Autor Tópico: SSD ou HD? Ubuntu  (Lida 17237 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #15 Online: 07 de Junho de 2017, 00:57 »
Rafael, agora não entendi. No começo você disse que iria o trocar o PC por um Notebook.  Agora neste último post você dá a entender que vai ser um PC.  Você disse que vai ter SSD e HD no mesmo sistema!

Então, supondo que seriam dois locais de armazenamento...

É muito complicado ficar falando de formatação para os outros.

Vou falar aqui como sugestão, como se fosse o meu sistema. Não é regra! Longe disso!

Sendo o SSD de 120GB, ele vai ter apenas 111GiB para ser realmente usado.  Tem que deixar uns 7% livre para o provisionamento, então seriam 111GiB  - 8 GiB (arredondando), o que nos deixaria com 103Gib.  Você disse que o Windows já ocupa 30GB, tudo bem, mas você prefira usar a ferramenta de gerenciamento do Windows para redimensionar a partição dele. Isso porque o Windows não vai te permitir deixar apenas os 30GB já usados por ele.  Ele vai te obrigar a deixar um espaço maior.   Então não sei o quanto ele vai deixar reduzir. Mas vamos contar que você deixe 50GiB para o Windows.  Então agora temos 103 - 50 = 53 .   Então você teria 53GiB para o Ubuntu. 

Se você não quiser se esquentar é só usar o instalador para instalar o Ubuntu ao lado do Windows!  Ele vai usar o espaço livre automaticamente,  criando uma partição raiz ( / ),  uma Swap e se tiver Bios EFI, vai criar outra partição EFI para boot no Windows. 

Eu uso no meu PC em casa um  sistema com  1 SSD e vários HDs.  O meu sistema é Dual boot com Windows 10 e o Linux Mint. No Mint eu fiz  só com partição Raiz ( / ) e outra Swap, fora a EFI para boot.  Então ficaria 150MB para boot EFI, 51,5GiB para raiz e o restante 1,5GiB para Swap.  Eu deixo meu sistema ligado praticamente direto fazendo muita coisa, então o sistema vai usar Swap, mesmo que um pouquinho.  Se você desliga sua máquina todos os dias então nem precisa deixar 1,5GiB, deixa 600MB se for o caso.  Lembrando que se for Notebook e você quiser Hibernar, deixa a Swap com o tamanho de no mínimo 600MB.   Se não quiser de maniera alguma partição Swap e mesmo assim quiser hibernar, então você vai ter que criar um Swap file denttro do SSD para poder hibernar.  Neste caso eu deixo você mesmo "procurar a sarna para se coçar"


Eu guardo meus dados nos outros HDs. Os torrents são baixados diretamente em um dos HDs.  Os pequenos downloads vão para o SSD mas depois passo tudo para os HDs. Então eu só fiz instalar o Mint e depois do sistema instalado é que eu formatei os outros HDS e dei as permissões para poder ler e gravar o que fosse necessário. 

Não precisa se esquentar com isso.  Tem tutoriais aos montes nos Tios Google e Youtube sobre formatação no Ubuntu. É só ler ou assistir que você consegue.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #16 Online: 07 de Junho de 2017, 20:04 »
É um notebook.

Eu tinha de manter todas as peças no notebook  para ter a garantia e como  havia o hd de 1 tera preferi colocar o ssd de 120 gigas, no ssd o sistema, no hd os demais arquivos.

Consegui particionar deixando 40 gigas para Windows e outros 70 para o Ubuntu, quando conseguir instalar.

Estou pronto para formatar o notebook,  o único problema é que não acho a bios, onde eu acesso para mexer com o uefi não há opção para acessar as configurações, portanto terei de revirar sites para ver como acesso o dito cujo.

A propósito, o provisionamento é como? Automático?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #17 Online: 07 de Junho de 2017, 22:37 »
O provisionamento é deixar 7% da sua capacidade (cera de 8Gib)  sem usar! Só isso.  Então se você disse que tem 70GB para o Ubuntu. Você vai usar apenas 62GB!

Qual o Modelo e marca do Notebook?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #18 Online: 08 de Junho de 2017, 12:53 »
Lenovo Ideapad 310.

Fiz os procedimentos segundo o suporte, mesmo  assim onde deveria estar a opção para acesso não há.

https://support.lenovo.com/br/pt/solutions/ht500216

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #19 Online: 08 de Junho de 2017, 14:08 »
Neste tópico do viva o linux: https://www.vivaolinux.com.br/topico/PC-Configuration/Instalar-Linux-Ubuntu-no-Lenovo-Ideapad-310

Veja a resposta 4!  Ele entrou na Bios deste Notebook segurando a tecla shift quando reiniciou o Windows!

Note os avisos quanto a problemas na Wi-fi dependendo do kernel!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #20 Online: 10 de Junho de 2017, 13:36 »
Tentei de diversas formas mas nada, tentei com shift, com shift e f12, desativei o boot rápido.

