Autor Tópico: [Tutorial] Como instalar o Firefox 51 junto com o Firefox mais novo  (Lida 2161 vezes)

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
[TUTORIAL - PARTE 1 DE 3]

Seguindo os "passos" de outros navegadores, como por exemplo o Opera Browser e o Google Chrome, após a versão 51 o navegador Firefox deixou de dar suporte ao plugin NPAPI do Sun/Oracle JRE, popularmente conhecido como "plugin Java". Como geralmente o Firefox dos sistemas Linux está ou configurado para se atualizar automaticamente ou atualizar-se durante a atualização da distribuição Linux, a grande maioria dos usuários atualmente já está com uma versão do Firefox posterior à 51. Isso significa que, mesmo que o usuário ainda tenha o plugin Java instalado, esse plugin não funcionará em nenhum navegador que o usuário possua instalado.

Porém, alguns usuários ainda precisam executar um navegador em que o plugin Java funcione, o que os tem levado a instalar manualmente o Firefox 51. Ocorre que o Firefox do sistema geralmente está pré-configurado para se autoatualizar e o Firefox 51, quando executado, utiliza essas pré-configurações, o que pode fazer com que o Firefox 51, após instalado e posto em execução, atualize-se automaticamente e daí passe a também ser da versão mais atual, que não dá suporte ao plugin Java.

Para contornar esse problema, elaborei este tutorial explicando:
(i) Como instalar o Firefox 51 manualmente, coexistindo / em paralelo com o Firefox padrão (atual) que já estiver instalado em seu sistema Linux.
(ii) Desabilitar a autoatualização do Firefox 51.
(iii) Não impedir a autoatualização do Firefox padrão (atual) do sistema.


VERIFICAÇÕES PRELIMINARES

Antes de iniciar o procedimento de instalação e configuração explicado neste tutorial, você deverá primeiramente verificar o seguinte:

A] Você está com o Firefox 51 instalado manualmente em algum lugar aí do seu sistema Linux? Em caso negativo, ignore o restante deste parágrafo. Mas, em caso afirmativo, delete (exclua) a pasta desse Firefox 51 que você instalou. Isso evitará conflitos com os procedimentos deste tutorial.

B] Você está com a versão mais atual do Firefox instalada em seu sistema (pode não ser a versão mais atual disponibilizada pela Fundação Mozilla, mas é a versão mais atual disponível para a sua distribuição Linux)? Em caso afirmativo, ignore o restante deste parágrafo. Mas, em caso negativo, instale o Firefox mais recente que estiver disponível para a sua distribuição. Para instalá-lo, abra uma janela do terminal do shell e execute este comando:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install firefox -y
Dica: após selecionar qualquer comando desta página e usar a combinação de teclas Ctrl C para copiar o comando, você pode usar a combinação de teclas Ctrl Shift V para COLAR, no terminal do shell, o comando previamente copiado. ;)

C] Você já está com o Sun Java (JRE) mais atual instalado no seu sistema Linux? Em caso afirmativo, ignore o restante deste parágrafo. Mas, em caso negativo, acesse este tutorial e instale o JRE, pois ele é pré-requisito para o funcionamento do plugin Sun Java.

PRONTO!!! Agora que você NÃO tem o Firefox 51 instalado no seu Linux, TEM o Firefox mais atual da sua distribuição Linux instalado no seu Linux, e TEM o JRE mais atual da Sun/Oracle instalado no seu Linux, siga os passos a seguir, na exata sequência em que aparecem (de cima para baixo), para instalar o Firefox 51 no seu sistema sem que isso gere conflito com a instalação do Firefox atual.


PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

1] Abra uma janela do terminal do shell e execute este comando, para criar uma pasta "programas" dentro da sua pasta pessoal:

Código: [Selecionar]
mkdir ~/programas
2] Agora execute o comando abaixo, para fazer download do tarball (arquivo .tar.bz2) que será usado para instalação do Firefox 51 no seu sistema (o comando abaixo já verifica se o seu sistema é de 32 bits ou de 64 bits e pega o instalador correto):

Código: [Selecionar]
if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then wget https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/51.0/linux-x86_64/pt-BR/firefox-51.0.tar.bz2 -O ~/programas/ff51.tar.bz2; else wget https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/51.0/linux-i686/pt-BR/firefox-51.0.tar.bz2 -O ~/programas/ff51.tar.bz2; fi
3] Após o download acima ser concluído, retorne ao terminal do shell e execute o comando abaixo, para acessar sua recentemente criada pasta de programas e descompactar o conteúdo do tarball dentro dela (no final desse comando, o tarball será excluído, já que deixará de ser necessário):

Código: [Selecionar]
cd ~/programas ; tar -xvf ~/programas/ff51.tar.bz2 ; rm ~/programas/ff51.tar.bz2
4] Agora sua pasta pessoal (que é algo do tipo /home/seu-nome-de-usuário) terá dentro dela uma pasta intitulada "programas". E, dentro dessa pasta, existirá uma pasta intitulada firefox, que por sua vez contém um arquivo intitulado firefox (assim mesmo, sem extensão nenhuma). Esse arquivo é o que se denomina binário executável. Ou seja: ele é um programa. De fato, se você executar um clique duplo sobre ele, o Firefox 51 será executado. Mas, ei, NÃO faça isso, pois se você fizer isso o Firefox 51 irá automaticamente atualizar-se para a versão mais recente. Você não quer isso, né? Você quer que o Firefox 51 continue na versão 51, para você poder usar o plugin NPAPI do JRE ("Sun Java") nele...

