Autor Tópico: Chrome travando com youtube tela cheia [RESOLVIDO]  (Lida 35093 vezes)

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #45 Online: 25 de Junho de 2017, 20:03 »
Eu não pretendo reinstalar, só mencionei a necessidade de criar uma nova mídia, para futuras instalações, pensando melhor, nem isso é preciso. Depois da instalação em outro equipamento é só instalar a kernel adequada. Antes de vc sugerir a atualização , eu imaginava que era alguma coisa bem complicada, agora sei que é muito simples. Tantos anos usando o Ubuntu eu raramente procurava mudar o sistema, no máximo alterar alguma coisa no server X. Eu não tenho problema com o terminal, mas  uso só em casos que é necessário mesmo, quando tem um programa que não tem no Central de Programas do Ubuntu. Como eu falei, pretendo usar essa versão até 2021, pois me acostumei tanto com o Unity. Eu rodei na máquina virtual o Ubuntu Gnome e achei uma droga. Também experimentei o KDE com o Debian. Acho que não tem um melhor que o Unity, pena que descontinuaram, se não melhorarem até nas próximas LTS , vai ser soda.

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #46 Online: 25 de Junho de 2017, 20:10 »
Quanto os PPAs , eu não tinha pensado, mas é só dar um apt update e ver os erros, aí fica fácil ver os "mortos".

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #47 Online: 26 de Junho de 2017, 01:18 »
Pois então, "carlos/40",

Se tudo está andando bem na instalação então é hora de fazer ela realmente evoluir para a versão 4.8 completa do kernel, o que significa trazer também o servidor X e tudo o mais correlato para essa compatibilidade.

Reinicie o sistema subindo novamente porém utilizando o anterior e último kernel 4.4 disponível lá no menu do grub.

Um vez reiniciado e atingido o desktop, comece por remove aquele kernel 4.8 instalado "ad hoc" através do pacote .deb, se o caso aproveite e também faça uma limpeza nos kernels mais antigos, contudo, tomado o cuidado de deixar o atual que está usando, isto é, deixe pelo menos um alternativo de funcione, melhor deixar o último 4.4 original como "estepe" para o caso de algum problema e ter, então, uma opção para voltar e reiniciar o sistema.

Produza uma listagem onde possa ver os kernels do sistema fazendo:

Código: [Selecionar]
dpkg-query -l | awk '/linux-image-*/ {print $2}'

Agora elimine os desnecessários, sobretudo o 4.8 'ad hoc', fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get --purge remove linux-image-{referência_do_kernel}
a {referência_do_kernel}, no caso, é como aparece lá no primeiro comando acima.

exemplos:

sudo apt-get --purge remove linux-image-4.8.17-040503-generic

sudo apt-get --purge remove linux-image-extra-4.8.17-040503-generic

Feita toda a limpeza dos kernels antigos, reinicie o sistema, o que fará então com que suba novamente utilizando o último 4.4 antes disponível, ou seja, tudo isso é para retornar ao status quo anteriormente existente, antes de partir para a nova atualização.
« Última modificação: 26 de Junho de 2017, 01:21 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #48 Online: 26 de Junho de 2017, 01:22 »
Agora a atualização de kernel propriamente dita, fazendo todo os correlatos também evoluirem para a versão 4.8, que é a opção kernel rolling.

Essa atualização colocará o sistema como se tivesse feito uma instalação a partir do live-iso da versão 16.04.2, ou seja, a mais atual.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install --install-recommends linux-generic-hwe-16.04 xserver-xorg-hwe-16.04
Se tudo correu bem, a partir daí as atualizações de releases do kernel 4.8 serão automáticas e integradas às atualizações feitas pelo próprio Ubuntu, como de praxe.

Note, porém que se alguma coisa não der certo, essa alteração não tem volta, ou pelo menos é tão complicada que acaba não compensando, situação em que será melhor reinstalar o sistema, porém de todas as vezes que fiz, e foram várias, todas transcorreram sem problemas e funcionaram muito bem.

