Autor Tópico: Ubuntu lento... muito lento... [RESOLVIDO]  (Lida 12287 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Ubuntu lento... muito lento... [RESOLVIDO]
« Online: 04 de MAR?O de 2017, 10:18 »
Bom dia senhores. Uma pergunta que creio que na verdade seja um "clássico" nos questionamentos do mundo Linux... rs...

Meu Ubuntu desde sempre é muito, mas muito lento. Tudo fica "cinza" e aguardo para que o programa abra, de modo que um áudio que eu estiver ouvindo trava e fica parecendo CD riscado... rs... Isso só porque durante a exibição de um vídeo qualquer do YouTube, resolvi abrir outro programa (por exemplo). Porque na verdade tudo trava, tudo "congela" quando executo alguma tarefa além das que estou fazendo. Não poucas vezes ao abrir algo ou mesmo carregar uma nova aba no Chrome, aguardo... aguardo... aguardo e vem algo como: "Seu navegador não está respondendo"...

Admito que uso diversos recursos de forma simultânea. É essa minha forma de trabalhar, de produzir...

Por exemplo:

No Chrome (e só uso o Chrome)
- Sempre estou logado com meu email aberto seguido de uma dúzia de abas que sempre estão abertas simultaneamente.
- Whatsapp Web...
- Telegram Web...
- YouTube...
- Google (pesquisas)...
- Algum jornal...
etc.

No Dash:
- O Terminal...
- O Chrome...
- O Kile (porque edito muita coisa em LaTex)
- O leitor de DVI (para o LaTex)
- O Shutter (para capturar e editar imagens para compilar no LaTex)
- O ClipGrab (para ir salvando minhas vídeo aulas)
- O LibreOffice Writer (para encontrar trechos nos textos do LaTex e substituí-los de uma vez)
- O Clementine (enquanto vou fazendo as tarefas ouço músicas...)
- O Nautilus (para navegar nos arquivos do micro)

Isso tudo mais ou menos simultaneamente. Sei que assim é requerer demais do sistema, mas sei lá... Achando que é Linux (Ubuntu 16.04) ele daria conta.

Será que removo algo? desabilito algo? para ver se esse desempenho melhora?!


P.S. Minha máquina:
um Lenovo Ubuntu 16.04LTS
Memória: 4.0 giga
Processador: Intel® Core™ i3-5005U CPU @ 2.00GHz × 4
Gráficos: Intel® HD Graphics 5500 (Broadwell GT2)
Tipo de Sistema: 64-bit
Disco: 1T
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2017, 22:02 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu lento... muito lento...
« Resposta #1 Online: 04 de MAR?O de 2017, 16:15 »
Esse processador i3 é até razoável, embora seja um entry level, marca 2926 pontos no benchmark, embora para o Ubuntu padrão (=Unity) melhor mesmo fosse um i5, que começasse em pelo menos 3500 pontos, sabendo que nesses casos mais sempre é melhor.

https://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=Intel+Core+i3-5005U+%40+2.00GHz

O Ubuntu padrão (=Unity), como todo e qualquer sistema operacional moderno, é complexo e rico em recursos gráficos variados, o que demanda hardware potente e atual.

Na verdade sistemas com 4GB se tornaram "apertados" com o uso intensivo de internet, sobremais quando se vai abrindo abas e mais abas do navegador. É só olhar no 'top' (ou htop, melhor ainda) e constatar o que é que está 'comendo" RAM. Atualmente precisa mesmo pelo menos de 6GB.

Para o perfil de uso que você faz o que resolve mesmo é trocar de computador, máquina potente de verdade, hardware atual, 8.000 à 10.000 pontos no benchmark, se for ficar nessa mesma linha de cpu melhor um i7, e que seja um de 6ª geração (a 7ª geração já está no mercado), um Xeon então é algo perfeito, 8GB RAM pelo menos (se possível compre logo 16GB), talvez uma placa de vídeo dedicada, uma nvidia de preferência. Também ter um disco com tecnologia SSD é essencial.

Dê uma vista nisso aqui:

http://www.dell.com/learn/br/pt/brbsdt1/campaigns/intel-core?&delphi:gr=true#inurl:xps&dgc=ST&acd=12255132728347400&ven1=s&ven2=b

Tudo isso, claro, não é barato e facilmente acessível.
Bem, e se não der para comprar tudo isso?
Então o jeito é ir ajeitando aqui e ali, começando por sair do Ubuntu padrão (=Unity) e experimentar algo menos devorador de hardware do sistema.
Veja se é possível se adaptar com um Ubuntu-Mate ou Xubuntu, já melhoram alguma coisa.