Enfim: para evitar que o Firefox 51 execute a atualização automática, é preciso tomar algumas precauções. A primeira delas consiste em excluir o atualizador do Firefox 51 (isso não afetará em nada o seu Firefox mais atual, que está instalado em outro local do sistema). No caso, retorne ao terminal do shell e execute este comando, para excluir o atualizador do Firefox 51:

Código: [Selecionar]
rm ~/programas/firefox/updater*
5] Agora que você excluiu o atualizador do Firefox 51, vamos criar a pasta de plugins do seu Firefox 51. Basta executar este comando, no terminal dos shell:

Código: [Selecionar]
if [ ! -d ~/.mozilla ]; then mkdir ~/.mozilla; fi; if [ ! -d ~/.mozilla/plugins ]; then mkdir ~/.mozilla/plugins; fi; chmod -R 770 ~/.mozilla
6] Como você instalou o JRE (Ambiente de Execução Java / Java da Oracle / Sun Java) tal como explicado lá no meu outro tutorial, o JRE está instalado em /opt/java/jre. E agora o próximo passo consiste em criar um link simbólico (um "atalho") do plugin desse JRE para a pasta de plugins do seu Firefox 51. Execute o comando abaixo (ele já verifica se seu sistema é de 32 bits ou de 64 bits e cria o link simbólico específico):

Código: [Selecionar]
if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/amd64/libnpjp2.so ~/.mozilla/plugins/sunjava; else sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/i386/libnpjp2.so ~/.mozilla/plugins/sunjava; fi
7] Agora vamos criar um link simbólico para o Firefox 51 dentro da pasta /usr/bin. Isso fará com que seu sistema Linux "fique sabendo" onde o Firefox 51 está instalado e então possibilitará executar o Firefox 51 simplesmente com o comando firefox51. Execute este comando, no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo ln -sf ~/programas/firefox/firefox /usr/bin/firefox51
[continua...]
« Última modificação: 09 de Abril de 2017, 22:47 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
[Tutorial] Como instalar o Firefox 51 junto com o Firefox mais novo
« Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2017, 04:59 »
[TUTORIAL - PARTE 2 DE 3]

8] Ok, agora precisamos impedir que o Firefox 51 fique tentando se atualizar. Embora nós tenhamos "extirpado" o atualizador dele, mesmo assim ele tentará se atualizar (a atualização irá falhar, claro, mas o Firefox 51 ficará sempre insistindo nas tentativas de atualização). Para que o Firefox não fique incomodando você com isso, é necessário criar um perfil (uma espécie de "conta de usuário") pré-configurada para "rodar" o Firefox 51 em modo "nunca atualizar".

Por padrão, quando você instala o Firefox ele cria um perfil denominado default. E, sempre que você executa o Firefox, ele por padrão executa o perfil default. Esse perfil default vem pré-configurado para automaticamente atualizar o Firefox, o que é bom porque você de fato quer que o seu Firefox atual atualize-se sempre que uma nova versão estiver disponível. Portanto, sempre que você executa o Firefox, ele por padrão carrega o perfil default, e daí busca atualizações e automaticamente atualiza-se.

Embora você queira que, sempre que for executado, o seu Firefox atual continue automaticamente usando sempre o perfil default (para sempre se autoatualizar, quando uma nova versão do Firefox estiver disponível), você também quer que o Firefox 51 NÃO se autoatualize, ou seja, que o Firefox 51 continue sempre na versão 51. Como você faz isso? Simples: você cria um novo perfil, que aqui chamaremos de ff51, e daí você configura esse perfil para NÃO atualizar automaticamente o Firefox. Após isso, sempre que você executar o Firefox 51 você informará (manualmente) ao Firefox 51 que ele deverá se inicializar usando o perfil ff51, ao invés de usar o perfil padrão default. ;)

Este passo nº 8 foi apenas didático, não há nenhum comando a ser executado. :D

9] ...mas este passo requer que você execute o comando abaixo, para fazer o Firefox 51 inicializar o gerenciador de perfis: 8)

Código: [Selecionar]
firefox51 -P
10] A janela do gerenciador de perfis do Firefox surgirá com duas caixas de marcação/verificação. A caixa denominada Work offline ("Trabalhar offline") deverá ficar desmarcada. Já a caixa denominada Use the selected profile without asking at startup ("Use o perfil selecionado sem perguntar, ao iniciar") deverá ficar marcada. Além disso, observe que na lista existirá um perfil denominado default. Esse é o perfil padrão do Firefox e ele deverá ficar selecionado como perfil padrão mesmo.

