Autor Tópico: Syslog  (Lida 2778 vezes)

Offline drisspring

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Syslog
« Online: 07 de Abril de 2017, 21:05 »
Olá,

Gostaria de saber como eu consigo recuperar o arquivo syslog da pasta /var/log/ de datas muito antigas, por exemplo: hoje é 07/04/2017, daí quero recuperar o de 07/01/2017.

Como faria isso?!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re:Syslog
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2017, 15:31 »
Os arquivos de log são rotacionados e compactados, caso vc ainda tenha o arquivo de log da data desejada, basta copiar ele para um outro local e descompactar. Porém neste rotacionamento de arquivos o sistema sempre vai apagando os arquivos mais antigos; então caso vc não tenha um backup de seus logs (o que geralmente nem é necessário para usuários domésticos) dificilmente vc terá um arquivo de log de 4 meses atrás.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Syslog
« Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2017, 09:28 »
Observe primeiro qual é a data de início do seu syslog, com o comando abaixo.

head /var/log/syslog

Se a data que você procura for anterior a essa, olhe na pasta /var/log e veja se há arquivos cujo nome começa com syslog e que terminam com uma data (p.ex. syslog-2017-01-02), com um número sequencial (syslog.23) ou ainda um desses dois mas com um sufixo ".z", ".gz" ou ".bz2". Neste último caso, o arquivo estará compactado no formato compress, gzip ou bzip2, respetivamente.

Para visualizar o conteúdo de um arquivo compactado, use o comando apropriado abaixo:

bzcat arquivo.bz2
gzcat arquivo.gz
zcat arquivo.z

Enviado do meu smartphone.

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D