do pendrive.

Se for isso, assim não vai funcionar, não é desse modo.

Precisa criar um live-pendrive bootável e para isso é necessário usar um software apropriado.

Se estiver no Windows use, por exemplo, o Rufus para criar o pendrive bootável a partir da imagem iso baixada.

https://rufus.akeo.ie/?locale=pt_BR
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Luís Eduardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #12 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 17:48 »
Sim, não tinha feito isso!  Depois que fiz foi possível começar a instalação, só que depois de colocar meus dados, apareceu um alerta de falha na instalação, infelizmente já fechei antes de anotar com precisão o motivo, mas era algo do tipo que o grub2 (algo do tipo) não conseguiu fazer a instalação. Peço perdão por não saber dizer com precisão o motivo da falha! Mas agradeço pq deu pra avançar! Agora tem uma tela "A instalação falhou" que não fecha e diz que posso enviar relatório de erro depois de ela estar fechada. Só que não fecha...

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #13 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 18:42 »
Comece de novo, use a opção "Experimentar o Ubuntu" (Try etc..)

Quando o sistema tiver subido, isto é, já estiver na interface gráfica, abra uma janela de terminal (teclas Ctrl Alt T ou use o mouse, botão direito, Abrir Terminal) e na janela instale o pacote inxi.

Antes de instalar habilite os repositórios:

Citar
Configurações do sistema/Programas e atualizações/Aplicativos Ubuntu

ou então na janela do terminal mesmo, faça:

Código: [Selecionar]
sudo software-properties-gtk
Deixe os 4 repositórios habilitados: main, universem restricted, multiverse

Click em fechar e faça o reload, se for por linha de comando faça:

Código: [Selecionar]
sudo apt update
Agora instale o inxi:

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
depois de instalado faça o comando abaixo, com o mouse marque e copie a saída e cole o resultado aqui no seu tópico

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ
Isso permitirá avaliar o que é o seu computador, ter alguma informação sobre o cenário existente e, assim, talvez se possa ter alguma ajuda com essa instalação.

Mas não é difícil, se já conseguiu subir o sistema pelo live-pendrive, agora é só questão de ajustar.



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #14 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 18:51 »
Quando mais nada funciona e quiser reiniciar o computador, muitas vezes é possível fazer isso usando as teclas Magic System Request Key" (ou apenas Magic SysRq Key) como forma de reinicialização e desligamento.

Como mnemônico: “Reboot Even If System Utterly Broken”
(algo como reinicie mesmo se o sistema está todo quebrado)

Utilize a seguinte combinação:

Alt+SysRq+B  --> reboot (reBoot)

Alt+SysRq+O  --> desliga (shutdOwn)

Em alguns teclados SysRq está na tecla PrtScn

Se não for pelas SysRq então vai o botão mesmo e reinicia ou desliga e liga novamente.

Editando:

Nesse tópico aqui, post #37, está explicado 'melhorzinho' o uso do SysRq

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,85444.msg471556.html#msg471556
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 19:00 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.