Agora vamos criar o novo perfil (para ser usado pelo Firefox 51): volte à janela do gerenciador de perfis e clique sobre o botão Create Profile... ("Novo perfil..."), daí clique em Next ("Avançar") e, no campo Enter new profile name: ("Forneça o nome do novo perfil:"), digite ff51. Em seguida, clique sobre o botão Finish ("Concluir").

Observe que o perfil ff51 agora está selecionado, o que significa que ele passará a ser o perfil padrão. Mas, ei: ISSO ESTÁ ERRADO. Portanto, clique sobre o perfil default, para selecioná-lo como sendo o verdadeiro (correto) perfil padrão, e em seguida clique sobre o botão Exit ("Sair").

11] Agora execute o comando abaixo, para fazer o Firefox 51 iniciar usando o perfil ff51:

Código: [Selecionar]
firefox51 -P ff51
12] Acesse o endereço about:config (página de configuração do Firefox), desmarque a caixa Mostrar este aviso de novo e clique em Eu aceito o risco!. Em seguida, no campo Localizar: digite o texto app.update.enabled (esse parâmetro define se o Firefox deverá buscar atualizações ou não). Caso na lista (resultado da busca) o parâmetro app.update.enabled esteja presente e o valor atribuído a ele seja true ("true" significa "verdadeiro", o que significa que em tal caso o Firefox estará configurado para buscar atualizações dele e, após se atualizar, deixar de funcionar com o plugin NPAPI do JRE), execute um clique duplo sobre o valor true para que ele mude para false ("falso"). Outro modo de fazer isso consiste em clicar com o botão direito sobre o true e então selecionar a opção Inverter valor.

13] Repita o procedimento anterior, só que ao invés de buscar o parâmetro app.update.enabled você buscará o parâmetro app.update.auto. Esse parâmetro define se o Firefox deverá se atualizar automaticamente (sem pedir sua confirmação). Enfim: se o parâmetro app.update.auto estiver presente na lista e o valor dele for true, mude o valor dele para false.

14] Agora que o perfil ff51 está configurado para nunca atualizar o Firefox, feche todas as janelas do Firefox 51 e vamos aos testes!

NOTAS:
=> Com o Firefox atual aberto (em execução) via comando firefox, o endereço about:support tem de mostrar que você está executando a versão atual do Firefox, about:profiles tem de mostrar que o perfil atualmente em uso é o default, e about:config tem de mostrar que os parâmetros app.update.enable e app.update.auto estão ambos com valor true.

=> Com o Firefox 51 aberto (em execução) via comando firefox51 -P ff51, o endereço about:support tem de mostrar que você está executando a versão 51.0 do Firefox, about:profiles tem de mostrar que o perfil atualmente em uso é o ff51, e about:config tem de mostrar que os parâmetros app.update.enable e app.update.auto estão ambos com valor false.

[continua...]
« Última modificação: 06 de Abril de 2017, 12:46 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
[Tutorial] Como instalar o Firefox 51 junto com o Firefox mais novo
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2017, 05:06 »
[TUTORIAL - PARTE 3 DE 3]

15] Leu as NOTAS e efetuou as correções eventualmente necessárias? Ouquêi, então o próximo passo agora consiste em executar o comando abaixo, para inicializar o Firefox atual do seu sistema:

Código: [Selecionar]
firefox
Se até aqui você fez tudo certo, o Firefox ATUAL do seu sistema será executado com o perfil default: conforme explicado lá nas NOTAS, você pode verificar o perfil atualmente em uso acessando o endereço about:profiles e pode consultar a versão do seu navegador acessando o endereço about:support. Após a janela do Firefox ATUAL abrir e você fazer as consulas acima (caso queira), acesse o endereço about:preferences#advanced, clique sobre a aba Atualizações e certifique-se de que a caixa Instalar automaticamente (recomendado: maior segurança) esteja selecionada (se não estiver, selecione-a), pois neste caso o seu Firefox ATUAL foi executado com o perfil PADRÃO (default) e, nesse cenário, você quer que as atualizações automáticas ocorram. Se essa caixa não estiver visível, melhor ainda: isso significa que a atualização automática está ativada e "escondida" (proteção contra alterações).

16] Agora que seu Firefox atual está configurado para se atualizar por padrão, FECHE o Firefox atual e então execute o comando abaixo para inicializar o Firefox 51 com o perfil ff51:

Código: [Selecionar]
firefox51 -P ff51
...e daí acesse o endereço about:preferences#advanced, clique sobre a aba Atualizações e certifique-se de que a caixa Nunca verificar (não recomendado: risco de segurança) esteja selecionada (se não estiver, selecione-a), pois neste caso o seu Firefox 51 foi executado com o "perfil alternativo" (ff51) e, nesse cenário, você NÃO quer que as atualizações automáticas ocorram.