No navegador instale também uma extensão tal qual o Adblock Plus, deve existir também para o Chrome, sei lá, ou algo similar e que realmente funcione. O resultado pode ser bom.

Só não esqueça de liberar o Fórum aqui no Adblock para não bloquear os anúncios que ajudam a financiar a plataforma.  :)
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2017, 16:31 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu lento... muito lento...
« Resposta #2 Online: 04 de MAR?O de 2017, 17:06 »
Olha só que belezinha e sonho de consumo esse aqui, chega  atingir 20.000 pontos no benchmark, 10 núcleos, 20 threads:   :)

Intel Core i7-6950X @ 3.00GHz - Processor Extreme Edition

http://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=Intel+Core+i7-6950X+%40+3.00GHz

Algo como US$ 1650, mas isso é lá, não aqui, tem na Amazon.

https://www.amazon.com/dp/B01FJLA9IM/ref=asc_df_B01FJLA9IM4870516?ascsubtag=s1488657367087wlita52348&tag=52348_iceleadscom-20&creative=395261&creativeASIN=B01FJLA9IM&linkCode=asn

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Ubuntu lento... muito lento...
« Resposta #3 Online: 04 de MAR?O de 2017, 18:07 »
Sem dúvida meu desejo seria na pior das hipóteses, o i5. Mas como "ganhei" esse com essa configuração da concessionária de energia elétrica aqui (devido um pico de eletricidade que matou meu computador antigo) então. não sei, mas creio que o negócio é ficar com ele ainda por um tempo.

Curiosidade:
- Se eu coloco mais memória seria uma saída? Ou quem sabe  um HD SSD?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu lento... muito lento...
« Resposta #4 Online: 04 de MAR?O de 2017, 18:33 »
- Se eu coloco mais memória seria uma saída? Ou quem sabe  um HD SSD?

Certamente tudo ajuda, se for um desktop e conseguir encontrar um pente de memória idêntico ao que há aí, não tenha dúvidas de que é um muito bom negócio aumentar a memória RAM dele, se possível para 8GB fica muito melhor.
A memória RAM é o principal upgrade dessa máquina para amenizar o problema existente.

Quanto ao SSD, a velocidade de acesso que ele propicia é uma "mão-na roda", facilita enormemente a vida.
Esse é o tipo de investimento que acaba trazendo grande satisfação, o resultado é imediato e excelente.
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2017, 18:35 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Ubuntu lento... muito lento... [RESOLVIDO]
« Resposta #5 Online: 04 de MAR?O de 2017, 22:02 »
Muito obrigado... verificarei inicialmente a questão da memória e se há algum problema quanto à garantia do micro (notebook).

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu lento... muito lento... [RESOLVIDO]
« Resposta #6 Online: 05 de MAR?O de 2017, 01:18 »
Normalmente uso como navegador apenas o Firefox, mas fiz uma experiência de algumas horas aqui usando o Google Chrome num sistema "apertado" de memória RAM, apenas com 4GB, pesquisando sobre determinado assunto e abrindo e mantendo abertas várias e várias janelas do navegador.
Também no Firefox não é substancialmente diferente, apenas usei o Chrome porque você objetivamente disse que é esse que usa habitualmente.

A evolução do consumo de memória RAM é dramático.

Faça um acompanhamento analítico no seu próprio sistema, instale o htop, deixe a janela aberta num canto da tela para não ocupar muito espaço útil e ainda ser observável e vá usando o computador no dia a dia e observado de forma dinâmica e real o que se passa com o consumo RAM no sistema.

Código: [Selecionar]
sudo apt install htop
Como sugestão, deixe no canto da tela do desktop algo assim:





                                                                                                                                                                                                                                        #4000


« Última modificação: 05 de MAR?O de 2017, 01:21 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Ubuntu lento... muito lento... [RESOLVIDO]
« Resposta #7 Online: 05 de MAR?O de 2017, 07:24 »
No Chrome clique no 3 pontos, mais ferramentas, gerenciador de tarefas. Lá informa quanto cada aba está consumindo de memória. Você vai ver que certas abas (o email, por exemplo) consomem uma quantidade de RAM considerável. Voce poderia substituir a aba de e-mail por um notificador se for o caso.

Tenho um desktop fraco com 2 Gb de RAM que tenho que peneirar tudo.

Outra coisa é que o Unity consome bastante RAM de entrada. Você poderia tentar o XFCE que requer menos.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson