Autor Tópico: Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04  (Lida 48962 vezes)

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #45 Online: 23 de Abril de 2017, 19:33 »
O Unity fez muitos usuários perderem o entusiasmo que tinham nos tempos do GNOME 2. Neste sentido, acho que o Unity prejudicou o Ubuntu. Outro que desanimou geral foi o GNOME 3 e seu Shell. O que o Unity foi pro Ubuntu, o GNOME Shell foi pro resto. Quem fez "sucesso mesmo" foi o Cinnamon. E ainda surgem alternativas como o Budgie...

Sei que há usuários que gostam do Unity. Eu mesmo gosto muito do HUD. Mas isso não faz do Unity uma interface de verdade. Tá mais pra gambiarra frankenstein. Ou um mero plugin do Compiz (que pessoalmente também acho muito ruim...)

O Unity 8 talvez seria, mas não será (a não ser que o fork Yunit dê em alguma coisa...)

O estado do GNOME 3, hoje, não me agrada. O GNOME Shell deixa o PC com cara de tablet... Mas, pelo tamanho e força do projeto GNOME, o Ubuntu voltar para o GNOME é a coisa certa, penso.

Abandonar o Unity é um recomeço. E talvez o entusiasmo volte.

Eu, pessoalmente, continuo com o Xfce, e recomendando (o Xfwm é leve e ótimo e não troco por Mutter nenhum).

Muita saudade do GNOME 2, mas não pretendo usar o MATE. (O Xfce, hoje, supera ambos.)
« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 00:38 por rodrigo.miguel »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #46 Online: 23 de Abril de 2017, 21:12 »
O Gnome 3 tem todas as configurações possíveis. Inclusive no Ubuntu Gnome 1704 vc tem o Gnome Classic pra iniciar se quiser, ou, então, pode colocá-lo como extensão no Gnome. Existem temas à vontade pra vc instalar baixando pela internet e tem o aplicativo que faz isso pra vc, na maior simplicidade. Enfim, não dá mesmo pra agradar todo mundo!
Eu estou muito satisfeito com o meu Gnome 1704. E ainda não sabemos o que virá na próxima LTS. Continuo confiando no Ubuntu!
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #47 Online: 24 de Abril de 2017, 22:29 »
sei não jomafras... a canonical voltar a lidar com o ego desse pessoal de comunidade... para entregar uma interface usável vão ter que conversar muito. leio, leio e fico com a impressão que esse gnome é uma interface para ficar de brincadeira de personalização.
enfim... até lá é muita especulação...

rodrigo.miguel, legal suas considerações sobre o xcfe e o mate. uso aqui no notebook o xubuntu 16.04lts e gosto muito. mas acompanho as notícias do ubuntu mate.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #48 Online: 24 de Abril de 2017, 22:58 »
... uso aqui no notebook o xubuntu 16.04lts e gosto muito. mas acompanho as notícias do ubuntu mate.

Também uso o Xubuntu 16.04. E isso é o ideal: se quer Xfce, vá de Xubuntu. Se quer KDE, vá de Kubuntu, etc. (E não instalar o Xfce no Ubuntu, por exemplo...)

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #49 Online: 25 de Abril de 2017, 10:45 »
sei não jomafras... a canonical voltar a lidar com o ego desse pessoal de comunidade... para entregar uma interface usável vão ter que conversar muito. leio, leio e fico com a impressão que esse gnome é uma interface para ficar de brincadeira de personalização.
enfim... até lá é muita especulação...

rodrigo.miguel, legal suas considerações sobre o xcfe e o mate. uso aqui no notebook o xubuntu 16.04lts e gosto muito. mas acompanho as notícias do ubuntu mate.

Oi, rjbgbo
Não podemos esquecer que o Gnome é o ambiente gráfico usado pelas grandes distros Linux, embora a maioria dê a opção de instalar quase todos (estou errado?).
Eu sempre gostei do Gnome desde que comecei no Ubuntu com 06.06. KDE, XFCE e LXDE experimentei alguma vezes mas deixei de lado. Mate e Cinamon também experimentei. Enquanto tinha Unity (será que não vai ter mais, mesmo?) eu usei. Isto porque até hoje, nunca deixei meu PC sem Ubuntu e ele sempre foi o meu titular. Experimentei outros Linux mas nunca adotei nenhum deles. Agora com o meu ambiente gráfico preferido estou bem satisfeito. Isso, naturalmente é pessoal. Cada um tem a sua preferência!
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #50 Online: 25 de Abril de 2017, 18:49 »
Debian e OpenSuse dão a opção de escolha do ambiente gráfico na própria instalação. O Fedora entra direto no Gnome.
Fiz a instalação dos três no Virtual Box.

Debian 8.

OpenSuse Leap.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #51 Online: 26 de Abril de 2017, 21:46 »
Me pergunto se irão manter a fonte Ubuntu, ou passarão a usar outras (Cantarrel, Monospace, Sans...), e se vão continuar no laranja ou vão mudar pro azul.