PS: caso o Firefox 51 mostre uma janela informando que a atualização foi obtida, e por isto surja um botão "Reinicializar", clique sobre esse botão. Não há problema nisso: o Firefox 51 não conseguirá se atualizar para uma versão mais nova, pois lá no passo 4 nós excluímos o atualizador do Firefox 51...  ;D

17] Ainda com o Firefox 51 aberto no perfil ff51, acesse o endereço about:support para conferir se você realmente está executando a versão 51.0 (esse é o número completo da versão do navegador). Além disso, se tudo deu certo mesmo, quando você acessar o endereço about:plugins o Java(TM) Plug-in (plugin Java / plugin do JRE) será mostrado. Você também pode acessar o URL https://www.java.com/pt_BR/download/installed8.jsp para verificar se o plugin Java está funcinando e sendo executado, no seu navegador.

18] Caso o plugin Java esteja aparecendo no Firefox 51, acesse o endereço about:addons, clique em Plugins, vá até o campo em que aparece o plugin Java e daí selecione a opção Sempre ativar. Deste modo, o plugin Java sempre será ativado, quando você acessar algum website que precise dele. :)

ENFIM: daqui para a frente, sempre que você quiser executar o Firefox 51 você deverá executar este comando, no terminal do shell:

Código: [Selecionar]
firefox51 -P ff51
Se isso for geek (ou simplesmente cansativo/trabalhoso...) demais para você, saiba que muitos ambientes gráficos do Linux permitem criar novos "lançadores" contendo comandos. Se você souber fazer isso, crie um link / lançador / atalho de menu contendo o comando firefox51 -P ff51, para não ter de ficar sempre executando o Firefox 51 a partir do terminal do shell. :P

19] Ok, vamos ver se consigo lhe ajudar mais um pouco: :P o menu de programas do seu *Ubuntu provavelmente já tem um link / lançador para o Firefox ATUAL do seu sistema. Esse lançador muito provavelmente é um arquivo intitulado firefox.desktop e situado em /usr/share/applications. Partindo da premissa de que essas suposições são verdadeiras, caso você queira ter um link / lançador para o Firefox 51 mas não saiba como fazer isso, execute o supercomando abaixo, pois ele procurará o lançador do Firefox ATUAL, lá em /usr/share/applications, e, caso encontre o lançador (aquele arquivo com extensão .desktop), ele criará uma cópia desse arquivo naquela mesma pasta, com o nome firefox51.desktop, e em seguida editará o interior desse arquivo-lançador de modo que os comandos internos dele executem sempre o Firefox 51 com o perfil ff51. Eis o supercomando quilométrico que faz essa mágica doida:  :o

Código: [Selecionar]
sudo cp `find /usr/share/applications -iname '*firefox*.desktop' -print -quit` /usr/share/applications/firefox51.desktop ; sudo sed -i -e 's|Exec=firefox \%u|Exec=firefox51 -P ff51 \%u|' "/usr/share/applications/firefox51.desktop" ; sudo sed -i -e 's|Exec=firefox -new-window|Exec=firefox51 -P ff51 -new-window|' "/usr/share/applications/firefox51.desktop" ; sudo sed -i -e 's|Exec=firefox -private-window|Exec=firefox51 -P ff51 -private-window|' "/usr/share/applications/firefox51.desktop" ; sudo sed -i -e 's|Firefox|Firefox 51|' "/usr/share/applications/firefox51.desktop"
20] Agora dê uma "espiada" no menu do seu *Ubuntu, onde está o ícone do Firefox: se houver um segundo ícone igual, intitulado "Firefox 51" ou algo do gênero, execute-o que o Firefox 51 será executado com o perfil ff51. :)

Pronto! Você já pode usar o Firefox 51 para executar o plugin Java sem risco de o Firefox 51 se autoatualizar (e sem necessidade de desinstalar o Firefox mais recente que estiver disponível para o seu sistema Linux). Agora os dois Firefox irão coexistir no seu sistema Linux, sem interferir nas configurações um do outro. :)

Nota: caso você esteja tentando acessar o Banco do Brasil e ocorra algum problema com a identificação do Java, retorne ao terminal do shell, execute este comando:

Código: [Selecionar]
sudo sed -i -e 's|jdk.jar.disabledAlgorithms=MD2, MD5, RSA|jdk.jar.disabledAlgorithms=MD2, RSA|' "/opt/java/jre/lib/security/java.security"
...e depois teste se o módulo de segurança Java do banco é executado. Se não funcionar, então o website do Banco do Brasil não está mais permitindo acesso com plugin Java NPAPI.

