Autor Tópico: Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!  (Lida 11294 vezes)

Offline Luís Eduardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #30 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 22:03 »
O Setup é a tela que vejo quando ligo a máquina e aperto F12? Como já disse se for lá aparece uma opção UEFI OS, também na modificação acho que fiz tinha a opção de deixar Legacy On/Off ou UEFI on/off, salvo engano quanto a última, mas a legacy é certeza. Mas enfim eu posso desligar a máquina no modo de teste e ligar novamente e ver isso no F12? Se tiver UEFI, o que fazer?

Quanto a última pergunta não sei o que é sda! (400) e sda 2 atuais, caso salve no pendrive perderá o que já tem? pois o pendrive que tenho é de 4GB, já que o outro está com o live-pendrive! Caso seja possivel salvar mesmo assim, aparecerá a opção ou terei que saber algo especifico?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #31 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 22:16 »
Citar
Quanto a última pergunta não sei o que é sda! (400) e sda 2 atuais, caso salve no pendrive perderá o que já tem? pois o pendrive que tenho é de 4GB, já que o outro está com o live-pendrive! Caso seja possivel salvar mesmo assim, aparecerá a opção ou terei que saber algo especifico?

Começando pelo fim: não copie nada para o pendrive que está o live-iso, o arquivo iso do Ubuntu, nesse não pode mexer.

Se tiver outro pendrive, evidentemente precisa ter nele espaço para copia os tais 3,4GB de sda1 e sda2, como cautela, pois antes de apagar precisa ter uma ideia do que seja o que há lá. Se o outro pendrive que possui não tem esse espaço disponível, então não dá.
Não sei o que você tem aí. Tem outro computador em rede?
Se tiver também é possível usar a rede e copiar de um para o outro.

O que está em sda1 está identificado como utilitários da Dell.
Não sei em detalhes o que pode estar lá, mas eventualmente pode ser algo útil, daí a preocupação em não apenas deletar.

O que há na partição sda2, cuja formatação é do tipo FAT, não faço ideia.
Em princípio FAT não é uma formatação típica de Linux, daí a cautela.

Pelo menos monte as partições e olhe o que há lá dentro para se ter alguma ideia do que seja isso.

Na barra lateral de ícones do Ubuntu devem estar aparecendo os ícones das unidades.
Se clicar sobre eles irá fazer a montagem e abrir uma janela mostrando o conteúdo da partição.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 22:21 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #32 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 22:29 »
Também pode deixar do jeito que está, usar Legacy mesmo, e ir em frente desse modo, também deverá funcionar.

Acho um pouco estranho que a Dell tenha lhe entregado um notebook com firmware do tipo UEFI, porém usando Legacy, mas enfim, possível tudo é, o fato é que há lá em sda1 uma partição de utilitários Dell e isso provavelmente não foi você quem criou, já que nem mesmo sabe o conteúdo.



« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 22:31 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fiz uma atualização, e, ao reiniciar o PC, mouse e teclado não funcionaram mais!
« Resposta #33 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 13:22 »
Refletindo melhor, deixe do jeito que está mesmo, deixe Legacy mesmo, não altere nada no setup e faça a instalação dessa forma.

Se, como tudo indica, a Dell originalmente fez assim com a versão anterior que havia aí instalada, então deve continuar a funcionar assim, agora com o ubuntu versão 16.04, vamos pela forma mais fácil, até porque você ainda precisa aprender um pouco mais sobre o Ubuntu e esse ambiente de software em geral.

Use a opção de instalação manual, conforme aparecerá na tela abaixo.



Depois, na tela seguinte, escolha para instalar em /dev/sda3

Ainda, observe a última linha, onde consta "Device for boot loader installation", deve lá escolher /dev/sda



« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2017, 13:23 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.