Autor Tópico: Criar atalho no Hydrogen  (Lida 2376 vezes)

Offline jlguita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Criar atalho no Hydrogen
« Online: 04 de Junho de 2017, 19:59 »
Olá pessoal, eu uso o ubuntu studio versão 12.04 LTS ainda (devido a minha placa gráfica ser a famigerada SIS). Então, eu uso o simulador de bateria hydrogen e queria saber se tem como eu passar os patterns através de alguma tecla de atalho (f2, f3, por exemplo).
Tentei diversas formas, porém nada funciona. Queria poder mudar através de algum atalho no teclado, os patterns só mudam clicando com o mouse.
Alguém pode me ajudar?


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Criar atalho no Hydrogen
« Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2017, 01:13 »
Então batera "jlguita",

Conheço absolutamente nada do Hydrogen - Advanced drum Machine, que dizem por aí ser realmente muito bom, mas o fato é que disso sei nada de nada, nunca instalei e nem faço ideia de como é que usa.

Mas se estou entendendo bem a questão que você coloca, a ideia seria criar HotKey (=teclas de atalho) para determinadas funções do programa.

Veja bem, se for isso mesmo, em regra HotKey de um programa quem cria ou permite criar ou permite alterar é o próprio programa, segundo a programação que seu desenvolvedor estabeleceu para ele. O sistema operacional não faz isso.

Não há como, a partir do sistema operacional, definir teclas de atalho para funções específicas internas de um determinado programa.

Se isso existir estará como uma possibilidade-função do próprio Hydrogen e, salvo engano, assim numa vista superficial do manual do software, me pareceu que não há essa possibilidade, questão de ver melhor e mais detalhadamente o manual do software, que pareceu-me muito bom e detalhado.

A única referência que vi lá sobre isso, de teclado, foi a Hotkey = Spacebar

Ele ainda fala algo de "Set speed of playing" permitindo ser feito por Hotkey = mouse wheel, ou seja, a rodinha do mouse, mas aí é mouse e não teclado.

Por outro lado, vi uma "question" que pareceu-me interessante (na minha visão de leigo sobre o Hydrogen), num tópico sob o título "Using Computer Keyboard as Controller", onde é perguntado:

"Can you use the computer keyboard as a controller for Hydrogen? Also, can Hydrogen be loaded in a DAW (Pro Tools specifically) as a VI track?"

E alguém responde:

Yes you can use your computer keyboard as a MiDi controller

E a seguir indica dois links:

http://vmpk.sourceforge.net/

https://sourceforge.net/projects/vmpk/

O tópico a que me refiro está aqui:

http://www.hydrogen-music.org/hcms/node/17755

Não sei se isso pode lhe ser útil de alguma maneira para o que pretende.

De toda forma, vamos ver se alguém melhor versado em Hydrogen aparece aqui pra te ajudar.  :)

« Última modificação: 06 de Junho de 2017, 01:16 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jlguita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:Criar atalho no Hydrogen
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2017, 22:18 »
druidaobelix

Obg mesmo pela ajuda. Você interpretou minha pergunta corretamente e eu queria justamente isto (criar o atalho por meio da modificação do código do programa, tendo em vista que o software não tem esse recurso implementado e o mesmo é opensource).

Vou estudar as referências que citastes, porém... vejo que foge um pouco do que quero.

No mais, estou no aguardo de mais ajudas
Obg mais uma vez e um abraço.