Autor Tópico: Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04  (Lida 48963 vezes)

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
http://phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Ubuntu-Dropping-Unity

Resta saber o q vai acontecer com o mir e com o unity 7.
Se o unity 7 acabar também, não vai fazer falta pra mim.
Nunca gostei daquilo.
« Última modificação: 05 de Abril de 2017, 15:41 por cygnusx-1 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2017, 16:10 »
Não é exatamente simples encontrar como e onde ganhar muito dinheiro em TI (e obviamente em nenhuma outro ramo de negócios), uma grande oportunidade passou na frente de todos, era fácil de fazer, muito fácil, estava pronto, era só pegar, que era o fornecimento de serviços padronizados e confiáveis "nas nuvens" (in cloud), um prato cheio para o Linux (e para a Canonical ou RedHat, no caso), porém nesse caso quem viu e apostou pesado no filão foi a Microsoft, com o seu Azure, ganhou nada menos que 8 bilhões de dólares com isso no ano passado e é líder de mercado nesse segmento.

Pelo que vejo lá no anúncio que você postou, a Canonical definitivamente se deu conta que também não dá no mercado de celulares, que já está tomado pela concorrência, então vai apostar no segmento IoT (Internet of Things=Internet das Coisas). São decisões estratégicas de negócios, é assim mesmo. O fato é que de algum modo precisa encontrar algo que de imediato equilibre as contas e em seguida passe a realmente dar lucro que compense o investimento.

Quanto ao Unity 7, pessoalmente acho uma excelente e criativa iniciativa, uso com grande facilidade e gosto muito da interface, mas isso - gostar ou não gostar -, como sempre, é apenas gosto pessoal, não tem relevância quando visto pela ótica do business.

« Última modificação: 05 de Abril de 2017, 19:13 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2017, 16:11 »
http://phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Ubuntu-Dropping-Unity

Resta saber o q vai acontecer com o mir e com o unity 7.
Se o unity 7 acabar também, não vai fazer falta pra mim.
Nunca gostei daquilo.

Talvez um grupo de desenvolvedores independentes (sic!) assumam o projeto e queiram tocar o barco...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2017, 16:17 »
O ubuntu gnome também deve deixar de existir, já que o ubuntu voltará a este ambiente gráfico.

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Fim do unity 7,8 e o Ubuntu para Smartphones
« Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2017, 17:40 »
Ola pessoal, Mark Shuttleworth acabou de anunciar que a canonical vai decretar o o fim do Unity, o fim do Mir e o fim do Ubuntu para Smartphones.
Parece que a Proxyma LTS do ubuntu em 2018 vira com a interface Gnome Shell

O que vocês acham dessa noticia? vocês scham que será positivo ou negativo essa atitude da canonical?

segue o link da notícia: http://www.diolinux.com.br/2017/04/adeus-unity-canonical-abandonara-interface.html


Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Fim do unity 7,8 e o Ubuntu para Smartphones
« Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2017, 22:22 »
Eu gosto do Unity acho muito legal, mas acho bom agora unir as equipes de desenvolvimento em uma so interface, o gnome. Resta saber se os appletes que eu gosto vao funcionar bem como o indicator sound switcher, syspeek,psensor,clipit.....steam....porque se for ficar uma @%%@ vou para o ubuntu mate!
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Fim do unity 7,8 e o Ubuntu para Smartphones
« Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2017, 00:41 »
Já foi criado um tópico sobre esta notícia mais cedo!

Vou unir os tópicos!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2017, 12:37 »
Resta saber o q vai acontecer com o mir e com o unity 7.

mir e ubuntu touch irão morrer. unity 7 terá suporte e correções de erro até o fim do 16.04.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re:Fim do unity 7,8 e o Ubuntu para Smartphones
« Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2017, 13:45 »
Eu gosto do Unity acho muito legal, mas acho bom agora unir as equipes de desenvolvimento em uma so interface, o gnome. Resta saber se os appletes que eu gosto vao funcionar bem como o indicator sound switcher, syspeek,psensor,clipit.....steam....porque se for ficar uma @%%@ vou para o ubuntu mate!

oi platão como vai? depois desta notícia fiz questão de vir aqui no fórum saber as opiniões. eu também gosto do unity. eu já vi o ubuntu mate e gostei. vamos ver. o gnome atual não é muito funcional. abraço.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2017, 14:21 »
Entao rjbgbo, o duro e que isso "reseta suas skills" tipo, vc vai ter que aprender de novo algumas coisas, contornar e encontrar outro caminho para fazer o que vc ja fazia no Unity. E em alguns aspectos e bom em outros e ruim, as manhas que vc ja tem para mexer no sistema, os ajustes finos na interface, os tweaks escondidos.... sera que vou conseguir rodar os emuladores, games de steam, com a mesma performance e qualidade atuais?

Recomendo esse videos para os amigos darem uma olhada https://www.youtube.com/watch?v=ImNmYJa28o4

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #11 Online: 06 de Abril de 2017, 14:34 »
Entao rjbgbo, o duro e que isso "reseta suas skills" tipo, vc vai ter que aprender de novo algumas coisas, contornar e encontrar outro caminho para fazer o que vc ja fazia no Unity. E em alguns aspectos e bom em outros e ruim, as manhas que vc ja tem para mexer no sistema, os ajustes finos na interface, os tweaks escondidos.... sera que vou conseguir rodar os emuladores, games de steam, com a mesma performance e qualidade atuais?

Recomendo esse videos para os amigos darem uma olhada https://www.youtube.com/watch?v=ImNmYJa28o4

platão você tem toda razão com a preocupação com um novo aprendizado, etc. obrigado pelo vídeo. o gnome está consumindo 4gb de ram? meu desktop ainda tem 4gb de ram.  :-[
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2017, 15:33 »
Entao rjbgbo, o duro e que isso "reseta suas skills" tipo, vc vai ter que aprender de novo algumas coisas, contornar e encontrar outro caminho para fazer o que vc ja fazia no Unity. E em alguns aspectos e bom em outros e ruim, as manhas que vc ja tem para mexer no sistema, os ajustes finos na interface, os tweaks escondidos.... sera que vou conseguir rodar os emuladores, games de steam, com a mesma performance e qualidade atuais?

Recomendo esse videos para os amigos darem uma olhada https://www.youtube.com/watch?v=ImNmYJa28o4

platão você tem toda razão com a preocupação com um novo aprendizado, etc. obrigado pelo vídeo. o gnome está consumindo 4gb de ram? meu desktop ainda tem 4gb de ram.  :-[

Digo assim, ao invez de perder tempo fazendo as mesmas coisas de modo diferente com o gnome 3, que tem essa mania igual o unity de esconder as coisas, desktop clean, etc....poderia esse tempo estar investido fazendo alguma coisa mais avançada e interessante. e como ficam os PPAs? Sera que vai funcionar normal?

Tenho um SSD de 64 giga sobrando aqui e vou instalar o ubuntu gnome no ssd pra ver como fica, na questao de processos e consumo de memoriea, aqui no ubuntu 16 com alguns ajustes ele arranca com 650 mega, claro que depois de abrir o Crome ja era.....
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #13 Online: 06 de Abril de 2017, 16:26 »
Espero que a canonical ajude de alguma forma no desenvolvimento do Gnome, principalmente em melhorias no suporte ao Wayland, que os desenvolvedores do Gnome não deixam 100% nunca. Xorg não dá mais.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #14 Online: 06 de Abril de 2017, 17:48 »
Acho que o que dava ao ubuntu um pouco da sua identidade era a interaface....
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997