Gostou? Então, para fechar com chave de ouro, acesse o endereço about:mozilla  ::) (informações a respeito de "O Livro de Mozilla" estão disponíveis na Wikipédia).

PS: se quiser ver uma lista de todos os endereços about: que o Firefox disponibiliza para os usuários, acesse o endereço about:about ;)

PPS: ...mas lembre-se de que com grande poder, vem grande responsabilidade. Alguns endereços about: permitem que você realize modificações que podem "quebrar" seu navegador. CUIDADO...
« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, 14:33 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Desinstalação do Firefox 51.
« Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2017, 16:28 »
Caso queira desinstalar o Firefox 51, abra uma janela do emulador de terminal do shell e execute este comando, para inicializar o gerenciador de perfis do Firefox:

Código: [Selecionar]
firefox51 -P
Quando a janela do gerenciador surgir, clique uma vez sobre (selecione) o perfil ff51, em seguida clique em Delete Profile... ("Deletar Perfil..."), daí clique sobre o botão Delete Files ("Deletar Arquivos") e então clique sobre o botão Exit ("Sair").

Agora que o perfil ff51 foi excluído, execute o supercomando abaixo para excluir o atalho para o Firefox 51 (atalho firefox51 que consta lá em /usr/bin/), excluir a pasta do Firefox 51 (pasta ~/programas/firefox/) e excluir também a pasta que contém o atalho para o plugin NPAPI do JRE (pasta ~/.mozilla/plugins/):

Código: [Selecionar]
if [ -h /usr/bin/firefox51 ]; then sudo rm /usr/bin/firefox51; fi; if [ -d ~/programas/firefox ]; then rm -r ~/programas/firefox; fi; if [ -d ~/.mozilla/plugins ]; then sudo rm -r ~/.mozilla/plugins; fi
Pronto: Firefox 51 excluído.  :)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline JoseRoberto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Como instalar o Firefox 51 junto com o Firefox mais novo
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2017, 15:08 »
Caro Sampaio, fiz todos os procedimentos acima com minha máquina com a partição do Ubuntu 14.04 64 bits, mas ao acessar o site do Banco do Brasil, lembrando que, ainda estou conseguindo acessar o site do Banco do Brasil e minha conta normalmente na mesma máquina só que em outra partição com Ubuntu Mate 16.04, mas nesta com Ubuntu 14.04 64 bits, ao acessar o site do BB, surge a mensagem:

Aplicativo Bloqueado pela Segurança do Java
Por motivos de segurança, para poderem ter permissão de execução, os aplicativos agora devem atender aos requisitos das definições de segurança Alta ou Muito Alta, ou fazer parte da Lista de Exceções do site.
Mais informações:
Nome: GbPluginObj
Local: https://www2.bancobrasil.com.br
 Suas definições de segurança impediram a execução de um aplicativo que não é seguro.
Motivo: O seguinte recurso é assinado com um algoritmo MD5 de compilação de mensagens fraco e será tratado como não assinado:
https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/idh/GbAs.jar

Já executei o jcontrol, adicionei o domínio www2.bancobrasil.com.br como exceção, mas não funcionou.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Como instalar o Firefox 51 junto com o Firefox mais novo
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2017, 00:08 »
Caro Sampaio, fiz todos os procedimentos acima com minha máquina com a partição do Ubuntu 14.04 64 bits, mas ao acessar o site do Banco do Brasil, lembrando que, ainda estou conseguindo acessar o site do Banco do Brasil e minha conta normalmente na mesma máquina só que em outra partição com Ubuntu Mate 16.04, mas nesta com Ubuntu 14.04 64 bits, ao acessar o site do BB, surge a mensagem:

Aplicativo Bloqueado pela Segurança do Java
Por motivos de segurança, para poderem ter permissão de execução, os aplicativos agora devem atender aos requisitos das definições de segurança Alta ou Muito Alta, ou fazer parte da Lista de Exceções do site.
Mais informações:
Nome: GbPluginObj
Local: https://www2.bancobrasil.com.br
 Suas definições de segurança impediram a execução de um aplicativo que não é seguro.
Motivo: O seguinte recurso é assinado com um algoritmo MD5 de compilação de mensagens fraco e será tratado como não assinado:
https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/idh/GbAs.jar

Já executei o jcontrol, adicionei o domínio www2.bancobrasil.com.br como exceção, mas não funcionou.

Oi, José.

Eu já havia desinstalado o Firefox 51, mas resolvi reinstalá-lo para poder testar o plugin do JRE. Acessei https://www.java.com/pt_BR/download/installed8.jsp e o JRE foi detectado normalmente, o que significa que o plugin está funcionando no navegador e o JRE também está funcionando.

