Autor Tópico: Linux mais leve vs. Os programas que você usa...  (Lida 4649 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Linux mais leve vs. Os programas que você usa...
« Online: 09 de MAR?O de 2017, 08:41 »
        Há algum tempo venho pesquisando sobre distribuições linux mais leves que o Ubuntu, porém, baseadas na minha experiência Debian/Ubuntu. Sem grande dificuldade encontrei diversas distribuições bem interessantes e mesmo tendo a proposta de serem leves, achei algumas bem bonitas, bastante acabadas etc. Mas o que verdadeiramente me veio em mente é o seguinte:

Se eu instalo uma dessas distribuições Linux reconhecidamente leves e tal... porém, instalo todos os programas que preciso, essa distribuição ainda assim se manteria "leve"???

         
          Por exemplo: o fatídico Google Chrome... (que apesar de absurdamente pesado, acho excelente). O LibreOffice 5.3.0 (que uso TODA HORA). O ClipGrab... O Shutter (igualmente uso toda hora). O Clementine... O KILE dentre muitos outros. Daí minha dúvida se após instalar tudo que já uso no Ubuntu, não voltarei a ter um sistema igualmente pesadão, engasgando toda hora, com sucessivas telas tipo "O sistema não está respondendo".

Eu creio sinceramente que a resposta é NÃO...!! Mas aí fico na dúvida em outro aspecto:

Que sentido faz uma distribuição Linux extremamente leve onde você, no intuito de mantê-la leve, não instalará os programas que você precisa...?!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Linux mais leve vs. Os programas que você usa...
« Resposta #1 Online: 09 de MAR?O de 2017, 10:34 »
Olá

Citar
Que sentido faz uma distribuição Linux extremamente leve onde você, no intuito de mantê-la leve, não instalará os programas que você precisa...?!

Varios sentidos:

1) uma distro "leve" não foi pensada para usar pacotes pesados, consumidores de RAM e processador.

Usar abiword em substituição ao office write, por exemplo.

2) usar a máquina como terminal para acesso à Internet em 90% do tempo.

3) usar a máquina como firewall

4) usar a máquina como servidor ftp caseiro, ou como um NAS.

5) etc.

Lembremos que não existem milagres em informática.
Máquinas fracas, antigas, com baixo desempenho sempre serão máquinas ruins.

O índice de obsolescência em Ti é um dos maiores do mundo... Compra-se um produto hoje, e semana que vem é lançado uma mais potente.

Uso renderização 3D, um trabalho pesadíssimo para qualquer computador.

Graças ao linux, posso com paciência fazê-lo em um core 2 duo, coisas que no windows é preciso um core i5 no mínimo. Já é uma grande vantagem. Mas mesmo assim, cores 2 duo já é "sucata eletrônica".

Finalmente, lembremos que a configuração da máquina é importantíssima. Um core i3 com vídeo de 2 gigas dedicado e 16 gigas de RAM roda melhor que um core i7 com placa de 512 e 4 gigas de RAM.
Assim, um i7 roda o office bem, mas o i3 renderiza um blender muito melhor.

Estas são apenas alguma razões para se usar interfaces gráficas leves, e que podem ser instaladas no Ubuntu sem maiores problemas (a maioria delas está nos repositórios).

Basta testar para saber qual delas se adequa melhor a uma máquina específica.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Linux mais leve vs. Os programas que você usa...
« Resposta #2 Online: 09 de MAR?O de 2017, 12:58 »
          Entendo Tota... Só acho que no final das contas, melhor o upgrade mesmo.
          Vejamos: Se você coloca um excelente sistema reconhecidamente bem leve, então convém que você saiba fazer uso de uma série de programas que para atuarem nesse distribuição leve, são igualmente leves. Caso contrário não fará muito sentido a ideia "interface bem leve com programas reconhecidamente pesados". É nesse sentido que essa questão da distribuição leve se mostra algo até desafiador, porque o que me refiro é para um computador Desktop de uso regular para trabalhos diversos.
          Por exemplo: Não será um terminal de acesso  à Internet. Não será firewall e não será servidor de FTP. Mas,  será para uso contínuo com ferramentas como download de vídeos, editor de textos, KILE (editar em LaTex), acesso à internet (notadamente YouTube/Whatsapp/Telegram). Shuter (para capturar e editar algumas imagens a serem lançadas na edição em LaTex).
          Só pra você ter uma ideia de como a coisa se encontra atualmente, quando clico pela primeira vez Alt+Tab para revezar as janelas que estão abertas, ele demora uns 20 segundos... Se estou ouvindo músicas, a música para, se estou mexendo na internet, ao navegador trava, isso só pra mudar de uma janela pra outra... rsrs...

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re:Linux mais leve vs. Os programas que você usa...
« Resposta #3 Online: 09 de MAR?O de 2017, 19:17 »
E a informação mais interessante: se sua máquina está travando assim, qual o hardware dela?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Linux mais leve vs. Os programas que você usa...
« Resposta #4 Online: 09 de MAR?O de 2017, 20:52 »
E a informação mais interessante: se sua máquina está travando assim, qual o hardware dela?

É que se trata de uma quase sequência de assunto.

Veja aqui, do mesmo autor, o nosso colega JoaoDamasceno.ufc, já tendo dito isso :

Ubuntu lento... muito lento...

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121520.msg667607.html





www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Linux mais leve vs. Os programas que você usa...
« Resposta #5 Online: 09 de MAR?O de 2017, 21:27 »
E a informação mais interessante: se sua máquina está travando assim, qual o hardware dela?

É que se trata de uma quase sequência de assunto.

Veja aqui, do mesmo autor, o nosso colega JoaoDamasceno.ufc, já tendo dito isso :

Ubuntu lento... muito lento...

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121520.msg667607.html


Exato... Ainda que nesse post eu queira considerar a relação "programas pesados em sistemas leves".
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2017, 21:33 por JoaoDamasceno.ufc »