Eu não gostava da fonte Ubuntu, mas depois começei a gostar :P E eu prefiro o azul, de preferência do mesmo tom do Windows, aquele azul suave e claro, muito bonito.
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, 21:48 por Renan Rischiotto »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #52 Online: 27 de Abril de 2017, 08:24 »
Cada um tem sua preferência. Não acredito que adotem o azul. Espero que não. Eu mesmo já mudei para a cor natural do Ubuntu.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #53 Online: 29 de Abril de 2017, 16:04 »
Cada um tem sua preferência. Não acredito que adotem o azul. Espero que não. Eu mesmo já mudei para a cor natural do Ubuntu.
jomafras, não sei se é pertinente a pergunta aqui neste tópico. mas como anda o consumo de memória ram desta versão? só vou migrar mesmo é quando sair a próxima lts.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #54 Online: 29 de Abril de 2017, 21:29 »
Ricardo,
Como sempre fui maluco, eu tenho aqui no meu PC: Ubuntu 17.04 (Gnome), Ubuntu 17.04 (Unity), Mint 18 (Mate), Windows (10) e MacOs Sierra (Hackintosh).
Cada um tem uma função própria. O Ubuntu 17.04 (Unity) é só pra ver o que vai dar mesmo no futuro.
Veja aí a quantidade de memória de cada um. O Sierra tinha programas funcionando quando olhei (sem programas dá 1.9 de Ram). O Mint dá de 1.000 a zero.

Ubuntu Gnome.

Ubuntu Unity.

Mint Mate.

Windows 10.

Mac Os Sierra (Hachintosh).
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #55 Online: 29 de Abril de 2017, 22:27 »
obrigado jomafras. bem impressionante o consumo do gnome. eu também tenho 4 gb de ram no desktop. no notebook é que tenho 2gg ram rodando o xubuntu.
hoje sou hard user do google apps e facebook - pesam muito. vou levar em conta na época na futura lts do ubuntu, o consumo de ram.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #56 Online: 30 de Abril de 2017, 19:23 »
Como sempre fui maluco, eu tenho aqui no meu PC: Ubuntu 17.04 (Gnome), Ubuntu 17.04 (Unity), Mint 18 (Mate), Windows (10) e MacOs Sierra (Hackintosh).
Cada um tem uma função própria. O Ubuntu 17.04 (Unity) é só pra ver o que vai dar mesmo no futuro.
Veja aí a quantidade de memória de cada um. O Sierra tinha programas funcionando quando olhei (sem programas dá 1.9 de Ram). O Mint dá de 1.000 a zero.

Então, "jomafras",

O programa "Monitor do sistema" usa um critério de registro de uso de memória Ram que talvez não seja exatamente o que você esteja querendo medir, eventualmente será melhor usar o "free" para verificar o quanto de carga real de Ram está ocorrendo.

O Linux usa um critério de manter um cache dos softwares utilizados na memória Ram caso haja disponibilidade Ram e o "Monitor do sistema" mostra isso, portanto, o que ele demonstra é o que está sendo utilizado mais o que foi utilizado anteriormente e está sendo mantido no cache de memória Ram.

O Ubuntu-Gnome na versão 17.04, arquitetura 64-bits, sem abrir o navegador ou quaisquer outros programas usa algo próximo de 700MB de memória Ram.

A notação do "free" irá possibilitar ver o que realmente está sendo utilizado.
Uma forma boa de utilizar pode ser assim:

Código: [Selecionar]
free -tm
« Última modificação: 30 de Abril de 2017, 19:28 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #57 Online: 01 de Maio de 2017, 14:29 »

Então, "jomafras",

O programa "Monitor do sistema" usa um critério de registro de uso de memória Ram que talvez não seja exatamente o que você esteja querendo medir, eventualmente será melhor usar o "free" para verificar o quanto de carga real de Ram está ocorrendo.

O Linux usa um critério de manter um cache dos softwares utilizados na memória Ram caso haja disponibilidade Ram e o "Monitor do sistema" mostra isso, portanto, o que ele demonstra é o que está sendo utilizado mais o que foi utilizado anteriormente e está sendo mantido no cache de memória Ram.

O Ubuntu-Gnome na versão 17.04, arquitetura 64-bits, sem abrir o navegador ou quaisquer outros programas usa algo próximo de 700MB de memória Ram.

A notação do "free" irá possibilitar ver o que realmente está sendo utilizado.
Uma forma boa de utilizar pode ser assim:

Código: [Selecionar]
free -tm

Realmente, druidaobelix, o Monitor do Sistema aumenta um pouco o uso da memória.
Para não restar nenhuma dúvida, usei o free e o top (monitora em tempo real a memória), além do Monitor, novamente.
Medi a memória sem nenhum programa aberto, e com o Firefox em uso (uma aba).

Resultados:
Monitor sem nada aberto.
Monitor com Firefox aberto.

Free sem nada aberto.
Free com Firefox aberto.

Top sem nada aberto.
Top com Firefox aberto.

Usando o monitor do sistema é preciso descontar em torno de 400 mb do total em uso.
Eu sempre usei o Monitor para testar a memória aqui, mas nunca me preocupei, porque em todos os PCs que tive até hoje, a memória RAM sempre foi um dos ítens principais. Nunca tive pouca memória.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #58 Online: 01 de Maio de 2017, 18:49 »
Eu sempre gostei de usar o htop, fica bem mais claro de ver as coisas que o top.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #59 Online: 02 de Maio de 2017, 16:59 »
Medi a memória sem nenhum programa aberto, e com o Firefox em uso (uma aba).

Ubuntu-GNOME 17.04 - 64-bits
antes de abrir/carregar qualquer coisa que não a carga padrão do sistema:

Consumo de memoria ram: 513MB

O free no terminal mostra isso:

ubuntu-gnome@ubuntu-gnome:~$ free -tm
              total        used        free      shared  buff/cache   available
Mem:           3798         513        1914         198        1370        2856
Swap:          2411           0        2411
Total:         6210         513        4326
ubuntu-gnome@ubuntu-gnome:~$ free -t
              total        used        free      shared  buff/cache   available
Mem:        3889268      525356     1958768      203772     1405144     2924936
Swap:       2469884           0     2469884
Total:      6359152      525356     4428652
ubuntu-gnome@ubuntu-gnome:~$


« Última modificação: 02 de Maio de 2017, 17:26 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.