Após isso, acessei o painel de controle Java, daí adicionei à lista de exceções os URL http://raphael.mit.edu e http://www.ph.biu.ac.il, em seguida usei o Firefox 51 para acessar http://raphael.mit.edu/Java/ e o simulador Java de túnel de vento foi exibido corretamente. Então usei o Firefox 51 para acessar http://www.ph.biu.ac.il/~rapaport/java-apps/ (esse URL tem links para diversos applets Java que simulam fenômenos físicos), acessei diversos desses simuladores e em todos eles o plugin Java funcionou normalmente.

=> Quando criei este tutorial, eu instalei o Firefox 51, instalei também o JRE, tudo conforme o tutorial explica, daí acessei https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp e os campos de login apareceram, eu consegui acessar minha conta normalmente.

Moral da história: o JRE está funcionando, o Firefox 51 está funcionando, o plugin Java está funcionando, mas o pessoal do Banco do Brasil modificou alguma coisa, lá no módulo de segurança Java, e essa modificação que eles fizeram tornou o módulo de segurança incompatível com o plugin Java.  :(

Infelizmente não tenho como ajudar, num caso desses. É algo específico do Banco do Brasil: não é um problema no navegador, no plugin ou no JRE.  :(
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Como instalar o Firefox 51 junto com o Firefox mais novo
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2017, 03:02 »
Caro Sampaio, fiz todos os procedimentos acima com minha máquina com a partição do Ubuntu 14.04 64 bits, mas ao acessar o site do Banco do Brasil, lembrando que, ainda estou conseguindo acessar o site do Banco do Brasil e minha conta normalmente na mesma máquina só que em outra partição com Ubuntu Mate 16.04, mas nesta com Ubuntu 14.04 64 bits, ao acessar o site do BB, surge a mensagem:

Aplicativo Bloqueado pela Segurança do Java
Por motivos de segurança, para poderem ter permissão de execução, os aplicativos agora devem atender aos requisitos das definições de segurança Alta ou Muito Alta, ou fazer parte da Lista de Exceções do site.
Mais informações:
Nome: GbPluginObj
Local: https://www2.bancobrasil.com.br
 Suas definições de segurança impediram a execução de um aplicativo que não é seguro.
Motivo: O seguinte recurso é assinado com um algoritmo MD5 de compilação de mensagens fraco e será tratado como não assinado:
https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/idh/GbAs.jar

Já executei o jcontrol, adicionei o domínio www2.bancobrasil.com.br como exceção, mas não funcionou.

Encontrei um paliativo para contornar esse problema. Basta executar este comando, no terminal do shell:

Código: [Selecionar]
sudo sed -i -e 's|jdk.jar.disabledAlgorithms=MD2, MD5, RSA|jdk.jar.disabledAlgorithms=MD2, RSA|' "/opt/java/jre/lib/security/java.security"
Na prática, isso fará o plugin Java atualização 131 comportar-se como se fosse a atualização 121, que não dá problema com a versão Java desse módulo do segurança.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline SgtTorres

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Como instalar o Firefox 51 junto com o Firefox mais novo
« Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2017, 13:13 »
bom dia, não consigo passar do primeito scrip no terminal, para baixar o firefox, fica essa mensagem:
Código: [Selecionar]
root@12bsup-aprov-desktop1:/home/sgti# if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then wget -e [url]https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/51.0/linux-x86_64/pt-BR/firefox-51.0.tar.bz2[/url] -O ~/programas/ff51.tar.bz2; else wget [url]https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/51.0/linux-i686/pt-BR/firefox-51.0.tar.bz2[/url] -O ~/programas/ff51.tar.bz2; fi
--2017-09-29 12:02:44--  [url]https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/51.0/linux-i686/pt-BR/firefox-51.0.tar.bz2[/url]
Conectando-se a (meu ip)... conectado.
O tunelamento pelo proxy falhou: Proxy Authentication RequiredNão foi possível estabelecer conexão segura (SSL).
como posso solucionar isso?

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Como instalar o Firefox 51 junto com o Firefox mais novo
« Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2017, 23:59 »
bom dia, não consigo passar do primeito scrip no terminal, para baixar o firefox, fica essa mensagem:
Código: [Selecionar]
root@12bsup-aprov-desktop1:/home/sgti# if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then wget -e [url]https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/51.0/linux-x86_64/pt-BR/firefox-51.0.tar.bz2[/url] -O ~/programas/ff51.tar.bz2; else wget [url]https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/51.0/linux-i686/pt-BR/firefox-51.0.tar.bz2[/url] -O ~/programas/ff51.tar.bz2; fi
--2017-09-29 12:02:44--  [url]https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/51.0/linux-i686/pt-BR/firefox-51.0.tar.bz2[/url]
Conectando-se a (meu ip)... conectado.
O tunelamento pelo proxy falhou: Proxy Authentication RequiredNão foi possível estabelecer conexão segura (SSL).
como posso solucionar isso?