Observe, ainda, que esse código acima só se aplica à versão 16.04, isto é, *não* serve e não é o mesmo para a versão 14.04 do Ubuntu, onde então haverá uma outra e diferente linha de código de atualização.
« Última modificação: 26 de Junho de 2017, 01:53 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #49 Online: 26 de Junho de 2017, 16:34 »
Deu pra entender o que vc quis passar, mas sendo uma coisa irreversível, gostaria de deixar assim, como está, como eu disse, anteriormente, não gosto de ficar formatando e reinstalando com frequência. Em 2008, pra vc me entender, eu tava engatinhando no aprendizado pra instalar, tanto o Windows, como o Ubuntu. Nessa época, me lembro que eu instalei e reinstalei muitas e muitas vezes, para aprender mesmo, sabe? Queria aprender sobre sistemas e tentei me aprofundar, além de Ubuntu, eu experimentei o Debian também. Tenho mídias de cd, a partir do Ubuntu 7.10, e a cada versão eu ia instalando, ou seja de meio em meio ano. Devido a isso, creio eu, o hd não durou mais que 3 anos. rsrs Comprei um outro hd, e não fazia tantas formatações, me lembro que o Windows 7 que eu instalei logo o lançamento, ficou anos, sem formatar, enfim, o hd durou o dobro, 6 anos. Agora eu to com um SSD, e já li várias matérias, sobre como ele armazena e a vida útil dele, li recomendações de que era melhor usar ele para o sistema e outro hd para os downloads da internet, então venho fazendo isso. Tem muita gente que fala que pode formatar milhares de vezes e que isso não tem nada a ver, mas eu comprovei isso na prática. Meu sobrinho tem um hd no Pc dele, que já deve ter uns 8 ou 9 anos de uso, e ele nunca trocou. A coisa mais difícil de ele fazer é formatar, acredito que ele fez no máximo umas 3 vezes, durante esse tempo todo. Eu tava com a LTS 14.04 aqui no Pc, não me lembro direito qual foi o defeito que ele tava tendo e que me fez mudar pra  16.04. Creio que se eu soubesse esse lance de experimentar outro kernel, não precisaria fazer isso, mas agora que mudei, quero ficar mais um bom tempo com ele, quem sabe até encerrar o suporte?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #50 Online: 26 de Junho de 2017, 17:40 »
Deu pra entender o que vc quis passar, mas sendo uma coisa irreversível, gostaria de deixar assim, como está, [...]

Sem problemas, mas caso venha a ocorrer alguma dificuldade com atualizações futuras do sistema, pelo menos você saberá onde procurar.  :)

No seu sistema ficará executando um kernel 4.8 "ad hoc", porém com o servidor X e correlatos projetados para trabalhar com o kernel 4.4, o que em tese é tecnicamente uma impropriedade e potencialmente pode vir a ocasionar problemas. Se de fato ocorrerem, então tenha isso em mente para buscar uma solução.

Quando os desenvolvedores projetam um distribuição, no caso o pessoal da Canonical, sempre fazem essa compatibilização de componentes, testam a distribuição com um determinado conjunto que se mostra melhor operacionalmente.

Procure entender esse mecanismo de paridade, de evoluir juntos kernel, Xorg, Mesa, libdrm, exatamente por isso lhe passei aquele link lá do post #11 onde a questão está melhor trabalhada e nele se encontra um link de um material muito instrutivo.

Se tiver interesse técnico, confira:

https://www.intel.com/content/dam/www/public/us/en/documents/white-papers/inside-linux-graphics-paper.pdf

(nota: veja especialmente o gráfico na página 9, ele sozinho explica todo o conceito)

No caso concreto, se tudo continuar funcionando bem, inclusive com as atualizações futuras, então pode deixar como está; se perceber problemas, então uma pista é fazer o que ora foi explicado.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #51 Online: 26 de Junho de 2017, 17:47 »
Sim, sem dúvida, no caso de ter problemas, vou fazer a paridade com certeza! Hoje eu pude ficar em casa, e rodei vários vídeos, e não travou, assim como ontem. Vou estudar pra ver como funciona também, é uma coisa a mais pra aprender! Obrigado pela paciência em explicar, e espero que outras pessoas possam solucionar esse mesmo problema. Eu tinha pesquisado bastante, durante alguns meses, e via posts antigos que não solucionavam. Este aqui vai ser bem atual pra muita gente, daqui pra frente!

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #52 Online: 26 de Junho de 2017, 18:30 »
Voltei, e fiz o que terminava. rsrs Pensei melhor, e resolvi fazer a paridade, pelo jeito não afetou em nada a reprodução de vídeo. Só que a versão que foi instalada, é um pouco anterior do kernel. Aquela que eu tinha instalado era a 4.8.17, agora eu to usando a nova, 4.8.0.57, que deve ser a oficial, como vc falou, a que vem na LTS 16.04.2. Agora é testar novamente, fazendo testes de stress.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #53 Online: 26 de Junho de 2017, 19:18 »
Favor colocar um resolvido no tópico Carlos.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #54 Online: 26 de Junho de 2017, 19:21 »
Galactus, fiz mudanças aqui, preciso ainda fazer testes ainda, antes de colocar como resolvido. Tava bom, realmente, só que apliquei mudanças pra poder atualizar melhor.

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #55 Online: 27 de Junho de 2017, 12:56 »
Galactus, como eu posso mudar para resolvido e encerrar o tópico?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #56 Online: 27 de Junho de 2017, 14:49 »
Galactus, como eu posso mudar para resolvido e encerrar o tópico?

Na sua primeira postagem do Tópico, clique em modificar.

No título, acrescente um Resolvido ou na parte abaixo do título, ícone da mensagem, mude para "Resolvido".

Se quiser coloque as duas coisas também!

Só não vou fazer pra você, pra você aprender!  ;)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2