"1º: criar um pendrive bootável com o Xubuntu no Windows; 2º: clicar no "Reiniciar" do WIndows segurando Shift para acessar a BIOS; 3º: adivinhar a tecla que escolhe a mídia de inicialização (que é F12); 4º: escolher a opção para ligar como UEFI; 5º"

Pendrive plugado, reiniciei com o shift, apareceu a tela, clique no f12, pois não deu na bios para ver se algo ocorria, mas nada, opção uefi, nem havia.
http://i.imgur.com/wMGtgsy.jpg

"OK. I solved this myself. The only way (indirectly) into the bios was by using F12 at a cold start-up. F2 did not work and the bios was completely inaccessible from Windows 10."

Desligava o notebook, dava boot novamente, clique várias vezes no f12, passou direto para o windows.

Isso ai ta mais pra ferrar user de Linux do que para ajudar, a micro$oft sempre pensando no "bem", deles,  é claro.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #21 Online: 10 de Junho de 2017, 13:44 »
Já viu essa pegadinha aqui: https://www.youtube.com/watch?v=j2Kfw4N5RnQ

Nunca vi isso pra chegar na BIOS do Notebook mas tem de tudo!

Olha só o que achei, você tirou a sorte grande se for este o seu caso: https://www.youtube.com/watch?v=DjbrlF2UCPk

A Lenovo vem bloqueando a Bios par a instalar Linux!
« Última modificação: 10 de Junho de 2017, 13:51 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #22 Online: 10 de Junho de 2017, 14:17 »
FINALMENTE!!!!  ;D

Com o procedimento do vídeo consegui acesso à BIOS, instalei o Ubuntu.

Muitíssimo obrigado galactus!!

A única coisa de errado é o fato de iniciar o Ubuntu e ficar com a tela preta, clico no botão power mas nem desliga, já faz uns 10 minutos que ta na mesma. Vi alguns erros relacionados ao driver gráfico, mas buscarei a solução, a propósito coloquei a versão 16.04.2 pois vi que a 16.10 tem alguns problemas.

EDIT: Agora ta joia, forcei o desligamento, carreguei o Windows, tudo certo, Ubuntu iniciou corretamente, tudo funcional!
« Última modificação: 10 de Junho de 2017, 14:32 por Rafael Favero »

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #23 Online: 10 de Junho de 2017, 14:51 »
Notei que no Windows há opção  de escolha de onde salvará programas, arquivos, músicas, vídeos... Há uma opção como essa no Ubuntu?

Não cheguei a fazer a instalação personalizada para evitar eventuais problemas, mas ainda pretendo diminuir a swap de 8 para 2 gigas com o gparted.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #24 Online: 10 de Junho de 2017, 15:35 »
Se você se refere as pastas: Documentos, Downloads, Imagens, Música e Vídeos, tem sim!

Você não testou ele no modo Live antes?  Dava pra ver como ele funciona antes de instalar.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #25 Online: 10 de Junho de 2017, 15:49 »
Sim, refiro-me a essas pastas.

Não cheguei a testá-lo em live, mas estou utilizando-a agora.

Por exemplo no Firefox já mudei o local dos saves para o hd, teria de configurar o resto mas isso vejo posteriormente.

Você saberia se o Ubuntu já atualiza o firmware do ssd ou tenho de baixá-lo no site? Vi que se baixar a imagem errada do ssd vai complicar a situação por isso estou receoso.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #26 Online: 10 de Junho de 2017, 16:16 »
Atualização de Firmware do SSD vai depender de cada fabricante. A maioria vai ser através de programas dentro do Windows, mas alguns vão permitir fazer um USB bootável para atualização após o boot.

Tem que pesquisar no site do fabricante do seu SSD.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #27 Online: 24 de Junho de 2017, 20:56 »
O fabricante do ssd é o SanDisk, possuo o SSD PLUS, apenas relata isso na embalagem, para falar não achei nada demais no site deles, há um programa, mas é para windows e nem sei se é específico para o ssd que possuo.

https://kb-pt.sandisk.com/app/answers/detail/a_id/15108/

Tenho dual boot, adiantará de algo atualizar o firmware no windows? Também terá efeitos da atualização no Linux? Apesar de nem saber se aquele programa servirá para esse ssd.

E mais uma coisa, o TRIM já vem ativado por padrão no Ubuntu (16.04), correto?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #28 Online: 25 de Junho de 2017, 17:25 »
O Firmware vale para os dois sistemas. Resta saber se esse programa é o correto.  Mas deve ser simples de descobrir. Só instalando no Windows.

Sim o 16.04 já vem com um script para ser rodado semanalmente pleo cron, para verificar se o seu tem isso, no terminal como usuário normal:

Código: [Selecionar]
cat /etc/cron.weekly/fstrim
A saída deve ser esta:

Código: [Selecionar]
#!/bin/sh
# trim all mounted file systems which support it
/sbin/fstrim --all || true


 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #29 Online: 16 de Julho de 2017, 15:48 »
Fiz um live usb.

Redimensionei a swap, mas estou com dificuldades para juntar o espaço livre com a unidade do Windows, já que a mesma está com pouco espaço livre.

Já olhei outros tópicos sobre, mas o que dizia era de usar um live cd/usb ou mesmo excluir toda a partição que está, mas excluiria o sistema.

Há como unir esse espaço livre a partição do Windows?

Windows= sda2

Ubuntu= sda5

A propósito, agora que redimensionei a unidade swap, no monitor aparece em mb, há problema nisso?

Gparted e monitor imagem: https://imgur.com/a/MPWzY