Esse problema não é por causa do comando de terminal do shell do Linux, mas sim por causa do servidor proxy da rede que você está utilizando para se conectar à Internet: ele (servidor proxy) não está permitindo usar o comando wget com SSL (protocolo HTTPS) sem prévia autenticação. Formas de você tentar contornar isso:

1) Execute um navegador (Google Chrome, Opera etc.) que esteja com a configuração de proxy correta (inclusive a configuração de proxy HTTPS, para conexões SSL) e então use esse navegador para tentar efetuar download do Firefox 51.0. Caso seu sistema Linux seja de 64 bits, abra este link no seu navegador (para baixar o Firefox 51.0 de 64 bits) e então salve o arquivo em ~/programas/ff51.tar.bz2 (o símbolo ~ representa o caminho para a sua pasta de usuário. Se, por exemplo, o nome da sua conta de usuário no sistema Linux for torres, então o caminho para sua pasta de usuário será /home/torres e, portanto, se você estiver acessando o Linux com essa conta o caminho ~/programas/ff51.tar.bz2 equivalerá ao caminho /home/torres/programas/ff51.tar.bz2). Porém, caso seu sistema Linux seja de 32 bits, abra este link no seu navegador (para baixar o Firefox 51.0 de 32 bits) e então salve o arquivo em ~/programas/ff51.tar.bz2

Caso não saiba se seu Linux é de 32 bits ou de 64 bits, vá para o terminal do shell do Linux e execute este comando:
Código: [Selecionar]
getconf LONG_BIT
Ao executar o comando acima, o Linux lhe retornará ou o número 64 (indicando que seu sistema Linux é de 64 bits) ou então lhe retornará o número 32 (indicando que seu sistema Linux é de 32 bits).

2) Caso o método acima não funcione, configure o Linux manualmente para usar o proxy inclusive em conexões com o protocolo HTTPS (suporte a conexões HTTP com SSL).

3) Se os métodos acima não funcionarem, experimente executar aquele comando sem o https. Assim:
Código: [Selecionar]
if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then wget ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/51.0/linux-x86_64/pt-BR/firefox-51.0.tar.bz2 -O ~/programas/ff51.tar.bz2; else wget ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/51.0/linux-i686/pt-BR/firefox-51.0.tar.bz2 -O ~/programas/ff51.tar.bz2; fi
4) Se os métodos acima não funcionarem, contacte o administrador da rede e solicite suporte para configurar o proxy (imagino que essa rede que você utiliza não seja doméstica / residencial, mas sim do seu ambiente de trabalho).
« Última modificação: 05 de Outubro de 2017, 11:59 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline nogueira13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Como instalar o Firefox 51 junto com o Firefox mais novo
« Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2017, 21:09 »
Prezado Sampayu, olha, eu uso o Debian Strech e está, a princípio, atualizado. Segui o teu tutorial para instalar o Firefox 5.1 para poder usar o Java em situações em que ele for exigido. Fiz o teste no site da Oracle e ele reconheceu a última versão do Java. Agora achei estranho que quando eu usei  o about:config no Firefox-ESR atualmente instalado no meu Debian apresentou para o parâmetro "app.update.enable" os valores:
Status: bloqueado
Tipo: boolean
Valor: false
Portanto, diferente do que você apresentou no teu tutorial. Fiquei apreensivo de mudar o Valor por conta do Status estar como "bloqueado" que foi definido pelo próprio Debian. Você acha que eu poderia modificá-los sem prejuízo de não poder voltar aos valores anteriores?
Com relação ao funcionamento do site para o Banco do Brasil ele não funcionou. Manda eu instalar o módulo de segurança, como fazia com o Firefox-ESR e também com o Google-Chrome. E por incrível que pareça, estou conseguindo entrar na minha conta do Banco do Brasil com o Firefox atual, 52.4.0 ESR, que depende do módulo de segurança warsaw. Só que no Google-Chrome não está funcionando. É muito dificil de explicar, não é mesmo?

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Como instalar o Firefox 51 junto com o Firefox mais novo
« Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2017, 01:17 »
Prezado Sampayu, olha, eu uso o Debian Strech e está, a princípio, atualizado. Segui o teu tutorial para instalar o Firefox 5.1 para poder usar o Java em situações em que ele for exigido. Fiz o teste no site da Oracle e ele reconheceu a última versão do Java. Agora achei estranho que quando eu usei  o about:config no Firefox-ESR atualmente instalado no meu Debian apresentou para o parâmetro "app.update.enable" os valores:
Status: bloqueado
Tipo: boolean
Valor: false
Portanto, diferente do que você apresentou no teu tutorial. Fiquei apreensivo de mudar o Valor por conta do Status estar como "bloqueado" que foi definido pelo próprio Debian. Você acha que eu poderia modificá-los sem prejuízo de não poder voltar aos valores anteriores?
Com relação ao funcionamento do site para o Banco do Brasil ele não funcionou. Manda eu instalar o módulo de segurança, como fazia com o Firefox-ESR e também com o Google-Chrome. E por incrível que pareça, estou conseguindo entrar na minha conta do Banco do Brasil com o Firefox atual, 52.4.0 ESR, que depende do módulo de segurança warsaw. Só que no Google-Chrome não está funcionando. É muito dificil de explicar, não é mesmo?

