Autor Tópico: Mover instalação para o SSD  (Lida 2669 vezes)

Offline rodrigocan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Mover instalação para o SSD
« Online: 12 de Fevereiro de 2017, 12:27 »
Pessoal, tenho o Ubuntu 16.04 LTS instalado em um HD de 1 Tera. Adquiri um SSD de 120 GB e gostaria de mover o Ubuntu para ele, a fim de ter uma velocidade maior de boot e de execução no geral. Alguém teria alguma sugestão? Tendo em vista o pouco espaço de um SSD de 120 GB para guardar tudo?

Segue imagem da partição da atual instalação no HD de 1 Tera:


Segue imagem do SSD no Gparted, que está com uma instalação Windows, mas que pretendo descartar:



Grato desde já pela atenção.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Mover instalação para o SSD
« Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2017, 19:54 »
O que tem que fazer é reduzir o tamanho de sdb2 que é onde deve estar o sistema operacional Windows, para ali abrir um espaço para onde possa copiar ou instalar o Ubuntu.

Use a ferramente de gerenciamento de disco do próprio Windows e **não** através do GParted do Linux.
Como se diz, "quem pariu Mateus, que cuide dele".
A partição foi criado pelo Windows, então é o Windows que deve cuidar dela, pois NTFS é um sistema proprietário e o que de fato há lá só mesmo a Microsoft sabe.


Vai depender de quanto o Windows vai deixar redimensionar, isto é, reduzir o tamanho da partição sdb2.
Atualmente sua partição Linux está usando 27.57 GB, então no mínimo precisa abrir em sdb2 um espaço de 30GB, idealmente um pouco mais.

Na prática abre o espaço de quanto puder, evidentemente tem que ser superior à partição que irá copiar, porém, só como exemplo, digamos que abra um espaço de 40 GB, faça nele uma partição ext4 apenas ligeiramente superior ao tamanho atual da partição Linux, por exemplo, 28GB e deixe os 12GB restante não alocados. Faça a cópia e depois pelo GParted se aproprie do espaço contíguo restante.

Depois de ter aberto o espaço pode usar o dd para fazer uma cópia binária da partição Linux sda2 para lá, possivelmente será sdb4, tomando extremo cuidado para não errar o alvo e destruir seu sistema Windows, pois como se sabe dd é conhecido como "disk destroyer", destruidor de discos. Ele é mais que excelente, mas não pode errar o alvo, pois irá sobrescrever o destino sem nenhum aviso.

A cópia de partição feita pelo dd conterá algumas incorreções que não permitirão inicializar o sistema, então precisa corrigiar o fstab para indicar o novo UUID da nova partição criada e para a qual foi copiado sda2.

Também, claro, dependendo de onde está atualmente gravado o grub e assinalado no setup para inicializar, vai precisar regravar o grub, por exemplo, se o caso, para sdb, se é que já não está.

Tudo isso não é difícil de ser feito e até serve para treinamento, mas idealmente mesmo é melhor abrir o espaço e fazer um nova e limpa instalação do Ubuntu, até porque o "luxo" de um disco SSD, com suas espetaculares velocidades de acesso, merece isso.

E, finalmente, é essencial um backup externo dos seus arquivos pessoais (fotos, vídeos, documentos autorais, etc) antes de se por a fazer qualquer alteração de partição e instalação de sistema operacional.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.