Calma, vamos por partes: a modificação no argumento booleano (de true para false) do parâmetro app.update.enable situado em about:config você tem de fazer no Firefox versão 51.0. O Firefox 51.0 não é ESR e nem precisa ser. Aliás, nem há como ser, pois de acordo com este diagrama da Fundação Mozilla, o Firefox ESR só está disponível a partir da versão 52.0. Consequentemente, não existe Firefox ESR que seja da versão 51.0.

O fato de aquele parâmetro estar "bloqueado" no Firefox ESR não é relevante, no contexto deste tutorial, porque este tutorial explica como instalar o Firefox 51.0, não o Firefox ESR. O fato de aquele parâmetro aparecer de um jeito no Firefox ESR não tem absolutamente nada a ver com as modificações que você fez no Firefox 51.0, pois são dois navegadores diferentes e cada um tem suas próprias configurações internas. As modificações que este tutorial ensina a fazer são feitas no "interior" do Firefox 51.0, ou seja, se você abrir o Firefox 51.0 e modificar o parâmetro app.update.enable você estará modificando esse parâmetro somente para o Firefox 51.0, e portanto o Firefox ESR continuará intacto, assim como o parâmetro app.update.enable do Firefox ESR que você porventura tenha instalado "em paralelo" com o seu Firefox 51.0.

Enfim: não entendi por que você está querendo modificar o valor do parâmetro no Firefox ESR. Por que você está querendo modificar a configuração do Firefox ESR?  ???

A respeito de o Firefox 51.0 não ter funcionado no website do Banco do Brasil: quando o BB adotou o módulo de segurança Warsaw, durante algum tempo o BB deixou o website configurado para funcionar também com o Java. No entanto, isso já não é mais uma realidade: atualmente, o website do Banco do Brasil só funciona no navegador caso o Warsaw esteja instalado. Enfim: não adianta mais instalar o Firefox 51.0 e instalar nele o plugin Java, para poder acessar o website do BB sem ter o módulo de segurança Warsaw instalado, pois o website do BB não oferece mais suporte nenhum ao plugin Java.

Se você não instalou o Warsaw no seu sistema Linux Debian e, mesmo assim, conseguiu acessar sua conta bancária no website do BB usando o Firefox ESR, então o website do BB pode estar identificando seu navegador como sendo de um dispositivo móvel ou algo assim. Mas não sei. Você não está com o módulo Warsaw instalado? Se estiver com o Warsaw instalado, é por isso que o Firefox ESR está conseguindo acessar sua conta, no website do BB. O fato de o Google Chrome não estar conseguindo acessar está muito provavelmente relacionado a um bug que atualmente está afetando o Google Chrome: o Warsaw depende do Flash, o Google Chrome possui um plugin Flash nativo denominado Pepper Flash (é um plugin Flash de arquitetura PPAPI, portanto diferente do antigo plugin Flash fornecido pela Adobe, que era de arquitetura NPAPI, atualmente obsoleta). Quando você acessa o website do BB usando o Google Chrome, o website detecta o Warsaw instalado em seu sistema operacional (caso você esteja com o Warsaw instalado) e então "manda" o Google Chrome executar o Flash para poder inicializar o Warsaw no navegador. Porém, o Chrome bloqueia o plugin Flash, e é isso que faz com que o Google Chrome mostre aquela mensagem de erro, informando que o módulo de segurança não está instalado e que não será possível acessar sua conta.

Se o Google Chrome estivesse funcionando normalmente, bastaria acessar chrome://settings/content/flash e adicionar [*.]bancobrasil.com.br à "lista branca", para que o Google Chrome pare de bloquear o plugin Flash quando você acessa https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp. No entanto, como o Google Chrome está com um bug, mesmo que você adicione o endereço do BB à lista branca o Google Chrome continuará bloqueando o plugin Flash. E a única maneira de contornar isso (caso o Warsaw esteja instalado em seu sistema Linux) consiste em clicar lá em Plug-in bloqueado (extremidade direita da barra de endereços do Google Chrome) e então clicar em Executar todos os plugins e então em Concluído. Isso instruirá o Google Chrome a executar o plugin Flash dentro do website do BB, e daí o website do BB conseguirá executar o applet Flash necessário para "chamar" o módulo Warsaw "dentro" do navegador Google Chrome, daí a tela de acesso à sua conta bancária aparecerá.

Após digitar sua agência, conta corrente e senha, repita o procedimento de ativação do plugin Flash (clique lá em Plug-in bloqueado e depois em Executar todos os plugins) e somente então clique no botão ENTRAR.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, 01:21 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")